16.12.17

10 livros que todo mundo leu em 2017, menos eu


Estamos nos últimos momentos de 2017 e final de ano é sempre época das retrospectivas. Afinal, é legal olhar para os meses que se passaram e relembrar o que de mais interessante, divertido, importante ou surpreendente aconteceu! Mas, como ainda não estou preparada para fazer minha listinha de favoritos do ano (quero ler algumas obras bem legais nesses últimos dias de 2017), resolvi falar sobre os livros que bombaram nos últimos doze meses, que conquistaram o coração de todo mundo - menos eu, que ainda não os li.

Vocês bem sabem como é difícil acompanhar todos os lançamentos literários (são dezenas e dezenas de livros novos a cada mês), por isso sempre tem um novo queridinho dos leitores que a gente acaba deixando passar. Mas, eu percebi que eu fiquei bem de fora em 2017, porque consegui lembrar de pelo menos 10 que eu tenho a sensação que TODO MUNDO leu, mas que não chegaram nem perto da minha estante. Tem obra de poesia, fantasia, romance young-adult, terror, obra que virou filme ou série, e muito mais! Será que vocês também deixaram de ler esses lançamentos tão falados do ano? Vem ver comigo:


E começando com Extraordinário, da R. J. Palacio, que chegou aqui no Brasil e encantou leitores lá em 2013, mas que ganhou destaque novamente em 2017 graças ao lançamento do filme agora em Dezembro. A história, que fala sobre um garoto com uma severa deformidade facial que vai para a escola pela primeira vez, é descrita como muito emocionante e inspiradora. A obra é cheia de mensagens sobre união, amor, amizade, respeito e superação, assim como críticas sobre preconceito, bullying e intolerância. Extraordinário é um livro com uma carga emocional bem pesada, e não faz muito o meu estilo de leitura (não me sinto muito bem com histórias muito dramáticas e tristes), mas confesso que fiquei com vontade de pelo menos conferir o filme.

Apesar do lançamento discreto em Abril, Três Coroas Negras fez tanto sucesso que a sequência já estava nas livrarias em Outubro de 2017. A série de Kendare Blake transporta os leitores para uma ilha, na qual três irmãs com poderes mágicos disputam o trono. Na história, não basta ter nascido na realeza para usar a coroa, assim, as trigêmeas começam uma batalha de vida ou morte para ver quem vai ser a rainha quando completam dezesseis anos. Já pela sinopse percebemos que Três Coroas Negras promete ser uma fantasia jovem intensa e cheia de reviravoltas. Nem preciso dizer que quero muito devorar a obra e a continuação em 2018, não é mesmo?

 Compre os livros: Outros Jeitos de Usar a Boca - A Cabana

Eu pensava ser quase impossível que um livro de poesia chegasse a lista de mais vendidos nos dias de hoje, mas a Rupi Kaur veio para mostrar que eu estava completamente errada - e as pessoas ainda amam (e consumem) muito poesia! Seu livro, Outros Jeitos de Usar a Boca, virou um fenômeno nos Estados Unidos e mundo afora, inclusive o Brasil. Com poesias curtas misturados a desenhos da própria autora, a obra fala sobre perda, dor, auto-estima, violência contra a mulher, abuso, feminismo, amor e mais. A sinopse mesmo afirma que Outros Jeitos de Usar a Boca "transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles". Impossível não ficar curioso para ler, não? Eu vi alguns trechinhos, poesias soltas dos livro pelas redes sociais e fiquei louca para lê-lo! A maioria dos leitores parece ter se emocionado e se identificado bastante com os versos curtos, mas impactantes da autora.

Mais um livro que chegou aos cinemas em 2017, A Cabana, de William P. Young, levou leitores de volta a essa história emocionante e conquistou novos, sendo um dos mais vendidos não só do ano, como praticamente da última década (a obra foi lançada pela primeira vez em 2008). A história vocês já conhecem: um homem recebe um bilhete misterioso convidando-o para voltar a cabana onde sua filha foi assassinada. Lá, ele encontra Deus e tenta compreender porque um ser tão poderoso, que quer espalhar amor e paz, permite que a violência e a dor existam. Apesar de praticamente todo mundo já ter lido A Cabana, especialmente esse ano para poder ver o filme, a obra não me atrai muito. Mesmo assim, tenho certeza que deve ser uma história emocionante, poderosa e que nos faz refletir bastante.

 Compre os livros: Tartarugas Até Lá Embaixo - Origem

E depois de anos de espera, os fãs de John Green finalmente tiveram o prazer de ver o autor lançar mais uma de suas histórias, que logo tomou as redes sociais e, claro, as listas de mais vendidos. Eu tenho certo receio com o autor desde que ele me decepcionou bastante no final de Will & Will - uma história tão legal e divertida, que terminou da pior maneira (e da mais sem noção também). Por isso, venho evitando os livros do autor há anos, mas finalmente uma de suas tramas me chamou atenção logo na sinopse. Tartarugas Até Lá Embaixo tem uma premissa simples: um bilionário desaparece, um prêmio é oferecido para quem encontrá-lo e uma garota resolve embarcar nessa loucura, pelo dinheiro, claro. Contudo, a protagonista, ao mesmo tempo em que procura o bilionário que sumiu, precisa lidar com seu transtorno obsessivo-compulsivo. Como estudante de psicologia, e uma pessoa que sempre teve interesse em ler sobre doenças mentais (assim, as conhecemos melhor e podemos tentar tirar o estigma das pessoas que sofrem com elas), fiquei bem curiosa para ler Tartarugas Até Lá Embaixo, mesmo sempre torcendo o nariz para o John Green. Mas, não foi em 2017 que eu consegui devorar o livro, como todo mundo... Quem sabe ano que vem.

E os fãs de Código da Vinci foram a loucura com o lançamento de mais uma aventura do detetive Robert Langdon. O quinto livro da série de Dan BrowOrigem, aborda questões como "De onde viemos?" e "Para onde vamos?", enquanto o famoso e amado professor de Simbologia de Harvard investiga mais um mistério, com direito a uma viagem para Barcelona com a fatos históricos ocultos e extremismo religioso. Origem entrou para a lista de mais vendidos e agradou leitores com uma história intrigante e emocionante, discutindo tecnologia e a dicotomia religião/ciência em meio a conspirações, muitas perseguições e surpresas.

 Compre os livros: Mindhunter - O Conto da Aia

Com a série de mesmo nome sendo lançada na Netflix esse ano, o livro Mindhunter, de Mark Olshaker e John Douglas chegou as prateiras brasileiras pela primeira vez. A série da Netflix é uma versão ficcional inspirada no livro, que é mais uma biografia de um dos autores (o John Douglas), considerado o primeiro caçador de serial killers. Na sua época de agente do FBI, os assassinos em série eram considerados loucos imprevisíveis, e John fez parte da equipe que começou a investigá-los de forma diferente, tentando entender sua mente e comportamento de modo mais científico, o que inclui as tão tensas entrevistas com os serial killers presos, que também aparecem na série. O livro ainda traz histórias sobre alguns casos que o ex-agente investigou. Por causa da série, muita gente devorou Mindhunter esse ano e acabaram gostando bastante, mesmo a obra não sendo uma narrativa ficcional tão intensa como a da versão televisiva. Por ter amado os episódios de Mindhunter, eu também fiquei bem curiosa para ler o livro!

Outro livro adaptado para a televisão, The Handmaid's Tale, ou O Conto da Aia, conquistou mais uma legião de fãs para a autora Margaret Atwood em 2017. Nessa impactante história, os Estados Unidos se tornou um Estado teocrático e totalitário, e as mulheres perderam todos os direitos e liberdade ganhados nas últimas centenas de anos. Baseado nas leis do antigo testamento, o novo regime confina as mulheres ao ambiente doméstico. Aquelas que ainda são férteis, são transformadas em Aias e obrigadas a procriar para manter os níveis demográficos da população. Com muitas críticas ao extremismo religioso e a sociedade patriarcal, o livro O Conto da Aia é descrito como uma história de esperança, fé e resistência, além de união feminina, claro. Como muita gente, eu me apaixonei pela série, que dizem ser bastante fiel ao livro, que também estou louca para ler (e que espero devorar em breve).

Conheça mais livros que viraram séries de TV em 2017


E em 2017 chegou ao fim a amada série Para Todos os Garotos Que Já Amei da Jenny Han. Inclusive, eu tive a impressão de que todo mundo estava lendo não só o livro 3 lançado esse ano, Agora e Para Sempre, Lara Jean, mas toda a saga. Eu fiquei fã da autora em sua outra série, Olho Por Olho (que também teve seu último livro lançado esse ano), e estou bem curiosa para ler essa. A história começa quando cartas pessoais de amor da protagonista, Lara Jean, acabam misteriosamente sendo enviadas aos destinatários. Sendo direcionada para o público jovem, a saga fala bastante sobre os problemas típicos da adolescência, não deixando de ser uma história fofa e emocionante, que está na minha listinha de livros que quero ler!

E para finalizar, mais um livro que virou filme em 2017, o já clássico It - A Coisa do Stephen King. Eu amei a nova versão cinematográfica da história, e acho que não fui a única, já que todo mundo estava falando e lendo a obra esse ano! A história vocês já conhecem: em uma pequena cidade americana, crianças começam a desaparecer e alguns amigos se reúnem para resolver o mistério, e assim tendo que enfrentar um monstro sobrenatural que às vezes se mostra como um palhaço. It - A Coisa fala bastante sobre amizade, amor e crescimento, mas também, claro, sobre medo. A obra parece ser bem mais assustadora e sombria que o filme que saiu esse ano, e não são poucos os leitores que ficaram sem dormir depois de ler a emocionante e gigantesca (são mais de mil páginas) obra!

Conheçam mais filmes de 2017 baseados em livros

E essa foi a listinha de hoje, com 10 livros que todo mundo leu em 2017, menos eu! O que acharam? Vocês também devoraram alguma dessas obras esse ano ou ficaram de fora como eu? E qual livro sentiram falta nessa lista? Não deixem de comentar!

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Me identifiquei muito com você nesse post, porque o que eu mais vejo é gente comentando sobre os livros citados e eu tipo (?)
    Mas ano que vem eu com certeza vou dar início a saga de Lara Jean e ler A Cabana.

    Beijão,
    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    E eu aqui achando que tinha acompanhado hahahahaha
    Mas no final li poucos livros lançamento, porque minha lista estava e continua enorme!
    Desses eu li Extraordinário que para mim foi o melhor de 2017 e Agora e para sempre Lara Jean :)
    Adorei a post, beijos!

    Books & Impressions
    Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  3. Oi...

    Eu tbm não li nenhum desses livros em 2017.
    'It' eu li ano passado, porque adoro as obras do mestre King e não pela adaptação...ainda mais que cresci assistindo o teleseriado de 1990, então essa nova adaptação não foi novidade nenhuma pra mim.

    Adorei o post.

    Beijokas da Quel
    http//:literaleitura2013@.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu também não os li 😳😳😳😳 mas alguns o farei em 2018 😜😍😘

    ResponderExcluir
  5. Ah lembrei, o único lido foi A Cabana, mas muitos anos atrás, nem blogueira eu era ainda. Foi um livro marcante e dividir de águas na minha vida por me fazer refletir sobre o amor, o perdão etc.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)