A HISTÓRIA
Daisy Bowman, como uma boa fã de romances que é, adorou ver sua irmã e duas melhores amigas se apaixonarem e se casarem nos últimos anos. Apesar de estar muito feliz por elas, é claro que uma parte de Daisy se pergunta quando será a vez dela. Contudo, depois de três temporadas em Londres cercada por cavalheiros completamente inadequados ou desinteressantes, Daisy começa a pensar que, talvez, seu par perfeito não esteja na Inglaterra.
Mas, o que é só um pensamento passageiro para Daisy, é uma verdade para o pai da garota. Thomas Bowman está cansado de esperar que a filha se decida por algum inglês, por isso, lhe dá um ultimato: se Daisy não encontrar um noivo em dois meses, ela terá que se casar com Matthew Swift, o braço direito do pai. Daisy, que abomina a ideia de casar com um homem que não ama, fica aterrorizada com a ideia de ter que ser mulher do frio e ambicioso Matthew.
Mas, Daisy sabe que pode contar com as suas amigas e sua irmã, que farão de tudo para arranjar um pretendente melhor para ela, que está decidida a se casar com qualquer menos Matthew. Contudo, para a surpresa de todos, Thomas convidou Matthew para vir a Inglaterra e logo fica claro que o americano tornou-se, além de muito bonito, um homem de bons modos e personalidade intrigante. Mas, como era de se esperar, o primeiro encontro de Daisy e Matthew é completamente desastroso, e mesmo ficando surpresa pelo rapaz afirmar que não sabia dos planos de Thomas de casá-lo com a filha, Matthew se recusa a prometer que não aceitará a oferta quando ela acontecer.
Assim, inicia-se uma disputa intensa e divertida entre Daisy e Matthew. Os dois parecem concordar que são completamente inadequados um para o outro, mas, por que então não conseguem se manter distantes? As coisas ficam mais confusas quando Daisy começa a perceber que, talvez, apenas talvez, Matthew esteja menos para vilão e mais para os mocinhos dos livros que ela tanto gosta de ler. Contudo, Matthew esconde um segredo profundo que pode ficar entre eles - mas não é sobre ele estar apaixonado por Daisy há anos, pois isso já está ficando cada vez mais claro para todos. Nunca houve um casal tão improvável quanto a sonhadora Daisy e o ambicioso Matthew, mas mesmo que o amor não se importe com probabilidades, será que há mesmo chance deles ficarem juntos?
A SÉRIE
Escândalos Na Primavera é o quarto e último volume da série As Quatro Estações do Amor de Lisa Kleypas. Cada livro da saga conta a história de uma das amigas que se autodenominaram o quarteto das Flores Secas e estão em busca por um marido, mas que acabam encontrando o amor no meio do caminho. Apesar de cada livro poder ser lido de forma independente, é interessante acompanhar a série na ordem, pois os personagens são praticamente os mesmos e os acontecimentos dos livros anteriores são citados nos seguintes.
Leia a resenha dos outros livros da série As Quatro Estações do Amor:
A LEITURA: TRAMA E NARRATIVA
Eu estava ao mesmo tempo ansiosa e temerosa para ler Escândalos Na Primavera. Apesar de amar a série e todos os romances de época da autora, o livro anterior, Pecados no Inverno, deixou bastante a desejar. Contudo, Lisa Kleypas parece ter recuperado sua forma e, nesse quarto livro de As Quatro Estações do Amor, encontrei novamente o que faz dessa série uma das minhas queridas: um mocinho fofo e uma mocinha de personalidade em situações hilárias e muito fofas.
Escândalos Na Primavera me conquistou desde as primeiras páginas. A autora tem sempre uma narrativa em terceira pessoa leve e cativante, com pitadas gostosas de ironia. Mas, algo que me chamou atenção foi que, nesse livro, Kleypas parece ter caprichado um pouco mais e se esforçado para dar um ar levemente mágico e fantástico para a história, o que, na minha opinião, só a deixou mais gostosa, já que combinou bastante com a nossa protagonista, a fofa e sonhadora Daisy. O cenário também contribuiu bastante: em Escândalos Na Primavera estamos de volta aos belos jardins e bosques de Stony Cross Park, que agora é a casa da irmã de Daisy, Lillian. Inclusive, uma das cenas mais legais do livro se passa no poço mágico da propriedade, que é quase um personagem dentro da saga.
Escândalos Na Primavera também acertou quanto a trama. A história começa e termina com muitos momentos divertidos, daqueles que te fazem rir sozinha mesmo. Mas, a autora também agregou alguns momentos de tensão e mistério, relativos ao passado de Matthew, que, apesar de previsível, fez muito sentido dentro da trama. E, como esse é um romance de época afinal, também temos um montão de cenas fofas e românticas – com direito até a troca de beijos na biblioteca, o que foi simplesmente encantador e perfeito, afinal, uma mocinha leitora como a Daisy merece um momento como esse entre os livros. Depois da seriedade e do romance previsível do livro anterior, Escândalos Na Primavera traz de volta o que amamos nessa série e a encerra de forma perfeita: com muitas risadas e suspiros.
OS PERSONAGENS
Os personagens de As Quatro Estações do Amor são, sem sombra de dúvida, apaixonantes. E, em Escândalos Na Primavera, conseguimos vê-los todos reunidos e em seu melhor estado. Preciso começar falando da Lillian e Westcliff, que, como deveria ser, exercem grandes papéis nessa história. Nem preciso dizer que adorei a Lillian toda desconfiada e superprotetora, primeiramente tentando manter Matthew longe de Daisy e depois testando o cara para ver se ele merecia sua irmã mais nova.
Westcliff, como sempre, fez o papel de mediador e ajudou e incentivou nosso casal desde o início, apesar de ter deixado claro para Matthew que ele não deveria ousar machucar o coração da Daisy se não quisesse encarar graves consequências. Mas, mais do que isso, Lillian e Westcliff têm seus próprios desafios em Escândalos Na Primavera, já que acompanhamos o final da gestação de Lillian e o nascimento do primeiro filho dos dois. E nem preciso dizer que isso rendeu cenas muito fofas e divertidas entre o casal e outros personagens, e que fiquei muito, muito feliz de poder ler sobre esse momento tão especial do meu casal favorito da saga.
“- Daisy – disse Westcliff amavelmente. - A maioria das pessoas não se distingue por grandes feitos, mas por um número infinito de pequenas coisas. Sempre que você faz algo de bom ou faz alguém sorrir, isso dá sentido a sua vida. Nunca duvide de seu valor, minha cara. O mundo seria um lugar triste sem Daisy Bowman.” Pág. 13
Mas, chega de falar dos secundários e vamos para as estrelas do show. Daisy e Matthew são mocinhos super fofos e divertidos. Algo que adorei é que suas personalidades tão diferentes acabam se completando, já que o caráter lógico e prático de Matthew é balanceado pelo jeito sonhador e gentil de Daisy, e vice-versa. Outro detalhe que me agradou foi o desenvolvimento do relacionamento dos dois. Apesar de, já no começo, Daisy começar a simpatizar com Matthew e ele ser secretamente apaixonado por ela, eles demoram um pouco mais para se envolver de verdade e a realmente gostarem um do outro.
Se são incríveis como casal, Daisy e Matthew também são excelentes sozinhos. É impossível não se cativar com a gentil Daisy, que vê o mundo a sua própria maneira e está sempre disposta a ser otimista e ajudar os outros. Contudo, ao longo de Escândalos Na Primavera, vemos a garota amadurecer e aprender a não deixar sua gentileza a impedir de expressar sua opinião e desejos. É legal ver Daisy correr atrás do que quer de forma decidida e apaixonada. Já Matthew, ao longo do livro, aprende a ver o mundo de forma mais colorida e alegre e a ser quem ele realmente é: um cara ambicioso, mas justo e gentil. Matthew é inteligente e muito fofo, o mocinho perfeito para Daisy.
A EDIÇÃO DO LIVRO
A tradução do livro estava muito boa, mas percebi alguns errinhos no texto, como palavras sem acento, mas nada que atrapalhasse ou prejudicasse a leitura. A diagramação não tem detalhes, mas o tamanho e fonte das letras estão bons. Eu gostei bastante que as páginas sejam feitas de um material mais grosso e resistente. A capa de Escândalos na Primavera é divina, a mais bonita (e minha favorita) da série. Adorei os tons de verde e rosa usados na capa, eles passam um ar de tranquilidade e romance que combinam perfeitamente com a obra.
CONCLUSÕES FINAIS
Escândalos na Primavera encerra de forma perfeita a série As Quatro Estações do Amor. Apesar do meu favorito da saga ainda ser o segundo livro, Era Uma Vez no Outono, esse quarto volume traz tudo o que um bom romance de época precisa: mocinhos fofos, encontros e desencontros divertidos, beijos atrapalhados e apaixonados, e ainda um pequeno mistério e momentos de tensão.
O livro ainda conta com participação de todos os personagens da série e foi bom rever personalidades tão queridas, das quais vou sentir falta. Escândalos na Primavera foi uma leitura rápida e muito gostosa, que provocou risadas deliciosas e suspiros apaixonados. O livro é fofo e emocionante do início ao fim, e vai agradar tanto os fãs da série e do gênero, quanto qualquer pessoa que goste de uma boa e fofa história de amor.
O livro ainda conta com participação de todos os personagens da série e foi bom rever personalidades tão queridas, das quais vou sentir falta. Escândalos na Primavera foi uma leitura rápida e muito gostosa, que provocou risadas deliciosas e suspiros apaixonados. O livro é fofo e emocionante do início ao fim, e vai agradar tanto os fãs da série e do gênero, quanto qualquer pessoa que goste de uma boa e fofa história de amor.
QUOTE FAVORITO
“Um livro sempre era uma porta para outro mundo, mais interessante e fantástico do que a realidade. Mas ela finalmente descobrira que a vida podia ser ainda mais maravilhosa do que a fantasia. E que o amor podia encher o mundo real de magia.” Pág. 211
Título: Escândalos Na Primavera
Título original: Scandal in Spring
Série: As Quatro Estações do Amor
Volume: 4
Autora: Lisa Kleypas
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580416565
Ano: 2017
Páginas: 224
Conheça mais livros da autora:
Estou LOUCA para ler esse livro, mas eu parei no Outono ainda! Preciso ler o Inverno antes de chegar à Primavera! Hahahaha
ResponderExcluirMas eu adorei a sua resenha e estou muito ansiosa para conhecer esse novo casal! <3
Acho a Lisa Kleypas uma das melhores escritoras de romance de época que já li. :)
Bjs!!
http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br