A HISTÓRIA
Jake não é como os outros caras. Ele está sempre lendo algum livro e falando sobre coisas como filosofia com seu linguajar formal e técnico. Jake tem algumas manias estranhas, todo o seu jeito de ser é bem peculiar, e é por isso que sua namorada está pensando em acabar com tudo. Eles estão juntos há poucas semanas, mas tão envolvidos como só um casal extremamente apaixonado pode estar. Contudo, alguma coisa não parece certa e a namorada de Jake sente que precisa cair fora o mais rápido possível.
“Eu estou pensando em acabar com tudo. Quando este pensamento chega, ele fica. Gruda. Perdura. Domina. Não há muito o que eu possa fazer. Confie em mim. Não vai embora. Fica lá, quer goste ou não. Está lá quando eu como. Quando eu vou me deitar. Está lá quando eu durmo. Está lá quando acordo. Está lá. Sempre.” Pág. 7
E a namorada de Jake tem toda essa epifania sobre terminar o namoro durante a viagem de carro para a casa dos pais de Jake. Talvez seja a coisa toda de conhecer os pais que faça o relacionamento parecer mais definitivo, e mais estranho, ou talvez sejam os Chamados, ou apenas a insegurança dela mesmo. Contudo, a verdade é que ela quer acabar com tudo e definitivamente não quer conhecer os pais de Jake. Mas ali está ela, presa em um carro no meio do nada, com um namorado com o qual terminar.
Toda a viagem já está bizarra e tensa o suficiente, mas, para completar, os Chamados estão ficando cada vez mais frequentes e assustadores. Tudo começou com uma ligação que parecia ser apenas alguém que discou o número errado, mas, agora, a namorada de Jake está recebendo telefonema atrás de telefonema, onde um homem estranho deixa sempre a mesma mensagem assustadora.
E quando o estranho deixa mais um correio de voz, dessa vez afirmando claramente que sabe bem quem ela é, a namorada de Jake fica aterrorizada, entretanto, não vê motivos para revelar a Jake o que está acontecendo. Na verdade, ela se preocupa que, do mesmo jeito que vem fazendo, Jake esteja escondendo segredos bizarros, mais um motivo para terminar com ele. Contudo, ela só conseguirá romper com Jake quando voltarem para casa, e, para isso, antes de tudo, ela precisa sobreviver a essa viagem com o namorado.
“Isso me preocupa. Realmente me preocupa. Talvez eu devesse saber como terminaria para nós. Talvez o fim estivesse escrito desde o início.” Pág. 8
A LEITURA: NARRAÇÃO E TRAMA
Eu estava curiosa para ler Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo, apesar de não saber bem o que esperar da obra. E as expectativas incertas acabaram deixando a experiência ainda mais incrível. A obra de Iain Reid é algo único e inusitado. Começando pela misteriosa narrativa em primeira pessoa: a história é contada pela namorada de Jake, uma garota sem nome e da qual não sabemos muito.
“É incrível que relacionamentos podem se formar e durar sob as limitações de nunca se saber totalmente. Nunca saber ao certo quem uma pessoa é.” Pág. 187
A narração, assim como a trama, gira em torno apenas de Jake e seu relacionamento com a narradora sem nome, o que, inicialmente, poderíamos esperar que deixaria o livro chato, mas que, no final, acaba deixando-o ainda mais interessante. A escrita de Reid é muito boa e tão peculiar e intrigante quanto a obra em si. O autor não se prende a muitos detalhes e com idas e vindas no tempo, vai misturando passado e presente em uma narrativa tensa e engenhosa.
Apesar das cenas em si serem muito paradas, Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo não é um livro de ritmo lento ou entediante. Por mais que as situações narradas sejam coisas comuns como uma viagem de carro, um jantar com os pais de um namorado, uma parada na beira da estrada, a narrativa, que traz os pensamentos inquietos e rápidos da narradora, acaba deixando a leitura rápida e movimentada, como se o leitor estivesse sendo sugado para um jogo mental perigoso e assustador com os personagens.
Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo tem muitos momentos reflexivos e conhecer tão profundamente a mente da narradora é essencial para o desfecho do livro. A obra nos faz pensar bastante sobre os relacionamentos e a mente humana, e como, muitas vezes, não fazemos ideia de quem as pessoas são de verdade. A trama é muito bem amarrada e desenvolvida, e, apesar de passarmos grande parte do livro nos perguntando o que diabos está acontecendo e tecendo teorias sobre a história, o final é inusitado, justamente aquilo que jamais imaginaríamos, e nos causa, ao mesmo tempo, certo alívio por finalmente entender tudo aquilo que se passou, mas também inquietação, por ficar imaginando todas as coisas mais bizarras e estranhas que poderiam ter acontecido com os personagens.
OS PERSONAGENS
A parte mais complexa de Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo é, definitivamente, seus personagens. De alguma forma o autor consegue, ao mesmo tempo, nos fazer conhecer profundamente os protagonistas sem realmente os conhecê-los. Os personagens deixam muitas perguntas não respondidas, mas também nos dão respostas para questões que nem sequer pensávamos que existiam.
“No fim das contas, não podemos negar quem somos, quem fomos, onde estivemos. Quem queremos ser não importa quando não há como chegar lá.” Pág. 211
Cada um deles é estranho, com certas características bizarras, mas ao mesmo tempo comum, como pessoas quaisquer. Destaque, claro, para Jake e sua namorada. Desde o início sentimos que há algo de errado com os dois: ele com suas manias esquisitas e jeito misterioso, ela com sua mania de observar as manias dos outros e sua insistência em querer terminar com Jake, ambos com seus segredos... O casal soa intrigante do início ao fim e todo o revelar sobre suas reais personalidades e mentes é o que faz dessa história tão poderosa, surpreendente e sombria.
A EDIÇÃO
E a Fábrica231, selo da Editora Rocco, caprichou na edição de Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo. A diagramação é cheia detalhes, como ilustrações de árvores, folhas pretas em meio a brancas e frases riscadas, que deixam a obra já sombria ainda mais arrepiante. A tradução estava excelente e o texto sem qualquer tipo de erros. E a capa de Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo é perfeita. Antes de tudo, quem não adora livros de capa dura? E uma capa apenas com o título em dourado contra um fundo preto fosco é perfeitamente sombria e intrigante para uma obra como essa!
CONCLUSÕES FINAIS
Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo não chega a ser um livro assustador, mas traz um tom tão sombrio e passa uma sensação de estranhamento tão forte, que ficamos arrepiados do início ao fim, assim como viciados na história. Mais do que um terror psicológico intrigante e inusitado, este livro traz também reflexões profundas e inquietantes sobre a natureza, a mente e os relacionamentos dos seres humanos. Com uma narração intrigante, personagens complexos e desfecho completamente inesperado, Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo é uma obra difícil de explicar (sem dar grande spoilers, pelo menos), levemente esquisita e bizarra, mas única e apaixonante. Eu amei o livro e estou curiosa para ler mais obras do autor.
QUOTES FAVORITOS
“Acho que muito do que aprendemos sobre os outros não é o que eles nos contam. É o que observamos.” Pág. 37
“Sei que as pessoas falam sobre o oposto da verdade e o oposto do amor. Qual é o oposto do medo? O oposto de desconforto e pânico e arrependimento?” Pág. 197
“Nunca vou saber porque viemos para este lugar, como terminei num confinamento assim, como terminei tão só. Não deveria acontecer assim. Por que eu?” Pág. 197
Título: Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo
Título original: I'm Thinking of Ending Things
Autor: Iain Reid
Editora: Fábrica 231
ISBN: 9788568432969
Ano: 2017
Páginas: 224
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Rocco
Ana, vi "Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo" na livraria e anotei para dar uma pesquisada sobre ele porque adorei a premissa e a capa (hehehe) - ela que nos chama, né? Dei uma olhada no skoob, mas não vi nada de destaque. A sua é a primeira resenha que leio do livro e fiquei encantada com a história. Curiosa, intrigada e louca para ler. De verdade. E a namorada só é namorada!?! Gente, isso é demais. E ela é a narradora!?!
ResponderExcluirAna, sua resenha está ótima. Vou ler o livro, com certeza. Obrigada!!!
www.papuff.com
Oi, Ana!!
ResponderExcluirAdorei a resenha!! Esse é um livro que não tinha me chamado muito a atenção, mas fiquei com vontade de lê-lo depois de checar sua resenha. Hahahahaha
Bjs
http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br