5.9.16

Resenha: Pecados no Inverno - Lisa Kleypas


A HISTÓRIA

Evangeline Jenner ficou muito contente que duas de suas três melhores amigas tenham se casado por amor, mas sabe que jamais terá essa sorte. Além de ter sido sempre muito tímida, a garota ainda é gaga e filha do dono de uma infame casa de jogos, o que a torna pouco desejável para um casamento aristocrático também. Contudo, a garota precisa se casar o mais rápido possível. Há anos ela sofre nas mãos violentas e cruéis de seus tios, e, agora que seu pai está a beira da morte e ela prestes a receber uma fortuna, Evie teme ter que se casar com um primo, um homem interessado apenas em comida e dinheiro.

Assim, a garota desiste de esperar que o príncipe encantado venha buscá-la e resolve salvar a si mesma. Contudo, Evie recorre a um vilão para conseguir sua liberdade. Lorde St. Vincent é tão nobre quanto bonito, mas sem um tostão no bolso e um devasso com gosto por coisas caras. E St. Vincent está tão desesperado quanto Evie, por isso, o candidato perfeito para se casar com ela. Apesar de estranhar quando a criaturinha ruiva bate a sua porta, St. Vincent tem que admitir que Evie é corajosa e a sua salvação. O plano parece perfeito: quando eles se casarem, Evie ganha sua liberdade e poderá cuidar do seu pai doente e St. Vincent ficará com os bolsos cheios sem precisar se importar com o bem-estar da esposa. Mas, o melhor, é que eles são tão diferentes e errados um para o outro, que jamais correrão o risco de se apaixonar e de partirem seus corações.

Assim, St. Vincent e Evie partem imediatamente para se casarem na Escócia. Durante a longa viagem eles percebem que as aparências enganam bastante. St. Vincent prova que é um canalha de bom coração e ajuda a manter Evie segura, aquecida e alimentada durante todo o trajeto. E Evie mostra que, por trás da timidez e da gagueira, está uma mulher inteligente, desafiadora e sedutora. E é aí que os problemas começam. Tanto Evie quanto St. Vincent surpreendem a si mesmos quando percebem que estão intensamentos atraídos um pelo outro. Mas, sexo está fora do acordo, exceto na noite de núpcias, e nenhum dos dois quer estragar um casamento de conveniência perfeito se apaixonando pelo cônjuge. Entretanto, o amor nunca segue nenhum plano...


A SÉRIE

Pecados no Inverno é o terceiro dos quatro volumes da série As Quatro Estações do Amor de Lisa Kleypas. Cada livro da saga conta a história de uma das amigas que se autodenominaram o quarteto das Flores Secas e estão em busca por um marido, mas que acabam encontrando o amor no meio do caminho. Apesar de cada livro poder ser lido de forma independente, é interessante acompanhar a série na ordem, pois os personagens são praticamente os mesmos e os acontecimentos dos livros anteriores são citados nos seguintes.

Leia a resenha dos outros livros:

A LEITURA E OS PERSONAGENS

Eu comecei Pecados no Inverno extremamente animada. Eu amo os livros da autora e a série, entretanto, o volume anterior a esse, Era uma Vez no Outono foi ainda mais incrível do que eu esperava, o que acabou me deixando com altas expectativas para esse terceiro volume. E Pecados no Inverno já começou de forma inusitada, com a nossa mocinha pedindo o mocinho em casamento. A partir daí, a história se desenvolve rapidamente e de forma emocionante. 

A narrativa em terceira pessoa da autora continua gostosa e fluída. Contudo, esse é o livro mais sério da série, até o momento. Apenas no início que somos presenteados com cenas bem-humoradas e desavenças divertidas entre os protagonistas. Da metade para o final, Pecados no Inverno ganha um tom mais sóbrio, mas que faz bastante sentido dentro a história, já que a mocinha está encarando a morte iminente de seu pai. Contudo, a trama, no geral, acabou não me agradando o tanto que eu esperava. O casal se envolve rápido demais e o livro não consegue criar uma tensão gostosa entre eles, como aconteceu nos volumes anteriores. A autora “desmascarou” os personagens rápido demais, gostaria que St. Vincent não tivesse mostrado seu lado cavalheiro tão cedo e que a escolha do vilão do livro fosse menos óbvia.


Apesar de ser inusitado no começo, afinal, Pecados no Inverno já começa com Evie pedindo St. Vincent em casamento, o livro acaba caindo na mesmice. A história tomou todos os caminhos clichês possíveis, o que acabou tornando a leitura um pouco arrastada no final e bem inferior a dos livros anteriores. Além da trama não ter muitas surpresas, os protagonistas não despertam tantas emoções durante a leitura. Evie sempre fora a mais tímida das amigas, mas tinha um lado sagaz discreto que eu adorei nos outros livros. Contudo, em vez de desabrochar como uma mulher forte no seu livro, Evie nos é mostrada como uma mocinha frágil que deixa St. Vincent tomar conta de sua vida completamente. A personalidade de Evie não desagrada, mas quem gosta de mocinhas com atitude e mais independência, como eu, não vai gostar tanto da personagem. 

St. Vincent, que foi o canalha devasso que a gente não quer amar, mas que acaba amando em Era uma Vez no Outono, foi bem sem graça em Pecados no Inverno. Como disse, já no início o personagem muda subitamente de um nobre irresponsável e sedutor para um mocinho fofo. A transição era esperada e necessária, claro, mas ela aconteceu rápido demais e tirou o brilho do personagem. E, como casal, Evie e St. Vincent também não convencem muito, infelizmente. Eles se envolvem e se entregam rápido demais, faltou aquele jogo gostoso de gato e rato dos outros livros, quando o casal fica lutando contra a atração e os sentimentos. Evie e St. Vincent tentam resistir, claro, mas não convencem a si mesmos, nem aos outros personagens, quem dirá os leitores.

E falando nos secundários, eles fizeram falta nesse livro. Quase não temos a presença das outras Flores Secas e senti falta de ver as quatro amigas mais juntas e se divertindo. Contudo, um personagem secundário é bem desenvolvido e me agradou bastante. O jovem Cam Rohan, um dos protagonistas da outra série da autora, Os Hathaways, aparece nesse livro! Foi bem legal conhecer o passado de Cam, o que me fez sentir falta dos outros personagens incríveis de Os Hathaways e me arrepender de não ter lido justamente o livro dele. Inclusive, há uma cena bem interessante entre Cam e Daisy que fez todo o livro valer a pena!


A EDIÇÃO

Pecados no Inverno segue a edição dos outros volumes da série. A diagramação é simples e a tradução está perfeita. Essa é a capa que menos gosto de toda a série, mas ela não chega a ser feia e a modelo combina bastante com a Evie que imaginei.

CONCLUSÕES FINAIS

Pecados no Inverno não chegou nem perto de alcançar minhas expectativas astronômicas. O livro não é ruim, é um romance de época mais sério, mais igualmente fofo e gostoso de ler. Contudo, a obra não surpreendente e os protagonistas não me cativaram. O livro anterior, Era Uma Vez no Outono ainda é o meu favorito da série e mesmo Pecados no Inverno não tendo conseguido manter o mesmo nível, estou ansiosa pelo próximo livro, Escândalos na Primavera. No geral, a série é bem apaixonante e divertida, vale a pena ler.

QUOTE FAVORITO

“Em seus sonhos, tinha se imaginado casando com um homem bom e sensível. Ele nunca zombaria dela por gaguejar. Seria amoroso e gentil. Sebastian, lorde St. Vincent, era o oposto do amante de seus sonhos. Não havia nada de bom, gentil, sensível ou amoroso nele. Era um predador que gostava de brincar com sua presa antes de devorá-la.” Pág. 17


Título: Pecados no Inverno
Título original: Devil in Winter
Série: As Quatro Estações do Amor
Volume: 3
Autora: Lisa Kleypas
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415872
Ano: 2016
Páginas: 256

Conheça mais livros da autora:

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Que pena que o livro não atendeu suas expectativas. Pelo menos também não foi de todo ruim.
    Eu achei a capa desse livro super meiga e, por sua resenha, percebi que transparece um pouco a protagonista.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana. É uma pena que o livro não tenha te conquistado, alguns leitores acharam diferente mas acredito que isso seja da expectativa de cada um e também de como elas gostam dos romances de época. No meu caso, ainda não li nenhum livro mas estou bastante ansiosa para começar.
    Abraço, Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. eu ouso dizer que é o meu favorito, não sei você, mas essa redenção do cafajeste me deixou caidinha de amores por ele, além disso é bom ver Evie ganhando força e confiança graças ao apoio de Sebastian
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,
    Minha mãe ama a Lisa e adorou essa série.
    Preciso começar ainda, mas já ouvi críticas dizendo que é melhor que os Hathaway. Que pena que não foi tão bom para você.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sei exatamente como se sente...
    Livros previsíveis demais são enfadonhos.
    Claro que a maioria dos livros tem um lado meio clichê..Mas tem que haver algo que o diferencie dos demais.

    ResponderExcluir
  6. Acabei essa semana o primeiro livro da série e estou louca para ler os próximos para ver o que vai acontecer com as meninas. Fico feliz em saber que no terceiro livro já podemos ver a história de Evie, estou torcendo muito para ela. Amo romances de época e estou ansiosa para terminar a série.
    Amei a resenha, beijos
    http://no-universo-dos-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)