15.10.16

Resenha: Placebo Junkies - J.C. Carleson


A HISTÓRIA

Audie nunca teve uma vida fácil e aprendeu a se virar desde cedo. E ela está muito orgulhosa de si mesma como uma cobaia profissional. Assim como seus amigos e colegas de quarto, Charlotte e Jameson, Audie se sustenta participando de experimentos mais diversos – desde novas drogas farmacêuticas até testes psicológicos. Claro que há efeitos colaterais, nem sempre as pílulas, cremes e injeções funcionam como os médicos esperam, mas Audie sabe como lidar com as adversidades. 
“Não consigo evitar, é como um reflexo. Um hábito. Sou uma droga de viciada em placebo, viciada na cura falsa do meu mundo delirante e fictício.” Pág. 262
Como Audie revela em seu blog, para ser uma cobaia profissional é preciso respeitar os limites do seu corpo e pensar bem em quais experimentos participar. Entretanto, um dia, Charlotte propõe algo maluco e Audie fica tendada a aceitar. A ideia é entrar em qualquer estudo que surgir pela frente para juntar o máximo de dinheiro possível em menos tempo. Mas, enquanto Charlotte quer cometer essa loucura para ter o suficiente para poder deixar aquela vida de vez, Audie pensa em fazer tudo aquilo por outro alguém: Dylan.


Dylan é o namorado perfeito: ele é atencioso, está sempre com Audie quando ela precisa, aceita que ela não fale muito do passado e, melhor ainda, não se assusta com os efeitos colaterais de todos aqueles experimentos que Audie participa. Mas isso tem um motivo, Dylan também toma a sua quota de remédios duvidosos, entretanto, não porque precisa do dinheiro, e sim porque tem esperança de se curar de um câncer raro e terminal. Audie e Dylan são perfeitos um para o outro: ambos são danificados e estão dopados a maior parte do tempo.

Audie ama o namorado profundamente e sabendo que ele já perdeu tanto da vida por causa do câncer, ela quer lhe dar um presente de aniversário inesquecível. Audie sonha em levar Dylan para um paraíso tropical do outro lado do mundo e, para isso, aceita participar do plano maluco de Charlotte. A garota começa a se voluntariar para qualquer experimento que apareça a sua frente, o que a suga para uma espiral de remédios, exames e testes que colocam não só a sua saúde física, mas também mental em risco. Os efeitos colaterais começam a se acumular e Audie começa a sentir que não é mais a mesma e que, na verdade, ela não é ela mesma por muito tempo. A garota está decidida, mas será que conseguirá levar o plano até o fim?


A LEITURA E A CRÍTICA DO LIVRO

Eu fiquei louca para ler Placebo Junkies assim que fiquei sabendo sobre o lançamento do livro, e a obra não me decepcionou. Logo nas primeiras páginas somos sugados para o mundo viciante e bizarro de Audie, e mesmo depois de terminar o livro, fiquei presa a história, pensando sobre o destino da personagem. A narrativa em primeira pessoa da autora, sobre o ponto de vista da Audie, é rápida e instigante, além de transmitir perfeitamente a personalidade da garota. Com pitadas de um humor negro e ácido, e linguagem jovial e real, até mesmo com alguns palavrões, a escrita da autora é como um choque de realidade, que ajuda a nos transportar para o mundo caótico e cruel da protagonista.

A história é bastante intrigante, a Audie guarda muitos mistérios e segredos que ficamos loucos para descobrir. E, quando tantas incógnitas são reveladas, não tem como não se surpreender. Apesar de ter deixado várias pistas ao longo das páginas, a autora consegue transformar algo que já esperávamos em cenas e acontecimentos chocantes e emocionantes. O desfecho é de tirar o fôlego e extremamente brilhante! Placebo Junkies traz uma trama inteligente e sensível, mas também incomoda, sobre o lado negro dos testes de laboratório e a vida intensa e quase selvagem das pessoas que vivem nas margens da sociedade.

Apesar da própria autora, em uma nota no final do livro, nos revelar que, felizmente, a maioria dos testes de hoje em dia não são tão cruéis ou inseguros quanto os relatados no livro, é impossível não ficar se perguntando, depois de ler obra, qual o caminho tal remédio ou produto trilhou antes chegar na sua mão e quem sofreu o quê antes de determinarem que esse mesmo remédio ou produto fosse seguro para o seu consumo. Placebo Junkies também traz reflexões interessante a cerca da vida de doentes mentais e todas as pessoas marginalizadas, uma gente vulnerável que, sem outras oportunidades, faz quase qualquer coisa para sobreviver e garantir sua liberdade, sendo que, no final, acabam reféns da própria miséria. Placebo Junkies é uma leitura tensa e crítica, mas que vale muito a pena.


OS PERSONAGENS

É impossível não se cativar com a Audie logo de cara. Ela é agressiva, mas decidida, uma guerreira pronta para a batalha. Contudo, Audie também é apenas uma adolescente, uma menina perdida em um mundo cruel e disposta a qualquer coisa para ser livre e ser dona tanto de seu próprio corpo, quanto de sua mente e seu destino. Eu amei como a autora conseguiu mostrar bem esses dois lados da protagonista, criando assim uma personagem profunda e bastante humana. Eu amei a Audie, ela é aquele tipo de personagem ao mesmo tempo tão frágil que temos vontade de adotá-la, mas também tão forte que sabemos que ela pode se virar sozinha.
“Isso pode parecer um gesto de autodestruição, mas não é. É um gesto de salvação. De autopreservação. Ninguém mais vai tornar a se nutrir de meu corpo.” Pág. 293
Os outros personagens acabam não sendo tão marcantes, mas acabamos nem nos importando com eles, já que só a Audie já nos proporciona uma leitura emocionante o suficiente. Entretanto, é interessante acompanhar a mudança que os secundários sofrem conforme a própria percepção da Audie vai mudando a medida que ela se desenvolve ao longo da trama. Afinal, Placebo Junkies é sobre essa garota marginalizada vivendo em um mundo caótico e borrado que acaba em uma busca pela verdade conforme vai perdendo o controle sobre ela...


A EDIÇÃO

A edição da obra está excelente. A tradução está perfeita e a diagramação simples acaba sendo um ponto positivo, já que nos permite focar mais na história, que é cheia de mistérios e nos causa várias emoções. Eu também amei essa capa mais minimalista. Além do tom de azul maravilhoso, o recipiente de remédio é a cara da obra, já que os testes farmacológicos são um dos pontos principais da trama. 


CONCLUSÕES FINAIS

Placebo Junkies é um tapa na cara. É preciso pegar o livro no momento certo e já preparado para uma leitura poderosa, que incomoda e te faz sentir vulnerável. Ao mesmo tempo em que fala e critica o mundo quase que secreto dos testes de laboratório e de suas cobaias, o livro também aborda doenças mentais e a vida cruel daqueles que vivem às margens da vida comum. 

Placebo Junkies também é sobre uma garota guerreira e marginalizada, que decide ser sua própria heroína, mas que precisará encarar verdades duras quando, em sua busca ansiosa pela liberdade, acaba perdendo o controle do próprio corpo e mente. Esse é um livro que surpreende, choca e intriga, mas que também emociona e cativa. Até agora não consegui digerir completamente a história e sei que não vou esquecê-la tão cedo. Estou ansiosa para conferir mais obras da autora, que já me conquistou com esse livro inteligente, sensível e crítico.
“Escolho cinco. Escolho o castelo no fim do mundo. Escolho o amor. Descobri aquilo que estava procurando, e escrevi meu próprio final feliz perfeito. Porque esta é uma história de amor. Se você não consegue ver isso, talvez apenas não esteja se esforçando o suficiente.” Pág. 296

QUOTES FAVORITOS

Há uma regra geral: quanto melhor paga, provavelmente mais vai doer.” Pág. 17

Qual é a citação famosa? Às vezes paranoia é só conhecer todos os fatos? Bem, ainda estou tentando compreender os fatos, mas está começando a ficar óbvio. Entrei na lista negra.” Pág. 204

Posso lhe contar uma história? Não vai demorar muito. Prometo. Principalmente porque os detalhes não param de mudar. Pequenos terremotos insistem em agitar meus pensamentos e embaralhar as palavras.” Pág. 244

Então, em seu momento mais depressivo, nas profundezas dos lamentos por uma vida que nunca existiu, ela começou a se transformar em algo completamente diferente. Em um grito final de insanidade, ela se transformou em uma serpente gigante. Se ela não podia ser feliz, então talvez pudesse ser apavorante. Se tivesse de ficar sozinha, então ao menos podia ser forte.” Pág. 247


Título: Placebo Junkies - Piratas de laboratório
Título original: Placebo Junkies
Autora: J.C. Carleson
Editora: Fábrica 231 (selo da Rocco)
ISBN: 9788568432754
Ano: 2016
Páginas: 304
*Este livro foi uma cortesia da Editora
Compre: Amazon - Submarino - Americanas

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Quando vi esse título, eu fiquei louca, sem nem saber do que se tratava a história. Depois dessa resenha maravilhosa, devo dizer que necessito logo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa
    Participe da promoção Halloween Literário

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro até então. Obrigada pela resenha. Sou muito ligada aos livros e às ciências farmacêuticas. Me intriga muito a questão humana versus as questões científicas. O que a humanidade precisa fazer para descobrir mais e mais coisas? E pq uns se beneficiam enquanto outros se degradam por causa disso, seja fisicamente, emocionalmente ou financeiramente. Eu fiquei com muita vontade de ler. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)