19.10.16

Resenha: Seduzida Por Um Guerreiro Escocês - Maya Banks


A HISTÓRIA

Os Armstrong e os Montgomery formam os clãs mais poderosos e ricos da Escócia, contudo, inimigos mortais, as duas famílias ameaçam o equilíbrio e a paz recém-instaurados no país. Assim, para forçar uma união e trégua entre os dois clãs, o rei Alexandre II emite um decreto e estabelece que Graeme Montgomery, líder do clã Armstrong, e Eveline Armstrong, filha única do líder do clã Armstrong, devem se casar. 
“E lá estavam eles. Guerreiros dos Montgomery face a face com guerreiros dos Armstrong. Eles irradiavam desprezo uns pelos outros. Os Armstrong pareciam estar recebendo o diabo em seu santuário e, bom, talvez estivessem mesmo. Uma coisa assim nunca havia acontecido na história de seus clãs. Nunca estiveram tão próximos sem espadas empunhadas e sangue derramado. A mão de Graeme queria agarrar o cabo da espada, e sua garganta desejava soltar um grito de guerra.” Pág. 46
Apesar de tudo, o pior para Graeme acaba não sendo ter que se unir a uma família que tanto detesta, mas sim se casar não só com uma desconhecida, mas com uma garota que, todos sabem, tem algum problema. Desde sofreu uma grave queda de cavalo e passou semanas desacordada, com febre, Eveline não foi a mesma. Os boatos dizem que ela ficou louca ou com algum tipo de retardo, afinal, a garota nunca mais emitiu uma só palavra e parece, na maioria do tempo, perdida em sua própria mente.


O acidente foi mesmo traumático, mas a verdade é que Eveline se deixou ser vista como uma tola por bons motivos. Para não ter que se casar com um homem agressivo e assustador, ela mantém a farsa a anos, deixando todos pensar que é incapaz, quando, na verdade, apenas ficou surda por causa do acidente. Eveline aprendeu a ler os lábios das pessoas e, assim, saber o que estão falando, modo como ficou sabendo de seu casamento arranjado. Parte da garota não quer se ver amarrada para sempre a um homem que não conhece e um inimigo da família, mas outra parte quer recomeçar de novo e mostrar para o mundo que ela ainda é capaz de ser forte e feliz. 

Apesar da tensão da situação, Graeme simpatiza com Eveline rapidamente. Além de ficar impressionado com a beleza da garota, ele logo percebe que ela não está louca ou demente como dizem, pelo contrário, o guerreiro entende rapidamente que, por trás do silêncio de Eveline, há uma mente inteligente e uma pessoa bastante doce. A garota também percebe que Graeme é diferente do que ela imaginava. Eveline, que ainda consegue escutar alguns sons graves, fica encantada por conseguir ouvir, parcialmente, a voz de Graeme e percebe logo que ele é um homem paciente e justo. 

O casamento ocorre as pressas e Eveline parte com Graeme para sua nova morada. Logo ela percebe que não serão poucos os desafios de viver como a esposa do líder de um clã que odeia a sua família, mas, com a ajuda da sagaz irmã de Graeme, Rorie, e do próprio marido, Eveline se esforça para conquistar o seu lugar de direito. Não será tão fácil conquistar Graeme, que apesar de tentar ajudá-la, ainda resiste em vê-la como mulher. Mas, os esforços da garota não são em vão e logo ambos começam a sentir uma atração e carinho profundo um pelo outro. Entretanto, será que séculos de ódio entre seus clãs deixará que o amor floresça entre eles?


A SÉRIE

A série Montgomery e Armstrong traz as histórias de amor dos membros das famílias Montgomery e Armstrong, os dois clãs mais poderosos da Escócia medieval. Cada livro é independente, com protagonistas diferentes, mas trazem o mesmo pano de fundo, cenários parecidos e personagens em comum. O segundo livro, O Mais Desejado dos Highlanders, já foi publicado aqui no Brasil e a autora prometeu que o terceiro volume, Highland Ever After (Highlander Para Sempre), será lançado em 2018.

- Leia também a resenha do 2º volume da série, o igualmente apaixonante O Mais Desejado dos Highlanders

A LEITURA 

Eu estava bastante curiosa pela leitura de Seduzida Por Um Guerreiro Escocês. Já tinha lido vários elogios a obra, apesar de que parte minha estava receosa pelo livro ser da Maya Banks, autora conhecida por seus romances eróticos. Contudo, este livro acabou sendo uma surpresa apaixonante e viciante. Apesar de Seduzida Por Um Guerreiro Escocês ter algumas cenas mais quentes e bem descritas, elas são minoria e curtinhas. O envolvimento físico do casal é parte da história, mas não é o foco e eles desenvolvem, antes de tudo, carinho e respeito um pelo outro antes de se sentirem atraídos fisicamente.
“Então, [o rei Alexandre II] pensou em um plano para forçar a paz entre os dois amargos inimigos. Logo cedo, antes de o sol nascer totalmente sobre o horizonte, ele enviou dois mensageiros a cavalo, cada um levando um decreto real ao laird Armstrong e ao laird Montgomery. E ficou torcendo para que não se matassem no casamento...” Pág. 9
A história de Seduzida Por Um Guerreiro Escocês tem todos os elementos de um bom romance de época, mas consegue fugir dos clichês. Primeiramente, a protagonista é surda, tema que é explorado bastante na obra. A autora traz um retrato interessante não só sobre como as pessoas viam a deficiência de Eveline, mas também como a própria garota enxergava sua limitação. Banks também fala sobre o casamento na época e como o ritual era mais do que a união entre um casal, e sim a união entre suas famílias. Achei bem bacana a temática do casamento forçado, isso trouxe mais realidade a obra.


Por causa de Outlander, eu sou apaixonada pela Escócia e sua cultura, por isso também fiquei bastante contente com o pano de fundo Seduzida Por Um Guerreiro Escocês: o país em pleno século 13, recém-pacificado, com novas alianças se formando. Tendo abordado muito das questões domésticas de um clã, acho que a autora poderia ter falado também sobre a política entre os clãs mais profundamente, algo que cabia dentro da história. Mas, já fiquei bastante feliz com os cenários tipicamente escocês, adorei ver o romance dos protagonistas se desenvolverem entre a bela natureza verde da Escócia e seus castelos medievais, verdadeiras fortalezas em pedra.

A trama e a narração também não desagradaram. Apesar de muitos momentos previsíveis, a história de Seduzida Por Um Guerreiro Escocês é surpreendente e viciante. O livro traz não só momentos românticos, mas também cenas com muita ação e emoção. Como já disse, mais do que o relacionamento apaixonante e fofo dos protagonistas, a autora fala também sobre deficiência física e aceitação. Apesar de a narrativa estar em terceira pessoa, Banks consegue transmitir bem os sentimentos e pensamentos dos personagens, o que nos ajuda a cativar com eles. A escrita da Maya é bastante leve e fluída, li o livro em apenas algumas horas sem qualquer dificuldade!

OS PERSONAGENS

Seduzida Por Um Guerreiro Escocês tem um grande número de personagens, mas todos bem construídos e com papel na trama. O casal protagonista, claro, é o que mais cativa. Graeme e Eveline ficam muito fofos juntos e eu adorei o envolvimento deles - nem rápido, nem devagar demais, o romance dos heróis é bastante meigo e se constrói, primeiramente, no respeito, na aceitação e carinho.
“Não, o dia do casamento de Eveline e Graeme foi como uma nuvem escura cobrindo um perfeito dia de primavera. E agora ela teria de se despedir da única vida que conhecia. Teria de se despedir de uma família que a protegia vigorosamente, mesmo que não a entendesse por completo. Uma família que a amava sem reservas nem condições. Eles não se importavam se ela fosse louca ou amaldiçoada pelo próprio diabo. Ela era uma Armstrong. A única filha da família. E era amada.” Pág. 88
Apesar de que prefiro mocinhas menos frágeis, a Eveline foi uma heroína perfeita. Sua sensibilidade é justificada pela sua história pessoal e acabamos nos cativando bastante a ela. Eveline começa o livro bem temerosa, querendo se esconder do mundo e deixando sua deficiência não só definir, como limitar sua vida. Contudo, rapidamente, a garota vai se tornando ousada e não só aceitando sua situação, como lutando para mudá-la. Fiquei contente em ver a personagem combatendo por seu lugar de direito e se deixando aproximar de Graeme.


E falando nele, nosso mocinho é um sonho em pessoa! Ao mesmo tempo em que é um líder forte e decidido, um guerreiro, Graeme também é um irmão preocupado e um homem gentil. Ele é fofo e, mesmo não compreendendo Eveline, ele aceitou-a desde o início. É tortuoso vê-lo ter que ir contra seu clã ao se casar com uma garota da família inimiga, mas também é super-romântico acompanhá-lo lutando pela garota que gosta e por justiça. 

Os outros Montgomery e Armstrong também cativam, apesar de que conhecemos melhor os Montgomery nesse livro. De todos os personagens secundários, minha favorita foi a Rorie, a irmã caçula de Graeme, uma adolescente tímida, mas também sedenta por conhecimento. Ela ajudou Eveline desde o início e gosta de desafiar os padrões sociais de sua época. Estou muito, muito ansiosa por um livro só da Rorie.

A EDIÇÃO

A edição estava excelente. A tradução do livro é muito boa e o texto está sem erros. A diagramação é simples, mas, como sempre, fico feliz da obra ter páginas amareladas, que deixam a leitura mais confortável. Essa capa é lindíssima e combina perfeitamente com a obra, exceto por um detalhe: a Eveline é loira.


CONCLUSÕES FINAIS

Seduzida Por Um Guerreiro Escocês é um romance de época arrebatador e viciante. A obra traz uma história de amor fofa, que além de momentos românticos, proporciona também cenas com muita ação e emoção. Esse primeiro volume da série Montgomery e Armstrong aborda não só a relação de amor, carinho e respeito de um casal forçado a se casar, mas também a união de duas famílias inimigas e a descoberta de uma garota de sua própria força. Seduzida Por Um Guerreiro Escocês fala sobre aceitação de deficiências e limitações, e como isso não impede ninguém de ser feliz e se apaixonar. Gostoso e rápido de ler, o livro foi bem mais do que eu esperava e me deixou ansiosa por mais volumes da série.

QUOTES FAVORITOS

Poderia algum Armstrong encontrar seu lugar no clã Montgomery? Seria um processo difícil, independente de como fosse levado, e era Eveline quem tinha mais a perder, enquanto tudo o que ele ganharia era uma esposa indesejada e uma relutante trégua com os Armstrong.” Pág. 8

Os Montgomery viviam para assediar, roubar, emboscar e derramar o sangue de qualquer Armstrong vivo. Seu pai e seus irmãos não eram diferentes. Eles matariam um Montgomery pelo simples fato de ele respirar.” Pág. 23/24

Nunca ocorrera a Eveline que ela ainda teria de se casar ou desempenhar o papel como qualquer outra mulher normal. Escondera-se eficientemente atrás da surdez, usando-a como um escudo. Uma mentira. Uma farsa.” Pág. 30

Ele estava ali para tirá-la de tudo o que conhecia e amava. Ali era o único lugar em que ela se sentia segura e protegida. Adorada por sua família e cuidada por seu clã. Mas não fora ela mesma quem um dia desejara ter uma vida normal? Uma nova aventura? Conhecer algo fora do confinamento do clã? Passara a vida inteira sem nunca viajar para além das fronteiras dos Armstrong.” Pág. 43


Título: Seduzida Por Um Guerreiro Escocês
Título original: Never Seduce a Scot
Série: Montgomery e Armstrong
Volume: 1
Autora: Maya Banks
Editora: Universo dos Livros
ISBN: 9788550300023
Ano: 2016
Páginas: 415
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Adorei sua resenha, Ana!!!
    Eu também estava super com o pé atrás sobre esse romance porque os outros livros da Maya Banks não foram tão bons assim.
    Mas adorei saber mais detalhes sobre esse casal diferente e escocês (eu AMO escoceses!!!) e fiquei com muita vontade de pegar esse livro. De verdade! :D
    Vou ficar de olho na Black Friday para checar se valerá a pena!!

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana. Eu comprei ontem esse livro e estou louca para ler ele. O fato da mocinha ser surda é algo que me preocupa porque eu gosto de livros com bastante diálogos, mas tenho certeza que irei gostar!
    Abraço, Leitora Encantada

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)