A HISTÓRIA
Julie é uma jovem francesa que nunca viveu grandes aventuras. Ela mora em um bairro tranquilo, na mesma cidade em que nasceu e cresceu, e tem um trabalho estável – e tedioso – em um banco. Contudo, ela já fez as coisas mais loucas por amor, como largar a faculdade e escutar só músicas ruins por causa de um ex-namorado, um roqueiro sonhador e pouco talentoso. Contudo, agora que está sozinha há algum tempo, a romântica e desastrada Julie começa a refletir sobre seu futuro e sentir falta de ter alguém ao seu lado. O que muda quando ela fica intrigada com o novo vizinho, Ricardo Patatras.
Mesmo sem tê-lo conhecido, Julie sente que seu vizinho de sobrenome engraçado é bonito, charmoso e o cara perfeito para ela. As fantasias correm soltas em sua mente e, na cabeça de Julie, ela e o vizinho já estão prontos até para trocar alianças. Cada vez mais obcecada por Ricardo, a francesa começa a bolar as maneiras mais malucas de conhecê-lo melhor. E foi por causa de uma dessas ideias mirabolantes e da falta de destreza que Julie acabou com a mão presa na caixa de correio do Sr. Patatras e conhecendo o próprio.
E, apesar das circunstâncias estranhas e hilárias, Ricardo, ou Ric, como Julie já se sente íntima para chamá-lo, se mostra o cara fofo e apaixonante que ela esperava. É o início da história de amor perfeita! E agora cabe a Julie garantir que tudo continue assim. Ela faz de tudo para sempre “esbarrar” com o Ric, puxando conversa e inventado as situações mais loucas para vê-lo. E, toda a atração que ela sente por ele parece ser recíproca. Contudo, mesmo parecendo estar a fim de Julie, Ric não está tão disposto assim a compartilhar seu passado e seus sentimentos com a garota, pelo menos não tão rápido quanto ela. Mas, é claro que isso não vai impedir Julie de continuar investindo nesse conto de fadas, que vai sofrer as mais malucas reviravoltas conforme a garota vai percebendo que as coisas nem sempre são como imaginamos!
A LEITURA E OS PERSONAGENS
Eu estava curiosa para ler Amanhã Eu Paro!, que prometia ser um romance divertido e fofo. Contudo, depois de quase um mês para terminar a obra, o saldo da leitura acabou não sendo muito positivo. Apesar de ter gostado bastante da escrita do autor, com sua narrativa em terceira pessoa recheada de ironia e do cenário utilizado (o charmoso bairro de uma pequena cidade francesa), os personagens e o modo como Gilles Legardinier conduziu a história não me agradaram muito.
Tudo começou a desandar logo no início, com a protagonista. Apesar de ser uma personagem com uma personalidade rica, não consegui simpatizar com a garota. A Julie é romântica e sonha com o príncipe encantado, e faz loucuras, na verdade, grandes burrices, por amor. Mas, o que realmente me fez detestá-la foi sua carência gigantesca e obsessão com um homem que mal conhecia. Julie nem tinha beijado o Ric e já sentia que o amava, que não podia viver sem ele – o que me fez revirar os olhos dezenas de vezes durante a leitura! Sem falar que a protagonista não aprende nada durante a história, mesmo após duvidar da veracidade de Ric, Julie continua a amá-lo cegamente e fazer coisas absurdas por ele. Eu não consegui me identificar com a Julie em nenhum nível, nem mesmo simpatizar com ela.
Ao longo de Amanhã Eu Paro!, a obsessão de Julie por Ric vai ficando cada vez maior, mas nenhum personagem parece estranhar ou mesmo questionar as atitudes da garota, pelo contrário, alguns até mesmo a incentivam. Durante toda a trama, desenrolam-se acontecimentos mais malucos, alguns divertidos, mas a maioria bem sem-noção. A história como um todo soa bastante irreal e forçada, com muitos acontecimentos que não parecem ter muita relação ou mesmo propósito dentro da trama principal. O romance do casal é, em muitos momentos entediante, com a Julie fantasiando contos de fadas com um homem que mal conhecia e mostrava pouco interesse. No início de Amanhã Eu Paro!, o Ric nos é introduzido como um cara novo na cidade e misterioso, um enigma que intriga a nossa protagonista. Contudo, terminamos o livro ainda sem conhecer Ric, apesar de, no finalzinho, a Julie finalmente descobrir sobre seu passado, o cara ainda soa meio duvidável e furtivo – e foi impossível me cativar com um mocinho assim. A história deles, que era para soar romântica, meio maluca, mas muito divertida, acabou sendo pouco cativante ou gostosa de ler.
A EDIÇÃO
Não posso reclamar da edição de Amanhã Eu Paro!, que é bem caprichada. A tradução está perfeita, assim como a diagramação, que traz detalhes fofos: como a silhueta de um gatinho em todas as páginas. A capa também é fofa e combina com a história, apesar de que só sabemos o porque no final.
CONCLUSÕES FINAIS
Infelizmente, Amanhã Eu Paro! não me cativou muito. Apesar de ter sido legal acompanhar cenário fofo e rico e de ter gostado da narrativa bem-humorada do autor, o romance da obra deixou muito a desejar. Essa é a história de uma jovem obcecada por um estranho, que faz loucuras pelo alvo de sua paixão – um mocinho furtivo e pouco apaixonante – e que mesmo após se dar muito mal com isso, não aprende absolutamente nada. Apesar de um momento ou outro de diversão, a leitura de Amanhã Eu Paro! me soou forçada e entediante. Me incomodei muito com a protagonista com zero amor-próprio e carência sem limites, e nem cheguei a me cativar com o mocinho. Apesar de não ter gostado do livro, talvez eu dê uma chance para outra obra do autor, que tem uma boa escrita.
Título: Amanhã Eu Paro!
Título original: Demain j'arrête!
Autora: Gilles Legardinier
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580417050
Ano: 2017
Páginas: 304
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Arqueiro
Oi, Ana!!
ResponderExcluirFico triste em ver sua resenha, porque tinha boas esperanças sobre esse livro.
Eu sei que tem gente que gosta e que se diverte com protagonistas assim, mas sou como você.
Personagem burro me irrita profundamente e acabo não curtindo a obra por birra com o personagem (ou por vontade de esganar o personagem... hahahaha).
Mas acho legal dar uma outra chance para o autor porque acredito muito que os escritores sempre evoluem com a experiência.
Bjs
http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br