10.4.17

Resenha: Rumor - Leonardo Torres


A HISTÓRIA

Aos 19 anos, Dalila Arce já atingiu o auge e o fundo da sua carreira. Um ano antes, a vitória em um reality show de modelos a colocou em todas as capas de revista e sites de fofocas, e a deu um apartamento com vista para o mar, prestígio social, dinheiro e fãs. Mas, agora tudo se foi. Enquanto Chandra, a ganhadora da segunda temporada do programa que Dalila ganhou, é o centro das atenções do mundo da moda, Dalila está esquecida e falida. Sem qualquer trabalho a vista, ela deixa seu maior e único fã, que agora mora com ela e trabalha como seu assessor, Abi, a convencer ouvir uma proposta sobre posar nua, o que a daria algum destaque na mídia e, claro, dinheiro.

“Eu estava falida e esquecida. Não havia fãs, paparazzi ou jornalistas, mas o pior é que não havia dinheiro. Minha agenda de contatos? Ninguém me atendia mais. Perdi meus amigos e meu prestígio social exatamente um ano após tê-los ganhado.” Pág. 9/10

Dalila não quer posar nua de maneira alguma, mas acaba indo ao encontro com o editor da revista em um hotel chique do Rio de Janeiro. A reunião não vai nada bem e Dalila resolve não aceitar posar nua, contudo aquele dia estranho acaba mudando a vida de Dalila. Ao ser fotografada por paparazzis na saída do hotel, um rumor de que ela estaria namorando um cantor americano de rock, Zac Cullum, rapidamente se espalha pela internet e, novamente, Dalila está famosa! Todos querem saber mais da relação de Dalila e Zac: para mídia, eles estão prestes a se casar, enquanto na vida real, a modelo nem mesmo conhece o cantor.


Dalila logo pensa em desmentir o boato, mas, quando surgem novas propostas de trabalho por causa desse rumor, ela acaba aceitando a sugestão de Abi e levando essa mentira para frente. É incrível ter paparazzis e fãs de novo ao seu encalço, mas a vida de Dalila complica quando o convite para desfilar no Fashion Rio vem atrelado a responsabilidade de fazer Zac cantar no evento. Assim, Dalila começa a bolar jeitos de se aproximar do cantor, mas a vida dá uma ajudinha e Zac entra na vida dela como um furacão. De repente, Dalila se vê indo a todos os lugares com Zac, sendo fotografada ao lado dele, indo aos bastidores de seus shows e muito mais! A relação dos dois provoca um alvoroço na mídia, que só fala da modelo e do cantor e que os perseguem para todos os lados, além de inventar as notícias mais malucas sobre eles. 

No meio dessa loucura midiática, Dalila convence Zac a cantar no Fashion Rio e garante seu retorno as passarelas. Contudo, passar tanto tempo ao lado do roqueiro acaba mexendo com Dalila. Ela logo percebe que Zac é um cara estranho e muito dedicado a carreira, mas também um homem atencioso e gentil. Dalila se surpreende que seu namoro de mentirinha acabe dando início a sentimentos de verdade, mas, será que ela e Zac podem ter realmente alguma coisa? Na frente das câmeras, ele é o par romântico perfeito, mas, por trás delas, não parece nem um pouco interessado em Dalila. E os sentimentos dela por Zac só complica as coisas conforme Dalila é sugada para uma rede de mentiras e fofocas e precisa aprender a diferenciar o que é real e o que não é. É bom ter fama e dinheiro de novo, contudo, tudo isso vai cobrar um preço e Dalila vai enfrentar as situações mais divertidas, malucas e perigosas, tudo isso por causa de um simples rumor...


A LEITURA: NARRATIVA, TRAMA E CRÍTICAS DE RUMOR

Eu estava com altas expectativas para Rumor e a obra não me decepcionou. Desde as primeiras páginas, somos cativados pela escrita bem-humorada e leve do autor. A partir da perspectiva da Dalila, Leonardo Torres constrói uma narrativa em primeira pessoa gostosa de ler e que flui bem. Algo que amei foi que, entre os capítulos, encontramos notícias de um site de fofocas fictício, que narra as situações mais malucas e, a maioria delas falsas, sobre a vida de Dalila. Além de provocar boas risadas, essas notícias incrementaram bastante as críticas do livro, ao mostrar como muitos veículos de fofocas e notícias sobre celebridades distorcem a realidade e divulgam coisas falsas e absurdas como verdade só para chamar a atenção do público.

E esse é o ponto interessante de Rumor. Esse chick-lit com grandes pitadas de romance, algumas também de mistério e drama, proporciona uma história divertida e crítica sobre o mundo da fama e do jornalismo de celebridades. O livro mostra como um rumor bobo pode transformar a vida de uma pessoa (para o bem e para o mal) e como é fácil se deslumbrar com a fama e o dinheiro, e acabar se deixando levar em uma vida de mentira e de aparências. Rumor também nos leva para os bastidores do mundo da moda, mostrando como, por trás das roupas glamourosas, há modelos que passam fome para se manterem magras e bonitas e disputam ferozmente oportunidades de trabalho, que levam mais em conta não o profissionalismo da modelo, mas sua beleza física e, principalmente, sua fama e status na mídia.

“Quanto mais pensei, mais desesperada fiquei. Estava sem saída. Eu tinha conseguido tudo o que eu queria, mas não poderia desfrutar de nada, por causa de mentiras. Não conseguia nem sentir pena de mim. Eu era culpada e estava ferrada.” Pág. 37

É bem legal pensar como a história de Rumor conseguiu ser, ao mesmo tempo, fantasiosa de uma forma divertida e realista de uma forma crítica. A protagonista se mete nas situações mais malucas e inesperadas e, logo, engraçadas, mas todas soam reais e trazem um pouco de como é o mundo da fama de verdade. O autor me surpreendeu com suas descrições bem realistas sobre os pormenores da vida de uma modelo, assim como do mundo das celebridades e das pessoas que vivem na mídia, o que prova que ele fez uma extensa pesquisa para a obra. A trama de Rumor é bem amarrada e surpreendente, o final fugiu bastante do que eu esperava – algo muito bom, claro!


OS PERSONAGENS

Rumor também acerta com personagens divertidos, mas complexos e que soam reais. Começando pela nossa protagonista, a Dalila consegue provocar tanto amor quanto ódio! A narrativa divertida da Dalila nos faz simpatizar com ela, mas seu comportamento muitas vezes fútil e infantil pode ser bem irritante em alguns momentos. Contudo, a Dalila evolui bastante ao longo da história. É interessante acompanhar o crescimento da protagonista durante a leitura de Rumor, que mostra que é difícil para alguém tão jovem lidar com fama e dinheiro, mas que a pessoa pode aprender, mesmo com pouca a idade, a ser quem ela é de verdade nesse mundo de fofocas, mentiras e aparências.

Os outros personagens não são tão profundos e cativantes quanto a Dalila, mas todos têm papel na história e personalidade marcante, além de conseguirem provocar sentimentos contraditórios no leitor. O Zac me soou bem estranho no início, mas fofo em alguns momentos, contudo, quando finalmente descobrimos qual é a dele de verdade, ficamos com vontade de jogá-lo contra uma parede. Mas um personagem que acabei gostando tanto quando a Dalila foi o Jonatas, o ex-namorado fofo da protagonista. Jonatas é pé no chão e compreensivo, mas forte quanto ao que acredita – o tipo de mocinho do qual é impossível não gostar.


A EDIÇÃO

A edição de Rumor é muito boa. Apesar de não gostar de obras (como essa) que têm páginas brancas, esse detalhe não chegou a ser incômodo, e as letras de um tamanho um pouco maior ajudam a deixar a leitura confortável. A diagramação do livro é simples, mas o texto está sem qualquer tipo de erro. Eu gosto bastante da capa de Rumor. Ela é minimalista de um jeito fofo e combina com a obra, já que a protagonista, Dalila, é ruiva.


CONCLUSÕES FINAIS

Divertido do início ao fim, Rumor é um chick-lit surpreendente, mas também bastante crítico. Com uma leitura gostosa e leve, a obra consegue criticar a superficialidade do mundo da fama, assim como o sensacionalismo da mídia sobre celebridades. Com toques de humor, romance, drama e mistério e personagens que nos causam uma montanha-russa de sentimentos, Rumor nos faz rir e pensar bastante. Uma obra alto-astral, rápida e gostosa de ler. Mais que recomendo Rumor e estou curiosa para ler mais obras do Leonardo Torres.

QUOTES FAVORITOS

“Abi vivia em um mundo fantasioso. Eu gostava dele, porque ele me adorava, mas a verdade era essa. Ele era totalmente inconsequente.” Pág. 29

“Que dia! Que homens infelizes! Abi, que só me coloca em furada; Adalberto, querendo se aproveitar do meu momento, e Sidney, que escreve mentiras como se fossem fatos.” Pág. 55

Título: Rumor
Autor: Leonardo Torres
Editora: Multifoco
ISBN: 9788559962932
Ano: 2017
Páginas: 456
*Esse livro foi uma cortesia do autor

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi, Ana!!

    Eu não conhecia esse livro ainda, mas adorei sua resenha.
    A história me pareceu muito divertida e fiquei com vontade de ler também!!
    Vou adicionar na minha lista! ;)

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ana!
    Gostei de ver que o autor trouxe uma realidade que acontece cotidianamente em relação as mídias sociais, que tanto colocam a pessoa para cima, como também as derrubam e criou uma fantasia bem crível e ainda deliciosa de ser lida.
    Bom ver "chick-lit com grandes pitadas de romance, algumas também de mistério e drama" tudo em um único livro e de autor nacional, amei e gostaria de ler.
    “A sabedoria começa na reflexão.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)