Uma das coisas mais bonitas da literatura, para mim, é a sua capacidade de proporcionar as histórias dos mais variados tipos, para os mais variados gostos. Dentro dos livros, tudo é possível e tudo é permitido: desde aliens e monstros, até terras mágicas, viagem no tempo e amor à primeira vista. E com tantas possibilidades de tipos de histórias diferentes, por que se prender a apenas um ou dois tipos? Como qualquer pessoa, eu tenho os meus gêneros mais e menos favoritos de livros, mas sempre tento ler um pouquinho de todos! É bom conhecer tramas diferentes, cada uma com suas características e particularidades. Por isso, hoje resolvi fazer uma listinha rápida sobre 3 gêneros literários que, na minha opinião, todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida! Confiram:
Livros de romance de época que eu recomendo
Há dois tipos de pessoa no mundo: as que amam livros de romance e as que odeiam livros de romance. Como vocês bem sabem, eu estou na primeira categoria, a dos fanáticos por romances, apesar de que entendo, em parte, quem está na segunda. Por um bom tempo eu tentei evitar ao máximo as histórias de amor, afinal, eles sempre parecem trazer mais do mesmo e não acrescentar nada na nossa vida. Contudo, com o tempo, fui descobrindo novos autores de romance e percebendo o quanto eu estava sendo equivocada.
Mesmo com os clichês do gênero, há livros que conseguem inovar e trazer histórias de amor únicas e, o melhor, que nos fazer refletir ou ainda nos ensina algo. Mas, hoje vim defender um tipo especial de romance: os de época. Sério, como alguém pode passar a vida inteira sem ler uma única história de amor que se passe entre bailes, carruagens e castelos? Os romances de época são especialmente gostosos porque, além de trazer a história fofa e divertida de algum casal, eles ainda nos transportam para uma época diferente e nos ensinam bastante sobre o modo de viver e pensar daquela época. Então, histórias de amor gostosas que ainda ensinam um pouco de história? Você precisa ler alguma obra de romance de época antes de morrer, com certeza!
Leia também:
- Melhores livros de romance de época - Parte 2- 10 coisas que todo mundo pensa quando lê um romance de época
Livros de distopia que eu recomendo
2 - Distopia
Um gênero que cresceu muito nos últimos anos, com sucesso como Jogos Vorazes e Divergente, e que justamente por isso muita gente evita ler. Mas, para mim, as distopias são leituras necessárias para a vida! Distopia é justamente o contrário de utopia e, logo, os livros desse gênero retratam mundos devastadas, sociedades totalitárias, culturas opressivas, ou seja, todas as formas como a existência humana pode dar completamente errado. Assim, livros de distopia sempre acabam trazendo algum aleta ou crítica social ou cultural importante, que nos faz refletir e querer mudar a nossa realidade. Obras de distopia são sempre experiências de leitura ricas e construtivas, ou seja, esse é um gênero que merece ser lido - nem que seja por uma vez durante toda a sua vida!
Leia também:
Livros de terror que eu recomendo
Eu honestamente não entendo as pessoas que não gostam de terror (seja em livros ou em filmes). Poucas histórias de terror são realmente assustadoras, a maioria só provoca aquele friozinho na barriga de leve e nos deixam um pouco tensos - e isso nem é o melhor do gênero. O que mais gosto em obras de terror é que elas não provocam o medo e sim falam sobre o medo. As tramas do gênero exploram o que mais amedronta o ser humano: o escuro, o desconhecido, monstros famintos, doenças fatais, e, algumas vezes, até mesmo o próprio ser humano - com sua ambição desenfreada ou sede de poder. O terror existe para mostrar o lado negro da vida e das pessoas e, no meu ponto de vista, isso é algo bom! Através de livros de terror podemos entrar em contato com as situações mais sombrias, bizarras e assustadoras sem realmente correr qualquer perigo - o que, além de provocar muitas emoções, nos ajuda a aprender a lidar com as coisas sombrias, bizarras e assustadoras da vida real. Por isso eu acredito que, pelo menos uma vez na vida, todo leitor deveria encarar uma obra de terror!
Leia também:
E essa foi a nossa lista de hoje, sobre 3 gêneros literários que todo mundo deveria ler antes de morrer! O que acharam? Vocês gostam de romance de época, terror e distopia? E quais outros tipos de livros vocês acham que todo mundo deveria experimentar? Me contem nos comentários!
Oi, Ana!
ResponderExcluirMulher, esses são três gêneros que gosto bastante. Com certeza têm de ser lido alguma vez na vida.
Beijos
Balaio de Babados
Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras
Oi, Ana! Eu amo romances de época, então esse gênero eu leio até por demais rsrs Já li Battle Royale e gostei muito, nossa, devorei aquele livro em pouco tempo e olha que ele é enorme. Tenho Sangue Quente, comecei e não terminei porque não sou fã do gênero. São raríssimas as obras de distopia que conseguem me prender do começo ao fim. E eu não leio terror, só li um livro até agora, eu prefiro um thriler psicológico, mas pretendo me aventurar mais nesse gênero.
ResponderExcluirBeijo! Leitora Encantada
Eu sou extremamente curiosa para ler a série da Julia Quinn. Pelo que li de resenhas, as histórias parecem ser muito fofas, e nada como os romances melosos e sem graças que vemos por aí.
ResponderExcluirQuanto a distopia, depois de fantasia fantástica, é meu gênero favorito. Não posso ver um lançamento que já fico doida!
Terror... é complicado. Sou muito medrosa, então prefiro evitar a ficar noites sem dormir hahah
Adorei o post! Farei um inspirado no seu!
Beijos
Livro de Capa Dura
Oi Ana! Que postagem linda! Ey super concordo com vc, não sou mega fã de distopia, mas alguns livros são muitos bons, 1984, por exemplo, é um dos meus preferidos da vida! Amei a postagem <3
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oiii Ana
ResponderExcluirEu amo distopias! O Teste por exemplo foi um dos livros que mais curti ler no ano passado. Os romances históricos (muitos deles) vem me surpreendendo. Loretta Chase e Sarah MacLean tem uns romances ótimos e gosto dessa pontinha de humor que elas sempre agregam às suas histórias.
Terror... humm, esse ainda não é minha praia, quem sabe futuramente.
Beijos
Alice and the Books
romance de época é vida e merece figurar nessa lista, agora terror é um gênero que não me vai! sou medrosa demais para encarara uma trama mórbida e sórdida
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Amiga que saudade de comentar por aqui, vou aproveitar esse tempinho livre aqui no trabalho para dar uma atenção a esse seu espaço maravilhoso. Amei o tema e concordo que todo leitor deve pelo menos um vez na vida ler os gêneros citados.
ResponderExcluirComecei a ler romances de época graças a minha parceria com a editora arqueiro e apesar de ser apaixonada pelo estilo, sempre evito ler muitos seguidos para não correr o risco de enjoar.
Distopias acredito que li poucas até agora, mas gostei das que tive acesso como: 1984, Admirável mundo novo, Jogos vorazes, Estilhaça-me etc. E assim como você destacou gosto desse estilo justamente por causa da reflexão que ele nos propõe.
Que eu me lembre até hoje li poucos livros de terror entre eles: Drácula e Carrie, a estranha estão nessa lista. Gostei muito deles.
Nunca tinha pensado no que você escreveu:
"O que mais gosto em obras de terror é que elas não provocam
o medo e sim falam sobre o medo. (...) O terror existe para mostrar o lado negro da vida e das pessoas". Enfim vou me desafiar mais nos livros de terror viu!!???
Beijos
p.s. Vê se aparece lá no blog, saudade de seus comentários!!!
Leituras, vida e paixões!!!
Oi, Ana!!
ResponderExcluirEu acredito que todos nós temos que ler um livro de cada gênero pelo menos uma vez na vida.
Procuro fazer isso para ampliar meus horizontes e, claro, meus gostos. Mas terror ainda é um tema difícil pra mim. Hahahaha
Tenho pesadelos dependendo da leitura. xD
Mas romance de época é puro amor e extremamente viciante. Adoro. <3
Distopias vão depender muito. Eu gosto de algumas, mas depois me cansam. xD
Preciso terminar algumas que estão paradas aqui na prateleira.
Bjs!!
http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br
AMO AMO AMO romances de época, e já li varias distopias, mas assumo que fujo c tds as forças do terror (medinho...), porém ,dps desse toque, acho q vale a pena ao menos tentar.
ResponderExcluirP.s. sou nova por aqui, mas pretendo acompanhar as postagens. parabens pelo blog