A HISTÓRIA
Sophia Noirot é a irmã do meio e uma das donas do ateliê mais refinado de Londres. Enquanto sua irmã mais velha desenha os vestidos mais bonitos e a sua irmã mais nova é um gênio das finanças, Sophia é responsável por fazer as coisas, e as vendas, acontecerem: seja seduzindo novas clientes ou garantindo que as roupas do seu ateliê ganhem detalhadas descrições nos jornais de fofocas. Uma mestre dos disfarces, Sophia consegue se infiltrar em qualquer lugar e convencer qualquer um a fazer o que ela quer.
“Sophia Noirot, a irmã loura da nova duquesa: malévola modista pela manhã, espiã do editor Tom Foxe à noite.” Pág. 6
Contudo, desde que a irmã Noirot mais velha se casou com um duque, uma das mulheres mais influentes da aristocracia, e mãe da ex-noiva do cunhado de Sophia, declarou guerra ao ateliê das irmãs Noirot e está fazendo de tudo para acabar com o negócio das francesas. E é claro que é Sophia é quem assume a responsabilidade por lidar com essa ameaça, ao mesmo tempo em que tenta descobrir os planos de uma modista concorrente, que já tentou acabar com a loja antes. E para completar os problemas de Sophia, lady Clara Fairfax, a cliente mais rentável do ateliê e amiga das irmãs Noirot, está rapidamente caindo na lábia de um lorde mal-intencionado e sem um centavo no bolso.
Com vários desafios ameaçando o futuro do ateliê, tudo o que Sophia não tem é tempo para paixonites e homens. Entretanto, um certo lorde ameça ser uma bela e perigosa distração dos negócios. O conde de Longmore, irmão de Clara, é um nobre pouco sentimental e acostumado a ter tudo o que quer. E o que Harry mais deseja, nos últimos tempos, é descobrir todas as facetas da bela, intrigante e dúbia Sophia Noirot. Por isso, quando percebe que sua irmã está se apaixonando por um homem de caráter duvidoso, Longmore pede a ajuda de Sophia para resolver a situação.
Com tantos problemas em sua vida, Sophia ficaria feliz em se livrar de toda a atenção que conde de Longmore têm dedicado a ela ultimamente. Apesar de dizer para todos e para si mesma que só tolera o conde para ajudar Clara, Sophia começa a apreciar cada vez mais a presença de Harry. Ele não é brilhante como ela, claro, mas consegue acompanhar todos os seus esquemas e disfarces e, o melhor de tudo, ele parece se divertir horrores com a coisa toda. Harry não consegue não tentar seduzir Sophia, contudo, é ela quem acaba encantando-o completamente. Mas será que, em meio a muitas confusões, planos mirabolantes e lojas e irmãs a serem salvas, Sophia e Harry conseguirão encontrar o seu próprio final feliz?
A SÉRIE
Escândalo de Cetim é o segundo dos quatro volumes da série As Modistas de Loretta Chase. Apesar de serem interligados, cada livro é independente e conta a história de amor de uma das irmãs Noirot e da amiga delas, lady Clara.
Leia a resenha do volume anterior e de outras obras da autora:
- Sedução da Seda - Série As Modistas - Vol. 1
- O Príncipe dos Canalhas - Série Scoundrels - Vol. 3
- O Último dos Canalhas - - Série Scoundrels - Vol. 4
Leia a resenha do volume anterior e de outras obras da autora:
- Sedução da Seda - Série As Modistas - Vol. 1
- O Príncipe dos Canalhas - Série Scoundrels - Vol. 3
- O Último dos Canalhas - - Série Scoundrels - Vol. 4
A LEITURA
Eu estava bastante ansiosa por Escândalo de Cetim, afinal, amei o primeiro volume, Sedução da Seda, e os outros dois livros da Loreta Chase que já li. E esse segundo volume da quadrilogia As Modistas não me decepcionou. O anterior continua sendo o meu favorito da saga, mas adorei e me apaixonei igualmente por Escândalo de Cetim.
Mesmo não sendo crítico como Sedução da Seda, Escândalo de Cetim ainda fascina ao trazer o dia a dia e os problemas do ateliê das Noirot e do mundo da moda do século dezenove. O que mais me encanta nessa série, definitivamente, é encontrar mocinhas que se tornaram fortes e independentes através de seu próprio trabalho e que têm orgulho do que fazem. Eu gostei que a autora tenha dado espaço, entre o romance dos protagonistas, para os desafios enfrentados pela loja das irmãs Noirot, o que deixou a trama não só bastante movimentada, como gostosa de ler.
A história de Escândalo de Cetim foi bem bolada e desenvolvida, e rende uma leitura divertida, leve e fofa, com boas pitadas de ação e mistério em meio ao romance. O livro não é tão surpreendente quanto o primeiro, mas tem alguns momentos bem legais e únicos, como a Sophia investigando uma loja concorrente em um dos seus disfarces. A narrativa da autora é cativante e gostosa de ler, além de fluir bem, ela conquista com diálogos recheados de uma ironia bastante divertida.
A história de Escândalo de Cetim foi bem bolada e desenvolvida, e rende uma leitura divertida, leve e fofa, com boas pitadas de ação e mistério em meio ao romance. O livro não é tão surpreendente quanto o primeiro, mas tem alguns momentos bem legais e únicos, como a Sophia investigando uma loja concorrente em um dos seus disfarces. A narrativa da autora é cativante e gostosa de ler, além de fluir bem, ela conquista com diálogos recheados de uma ironia bastante divertida.
OS PERSONAGENS
Todos os personagens dessa série são cativantes e cheios de personalidade. Contando, dessa vez, a autora focou basicamente na Sophia, no Harry e na Clara. Eu senti falta da participação de mais personagens, especialmente da Marcelline e do Clevedon (casal protagonista de Sedução da Seda), mas nada que chegasse a atrapalhar a leitura. Eu estou cada vez mais convencida que a Sophia se tornará minha personagem favorita da saga - eu amei sua personalidade expansiva e objetiva, e, claro, seu talento para disfarces. Uma mocinha inteligente e bastante forte, que não se intimida diante de nada, a irmã Noirot do meio não faz dramas desnecessários e sempre consegue o que quer.
É impossível não amar a Sophia, especialmente quando ela está com o Harry. Algo que amei é que a autora deixa logo claro que o conde de Longmore não é nenhum homem brilhante, mas que não deixa nada passar despercebido. Apesar de a inteligência não ser seu forte, Harry é bastante charmoso, adora desafios e está sempre se divertindo com a situação. Só por isso o personagem se destaca de muitos outros mocinhos, que sempre ficam rabugentos e mandões quando não conseguem o que querem, enquanto o Harry prefere procurar algo do que rir enquanto os outros perdem a compostura.
De fato, é por isso que Sophia e Harry são um casal tão fofo e marcante: eles têm seus problemas e suas diferenças, claro, mas não ficam fazendo drama ou joguinhos. Eles vão logo ao ponto e resolvem a coisa toda logo de uma vez. Eu adorei o casal protagonista, especialmente porque o Harry se intromete na vida da Sophia, mas não tenta controlá-la, em vez disso, se diverte com as confusões e peripécias da amada. O envolvimento dos dois foi um pouco lento demais para o meu gosto, o que acaba deixando a história deles ainda mais gostosa e fofa.
E junto a esse casal maravilhoso, temos a Clara, uma personagem com a qual tenho um relacionamento de amor e ódio. Por um lado, foi bem legal vê-la enfrentar sua mãe e tentar ser mais corajosa, mas, por outro lado, a inocência da garota e mania de achar que o mundo gira ao seu redor me irritou bastante. No primeiro livro, Sedução da Seda, a Clara descobre que pode ser tão forte e independente como uma das irmãs Noirot, mas em vez de se inspirar nas mulheres e tentar resolver suas próprias confusões, a Clara se deixa cair em uma enrascada e só dá problema e preocupação para os outros personagens. Foi bom vê-la, entretanto, começar a aprender com os seus erros, e estou curiosa para ver, nos próximos livros, se ela realmente aprendeu a lição.
A EDIÇÃO
A edição de Escândalo de Cetim segue o estilo da do primeiro livro da série. A tradução estava perfeita e a diagramação é simples, mas o texto está sem erros e com uma fonte de bom tamanho. Não tem como não se apaixonar pelas capas da série As Modistas, cada uma é mais linda que a outra e elas combinam bastante entre si. Eu não consigo decidir qual é a minha favorita, mas a de Escândalo de Cetim é simplesmente divina. O tom de verde usado é muito bonito, assim como o vestido da modelo, que combina bem com as criações das irmãs Noirot descritas no livro.
CONCLUSÕES FINAIS
Apesar da trama pouco surpreendente, Escândalo de Cetim entrega o que promete: uma história divertida, com muito romance e pitadas de ação e mistério. O melhor do livro é o casal de mocinhos, que não fazem muito drama e se divertem horrores juntos, se metendo nas confusões mais malucas e bolando planos mirabolantes. O livro foi uma leitura gostosa e rápida do início ao fim, e me deixou maluca pelos outros volumes da série As Modistas.
QUOTES FAVORITOS
“Embora as três irmãs Noirot fossem modistas de igual talento, cada uma delas possuía qualidades específicas. Marcelline, a mais velha, de cabelos negros, era uma talentosa artista e desenhista. A ruiva, Leonie, a mais nova de todas, era o gênio financeiro. Sophia, a loura, era a vendedora. Ela era capaz de amolecer corações de pedra e arrancar grandes somas de dinheiro das pessoas. Conseguia convencê-las de que preto era branco. Suas irmãs costumavam dizer que ela conseguiria vender areia a beduínos.” Pág. 13-4
“Entretanto, ele foi gentil de um modo inesperado. Nem sempre homens eram gentis. Não que quisessem ser cruéis, mas estavam acostumados a ber o mundo girando de acordo com os próprios desejos que jamais percebiam quando ele girava e atropelava as mulheres.” Pág. 160
Título: Escândalo de Cetim
Título original: Scandal Wears Satin
Série: As Modistas
Volume: 2
Autora: Loretta Chase
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580416398
Ano: 2016
Páginas: 272
Leia a resenha de mais livros da autora:
- Sedução da Seda - Série As Modistas - Vol. 1
- O Príncipe dos Canalhas - Série Scoundrels - Vol. 3
- O Último dos Canalhas - - Série Scoundrels - Vol. 4
- Sedução da Seda - Série As Modistas - Vol. 1
- O Príncipe dos Canalhas - Série Scoundrels - Vol. 3
- O Último dos Canalhas - - Série Scoundrels - Vol. 4
Oi, Ana!
ResponderExcluirEstou lendo esse livro e gostando bem mais do que o anterior. Deve ser porque gostei mais do casal, principalmente do mocinho.
E tenho certeza que a Sophia vai ser minha irmã favorita também.
Beijos
Balaio de Babados
Participe da promoção de seis anos de Caverna Literária
Olá, Ana!!!
ResponderExcluirTudo bem??
Estou LOUCA para ler essa série. De verdade. Adoro a autora!! Ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro, mas o segundo já me parece tão bom quanto o primeiro.
Essas mocinhas nada frágeis arrasam nos romances de época, né?
Com certeza está na minha lista de leituras obrigatórias. Só preciso comprar e arrumar tempo para ler!! Hahahaha
Adorei a resenha!!! Se a gente morasse perto uma da outra eu ia viver pedindo alguns livros emprestados. Hahahaha
Acho que temos um gosto literário muito parecido. :)
Bjs!!!
http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br
Amiga que resenha linda, amei e claro fiquei louca para ler pq adoro a autora. Ainda não solicitei em parceria com a arqueiro, mas o farei agora em dezembro (estou meio enrolada, com leituras acumuladas).
ResponderExcluirEnfim foi ótimo saber que posso me jogar nessa leitura que não me arrependerei. Romances de época são sempre maravilhosos, mas a Loretta se destaca na crítica social ao meu ver e no empoderamento da mulher.
Mais uma vez suas fotos ficaram bem criativas. Parabéns pela sensibilidade ao bolar e clicar a foto.
Beijos e ótimo fim de novembro para você querida!!!
Leituras, vida e paixões!!!
Adoro romances de época e estou com muita vontade de ler essa série. Acho a capa linda e a trama muito bem feita. Você achou uma história divertida e com muito romances, pitada de ação e mistério. Então é tudo o que preciso para desejar mais ainda ler esse livro.
ResponderExcluir