Essa resenha foi escrita em colaboração ao Mademoiselle Loves Books por Kaio Emmanuel, estudante de Publicidade e Propaganda
O livro Ed e Lorraine Warren: Demonologistas traz a biografia de um dos mais famosos investigadores que dedicaram toda sua vida ao paranormal. Ele, um veterano da marinha e autor de vários livros, chegou a dar palestras sobre seus casos famosos. O casal fundou a Sociedade da Nova Inglaterra e abriu um museu dedicado ao oculto. Ed e Lorraine adquiriram experiência ao longo de suas vidas e as usaram em casa um de seus casos. Algumas dessas experiências são relatadas e apresentadas aos leitores do livro. O casal chegou a ser retratado em diversos filmes que se tornaram sucesso de público como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. O lançamento do livro em 1983 veio no compasso do sucesso do gênero terror junto ao público. O resultado foi imediato: um aumento significativo de fãs e admiradores ao longo dos anos.
Um dos fatores que fez com que o livro se tornasse um sucesso de público foi justamente a linguagem utilizada. Seu autor, Gerald Brittle, é formado em literatura, psicologia e se especializou em teologia mística. O resultado disso foi que o universo trazido foi favorecido por uma linguagem que faz com que o leitor se sinta como um confidente do narrador, de maneira clara, objetiva e nunca cansativa.
O conhecimento do autor também contribuiu para que ele pudesse enriquecer suas histórias e dar uma aula sobre a demonologia, explicando também de maneira quase didática sobre o que é uma possessão, opressão, sobre diferenciar fantasmas bons dos maus e até mesmo o uso de uma tábua de ouija. A narração, pelo alto grau de detalhismo, também pode trazer alguns sustos aos mais sensíveis, sobretudo por causa das imagens e descrição bastante fiéis sobre exorcismos.
Mas uma coisa fica óbvia aqui. Seja qual for sua crença, seja você espírita, católico ou tenha outra crença, vale a pena ler o livro, já que ele mostra também o lado amoroso do casal Ed e Lorraine. É bonito vê-los juntos tentando resolver os problemas. A narrativa também abre uma curiosidade sobre o que é mediunidade. E se Ed era um ótimo investigador, Lorraine era conhecida por sua clarividência e mediunidade. Um médium é uma pessoa que é capaz de manter contato entre o nosso mundo e o mundo espiritual. E todos em maior ou menor estágio são médiuns, cabe a cada um desenvolver ou não suas habilidades.
Lançado inicialmente em 1983, o livro somente agora chegou ao Brasil, trazendo a tradução de Giovanna Louise Libralon. Uma coisa que chama a atenção é a qualidade visual do material. Mas também pudera. Ele foi lançado pela Darkside, uma editora que se tornou conhecida por ser a primeira em nosso país a se dedicar totalmente ao terror e à fantasia. Ed e Lorraine Warren: Demonologistas traz uma capa dura simulando um livro antigo. A imagem ilustrativa dos processos amplia o contato do leitor com as histórias. De fato é um livro para ler, mesmo que você tenha outros credos.
Título: Ed & Lorraine Warren - Demonologistas
Título original: The Demonologist: The Extraordinary Career of Ed and Lorraine Warren
Autores: Ed Warren, Lorraine Warren e Gerald Brittle
Editora: Darkside Books
ISBN: 9788594540164
Ano: 2015
Páginas: 272
Leia também:
- Resenha: O Menino que Desenhava Monstros - Keith Donohue
- Resenha: O Menino que Desenhava Monstros - Keith Donohue
Olá, Kaio!
ResponderExcluirAcho muito interessante a vida desse casal que está interligada com tantas histórias de terror. Hahahaha
Eu morro de medo, mas tenho certeza que leria esse livro se tivesse a chance.
Bjs
http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br
Darkside Books e seus livros maravilhosos. Esse é só mais um dos quase todos da editora que eu queria ter. kkkkkk
ResponderExcluirParabens pela resenha.
Não percam o TOP COMENTARISTA do mês, 1 ganhador e 2 livros.
Revelando Sentimentos