São poucos os escritores que conseguem a grande façanha de serem amados tantos pelos críticos quanto pelos leitores "comuns" e Jane Austen é um deles. Apesar de não ter vivido de forma extravagante ou aventureira, Austen chegou até a ser agraciada com certo reconhecimento por seu trabalho literário ainda em vida, algo raro para autores clássicos, ainda mais para as mulheres. Seus romances, hoje bestsellers invictos, que conquistam a cada ano mais fãs de todas as idades e lugares, proporcionam, por trás de uma máscara de inocência romântica, ironia e críticas afiadíssimas a uma sociedade patriarcal limitada, preconceituosa e fútil.
Apesar de haver muita discordância se seria a melhor obra de Austen, é indiscutível que Orgulho e Preconceito se tornou a mais amada e lida da autora, um convite de entrada para suas outras obras. Por isso, não é de se surpreender que Orgulho e Preconceito tenha gerado tantas adaptações e releituras, e inspirado, até hoje, mais histórias de amor do que poderíamos contar. Entretanto, se você é um fã de Jane Austen, vai adorar mergulhar na minha lista de hoje, sobre 4 livros de romance incríveis que fazem muitas referências deliciosas a Orgulho e Preconceito! Peguem os seus leques e xícaras de chás, e confiram as minhas indicações:
E já vou começar com uma releitura, porque quanto mais referências a Austen, melhor, concordam? Eu já recomendei O Diário Secreto de Lizzie Bennet várias vezes aqui no blog, e vou continuar falando sobre o livro, pois ele é incrível! A obra, na verdade, é uma adaptação de uma web série americana, mas funciona perfeitamente como uma história literária. Em O Diário Secreto de Lizzie Bennet, Lizzie é uma jovem de nossos tempos, que, entre ter que lidar com a faculdade, o medo do futuro e as maluquices de uma de suas irmãs, não está nem um pouco preocupada em arrumar um namorado.
Mas, a mãe de Lizzie está ansiosa para que suas filhas se casem logo e leva a família a loucura quando um estudante de medicina rico e bonito se muda para a vizinhança, com seu amigo arrogante e igualmente rico e bonito a tiracolo. E Lizzie registra tudo isso não só em seu diário, mas em vídeos para a internet, que logo começam a fazer sucesso. O Diário Secreto de Lizzie é um romance fofo e muito divertido, daqueles que você lê de uma vez só, dando muitas risadas e suspiros! Se você ama Orgulho e Preconceito e Jane Austen, vai amar, com certeza, essa releitura!
- Leia a resenha de O Diário Secreto de Lizzie Bennet e se apaixone também por essa adaptação moderna de Orgulho e Preconceito
Ligeiramente Perigosos é quase uma releitura de Orgulho e Preconceito, mas consegue ser, ao mesmo tempo, um romance de época único e surpreendente. Na obra, um poderoso e arrogante Duque tenta se recuperar da morte de uma amante de longa data indo a uma festa no campo, algo que ele jamais faz. Lá, acaba preso entre a pequena nobreza rural (que considera não ser digna de sua presença), mas fica incomodado com uma moça em particular, uma viúva expansiva e falante, que parece seduzir a todos com seu bom-humor e espírito livre. A mocinha também antagoniza logo de cara com o Duque arrogante, que a acha escandalosa demais. Contudo, como podem imaginar, tanta antipatia logo desperta algo mais, uma paixão intensa que vai fazer ambos questionarem seus preconceitos e orgulhos. Ligeiramente Perigosos é uma obra divertida e fofa, com um casal apaixonante e momentos incríveis de discussões acaloradas e beijos românticos!
Mas, a mãe de Lizzie está ansiosa para que suas filhas se casem logo e leva a família a loucura quando um estudante de medicina rico e bonito se muda para a vizinhança, com seu amigo arrogante e igualmente rico e bonito a tiracolo. E Lizzie registra tudo isso não só em seu diário, mas em vídeos para a internet, que logo começam a fazer sucesso. O Diário Secreto de Lizzie é um romance fofo e muito divertido, daqueles que você lê de uma vez só, dando muitas risadas e suspiros! Se você ama Orgulho e Preconceito e Jane Austen, vai amar, com certeza, essa releitura!
- Leia a resenha de O Diário Secreto de Lizzie Bennet e se apaixone também por essa adaptação moderna de Orgulho e Preconceito
Minha terceira recomendação é um romance de época que bem poderia ter sido escrito pela senhorita Austen, mas que é fruto de uma das minhas autoras favoritas do gênero: Julia Quinn. Em Os Mistérios de Sir Richard, Iris é uma jovem sem grande beleza ou talento, que nunca viveu um grande amor. Mas, uma garota prática e inteligente, ela não pensa que tudo mudou quando Sir Richard, um nobre pobre, mas charmoso e respeitável, se aproxima dela. Todos sabem que ele precisa de uma esposa com posses, e Iris não se importa que seja ela. Contudo, Sir Richard se esforça para agradá-la e logo fica claro, que, por trás de tantos galanteios, ele esconde um segredo.
Com muitas confusões, jogos de sedução, dramas e bailes, Os Mistérios de Sir Richard traz uma história de amor tão atrapalhada pelo orgulho e pelo preconceito quanto as de Jane Austen. Mas, mais do que isso, a obra traz diálogos divertidos onde os personagens até mesmo discutem sobre o livro Orgulho e Preconceito! É uma chuva de referências maravilhosas, diretas e indiretas, que com certeza vão agradar os fãs da autora!
E por fim, uma das minhas leituras mais recentes e gostosas! O Clube de Leitura de Jane Austen, como o nome já entrega, traz a história dos participantes inusitados (uma senhora que já se casou diversas vezes, uma recém-divorciada, uma amante de cachorros que nunca se casou, uma jovem lésbica e um cara amante de ficção científica) de um clube de leitura das obras da autora inglesa. Esse livro traz inúmeras referências e até mesmo conversas diretas sobre as histórias de Austen, mas tem, em segundo plano, um romance recheado de obstáculos e problemas que lembram bastante Orgulho e Preconceito! O Clube de Leitura de Jane Austen é uma obra muito divertida, carregada de uma ironia gostosa que faria a própria Austen gargalhar, além de muitas reflexões sobre os relacionamentos nos nossos tempos! Vocês precisam ler esse livro!
Quantos livros fofos e apaixonantes, não? O que acharam da minha listinha sobre 4 livros com referências a Orgulho e Preconceito para quem ama Jane Austen? Já leram ou ficaram com vontade de ler alguma das obras? E vocês conhecem mais livros que lembram o clássico inglês? Não deixem de comentar aí embaixo!
Olá Ana!
ResponderExcluirAmei sua lista :)
Ainda não li nenhum deles, mas já tenho em casa hahaha preciso urgentemente colocar na minha TBR. Jane Austen é minha autora clássica favorita, adoro todos os livros dela, mas Orgulho e Preconceito é e sempre será meu livro de cabeceira.
Beijos!
Books & Impressions
Oi! Amo seu blog e adorei o post <3
ResponderExcluirSó tenho uma pequena ressalva que acho um pouco importante, principalmente quando comparamos autoras (maravilhosas) como Julia Quinn à Jane Austen. É importante que a gente lembre que o objetivo da Austen não era criar um romance bonitinho, como é o objetivo da Quinn... O romance de Austen é muito mais uma critica social pesada, que por coincidencia tinha um "romance amoroso" no meio. Já o objetivo da Quinn, é realmente construir romances mais românticos e bonitos, mostrando o melhor e pior do amor...
Enfim, era isso
Abraço!
Oi Ana!
ResponderExcluirEstou na metade da leitura Os Mistérios de Sir Richard e, assim que vi seu post, vim correndo ver se ele estava na lista, e é claro que está. Assim que comecei o livro com aquela citação maravilhosa já sabia que ia adorar (o que não é uma surpresa sendo um livro da Julia Quinn).
Também já li O Diário Secreto de Lizzie Bennet e gostei bastante também! Li só o primeiro livro da série da Mary Balogh, mas preciso continuar, esse parece bem bom também. E O Clube de Leitura de Jane Austen não conhecia, mas já me interessei.
Adorei o post!
Ana, amei sua lista, com certeza comprarei todos!
ResponderExcluirAcabei de ler a releitura mais gostosa de O&P que já tinha lido, "Primeiras Impressões", de uma escritora brasileira chamada Laís Rodrigues... é simplesmente demais, devia experimentar, trás uma Lizzie Brasileira e um Darcy na pele de um político americano... simplesmente apaixonante, pra mim esse Darcy conseguiu ser ainda mais apaixonado que o original! Vale muito a pena, experimente.
Bjs, obrigada pelas dicas!