7.12.17

6 lugares reais que viraram cenários de livros (e que eu adoraria visitar)


Uma das melhores partes de ler um livro é poder viajar, através das páginas, para lugares incríveis,  sejam eles reais ou não! Graças aos livros e suas descrições bem feitas, já conheci cidades do outro lado do mundo, florestas mágicas, castelos antigos e muitas mais! E, apesar da literatura conseguir me fazer sentir que estou nesses cenários maravilhosos, mesmo depois da leitura ainda fica aquela vontade visitar de verdade esses cenários! E, felizmente, há alguns deles que podemos conhecer ainda nessa vida! Pensando nisso, resolvi fazer essa listinha sobre 6 lugares reais e maravilhosos que, por causa dos livros, eu adoraria conhecer! Vem comigo nessa viagem:

Leia também:
7 lugares que todo amante de livros deve visitar antes de morrer
7 livros que se passam em lugares inusitados
Melhores Romances de Época que se Passam na Escócia


1 - Bath (Ligeiramente Escandalosos)

E começando com a cidade de Bath, na Inglaterra! Fãs de romances de época como com certeza já leram sobre o lugar, que foi cenário de não um, mas dois livros (Persuasão e Northanger Abbey) da rainha Jane Austen, que até morou lá por alguns anos. Conta-se que Bath foi fundada pelos romanos, que lá construíram templos e banhos de águas quentes, já que o lugar possuía fontes termais que eram associadas a curas. Em 973, a Bath ficou novamente conhecida quando o rei Edgar foi coroado na igreja local.

Já mais para a época em que Jane Austen estava viva e na qual a maioria dos romances de época se passa, Bath já era uma famosa cidade turística do interior da Inglaterra, contudo, mais voltada para idosos e enfermos de famílias ricas que gostariam de se aproveitar das águas com propriedades de cura do lugar. Apesar da protagonista de Ligeiramente Escandalosos (livro da Mary Balogh no qual eu conheci o lugar) descrever Bath como uma cidade bonita, mas pacata, é impossível não se encantar com o lugar durante a leitura desse romance fofo e divertido. Por isso, definitivamente adoraria passar uns dias na cidade!

- Leia a resenha de Ligeiramente Escandalosos e conheça melhor a fofa cidade de Bath

2 - Inn Boonsboro (trilogia A Pousada)

Se você, como eu, se apaixonou pela charmosa cidade de Boonsboro (no estado norte-americano de Maryland) da trilogia A Pousada, sabia que o lugar existe de verdade? E não só a pequena cidade, mas como o hotel que está sendo reformado durante os três livros da saga! O Inn Boonsboro realmente fica na avenida principal da cidade e tem quartos nomeados e decorados com inspiração em casais famosos, como Elizabeth e Darcy de Orgulho e Preconceito!

A história da pousada é, inclusive, bem interessante. O prédio foi construído na década de 1790 já para ser um hotel, que ganhou vários nomes ao longo do tempo. Em 2008, a própria Nora Roberts e o marido compraram o lugar, já com os planos de transformá-lo no Inn Boonsboro descrito nos livros. Entretanto, no meio das reformas ocorreu um incêndio, que obrigou a autora a recomeçar a reforma do zero e só abrir o lugar mesmo em 2009. Já em 2011, foi lançado o primeiro livro da trilogia A Pousada, Um Novo Amanhã, que eternizou o hotel no coração dos leitores! Fala que você também não adorariam passar pelo menos uma noite nesse lugar fofo e cheio de história (tanto real quanto fictícia)?

Leia as resenhas dos livros da trilogia A Pousada:


3 - Castelo de Bran (Drácula)

Fãs do clássico de Bram Stoker e da obra que originou as histórias modernas de vampiro também vão querer conhecer o Castelo de Bran! Localizada na fronteira entre Transilvânia e Valáquia (regiões historicamente famosas da Romênia), a fortaleza é um monumento nacional e marco histórico da Romênia, além de um museu aberto ao público. Não sei se vocês sabem, mas o vampiro Drácula foi inspirado no príncipe (real) Vlad Tepes, apelidado de "o Empalador", que frequentou o Castelo de Bran, utilizando-o em várias ocasiões com fins militares durante o seu sangrento reinado, no século XV. Além de, supostamente pelo menos, ter servido de inspiração para um dos meus clássicos favoritos, o Castelo de Bran ainda é um lugar muito bonito e culturalmente rico. Passear pelos seus corredores antigos e assombrosos definitivamente me faria sentir dentro do livro do Drácula, por isso é um lugar que eu amaria visitar! 


4 - Castelo de Kronborg (Hamlet)

E quem (como eu) ama visitar um castelo, a fortaleza de Kronborg na Dinamarca tem que estar na sua listinha de lugares para conhecer antes de morrer. O lugar foi cenário nada mais nada menos do que Hamlet, uma das peças mais famosas (e a minha favorita) de Shakespeare, na qual também era chamado de Elsinor. O castelo de Kronborg foi construído pelo rei Eric VII em 1420 e é um dos mais importantes castelos renascentistas da Europa e um dos principais pontos turísticos da Dinamarca. Inclusive, a fortaleza entrou, em 2000, para a Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. Só pelas fotos já dá para perceber que o Castelo de Kronborg é incrível, não?

-Leia a resenha de Tragédias e conheça Hamlet e mais 3 peças famosas de Shakespeare


5 - Carmel-by-the-Sea (A Mediadora)
A série A Mediadora, da incrível Meg Cabot, começa com a protagonista mudando de Nova Iorque para a ensolarada Califórnia, mais especificamente a cidadezinha de Carmel-by-the-sea, ou simplesmente Carmel! Com lojinhas pequenas, casas bonitas e praia de areia branca, o lugar é um ponto turístico apaixonante e pertinho de São Francisco, que, curiosamente, teve o ator Clint Eastwood como prefeito nos anos 80. Leitores da série A Mediadora, como eu, com certeza vão se encantar com o lugar e imaginar a Suzannah andando por lá e chutando as bundas de uns fantasmas, claro. Inclusive, a escola que a protagonista frequentava, a Junipero Serra, existe de verdade! Eu quero muito visitar Carmel um dia!


6 - Inverness (Outlander)

E para terminar a nossa listinha, a "capital" das Highlands, a fofa cidade de Inverness. Hoje com quase 60.000 habitantes, o que podemos considerar como um lugar relativamente pequeno, Inverness é uma das cidades mais antigas da Escócia. Tanto que aparece na série Outlander já como uma das maiores e mais importantes cidades do país já em 1743, ano para qual a protagonista da série acaba indo quando, sem querer, viaja no tempo. Apesar de aparecer ou ser citada em praticamente todos os livros da saga de Diana Gabaldon, é no primeiro volume, A Viajante do Tempo, que temos uma melhor descrição de Inverness do final dos anos quarenta. Apesar de saber que a cidade deve ter mudado muito do que é descrito nos livros, eu amaria passear por Inverness, que ainda conserva prédios antigos muito lindos!

Leia as resenhas dos livros da série Outlander:


E essa foi a nossa lista de hoje, sobre 6 lugares reais que viraram cenários de livros (e que eu adoraria visitar)! O que acharam? Já leram ou conheceram algum desses lugares? Ou pelo menos ficaram com vontade passear por lá, como eu? E qual livro que você já leu que se passava em algum cenário real incrível? Não deixem de comentar!

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Lindona vc sempre com postagens tão criativas, bem pesquisadas e maravilhosamente bem escritas. Sou fã do seu trabalho, acho que vc já sabe né!! Seu foco, determinação e belo trabalho só me inspiram a continuar e buscar ser melhor também a cada dia nessa vida corrida de blogueira atualmente.

    Amei suas escolhas de locais para visitar, baseado nos livros e com certeza, um dos lugares que mais fiquei com vontade de conhecer enquanto lia foi a Pousada Boonsboro \o/ mas os outros que vc citou são lindos e tentadores.

    Parabéns pela postagem. Linda!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado! <3 E a Pousada Boonsboro parece mesmo um sonho, não?

      Excluir
  2. Amei seu blog! A forma da escrita.. amei muito!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)