27.6.17

Dando títulos sinceros para 7 livros

Foto fofa do site Stroom8

Assim como a capa e a sinopse, o título de um livro é extremamente importante! Inclusive, alguns são tão legais que podem até nos querer fazer ler a obra logo de cara, como os do post 20 livros que você também leria só pelo título. O nome de um livro diz muito sobre ele, nos dá uma ideia sobre o tom, o clima da história. Claro que alguns títulos podem enganar, mas a maioria deles acertam em cheio na hora de cumprir seu objetivo - que é intrigar possíveis leitores contando um pouco sobre a história em poucas palavras!

Mas, mesmo quando combina perfeitamente com a história, o nome de uma obra pode acabar não transmitindo tudo sobre ela. E, pensando nisso, resolvi fazer a divertida TAG Títulos Sinceros, que vi lá no blog Leitora Encantada. A ideia é dar novos e sinceros nomes a alguns livros, títulos mais honestos, que traduzam a história, reflitam o que ela passa e/ou o que a leitura significou para você. E olha, não foi uma tarefa fácil! Mas conseguir bolar alguns nomes bem legais, na minha humilde opinião! Confiram:

Leia também:
Os 10 títulos de livros mais legais da minha estante
7 livros com números no título
20 livros que você também leria só pelo título


Título original: Três Coisas Sobre Você
Título sincero:  Mais de três coisas sobre meu stalker
Título sincero opção 2: Um guia de como não fazer quando um estranho te contata na internet

Não se enganem, eu amo muito Três Coisas Sobre Você! O livro é divertido, romântico e bastante poético. Mas... na vida real, a história seria bem diferente. Se, como a protagonista, eu recebesse um e-mail anônimo de um cara que afirma ser meu colega de escola e que tem me observado, eu faria qualquer coisa menos respondê-lo! Claro que, enquanto estamos lendo Três Coisas Sobre Você, tudo soa fofo e romântico, mas o começo dessa história poderia ser o mesmo que uma de terror! Sério, não respondam stalkers anônimos!

- Leia a resenha, veja fotos de Três Coisas Sobre Você e conheça melhor esse apaixonante romance!


Título original: Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo
Título sincero: Eu juro que é bom, mas você só vai entender no final

Mais um livro que eu adoro e recomendo! E o nome original de Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo combina perfeitamente com a história, já que ela começa com a narradora dizendo que está pensando em terminar tudo com seu namorado. Contudo, se fosse ser 100% honesto, o nome desse livro já te diria logo de cara que ele ia te trollar totalmente, e que mesmo a história sendo incrível, você só vai entender tudo nas últimas páginas!

- Leia a resenha e veja fotos de Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo


Título original: Trainspotting
Título sincero: Sua mãe bem que te avisou para não usar drogas

Um dos meus livros favoritos da vida, Trainspotting consegue, de forma brutal e às vezes divertida, retratar bem a vida de jovens viciados em drogas (em especial a heroína e o álcool). As situações narradas no livro são tão chocantes, até nauseantes em alguns momentos, que te fazem ter certeza absoluta que você jamais experimentará qualquer droga na vida. Apesar do meu título sincero ser só uma brincadeirinha, eu gostaria que o original fosse algo mais poético e impactante, como o livro, já que "trainspotting", uma gíria escocesa para uma atividade sem sentido, não soa tão legal assim...

- Leia a resenha, veja fotos e conheça o impactante e incrível Trainspotting


Título original: Mentira Perfeita
Título sincero: Mentira tem perna curta, mas nem tanto assim

Esse é o meu livro favorito da Carina Rissi! Mas, o título não é tão sincero assim, já que a mentira contada pelos protagonistas (eles inventam que são namorados para suas respectivas famílias) não é tão perfeita e eles acabam sendo descobertos de qualquer maneira, mesmo que, curiosamente, não tão rápido quanto eu imaginava antes de ler o livro! Contudo, Mentira Perfeita continua sendo um romance fofo e muito divertido, que recomendo para todos!

- Leia a resenha e veja fotos do divertido romance Mentira Perfeita


Título original: Pequenas Grandes Mentiras
Título sincero: Você vai ficar feliz quando descobrir quem morreu

Vocês já devem ter cansado de tanto que falo desse livro aqui no blog! Contudo, não é minha culpa que essa mistura de suspense, drama e humor seja tão boa! Eu adoro o nome de Pequenas Grandes Mentiras, ele tem um ar poético que combina com o livro, e acaba transmitindo um pouco da história, já que ela é recheada de protagonistas cheios de segredos. Contudo, se fossemos ser sinceros, o título perfeito seria mesmo, e isso não é spoiler, "Você vai ficar feliz quando descobrir quem morreu". Desde o início do livro somos envolvidos no mistério de um acidente/assassinato durante uma festa, mas, a história traz alguns personagens tão desprezíveis, que o leitor ficaria mesmo contente com a morte de qualquer um deles!

- Leia a resenha de Pequenas Grandes Mentiras, veja fotos do livro e conheça esse intrigante e divertido mistério


Título original: O Lado Feio do Amor
Título sincero: O lado sexy do amor

Eu adoro a história e o nome de O Lado Feio do Amor! Esse romance é fofo e divertido, e fala bem, como o título diz, do lado feio, complicado e sofrido do amor. Mas, apesar disso, a obra acaba tendo muito mais momentos românticos e sensuais (ainda mais porque, no começo, os protagonistas querem só um caso rápido de paixão), por isso acho "O lado sexy do amor" um nome muito mais sincero!

- Leia a resenha, veja fotos e conheça o apaixonante livro O Lado Feio do Amor


Título original: Inesquecível
Título sincero: Eu só vou lembrar de você porque você me mostrou como

E para finalizar, essa ficção científica jovem, protagonizada por uma garota que sobrevive a uma queda de avião sem nenhum arranhão, mas perde a memória. O título original é até bem sincero, já que, na história de Inesquecível, a protagonista é abordada por um cara que diz ser seu namorado e, com o tempo, ela se lembra dele e do amor que sentia por ele. Mas, se o nome fosse 100% sincero, já deixaria claro que ela só lembraria de verdade mesmo porque seu suposto namorado mostrou como ela poderia recuperar a memória!

- Leia a resenha, veja fotos e conheça o emocionante livro Inesquecível


E aí, o que acharam dos meus títulos sinceros? Gostaram dos livros que eu escolhi e dos novos nomes? Agora me contem: qual livro merecia um título sincero, na sua opinião? Comentem aí embaixo!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Adorei :3
    Não li nenhum desses ainda :(


    Minha Fuga da Realidade

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!!!

    Adorei a TAG!! Hahahahaha
    Mas o meu favorito foi "Sua mãe bem que te avisou para não usar drogas" Hahahahahahaha
    Tô rindo até agora que vi de novo! xD

    Acho que essa é uma das Tags mais criativas que já vi.
    Parabéns!! :D

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei esse post ❤️ hahahahaha
    Suas respostas foram muito criativas e concordo com a maioria.
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)