19.1.17

Os 10 títulos de livros mais legais da minha estante


Todo leitor sabe que uma capa bem feita é o suficiente para despertar a curiosidade por uma história, contudo, um bom título também pode ser o responsável por nos fazer querer ler desesperadamente alguma obra! Mais do que divertido, intrigante ou poético, para um nome de livro ser realmente bom, ele precisa não só provocar e chamar atenção, mas também combinar com a história que será contada naquele livro! E, felizmente, muitas e muitas obras conseguem fazer isso! Assim, fuçando meu Skoob e minhas resenhas passadas, resolvi fazer uma listinha diferente, com os 10 títulos de livros mais legais da minha estante! Confiram:


Foto linda do blog Realidade Escrita

Geralmente, eu sou a primeira pessoa a defender uma tradução mais literal possível do nome de um livro que vem lá de fora. Contando, apesar de gostar do título original da primeira obra da nossa lista, admito que ele ficaria bem estranho em português. Por isso, fico feliz que a editora tenha decidido deixar The Body Finder (algo como A Localizadora de Corpos) de lado e bolado Ecos da Morte. Além de poético, a adaptação do nome do livro da Kimberly Derting combinou perfeitamente com a obra. Ecos da Morte é um título sombrio e intrigante como o livro, e ainda faz bastante sentido já que a protagonista da história consegue encontrar cadáveres de pessoas assassinadas através dos "ecos" (sons, cheiros, gostos e cores) deixados pelos corpos dos mortos. Bem sinistro, não? Assim como esse título, que é um dos meus favoritos da minha estante!

- Leia a resenha completa e conheça o livro Ecos da Morte, de Kimberly Derting


Confesso que a mistura da capa + o título de Vivian Contra o Apocalipse foi a responsável por me deixar louca para ler a obra (que não me decepcionou viu). O nome do livro é intrigante (afinal, quem é Vivian e porque e como ela estaria contra o apocalipse?) e combina muito com a história, já que tudo começa quando várias pessoas desaparecem (supostamente arrebatadas, levadas para o céu, antes do apocalipse dizimar os que ficaram para trás) e a jovem Vivian, que não acredita nessa coisa toda de céu, inferno e apocalipse, resolve descobrir o que diabos está acontecendo. Vivian Contra o Apocalipse é um livro bem interessante, que fala sobre amadurecimento e fanatismo religioso, e só consegui descobrir isso graças a seu título - definitivamente um dos mais inusitados e legais da minha estante!


Foto linda do Blog da Mari

Uma tradução literal do título em inglês, o nome A Menina Mais Fria de Coldtown é simplesmente maravilhoso e instigante! Tudo começa com o interessante, intrigante e bem humorado, na minha opinião, joguinho de palavras do título, afinal, quem seria a menina mais fria de uma cidade que se chama, literalmente, Cidade Fria (Coldtown em tradução livre)? Além de nos deixar curiosos pela história, o nome de A Menina Mais Fria de Coldtown combina perfeitamente com a trama do livro: na obra, as coldtowns são cidades que foram isoladas pois uma infecção misteriosa transformou grande parte de seus habitantes em vampiros (que, na cultura popular, tem a pele bem fria). Eu adoro A Menina Mais Fria de Coldtown, é um terror sobrenatural incrível, e com um dos títulos mais legais da minha coleção de livros!



Aqui, a editora teve a sábia decisão de manter o título original da obra, em inglês. Placebo Junkies, em tradução livre para o português, ficaria algo como "Viciados em Placebo", que, obviamente não tem o mesmo magnetismo e impacto, já que "junkies" é um pesado e pejorativo termo em inglês para se referir a viciados em drogas. Não só chocante e marcante, o título ainda intriga: afinal, quem seriam os viciados em placebo (um remédio que não faz qualquer efeito, muitas vezes pílulas de farinha ou açúcar usadas no grupo controle de um experimento cientifico sobre alguma droga)? E, além de nos fazer perguntar sobre a história e personagens do livro, o nome Placebo Junkies combina muito com a trama, afinal, ela narra a vida de uma jovem que sobrevive participando de experimentos médicos, especialmente sobre drogas. Definitivamente, esse é um dos títulos favoritos da minha estante!



Aposto que esse título vocês curtem também! O nome Alice no País das Armadilhas é um óbvio trocadilho com o nome do clássico de Lewis Carroll que inspirou essa distopia. E é justamente por isso que ele é tão legal, além de ser tão sonoro quanto Alice no País das MaravilhasAlice no País das Armadilhas remete a algo sombrio e perigoso, duas características presentes nessa história cheia de perseguição, zumbis e teoria da conspiração. Um título intrigante, e que combina bem com a trama como esse, definitivamente tinha que estar na minha lista dos meus nomes de livros favoritos!

- Leia a resenha, veja fotos e conheça melhor o livro Alice no País das Armadilhas


O Lado Feio do Amor é um título tão instigante e inusitado quando a própria história a qual dá nome. Eu não esperava nada desse romance new adult, mas acabei amando a trama e, logo, o nome do livro. Além de poético, O Lado Feio do Amor é um nome bem intrigante, afinal, qual seria o lado feio de um sentimento tão lindo quanto o amor? E o título ainda parece carregar um ar romântico e sombrio que combina perfeitamente com a história, afinal, ao mesmo tempo em que é uma narrativa de amor fofa e divertida, o livro também fala de um amor mais profundo e real, que pode machucar e marcar profundamente uma pessoa. O Lado Feio do Amor é um dos romances e um dos títulos favoritos da minha coleção de livros!

- Leia a resenha, veja mais fotos e conheça melhor o apaixonante livro O Lado Feio do Amor


Esse vocês conhecem e provavelmente também adoram! Mesmo O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares tendo sido uma leitura pouco agradável para mim, eu continuo adorando o título (e a capa) da obra! O nome é intrigante e deixa várias perguntas na cabeça do leitor: quem é a Peregrine, porque ela tem um orfanato que só aceita crianças peculiares, e o que exatamente torna essas crianças peculiares? Mas, além disso, O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares soa poético e marcante, difícil se esquecer de um livro com tal nome - e de não elegê-lo um dos melhores títulos da sua estante!



Dessa vez, nada de título intrigante. O nome desse livro não deixa perguntas e sim uma afirmação: Nunca Julgue Uma Dama Pela Aparência. E como não ficar curioso, de qualquer maneira, com um título tão claro, imperativo e, também, divertido? Além de inusitado, o nome Nunca Julgue Uma Dama Pela Aparência combina bem com a obra, afinal, a protagonista é ninguém menos que uma mulher nobre, a irmã arruinada de um duque, que em pleno século dezenove comanda um cassino no submundo de Londres e veste calças - ou seja, alguém que você definitivamente não deve julgar pela aparência. Esse romance de época é divertido e empoderado, com um nome que faz jus a uma obra tão gostosa e um título que está, com certeza, entre os mais legais da minha estante!



Acho que esse é o nome mais divertido da lista, além de ser bastante intrigante. Quando recebi esse livro, o título O Herói Improvável da Sala 13B foi o que mais me chamou atenção e me deixou louca pela obra, afinal, quem seria o herói da sala 13B e porque ele era um herói tão improvável assim? E, ao longo da gostosa leitura, o nome vai fazendo sentindo já que, na história, o terapeuta de um grupo de apoio a adolescentes com TOC sugere uma brincadeira onde eles finjam ser heróis de quadrinhos, e o protagonista leva a missão bem a sério e resolve bancar o herói de verdade, mesmo não se achando apto para isso, e ajudar uma garota do grupo que ele gosta. Assim, além de divertido e instigante, o nome O Herói Improvável da Sala 13B também acabou ficando com um ar fofo depois que li o livro e se tornando um dos títulos favoritos da minha estante!



E para finalizar, o título curioso e sombrio de um livro curioso, sombrio e incrível! Com um nome como O Menino que Desenhava Monstros, você já pode imaginar que está para ler uma obra cheia de sustos, criaturas estranhas e uma criança com poderes - e é exatamente isso que o livro nos proporciona! O título nos faz perguntar quem é o tal menino, porque e como ele desenha monstros, e como são os seus monstros afinal, e todas essas dúvidas são respondidas durante a leitura, que é um bom mistério com pitadas de sobrenatural! O Menino que Desenhava Monstros é um nome inusitado e bem legal, tinha que estar entre os favoritos da minha coleção de livros!



Bom amores, e essa foi a nossa listinha de hoje! O que acharam dos 10 títulos de livros favoritos da minha estante? E quais obras da coleção de vocês têm os nomes mais legais? Não deixem de comentar aí embaixo!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. da sua seleção o que quero ler é o da Sarah! estou curiosa e acho a capa super diferente principalmente pensando na rigidez da época
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana!!!

    Eu também adoro Ecos da Morte e estou completamente triste que não veio a continuação ainda. Achei a série ótima.

    Estou super curiosa por essa série da Sarah MacLean publicada pela Gutenberg!! Fiquei completamente apaixonada por ela depois que li os livros dela pela Arqueiro. Já até tenho aqui alguns dessa série, mas vou esperar terminar o da Arqueiro para começar a nova. :)

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)