A HISTÓRIA
A vida de Lorde Hugh Prentice nunca mais foi a mesma depois que um jogo de cartas com Daniel Smythe-Smith acabou em um duelo. Todo mundo sabe que Hugh é um gênio da matemática e invencível nas cartas. Mas, naquela noite, todos estavam muito bêbados e, de algum modo, Daniel ganhou de Hugh, que o desafiou para um duelo. Daniel, com sua péssima mira, acabou acertando Hugh na perna, que quase perdeu o membro e a vida. Contudo, mesmo sabendo que nunca mais conseguirá andar como antes, Hugh jamais culpou Daniel pelo acidente e fez de tudo para convencer o pai a deixar a coisa toda de lado.
Mas o pai de Hugh demorou três anos para ser convencido, três anos em que Daniel Smythe-Smith passou em exílio na Europa e em que sua família sofreu com a sua ausência e as fofocas causadas pelo escândalo. E a prima dele, Sarah Pleinsworth, nunca perdoou Hugh por isso. Na sua mente, é culpa de Hugh que ela, Sarah, e sua prima, Honoria Smythe-Smith, tenham ficado solteiras por tanto tempo. Contudo, as coisas mudaram recentemente. Honoria se apaixonou por Marcus, o Conde de Chatteris, e o casamento dos dois, que será seguido pelo de Daniel com Anne Wynter, a ex-governanta das irmãs mais novas de Sarah, é o evento do momento, evento no qual ela será obrigada a ver e conversar com Hugh.
Hugh só viu Sarah Pleinsworth uma única vez. Mas o encontro entre eles foi tão desastroso que fez surgir um intenso ódio mútuo entre eles. Para Hugh, Sarah é uma mulher dramática e fútil, que acha que o mundo gira ao seu redor. Já Sarah pensa que Hugh é um idiota arrogante, um monstro que quase arruinou a sua família e que deveria se mantar longe dela. Contudo, os Smythe-Smith estão dispostos a mostrar para a sociedade que não há ressentimentos entre eles e Hugh, por isso não só insistiram em sua presença no casamento de Honoria e Daniel, quanto pediram a Sarah que o faça companhia durante o evento.
Sarah, que está desesperada para se casar para fugir de ter que se apresentar nos terríveis concertos dos Smythe-Smith, preferia morrer a passar um minuto inteiro na companhia de Hugh. Contudo, para não ferir os sentimentos da prima, ela aceita sua missão de má vontade, afinal, ela precisa acompanhar Hugh e não tratá-lo bem. Hugh, que já não gosta de festas, vê o evento se tornar mais tortuoso agora que Sarah está sempre ao seu encalço. Contudo, ele acha a honestidade dela, que não esconde o desprezo que sente por ele, revigorante. Sarah, por sua vez, passa a apreciar o humor sarcástico de Hugh, o que o torna um candidato a altura da língua ferina da moça.
Sarah e Hugh podem formar um casal belo, mas completamente inadequado. Contudo, as conversas francas e discussões divertidas logo tornam a companhia um do outro bastante prazerosa. Hugh percebe que, além de muito atraente, Sarah é uma mulher sagaz, que não tem medo de ser quem é, mas que sofre por perceber que é um pouco egoísta demais. Já Sarah começa a ver Hugh como um cara muito inteligente e divertido, mas marcado pelos erros do passado, que o impedem de procurar um novo final feliz.
Conforme se tornam cada vez mais próximos, Sarah e Hugh começam a perceber que tanto ódio entre eles se transformou em um grande carinho e que pode se tornar muito mais. Entretanto, será que essa paixão avassaladora conseguirá vencer todos os obstáculos, como as limitações de Hugh, o preconceito de Sarah, o ódio do pai de Hugh pelos Smythe-Smith, e Sarah e Hugh encontrarão o seu final feliz?
Conforme se tornam cada vez mais próximos, Sarah e Hugh começam a perceber que tanto ódio entre eles se transformou em um grande carinho e que pode se tornar muito mais. Entretanto, será que essa paixão avassaladora conseguirá vencer todos os obstáculos, como as limitações de Hugh, o preconceito de Sarah, o ódio do pai de Hugh pelos Smythe-Smith, e Sarah e Hugh encontrarão o seu final feliz?
A SÉRIE
A Soma de Todos Os Beijos é terceiro livro do Quarteto Smythe-Smith da Julia Quinn. Essa série de quatro livros conta as histórias de amor de quatro membros da família Smythe-Smith, conhecida no universo dos romances da autora por promoverem anualmente um concerto, onde jovens solteiras da família tocam (terrivelmente) em quarteto.
Apesar dos livros da saga serem independentes, cada um com sua trama e casal próprios, é interessante ler a série na ordem, já que personagens secundários se repetem ao longo dos livros e os acontecimentos do anterior sempre são citados nos volumes seguintes. Simplesmente o Paraíso, o primeiro livro, conta a história de Honoria Smythe-Smith e o amigo de longa data da família, Marcus Holroyd. O segundo livro, Uma Noite Como Esta traz o envolvimento do irmão de Honoria, Daniel, e a governanta das primas dele, Anne. Nesse terceiro livro, A Soma de Todos os Beijos, é vez da prima dos Smythe-Smith, Sarah e o gênio da matemática Hugh Prentice. E no quarto e último livro, Os Mistérios de Sir Richard, temos a saga de Iris Smythe-Smith e Richard Kenworthy.
Leia a resenha dos outros volumes da série:
A LEITURA: NARRATIVA E TRAMA
Mesmo não gostando muito do livro anterior, Uma Noite Como Esta, eu estava ansiosa para ler esse terceiro volume da série Smythe-Smith. E A Soma de Todos Os Beijos não me decepcionou, sendo que, até o momento, foi a melhor leitura da série para mim. Diferente dos dois primeiros livros do Quarteto, A Soma de Todos Os Beijos tem muitos momentos divertidos, daqueles de gargalhar sozinha mesmo, assim como uma boa quantidade de cenas fofas e românticas.
A narrativa de Julia Quinn continua leve e gostosa de ler. Contudo, nesse terceiro livro da série, ela trouxe algo do qual estava sentindo falta no Quarteto: diálogos rápidos e recheados de ironia. As conversas de Sarah e Hugh são incríveis, disputas verbais divertida de acompanhar e gostosa de ler. E a autora também acertou na trama. A história é bem amarrada e inteligente. Eu gostei bastante que, ao mesmo tempo em que acompanhamos a paixão de Hugh e Sarah, também podemos ler sobre o casamento de Honoria e Marcus, e Daniel e Anne, assim como vemos o desenrolar final da disputa entre o pai de Hugh e Daniel. Com tramas paralelas tão interessantes como a principal, A Soma de Todos Os Beijos tornou-se um romance de época único e rico, que surpreendente com pitadas de ação e mistério em meio ao romance.
OS PERSONAGENS
Se A Soma de Todos Os Beijos foi o melhor livro da série, Sarah e Hugh foram o melhor casal. Eu já tinha simpatizado com o jeito dramático da Sarah desde o primeiro livro, mas acabei adorando ainda mais a personagem em sua própria história. Sarah é inteligente, tem uma língua ferina e não tem medo de ser quem ela é. Ela não é nenhuma mocinha rebelde que foge das regras sociais, mas consegue ser corajosa e audaciosa a sua própria maneira, especialmente quando é necessário defender sua família ou Hugh.
Contudo, A Soma de Todos Os Beijos foi mais cativante que os outros livros da série porque trouxe personagens mais complexos, com defeitos e problemas que são desenvolvidos ao longo da história. A Sarah, por exemplo, não se importa de defender quem ama, contato que o faça depois de defender a si mesma. Mas, o egoísmo da personagem, que é apontado por sua prima nas primeiras páginas, vai desaparecendo, aos poucos, conforme ela aprende que o mundo não gira ao seu redor. Sarah também é um pouco preconceituosa e mimada, coisas que também são trabalhadas ao longo de A Soma de Todos Os Beijos.
Já Hugh nos cativa por ser gentil com aqueles que ninguém é gentil, como a jovem Frances, e também por sua honestidade constante e humor sombrio. A grande inteligência do personagem também faz parte do seu charme e de seus defeitos. Entretanto, felizmente, Hugh vai percebendo que não é porque é mais inteligente que a maioria das pessoas que ele é melhor do que elas. O mocinho também tem sua própria trajetória de superação, já que, é ao longo de A Soma de Todos Os Beijos que ele finalmente se perdoa pela confusão com Daniel e começa a aceitar a sua perna machucada.
Sendo personagens tão profundos sozinhos, é claro que Hugh e Sarah dão um casal perfeito. Eles são parecidos em alguns pontos, mas muito diferentes em outros, o que nos proporciona uma história de amor diverta, mas muito fofa. Algo que me incomodou bastante no livro anterior, Uma Noite Como Esta, foi a insistência de Daniel sobre Anne, o que tornou o romance deles quase uma história de assédio. Contudo, felizmente, A Soma de Todos Os Beijos não é assim. Eu adorei o desenvolvimento do romance do casal. Eles demoram a se apaixonar, o que garante que o relacionamento dos dois seja mais cativante e soe mais real, assim como saudável.
A EDIÇÃO
A edição de A Soma de Todos Os Beijos está excelente e segue o estilo das outras da série. A tradução e diagramação estão boas, e o texto sem qualquer tipo de erro. Apesar de não ser uma das minhas favoritas da série, a capa de A Soma de Todos os Beijos é bonita, eu adorei o azul das cortinas e do vestido da modelo.
CONCLUSÕES FINAIS
A Soma de Todos Os Beijos foi um alívio depois da decepção que tive com o livro anterior. Esse terceiro volume do Quarteto Smythe-Smith tem tudo o que as obras da Julia Quimn tem de melhor: um mocinho fofo, uma mocinha audaciosa, diálogos divertidos e cheios de ironia, momentos surpreendentes e fofos, e muito, muito romance! A leitura de A Soma de Todos Os Beijos foi rápida e deliciosa, e provavelmente será a minha favorita da série.
QUOTES FAVORITOS
“No entanto, verdade seja dita, a sociedade londrina era bastante carente de observadores. Exceto Hugh. Hugh Prentice observava tudo. E também se lembrava de tudo.” Pág. 7
“Ela [Sarha] só queria se casar. Isso era tão patético assim? Não, pensou (…). Encontrar um marido e ser uma esposa era aquilo que fora educada para fazer, além de tocar piano no infame Quarteto Smythe-Smith. O que, pensando bem, era parte do motivo para estar tão desesperada para se casar.” Pág. 28
“Hugh sempre fora uma alma solitária, e havia pouquíssimas pessoas cuja companhia procurava deliberadamente. Mas também havia poucas que evitava. Como seu pai, é claro. Assassinos condenados. E lady Sarah Pleinsworth.” Pág. 30
Título: A Soma de Todos os Beijos
Título original: The Sum of All Kisses
Série: Quarteto Smythe-Smith
Volume: 3
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580416664
Ano: 2017
Páginas: 272
Conheça os outros livros da Julia Quinn:
Oi, Ana. Eu estou louca para ler a série, sei que a Julia não decepciona mas meu box ainda não chegou então o que faço é ler resenhas e esperar. Quero muito ver como esse casal se sai, mas sou suspeita pra falar porque geralmente gosto de todo tipo de romance.
ResponderExcluirAbraço, Leitora Encantada
Participe do sorteio do blog e concorra a três livros
Oi, Ana!!!
ResponderExcluirEu também comprei o box lindo!! <3
Julia Quinn é o máximo e esses livros também.
Eu gostei bastante de todos, mas acho que meu favorito talvez seja o último.
A história é diferente de todos os outros, mas tão boa quanto. E um segredo que demora para se revelar!! Hahahaha
Espero que goste desse também.
Bjs!!!
http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br