A HISTÓRIA
Ela foi deixada para morrer em um cemitério e acordou sem qualquer lembrança de quem era e do porque alguém estaria tentando matá-la. Apesar de assustada, ela sabe que não deve voltar para casa, onde quer que sua casa seja, ou procurar a polícia, pois a pessoa que tentou tirar sua vida ainda está lá fora e não vai gostar nada de saber que ela está viva. Assim, a jovem garota então adota o cemitério como seu lar e assume um bonito nome que viu em uma das lápides: Calexa Rose Dunhill.
Calexa agora passa seus dias e noite entre os mortos, roubando dos vizinhos e do zelador do cemitério para sobreviver. A jovem acaba descobrindo algo assustador sobre si mesma quando passa a frequentar os enterros de estranhos: ela é capaz de ver os espíritos das pessoas deixando seus corpos. Será que Calexa sempre teve essa habilidade ou ser deixada para morrer em um cemitério fez isso com ela? A garota também acompanha os jornais, mas ninguém parece estar procurando por uma jovem como ela – que tipo de vida será que ela tinha já que ninguém sentiu sua falta? Contudo, a existência sombria e melancólica de Calexa é interrompida quando ela presencia um grupo de amigos brincando com magia negra no cemitério. A garota presencia um ritual assustador e insano que vai fazê-la ter que decidir entre manter sua presença em segredo ou ajudar um espirito atormentado a encontrar justiça.
A SÉRIE E MINHAS EXPECTATIVAS
Os Impostores é o 1º volume da trilogia de quadrinhos A Garota do Cemitério, dos autores Charlaine Harris e Christopher Golden, e ilustrado por Don Kramer. A série conta a história de Calexa Rose Dunhill, uma jovem que é deixada para morrer no cemitério no qual passaria a viver. Ao mesmo tempo em que tenta recuperar suas lembranças e descobrir quem é de verdade, e porque alguém tentou tirar sua vida, Calexa acompanha a rotina do cemitério e vizinhança, e tenta trazer justiça para espíritos atormentados.
Eu fiquei imediatamente animada para ler Os Impostores quando descobri a obra e percebi que um dos autores é a Charlaine Harris, criadora dos livros que deram origem a True Blood, uma das minhas séries de TV favoritas. Contudo, o fato dessa ser uma obra em quadrinhos de mistério sobrenatural também me chamou atenção, já que não tenho costume de ler HQ’s (algo que sempre quis mudar) e que eu amo histórias com mistérios e fantasmas. E A Garota do Cemitério - Os Impostores não me decepcionou.
A LEITURA: TRAMA E PROTAGONISTA
Apesar da trama simples, a história, além de um ar sombrio e meláncolico, traz acontecimentos rápidos e intrigantes, assim como uma protagonista cativante. Juntamente a Calexa, ficamos curiosos para saber mais sobre essa garota deixada para morrer que adota o cemitério como casa. Gostei de que a primeira parte do quadrinho se dedicou a mostrar a adaptação da Calexa a vida no cemitério, assim como suas interações com o zelador do lugar e uma senhora que mora nas vizinhanças. Os Impostores também me cativou com vários balões de pensamentos da Calexa, o que deu uma voz narrativa para o quadrinho, o tornou mais sombrio e intrigante, mas também nos permitiu cativar melhor com a protagonista e seus dilemas interiores.
Como uma leitora voraz de livros em prosa, confesso que não curto muito o ritmo acelerado de uma HQ, assim como a trama mais superficial, com poucas histórias paralelas e quase nenhum aprofundamento nos personagens secundários. Contudo, isso não me impediu de me prender a história de Os Impostores e desejar que os autores a transformassem em um livro, já que a premissa da obra é bem interessante, assim como a protagonista em conflito, que mesmo fragilizada por não se lembrar quem é, acaba sendo uma jovem corajosa e forte.
Entretanto, como uma HQ, a trama de Os Impostores funciona perfeitamente. Ela é carregada de um clima de tensão e melancolia, mistérios intrigantes e até mesmo algumas cenas de ação, como fugas e perseguições, assim como um assassinato. Apesar da simplicidade da história, Os Impostores introduz bem a trilogia A Garota no Cemitério e me deixou bem curiosa para os próximos volumes, já que várias perguntas sobre a Calexa continuaram sem resposta. Recomendo a obra para quem gosta de suspenses sobrenaturais jovens e tenham curiosidade de ler histórias em quadrinhos que, apesar de simples, são rápidas de ler, cativantes e intrigantes.
OS DESENHOS E A EDIÇÃO
Um dos maiores atrativos de Os Impostores é a arte, claro. Os desenhos seguem a estética típica de histórias em quadrinhos, com traços não muito detalhistas, mas que usa planos inusitados, assim como sombras e expressões fortes que fazem o leitor se sentir dentro da sombria história e que transmitem bem os estados de espírito (o medo, a angústia e a melancolia) da protagonista. A história também traz uma paleta de cores perfeita, com muitos tons escuros de marrom, verde e azul, as cores acabam enfatizando ainda mais o lado sobrenatural e misterioso da história. A capa de Os Impostores é bonita e intrigante, além de transmitir bem a vibe da HQ. A edição da Editora Valentina está perfeita, com uma tradução impecável. Eu gostei bastante das páginas de material grosso e com textura plástica, elas deixam os desenhos e as cores mais nítidas, além de serem mais resistentes que o papel comum.
Mais fotos:
Título: Os Impostores
Título original: The Pretenders
Série: trilogia A Garota do Cemitério
Volume: 1
Autores: Charlaine Harris, Christopher Golden e Don Kramer
Editora: Valentina
ISBN: 9788558890359
Ano: 2017
Páginas: 128
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Valentina
Hi dear,
ResponderExcluirNice post ;). I'm a new follower of your nice blog, can you follow mine on my blog?:)
A hug ^^.
Obsesión por la lectura
Oh amiga que postagem bem feita, achei lindo esse HQ, não conhecida.
ResponderExcluirJá li os livros da autora lançados no Brasil da série True Blood e amei.
Fiquei curiosa com essa série, amei a dica. Beijos