A HISTÓRIA
Major Gabriel Forrester não é como os outros soldados de alta patente. Ele não nasceu em uma família rica e nobre e foi para o exército pelo orgulho. O único responsável pela irmã mais nova, ele virou soldado para ter como se sustentar, mas acabou se encontrando na profissão. Imbatível no campo de batalha, ele acredita que é seu destino morrer lutando por seus homens e pela Coroa. Mas, o destino resolve pregar uma peça nele e, um dia, Gabriel descobre que é o único herdeiro do falecido Duque de Lattimer e que, além do título, herdou três imensas propriedades.
Se fosse só por ele, Gabriel ignoraria completamente o fato de ser um nobre. Mas, pelo bem da irmã, que agora tem a chance de viver confortavelmente para o resto da vida, ele volta para a Inglaterra para receber o que é seu por direito. Mas, os planos de Gabriel de assinar os papéis e correr de volta para o campo de batalha vão por água abaixo quando ele descobre que uma de suas propriedades está dando prejuízo. Aparentemente, os advogados não conseguem se comunicar direito com o administrador de sua propriedade nas highlands escocesas, então Gabriel resolve ir ele mesmo resolver o problema, na companhia do seu ajudante sempre fiel, Kelgrove. Contudo, o que prometia ser uma viagem tediosa se revela logo uma estranha e divertida surpresa.
A caminho de seu castelo nas highlands, Gabriel se depara com uma bela moça escocesa em apuros e resolve ajudá-la. Em nenhum momento passa pela sua cabeça que a mulher em questão, Fiona Blackstock, entrou no atoleiro para salvar uma vaca e que, ela mesma, não precisa ser salva. Fiona se irrita com aquele soldado inglês intrometido e, após eles dois e a bendita vaca saírem do atoleiro, ela manda o soldado pelo caminho errado. Mas, qual é a surpresa de ambos quando Gabriel aparece no castelo de Fiona, clamando ser o novo lorde do lugar? Gabriel jamais esperava que sua propriedade estivesse sendo administrada por uma escocesa tão bonita quanto feroz. Fiona fica chocada ao saber que o lugar agora tem um novo Duque e que ele está interessado no que anda acontecendo por lá.
Entretanto, a mulher escosesa planeja assustá-lo para longe dali o mais rápido que puder. Contudo, quando as histórias sobre fantasmas e uma maldição antiga não funcionam, Fiona fica sem saber como se livrar do homem, por quem está ficando cada vez mais atraída. Gabriel fica fascinado com Fiona e sua dedicação a propriedade escocesa e seus moradores. Mas, logo fica claro que o lugar está com problemas e ele não acredita que uma antiga maldição seja a culpada. Assim, ele estende sua viagem para colocar o lugar em ordem, com o bônus de poder ficar mais perto da Fiona. Entretanto, será que inimigos podem se tornar aliados? E quando a paixão entre eles começa a se transformar em algo mais, Fiona questiona se deve se entregar a um inglês, enquanto Gabriel encara a dura verdade de que, talvez, não queira deixar a Escócia (e Fiona) para voltar a batalha.
A SÉRIE
Herói Nas Highlands é o primeiro livro da série Highlands (conhecia lá fora como No Ordinary Hero) da escritora norte-americana Suzanne Enoch. A saga de romances de época, até o momento, conta com três livros que se passam na Era Regencial britânica e nas belas paisagens das Highlands escocesas.
Os livros são independentes, mas interligados. Nesse primeiro volume, Herói Nas Highlands, conhecemos Gabriel, um soldado inglês que ganha um título de Duque e se apaixona por Fiona, uma escocesa que administrava sua propriedade. No livro seguinte, My One True Highlander, a irmã de Gabriel, Marjorie, é sequestrada por um inimigo do irmão, Graeme, o Visconde de Maxton, por quem acaba se apaixonando. Já o terceiro volume, A Devil in Scotland, será lançado ainda em 2018.
Os livros são independentes, mas interligados. Nesse primeiro volume, Herói Nas Highlands, conhecemos Gabriel, um soldado inglês que ganha um título de Duque e se apaixona por Fiona, uma escocesa que administrava sua propriedade. No livro seguinte, My One True Highlander, a irmã de Gabriel, Marjorie, é sequestrada por um inimigo do irmão, Graeme, o Visconde de Maxton, por quem acaba se apaixonando. Já o terceiro volume, A Devil in Scotland, será lançado ainda em 2018.
A LEITURA: A NARRATIVA E A TRAMA
Eu estava com boas expectativas para Herói Nas Highlands, já tinha ouvido diversos elogios a autora e a sinopse do livro me conquistou logo de cara, já que adoro romances de época que se passam na Escócia. E, a obra não me decepcionou. Suzanne Enoch tem uma escrita fluída e divertida. Sua narrativa em terceira pessoa não é muito detalhista, mas é carregada de bom humor e diálogos instigantes e engraçados. A trama é bem surpreendente, e mistura bem ação, mistério e drama em meio ao romance. Enquanto acompanhamos Fiona e Gabriel se apaixonar, também somos envolvidos em um mistério sobre uma maldição que envolve a propriedade e acidentes bastante suspeitos.
Contudo, o ar mais inusitado da história foi graças ao mocinho inglês que se envolve com uma mulher escocesa, sendo que, em romances de época que se passam nas highlands da Escócia, geralmente acontece o contrário. Foi interessante acompanhar Gabriel, como um soldado inglês, aprender sobre a rica cultura escocesa, marcada pela forte noção de honra, dever e também pela superstição. Por ser um soldado, Gabriel também acredita bastante em honra e dever, mas as suas estavam com a Nação, e não com a família e amigos, como a de Fiona. E foi curioso acompanhá-lo em sua jornada de mudança, em que ele percebe que ser um Lorde é mais do que ter um título pomposo e sim ser responsável pela vida e sustento de várias pessoas, um pouco como acontecia em seu trabalho no exército.
Mas até Gabriel entender melhor Fiona e seus companheiros escoceses, o choque de cultura entre eles provoca muitas cenas divertidas e surpreendentes, que envolvem desde vacas presas em atoleiros até fantasmas de mentirinha e piqueniques na vila. Eu gostei bastante de como a autora conseguiu ir além do romance dos protagonistas, e incrementar a história com o dia a dia da administração de um castelo/propriedade nas highlands no século dezenove, assim como a histórica inimizade entre ingleses e escoceses. Contudo, o destaque de Herói Nas Highlands ainda é o envolvimento do casal protagonista, que tem um ritmo perfeito e um ar romântico e divertido. Eu adorei que, apesar de sentirem atração um pelo outro desdo o início, Gabriel e Fiona demoram um pouco a se envolver e passam por vários estágios: desde inimigos até amantes, depois amigos e, por fim, um casal apaixonado. Os dois proporcionam muitas cenas de sedução e paixão, mas também momentos em que se conhecem melhor e trocam experiências e confissões.
OS PERSONAGENS
O mais interessante, contudo, é que o relacionamento de Gabriel e Fiona foge de alguns clichês dos romances de época. Primeiramente, Fiona não é nenhuma mocinha reprimida e inexperiente que se apaixona pelo cara porque ele é o primeiro que demonstra interesse nela. Pelo contrário, a mulher já teve outras paixões e é segura quanto a quem é e o que deseja. Ela também não planeja se casar com ninguém, e se envolver com Gabriel acaba sendo uma doce e divertida surpresa, assim como uma aventura que ela já imaginava que teria fim. Gabriel também me surpreendeu ao não ser um mocinho sufocante e insistente. Ele deixa claro que está interessado em Fiona e se engaja em maneiras de seduzi-la, mas sempre respeita a vontade da mulher e não acha que, porque está envolvido com ela, precisa de alguma forma controlá-la ou salvá-la. Gabriel e Fiona se envolvem, primeiramente por diversão, mas quando percebem que o relacionamento entre eles está virando algo mais, eles tentam resolver as coisas com calma e maturidade, o que de modo algum deixou a história menos apaixonante ou emocionante.
Como personagens, Gabriel e Fiona são muito cativantes e marcantes. Ele é mocinho lógico e racional, que pensa e age como um soldado, mas, conforme a história se desenvolve, aprende que ter e expressar seus sentimentos, que se permitir ser vulnerável, não o torna fraco. Gabriel ainda é inteligente, dono de um humor afiado e um jeito mandão, mas não exatamente autoritário, que o tornam um mocinho apaixonante e muito cativante. A Fiona também conquistou um lugarzinho no meu coração, sendo uma mocinha de personalidade forte, que não tem medo de ser quem é e ir atrás do que quer. Fiona não é delicada e frágil, o tipo de pessoa que não precisa ser salva e que gosta de ajudar os outros. Como Gabriel, ela amadurece ao longo da trama, percebendo que aceitar o auxílio de outras pessoas não a faz um fracasso ou uma mocinha em apuros. E, talvez por ter trajetórias de crescimento tão parecidas que os dois formam um casal tão divertido e fofo.
Dos personagens secundários, meu favorito foi, sem sombra Kelgrove, o amigo fiel e ajudante de Gabriel. Kelgrove é um soldado que vive para cumprir seu dever, mas sem deixar de ser um homem divertido e gentil, sempre preparado para ajudar e soltar algumas frases irônicas e engraçadinhas. Eu adoraria ler um livro só sobre ele, onde ele se apaixonasse por alguma mocinha cheia de personalidade a ponto de fazê-lo perder toda a sua compostura.
A EDIÇÃO
Herói Nas Highlands tem uma diagramação simples, mas boa. A tradução está excelente e o texto sem qualquer tipo de erro. A fonte tem um bom tamanho, e a leitura se torna mais confortável com as páginas cor de creme. Eu adoro a capa de Herói Nas Highlands, o fundo verde, com plantas e flores, combina bastante com uma trama que se passa na Escócia. Apesar da mulher com o vestido delicado não combinar com a Fiona que imaginei, o contraste do vermelho da roupa com o verde do fundo deixa a capa ainda mais bonita e atraente aos olhos.
CONCLUSÕES FINAIS
Herói Nas Highlands conseguiu superar as minhas expectativas com uma trama divertida, diálogos intensos e instigantes e um casal apaixonante. A história do soldado inglês que se apaixona pela moça escocesa em um castelo supostamente mal assombrado nas highlands é recheada de uma ironia bem humorada e momentos de drama e ação balanceados com muitas cenas de paixão e sedução.
Acompanhar inimigos se tornarem amantes e amigos é uma jornada gostosa e rápida, uma leitura que, com certeza, vai fazer os fãs de romance de época rir e suspirar. Herói Nas Highlands é um livro fofo e divertido, que me cativou e emocionou bastante. A história é única e foi um bom início para a série Highlands (ou No Ordinary Hero). Nem preciso dizer que estou ansiosa para devorar os próximos volumes e também mais obras da Suzanne Enoch.
Acompanhar inimigos se tornarem amantes e amigos é uma jornada gostosa e rápida, uma leitura que, com certeza, vai fazer os fãs de romance de época rir e suspirar. Herói Nas Highlands é um livro fofo e divertido, que me cativou e emocionou bastante. A história é única e foi um bom início para a série Highlands (ou No Ordinary Hero). Nem preciso dizer que estou ansiosa para devorar os próximos volumes e também mais obras da Suzanne Enoch.
QUOTE FAVORITO
“Charmoso não parecia a palavra correta; talvez envolvente, ou hipnotizante, o descrevesse melhor. (…) Não, Gabriel Forrester não era um highlander. Ele era, contudo, a definição perfeita de homem. E Fiona não tinha ideia de quanto tempo mais seria capaz de resistir a ele, ou mesmo se queria resistir.” Pág. 126
Título: Herói Nas Highlands
Título original: Hero in the Highlands
Série: Highlands (No Ordinary Hero)
Volume: 1
Autora: Suzanne Enoch
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582354605
Ano: 2017
Páginas: 272
Não tinha ainda ouvido falar sobre essa série e nem sobre a autora.
ResponderExcluirGosto de romance de época também mas essas personagens frágeis e cheias de mimimi me irritam muito. Vi que não é esse o caso da Fiona, o que me anima muito em ler.
Gostei da capa mas realmente a mulher na capa não combina com a descrição da personagem.
Vou procurar ler esse livro e, se gostar, a série toda.
Parabéns pela resenha.
bjs.