26.10.17

Resenha: Entre Quatro Paredes - B.A. Paris


A HISTÓRIA

Grace e Jack são o casal inglês perfeito. Eles vivem em uma casa gigantesca e afastada do barulho da cidade, onde proporcionam jantares elegantes para os amigos mais íntimos. Enquanto Jack dedica-se a sua bem-sucedida carreira de advogado como defensor de mulheres vítimas de violência, Grace passa seus dias cuidando da bela casa e do jardim, aperfeiçoando suas habilidades culinárias e pintando quadros para enfeitar seu lar. 

É difícil não ter inveja de Grace e Jack. Eles são magros, bonitos, inteligentes, divertidos, ricos e bem-sucedidos. Passam suas férias em hotéis luxuosos na Tailândia e estão profundamente apaixonados um pelo outro. Tanto que são vistos sempre juntos. Grace não vai lugar algum sem Jack. Ela compartilha o celular e o e-mail com ele. Não há segredos entre eles, que nunca nem mesmo brigaram. 

Jack adora contar como Grace é uma mulher incrível, que dedicou sua vida para cuidar da irmã com síndrome de Down. Já Grace está sempre reafirmando que não sente falta do seu emprego antigo e bem-remunerado, já que não quer perder seu tempo viajando para lugares distantes, como a Argentina, em vez de ficar grudadinha em seu marido. De fato, Grace é tão ligada a Jack que não atende a porta ou o telefone quando ele não está. E ele é tão preocupado com a mulher que colocou grades em todas as janelas da casa. Mas, como bem dizem, a grama do vizinho sempre parece mais verde e o casamento perfeito de Jack e Grace está mais para uma perfeita mentira, um teatro perigoso e planejado nos mínimos detalhes de forma calculada e fria. Mas só Grace e Jack sabem disso e ela não cometeria novamente o erro de tentar contar a alguém.


A LEITURA: NARRATIVA E TRAMA

Eu fiquei imediatamente curiosa para ler Entre Quatro Paredes quando recebi o livro. A sinopse é intrigante e, como as primeiras páginas da obra, já deixa claro que há algo errado e tóxico no casal protagonista aparentemente perfeito. E é com esse forte sentimento de estranhamento e suspeita que Entre Quatro Paredes nos guia por uma trama intensa e intrigante sobre relacionamentos abusivos e pessoas tóxicas e sádicas.

Entre Quatro Paredes traz muitas reviravoltas, todas elas de certa forma esperadas, mas ainda assim bem impactantes. Mesmo sempre imaginando o que viria a seguir, eu não conseguia parar de ler o livro e de me impressionar com seus acontecimentos chocantes e cheios de tensão. Entre Quatro Paredes traz uma história que prende o leitor e isso se dá, em grande parte, a narrativa em primeira pessoa. B.A. Paris tem uma escrita instigante, que não se prende muito a detalhes desnecessários sobre lugares e pessoas, e foca no que os personagens estão sentindo e como estão agindo, o que dá a narrativa um tom sombrio perfeito para a trama de suspense.

Pelo ponto de vista de Grace, a história tem um ar cinematográfico e confessional, que se constrói através de cortes rápidos e flashbacks entre passado e futuro. Acompanhamos marido e mulher em sua vida perfeita, sempre juntos e sempre em estado de tensão, ao mesmo tempo em que voltamos nos primórdios do relacionamento, em que Grace era uma mulher independente, dedicada a cuidar da irmã com deficiência, que finalmente encontrou cara da sua vida. O tão esperado momento em que descobrimos como o sonho se tornou pesadelo é chocante e emocionante, e nos prepara para o que vem a seguir: as tentativas desesperadas e intensas para acabar com aquela história de terror da vida real.

E esse é outro motivo porque Entre Quatro Paredes é tão cativante. A trama soa como algo saído de uma tela de cinema, mas que poderia acontecer próximo a qualquer um de nós. Todos já conhecemos ou ouvimos falar daquele casal perfeito e apaixonado, e imaginamos que, por trás da felicidade romântica dos dois, se esconde algo sombrio e assustador. Entre Quatro Paredes traz uma história intensa e chocante, que através de acontecimentos doentios e perversos, nos atentam para o fato de que ninguém é perfeito. Em um mundo onde invejamos casais com vidas bonitas e saudáveis nas redes sociais, esse livro é um alerta para olharmos com mais cuidado para os relacionamentos alheios e desconfiar quando parecem contos de fadas.


OS PERSONAGENS

O foco de Entre Quatro Paredes é claro, o casal do livro, os perfeitos Grace e Jack. Logo nos primeiros capítulos, através da narrativa tensa e confessional de Grace, percebemos que tanto ela quanto Jack escondem verdades sombrias e perigosas. Ela narra sobre a pressão para ser perfeita e suas tentativas exaustivas de desempenhar o papel que esperam dela, o que nos faz simpatizar com a personagem. 

Contudo, Entre Quatro Paredes é um livro muito mais complexo do que aparenta. Apesar de, logo de cara, percebermos que tem algo de errado no casamento de Grace e Jack, é difícil entender quem deveríamos odiar e de quem deveríamos sentir pena. A narrativa não deixa de fora a raiva de Grace pela forma como as outras pessoas a enxergam, algumas com inveja e outras com desconfiança, e seu comprometimento em desempenhar o papel da esposa perfeita nos faz questionar a veracidade de sua narrativa. Em alguns momentos, ela parece esnobe e ressentida, em outras apenas submissa, o que torna Grace ainda mais profunda e humana, mas também duvidável – característica que adoro em qualquer personagem, já que o torna um desafio para o leitor.

O Jack também não é fácil de compreender. Por um lado, ele é um marido carinhoso, que está sempre declarando seu amor pela mulher e chamando a atenção de todos para a perfeição dela. O cara defende vítimas de violência e parece ansioso para ajudar Grace a cuidar da sua irmã com síndrome de Down. Contudo, ele também tem outro lado. Jack está sempre cercando Grace, colocando-a em situações de tensão. Ele a observa se vestir e comer, a acompanha a todos os lugares e não a deixa conversar direito com ninguém. O leitor logo percebe que há algo de errado com Jack, mas, como ele é narrado pela perspectiva de Grace, ficamos em dúvida sobre quem ele realmente é. Mas, como todo e qualquer bom suspense psicológico, Entre Quatro Paredes acaba nos revelando mais tanto sobre ele quanto sobre Grace, e nos intrigando do início ao fim com suas personalidades tão complexas e cheias de reviravoltas.


A EDIÇÃO

Entre Quatro Paredes tem uma edição simples, mas boa. A tradução do livro é excelente e o texto não tem erros. A diagramação não traz detalhes especiais, mas um bom tamanho de fonte. A capa do livro é bonita e a maçaneta ensaguentada combina perfeitamente com o lado sombrio e tenso da obra, já que passa a imagem de algo simples, familiar, que esconde um segredo terrível.

CONCLUSÕES FINAIS

Entre Quatro Paredes é um suspense psicológico intrigante e tenso do início ao fim. Apesar de previsíveis, as reviravoltas da trama chocam e emocionam, além de nos deixar presos a história mesmo depois que ela termina. Ao narrar sobre um casal aparentemente perfeito que esconde segredos terríveis e perigosos por trás das aparências, B.A. Paris nos alerta para o fato de que nunca conhecemos as pessoas por completo e que relacionamentos abusivos e tóxicos estão por todos os lados. Com uma narrativa cinematográfica e confessional, que se alterna entre passado e futuro, e protagonistas complexos e humanos, que nos fazem duvidar deles o tempo todo, Entre Quatro Paredes foi uma leitura bem melhor do que eu esperava. Esse thriller é rápido, instigante e tenso do início ao fim, que recomendo para todos que gostem do gênero. Agora estou bastante curiosa para conferir mais obras da autora.

Título: Entre Quatro Paredes
Título original: Behind Closed Doors
Autora: B.A. Paris
Editora: Record
ISBN: 9788501109606
Ano: 2017
Páginas: 266
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Record
Compre: Amazon - Submarino

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Ah, meu Deus!! Eu PRECISO ler este livro!!! Definitivamente entrou para a minha lista.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)