12.10.16

7 dicas para incentivar crianças a ler mais


Que a leitura traz muitos benefícios, ainda mais na infância, como aumentar o vocabulário e estimular a criatividade, nós já sabemos. Mas em um mundo com tantos recursos e coisas legais para se fazer, como conseguir que os pequenos deixem de lado os coloridos programas de TV e os divertidos jogos de celular para se perder nas páginas não interativas, sonoras ou brilhantes dos livros? É um desafio, claro, mas não é tão difícil quanto imaginamos. As crianças são naturalmente imaginativas e curiosas e só um pouquinho de incentivo pode fazer a diferença e criar um novo leitor. Assim, nesse Dias Das Crianças então, vamos falar de 7 maneiras simples, mas eficazes, para incentivar crianças a lerem mais

Antes de tudo, entretanto, preciso lembrar que não sou nenhuma especialista no assunto. Mas, não consigo lembrar de um período da minha vida em que eu já não estivesse com a cara grudada nos livros e, por isso, vivi todas as situações descritas abaixo, então, como uma viciada em livros sem cura, sei que as dicas funcionam maravilhosamente! Sem mais delongas, vamos as dicas?

1 - Seja um exemplo

É de conhecimento popular que as crianças tendem a repetir os comportamentos que veem. Assim, o primeiro passo para incentivar uma criança a ler é ser você mesmo um leitor. Não adianta não gostar de livros e querer que os pequenos com quem você convive gostem. Grande parte da minha paixão dos livros veio dos meus pais, que sempre foram leitores entusiasmados. Acredite, não tem nada mais intrigante do que uma criança do que ver alguém mais velho tão concentrado em alguma coisa. Se você está concentrando, fazendo aquilo por horas, deve ser algo bom, então, logo, eles vão querer fazer aquilo também. Se você tem um hábito de leitura, é bem mais fácil que a criança próxima a você aprenda a ter um também.


2 - Leia ou conte histórias para as crianças

Novamente, boa e velha sabedoria popular. Crianças adoram ouvir histórias e um boa maneira de despertar o interesse delas por literatura é justamente contar histórias para elas! Livros infantis, especialmente de contos de fadas, estão aí aos montes e não custa nada gastar alguns minutos todo o dia lendo um pouco para a criança. E se você gostar de fazer vozes diferentes, de encenar as histórias ou de usar fantoches, a coisa toda vai ficar ainda mais mágica e gostosa! Ouvir uma história é até mais divertido do que lê-la, mas os pequenos são bastante curiosos e logo não será suficiente apenas escutar as aventuras, eles provavelmente ficaram com vontade de fazer como você e lê-las direto da fonte.

3 - Ofereça livros adequados para a idade e desenvolvimento pessoal da criança

Não adianta querer que uma criança que está aprendendo a ler devore tranquilamente um livro de 100 páginas ou que uma pessoa com onze, doze anos, leia um clássico. Não basta saber juntar as sílabas e entender as frases. Cada livro exige determinado tipo de conhecimento de mundo (que só é adquirido com a idade) e maturidade não só como pessoa, mas como leitor. Não é só ler o livro, é entender. E não tem nada pior e mais desestimulante do que pegar um livro do qual você não compreende nada.

Por isso, por tudo que é sagrado, respeite a idade e o desenvolvimento da criança. Cada pessoa tem seu ritmo e maturidade, então, incentive a criança a ler os livros que são adequados para ela. Felizmente, hoje há uma enorme variedade de livros para todas as idades. Para os bem pequenos, livros coloridos, com desenhos e frases curtas e simples são o ideal. Conforme a criança cresça e se desenvolva, veja se ela gosta de ler contos de fadas ou revistas em quadrinhos (as aventuras da Turma da Mônica marcaram a minha infância), adaptações infantis de clássicos ou histórias divertidas de jovens da mesma faixa etária, como a série Diário de Um Banana ou Querido Diário Otário.


4 - Descubra que tipo de história a criança gosta

Conforme a criança vai ficando mais velha, ela já se torna capaz de decidir o que gosta ou não. Assim, tente descobrir que tipo de histórias agrada aquela criança e a incentive a ler livros daquele estilo. Se são histórias de contos de fadas, de faroeste, de vampiro, aventuras espaciais, ou de crianças bruxas ou atrapalhadas, não importa. É bem mais fácil incentivar uma criança a gostar de literatura se ela puder ler histórias que combinem com seu gosto pessoal.


5 - Programe um passeio a biblioteca, livraria, sebo ou feira de livros

Algumas das minhas memórias mais antigas e queridas são de idas a uma biblioteca da cidade com a minha mãe. Desde pequena eu já me fascinava em andar pelas estantes altas e tocar aquele montão de livros. As crianças amam conhecer lugares novos, então que tal visitar uma livraria e as encantar com o tanto de obras e histórias diferentes que existem por aí? Muitas livrarias e bibliotecas tem espaços especiais, coloridos e chamativos, para os pequenos, o que pode tornar a visita ainda mais interessante.

6 - Faça uma oficina de escrita com a criança

Os adultos sabem bem que escrever é tão prazeroso quanto ler, então que tal brincar com as crianças de escrever e desenhar histórias? Aposto que os pequenos vão adorar colocar suas aventuras no papel, eles com certeza irão se divertir horrores imaginando e criando personagens, histórias e cenários! E vocês podem montar, juntos, um livro, com capa, sinopse, ilustrações e tudo! Além de instigar a imaginação e a escrita, ter seus próprios livros na estante pode incentivar bastante que a criança comece a brincar e a ler as outras obras que estão por lá!

7 - Jamais obrigue uma criança a ler e não tente forçar um ritmo de leitura

Incentivar é muito diferente de obrigar, e por mais que você deseje que um pequeno faça alguma coisa, forçá-lo a tal provavelmente terá o efeito contrário. O ponto para transformar uma criança em um leitor é apresentá-la a beleza dos livros, mostrar a ela o quanto ler pode ser divertido e gostoso. Mas se você tentar demais, se impor os livros em vez de oferecê-los, acabará tornando aquilo em obrigação ou castigo, logo, em algo super chato que nenhuma criança vai querer fazer por si só.

Você precisa respeitar a vontade da criança, se ela não quer ler hoje, ou se prefere ganhar um brinquedo a um livro, tudo bem. E também não há nada de errado em uma criança que tem dificuldade para ler ou para se concentrar em um livro. Jamais, jamais, tente forçar um ritmo de leitura, respeite o tempo e o desenvolvimento daquela criança - se ela termina uma obra em um dia ou um mês já é melhor do que ela nem sequer ter terminado. E se não importa o que você faça, a criança ainda não goste dos livros, bem, paciência... Continue incentivando sempre, claro, quem sabe, quando mais velha, a criança passe a gostar de ler.


Então, o que acharam das dicas? Não deixem de compartilhar com todos que convivem com crianças e querem fazê-las se apaixonar pela literatura também! Agora contem, que recomendações vocês dariam para quem quer incentivar um pequeno a ler mais? Comentem aí embaixo! 

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oi amore!! Tudo bem com você? Sempre gosto das dicas que você traz para nós. Adorei estas dicas e realmente são muito válidas.
    Beijos ♥
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. como educadora eu levo muito a sério essas dicas, afinal estimular a leitura é criar sonhos e leitores críticos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie .Tudo bem?
    Eu já vi um livro falando como incentivar as crianças ler e desde então eu tento aplicar em toda criança que eu tenho contato.
    E muitas das coisas que você citou são uma dessas dicas.
    Outra coisa que eles falam muito é de sempre deixar os livros em alcance das criança e deixar ela folhear os livros.
    Outra é sempre colocar um livro no meio dos brinquedos da criança.
    Amei o seu post ♥

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana!
    Dicas super válidas as suas.
    Eu mesma comecei a ler muito porque tinha exemplo dentro de casa dos meus pais, que sempre estavam lendo e com livros na cabeceira da cama e porque antes mesmo de eu aprender a ler, meu pai me contava histórias quase todas as noites.
    Acabei crescendo envolvida com isso.
    E eles nunca me obrigaram a ler o que eu não queria, isso fez toda a diferença.
    Adorei o post!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!

    Acho que escolher o que a criança gosta e não o que a gente gosta é super importante pra estimular a leitura! E concordo em não forçar o ritmo de leitura! Quer dizer eu concordo com todas as dicas rsrsrsrs Adorei a postagem

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)