14.8.17

Resenha: A Garota do Cemitério - Charlaine Harris e Christopher Golden


A HISTÓRIA

Ela foi deixada para morrer em um cemitério e acordou sem qualquer lembrança de quem era e do porque alguém estaria tentando matá-la. Apesar de assustada, ela sabe que não deve voltar para casa, onde quer que sua casa seja, ou procurar a polícia, pois a pessoa que tentou tirar sua vida ainda está lá fora e não vai gostar nada de saber que ela está viva. Assim, a jovem garota então adota o cemitério como seu lar e assume um bonito nome que viu em uma das lápides: Calexa Rose Dunhill

Calexa agora passa seus dias e noite entre os mortos, roubando dos vizinhos e do zelador do cemitério para sobreviver. A jovem acaba descobrindo algo assustador sobre si mesma quando passa a frequentar os enterros de estranhos: ela é capaz de ver os espíritos das pessoas deixando seus corpos. Será que Calexa sempre teve essa habilidade ou ser deixada para morrer em um cemitério fez isso com ela? A garota também acompanha os jornais, mas ninguém parece estar procurando por uma jovem como ela – que tipo de vida será que ela tinha já que ninguém sentiu sua falta? Contudo, a existência sombria e melancólica de Calexa é interrompida quando ela presencia um grupo de amigos brincando com magia negra no cemitério. A garota presencia um ritual assustador e insano que vai fazê-la ter que decidir entre manter sua presença em segredo ou ajudar um espirito atormentado a encontrar justiça.


A SÉRIE E MINHAS EXPECTATIVAS

Os Impostores é o 1º volume da trilogia de quadrinhos A Garota do Cemitério, dos autores Charlaine Harris e Christopher Golden, e ilustrado por Don Kramer. A série conta a história de Calexa Rose Dunhill, uma jovem que é deixada para morrer no cemitério no qual passaria a viver. Ao mesmo tempo em que tenta recuperar suas lembranças e descobrir quem é de verdade, e porque alguém tentou tirar sua vida, Calexa acompanha a rotina do cemitério e vizinhança, e tenta trazer justiça para espíritos atormentados. 

Eu fiquei imediatamente animada para ler Os Impostores quando descobri a obra e percebi que um dos autores é a Charlaine Harris, criadora dos livros que deram origem a True Blood, uma das minhas séries de TV favoritas. Contudo, o fato dessa ser uma obra em quadrinhos de mistério sobrenatural também me chamou atenção, já que não tenho costume de ler HQ’s (algo que sempre quis mudar) e que eu amo histórias com mistérios e fantasmas. E A Garota do Cemitério - Os Impostores não me decepcionou.


A LEITURA: TRAMA E PROTAGONISTA

Apesar da trama simples, a história, além de um ar sombrio e meláncolico, traz acontecimentos rápidos e intrigantes, assim como uma protagonista cativante. Juntamente a Calexa, ficamos curiosos para saber mais sobre essa garota deixada para morrer que adota o cemitério como casa. Gostei de que a primeira parte do quadrinho se dedicou a mostrar a adaptação da Calexa a vida no cemitério, assim como suas interações com o zelador do lugar e uma senhora que mora nas vizinhanças. Os Impostores também me cativou com vários balões de pensamentos da Calexa, o que deu uma voz narrativa para o quadrinho, o tornou mais sombrio e intrigante, mas também nos permitiu cativar melhor com a protagonista e seus dilemas interiores.

Como uma leitora voraz de livros em prosa, confesso que não curto muito o ritmo acelerado de uma HQ, assim como a trama mais superficial, com poucas histórias paralelas e quase nenhum aprofundamento nos personagens secundários. Contudo, isso não me impediu de me prender a história de Os Impostores e desejar que os autores a transformassem em um livro, já que a premissa da obra é bem interessante, assim como a protagonista em conflito, que mesmo fragilizada por não se lembrar quem é, acaba sendo uma jovem corajosa e forte. 

Entretanto, como uma HQ, a trama de Os Impostores funciona perfeitamente. Ela é carregada de um clima de tensão e melancolia, mistérios intrigantes e até mesmo algumas cenas de ação, como fugas e perseguições, assim como um assassinato. Apesar da simplicidade da história, Os Impostores introduz bem a trilogia A Garota no Cemitério e me deixou bem curiosa para os próximos volumes, já que várias perguntas sobre a Calexa continuaram sem resposta. Recomendo a obra para quem gosta de suspenses sobrenaturais jovens e tenham curiosidade de ler histórias em quadrinhos que, apesar de simples, são rápidas de ler, cativantes e intrigantes.


OS DESENHOS E A EDIÇÃO

Um dos maiores atrativos de Os Impostores é a arte, claro. Os desenhos seguem a estética típica de histórias em quadrinhos, com traços não muito detalhistas, mas que usa planos inusitados, assim como sombras e expressões fortes que fazem o leitor se sentir dentro da sombria história e que transmitem bem os estados de espírito (o medo, a angústia e a melancolia) da protagonista. A história também traz uma paleta de cores perfeita, com muitos tons escuros de marrom, verde e azul, as cores acabam enfatizando ainda mais o lado sobrenatural e misterioso da história. A capa de Os Impostores é bonita e intrigante, além de transmitir bem a vibe da HQ. A edição da Editora Valentina está perfeita, com uma tradução impecável. Eu gostei bastante das páginas de material grosso e com textura plástica, elas deixam os desenhos e as cores mais nítidas, além de serem mais resistentes que o papel comum.

Mais fotos:




Título: Os Impostores
Título original: The Pretenders
Série: trilogia A Garota do Cemitério
Volume: 1
Autores: Charlaine Harris, Christopher Golden e Don Kramer
Editora: Valentina
ISBN: 9788558890359
Ano: 2017
Páginas: 128
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Valentina
Compre: Amazon - Submarino

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Hi dear,
    Nice post ;). I'm a new follower of your nice blog, can you follow mine on my blog?:)
    A hug ^^.
    Obsesión por la lectura

    ResponderExcluir
  2. Oh amiga que postagem bem feita, achei lindo esse HQ, não conhecida.
    Já li os livros da autora lançados no Brasil da série True Blood e amei.
    Fiquei curiosa com essa série, amei a dica. Beijos

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)