A HISTÓRIA
Willowdean Dickson, apelidada de Dumplin pela mãe, é uma jovem texana que sabe muito bem que está fora dos padrões, algo impossível de se esquecer em uma cidade tão pequena como a dela, ainda mais em uma conhecida por abrigar o concurso de miss mais antigo do estado. Contudo, Will está bem satisfeita com quem ela é. Diferente do resto do mundo, ela não acredita que ser gorda é um defeito e suas curvas nunca a incomodaram, apesar de que Will percebe muito bem o olhar preconceituoso das outras pessoas e sabe que a maioria das lojas não tem roupas para o seu tamanho. Mas, tendo que lidar com tal tipo de pressão e irritação até dentro de casa, graças a sua mãe, uma ex-miss que sempre quer a colocar em dietas, Will aprendeu logo cedo, e com ajuda da também gorda, mas já falecida tia, a não dar a miníma para as opiniões alheias.
Além da tia, Will sempre contou com o apoio incondicional da melhor amiga Ellen, que mesmo sendo uma beldade clássica – loira e magra -, também nunca se importou com os padrões e esteve sempre ao lado de Will. Mas, as coisas começam a mudar quando Ellen revela que está pensando em perder a virgindade com seu namorado. Não que Will esteja com inveja da melhor amiga, mas ela começa a se perguntar quando será a sua vez de ser a paixão de algum cara. Porque mesmo nunca tendo sequer beijado alguém, Will está profundamente apaixonada por Bo, seu colega de trabalho em uma lanchonete de fast-food. Bo é calado e misterioso, Will não sabe muito sobre ele além de que ele estuda na escola mais cara da cidade e é viciado em pirulitos. Contudo, Bo sempre tratou Will com respeito, o que, somado ao fato de que ele é um gato, fez com que ela ficasse caidinha por ele.
Entretanto, Will nem se dá ao trabalho de contar tudo isso para Ellen, porque sabe que não há qualquer chance de Bo gostar dela. Mas, durante o verão antes do último ano do ensino médio, algo mágico acontece e Bo revela que também gosta de Will, e há muito mais tempo do que ela esperava. Nos primeiros momentos parece que Will está no paraíso, já que todos os dias, depois do trabalho, ela e Bo trocam beijos apaixonados e quentes. Mas, após passar algumas semanas se agarrando escondido com Bo, Will começa a pensar: porque parece que o relacionamento deles é um grande segredo a ser mantido? Será que Bo tem vergonha de estar com uma garota gorda? Será que ser gorda é motivo de vergonha?
Assim, a antes inabalável Will se vê em uma espiral de dúvidas e medos. Pela primeira vez na vida ela começa a se perguntar se suas curvas não são um problema, se ser gorda é algo ruim, algo que a impedirá de ser amada e desejada, de ter uma vida longa e feliz com, claro, um cara que goste dela ao seu lado. Então, quando tudo começa a desmoronar, o relacionamento com sua mãe, seu namoro com Bo e até sua amizade com Ellen, Will percebe que precisa arranjar uma maneira de trazer sua boa autoestima de volta. E, para isso, ela faz uma loucura e resolve participar do concurso de miss da sua cidade, mesmo não sendo o tipo de beldade magra e perfeita que entra nesse tipo de coisa. Mas será que, mesmo com o apoio de outras três participantes fora do padrão, Will conseguirá levar essa história até o fim?
A LEITURA E AS MENSAGENS DO LIVRO
Eu fiquei bem curiosa para ler Dumplin' assim que conheci o livro. Eu sempre fico intrigada com livros que trazem protagonistas fora do padrão e é justamente isso que esse livro faz ao retratar a vida de uma adolescente gorda, sendo que o fato dela ser gorda não é um problema a ser resolvido nem a parte mais importante de sua personalidade – ou da história. Em Dumplin' acompanhamos o desenrolar da primeira paixão e do último ano de escola da Will. Entre dúvidas sobre o futuro e momentos de autodescoberta, há também primeiros beijos, conflitos familiares, luto, ansiedade e a redescoberta da autoestima. É impossível não se identificar com a garota, especialmente quando ela enfrenta as suas insegurança sobre sua aparência – afinal, quem nunca se olhou no espelho e não gostou, pelo menos um pouco, do que viu?
“Porque a palavra gorda deixa as pessoas constrangidas. Mas, quando alguém me vê, a primeira coisa que nota é meu corpo. E meu corpo é de uma gorda. (…) Mas essa sou eu. Gorda. Não é nenhum palavrão. Não é nenhum insulto. Pelo menos, não quando eu digo.” Pág. 13
Contudo, ao abordar tantas temáticas importantes, especialmente para os adolescentes, a obra acaba passando mensagens poderosas e fofas. É muito interessante ver a Will aprender lidar com seus sentimentos, perceber que ela não precisa viver na sombra da melhor amiga perfeita, que não precisa ter um relacionamento ruim com a mãe só porque ela tem um ponto de vista diferente, entre outras coisas. Contudo, a lição mais encantadora e forte que Dumplin' deixa é: ninguém é perfeito, todo mundo merece ser amado e visto além de suas imperfeições. O livro ainda nos faz refletir sobre padrões de beleza, sobre como tratamos as pessoas gordas mal, vendo suas curvas como defeitos e fraquezas, sendo que é apenas um detalhe da sua aparência, tão relevante como a cor dos olhos ou formato das unhas.
A trama de Dumplin' tem lá seus clichês por ser um romance adolescente, mas é bem desenvolvida e não só divertida de ler, como emocionante. Eu devorei a história em apenas algumas horas e fiquei sedenta por mais – e bem feliz quando descobri que Dumplin' vai ter uma continuação! A narrativa em primeira pessoa da Julie Murphy é deliciosa, além de nos fazer entrar na cabeça da Will e entendê-la melhor, a escrita da autora cativa ainda mais por sua fluidez e bom humor. Sério, não temo como não adorar esse livro!
A EDIÇÃO
A edição da Editora Valentina está excelente. A tradução é boa e o texto não tem qualquer erro. A diagramação é simples, mas eu gostei das folhas amareladas e letras de um tamanho um pouco maior que o normal, isso ajuda a deixar a leitura mai confortável. A capa de Dumplin' é linda! Apesar de simples, o contraste com o preto e o vermelho do vestido ficou incrível, sem falar que o desenho de uma garota gorda, mas deslumbrante de vestido longo combina perfeitamente com a obra e a história.
A edição da Editora Valentina está excelente. A tradução é boa e o texto não tem qualquer erro. A diagramação é simples, mas eu gostei das folhas amareladas e letras de um tamanho um pouco maior que o normal, isso ajuda a deixar a leitura mai confortável. A capa de Dumplin' é linda! Apesar de simples, o contraste com o preto e o vermelho do vestido ficou incrível, sem falar que o desenho de uma garota gorda, mas deslumbrante de vestido longo combina perfeitamente com a obra e a história.
CONCLUSÕES FINAIS
Com humor, romance e crítica, Dumplin' se torna uma leitura deliciosa e necessária. Além de divertir, essa história adolescente, apesar de alguns clichês, consegue fugir dos padrões ao trazer uma protagonista gorda e nos fazer refletir sobre padrões de beleza, e relacionamentos tanto amorosos, como familiares e de amizade. Com uma protagonista engraçada e empoderada, que ao recuperar sua autoestima ao longo da trama, contagia o leitor com uma boa dose de amor-próprio e uma visão positiva do mundo. Fofo, divertido e emocionante, eu recomendo Dumplin' para todos – e estou ansiosa para ler a continuação desse livro e mais obras da Julie Murphy.
QUOTES FAVORITOS
“O segundo ano do ensino médio acabou. O estacionamento se enche de gritos e comemoração e pneus cantando. Mas não experimento a mesma sensação de progresso que os outros. O que sinto é que estou presa, esperando que a minha vida aconteça.” Pág. 22
“Surpreendo até a mim mesma, não respondo. Apenas beijo Bo Larson. E, quando ele entreabre os lábios junto aos meus, não penso nisso. Porque, pela primeira vez na vida, sou aceita. Totalmente aceita, sem nenhuma pergunta.” Pág. 55
Título: Dumplin'
Título original: Dumplin'
Autora: Julie Murphy
Editora: Valentina
ISBN: 9788558890311
Ano: 2017
Páginas: 300
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Valentina
0 comentários:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.
(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)