12.9.16

Resenha: Cilada para um Marquês - Sarah MacLean



A HISTÓRIA

As jovens Talbot foram apelidadas de Irmãs Perigosas por bons motivos. Os boatos dizem que o pai das garotas ganhou seu título em um jogo de cartas, por isso, nem a grande fortuna que família possui é o suficiente para fazer os Talbot serem bem-aceitos pela sociedade aristocrática. Sophie Talbot é caçula e mais quieta das garotas da família. Diferente das irmãs, ela pouco se importa com a aprovação dos nobres, contudo, sofre por ver sua família ser ridicularizada pelos bem-nascidos. E também diferente das irmãs, Sophie não mantém casos de amor escandalosos, talvez por ser considerada a Talbot menos bonita e mais desinteressante.
“E foi naquele momento que Sophie não conseguiu mais suportar aquele mundo de regras, hierarquia e desdém. Aquele mundo no qual ela não tinha nascido. O mundo que ela não escolheu. O mundo que ela odiava. Ela foi atrás do cunhado, sem querer outra coisa que não vingar a irmã.”
Outro baile tedioso e mais uma vez Sophie vê sua família ser humilhada. Todos dizem que a irmã mais velha de Sophie enganou seu atual marido, um duque, para que ele se casasse com ela. Por isso, quando a garota flagra o cunhado traindo a irmã, ela não consegue se controlar e o empurra para dentro de um lago. Contudo, quem acaba sendo reprimida pelo ato é ela, que cansada de toda a hipocrisia e show de máscaras da sociedade, resolve arrumar seu próprio jeito de fugir do baile. E é nesse momento que ela encontra o canalha real, que é mais conhecido por seu apelido: Rei.

Rei é um jovem marquês, um futuro duque e um sedutor de mulheres. Confusões o seguem para todo lugar e é fugindo do baile, após, supostamente, desonrar mais uma jovem dama, que ele encontra Sophie. Rei conhece a reputação das irmãs Talbot de colocar homens em situações comprometedoras e como tudo o que ele menos quer é se casar, ele nega o pedido de Sophie de levá-la até em casa. A garota, que não é do tipo que aceita não como resposta, resolver encontrar então seus próprios meios de ir embora. Sophie paga um dos cavalariços de Rei e acaba embarcando escondida na carruagem dele. 

Contudo, logo Sophie descobre que a carruagem de Rei está indo para o interior da Inglaterra e que ele mesmo não está dentro do veículo. Sem saber o que fazer, Sophie mantém o seu disfarce de jovem empregado. Quando a carruagem, Sophie e Rei acabam no mesmo destino, o homem se surpreende com a ousadia de Sophie, mas novamente se nega a ajudá-la. Contudo, a garota não se dá por vencida e bola um novo plano: voltar para cidade onde nasceu e abrir uma livraria lá. Rei convenceu a si mesmo e a todos de que é um grande canalha, mas não consegue esquecer de Sophie e resolve lhe dar uma carona até a tal cidade. Contudo, será que duas pessoas tão teimosas e que aparentemente se odeiam conseguirão sobreviver juntos em uma carruagem apertada, por dias? Sem se apaixonarem?

A SÉRIE

Cilada para um Marquês é o primeiro livro da nova série, chamada Escândalos e Canalhas, da Sarah Maclean. Até o momento, apenas dois volumes da saga foram lançados, o segundo conta a história de Warnick, o amigo escocês de Rei, tão nobre e canalha quanto ele.

Conheça mais livros da Sarah MacLean:


EXPECTATIVAS E LEITURA 

Sarah Maclean é minha autora de romances de época favorita. Eu amo suas histórias divertidas e personagens de personalidade forte. A leitura de Cilada para um Marquês surgiu como um convite da editora Gutenberg, que me chamou para escrever um quote sobre o livro para a orelha da obra. Claro que aceitei o convite imediatamente e com muita honra! Comecei Cilada para um Marquês bastante animada e imediatamente me vi cativada a obra. 

A narrativa de Maclean, em terceira pessoa, é sempre muito bem-humorada e fluída, recheada de bastante ironia. A trama de Cilada para um Marquês é surpreendente do início ao fim, e além de romance, a obra traz muita aventura e ação também – com direito a perseguição, disfarces e até mesmos tiros! Mas, para os fãs do gênero, Cilada para um Marquês traz muitos momentos fofos, românticos e apaixonantes – e alguns sensuais também! A leitura se desenrola de forma rápida e muito gostosa, provocando os sentimentos mais diversos no leitor. Eu ri, me surpreendi e suspirei do início ao fim.

AS CRÍTICAS DO LIVRO

Como todos os livros da Sarah Maclean, Cilada para um Marquês proporciona, além de um romance fofo e divertido, um retrato interessante da época e críticas relevantes. A autora mostra bem como, no século dezenove, na Inglaterra, as regras sociais da aristocracia eram rígidas e todos que não se encaixavam eram julgados e pouco aceitos. E como a situação era ainda mais desesperadora para as mulheres. As garotas nunca eram bonitas, talentosas, inteligentes, bem-vestidas ou educadas o suficiente e eram excluídas e humilhadas caso demostrassem qualquer sinal de autonomia ou opinião própria, como faziam as irmãs Talbot, maldosamente apelidadas de Irmãs Perigosas.

Outros livros já abordaram como as famílias usavam o casamento para ganhar títulos e ascender socialmente, mas Cilada para um Marquês me surpreendeu ao mostrar que havia pessoas que compravam o seu status e que, mesmo assim, eram malvistas por trabalhar abertamente – algo abominável e indigno dos nobres na época. Isso me fez perceber, de forma até irônica, como as coisas mudam. Mesmo uma pessoa que já nasceu riquíssima, nos dias de hoje, é julgada, de forma negativa, por não trabalhar, o que revela outro extremo contrário do daquela época. No século dezenove, trabalhar era algo vergonhoso, hoje, não trabalhar é sinônimo de preguiça e, logo, vergonhoso. Não é fascinante como os valores sociais mudam ao longo do tempo?

OS PERSONAGENS

Como sempre, além da narrativa divertida e trama surpreendente, Maclean presenteia o leitor com personagens incríveis e apaixonantes. Eu adorei a Sophie desde o início, me identifiquei bastante com seu amor pelos livros e sua rejeição a hipocrisia de certas pessoas. Também fiquei admirada pela ousadia da garota. Além de ter pensamentos à frente de seu tempo, Sophie não se limita a sonhar e desejar ser mais livre e corre atrás de sua própria liberdade. Apesar da teimosia a ter levado a algumas escolhas erradas ao longo do livro, a protagonista esbanja uma coragem invejável e fiquei feliz com uma mocinha que faz as coisas acontecerem. 
"Mas para Sophie eram mágicas. Os livros eram aventuras encadernadas em couro, com páginas e mais páginas de mundos distantes, pessoas e ensinamentos notáveis; felicidade simples e honesta. 
Eu também amei o Rei desde o início. Diferente de outros mocinhos, ele é um verdadeiro canalha – tanto que nega ajuda a Sophie repetidas vezes. Rei é audacioso, sedutor e inteligente, além de bastante honesto e muito divertido. Como um casal, Sophie e Rei são perfeitos um para o outro. Os dois têm personalidade forte, teimosa e um pouco excêntrica, zero paciência para falsidades e uma habilidade incrível de se meter nas mais terríveis e maravilhosas aventuras. Eu amei o desenvolvimento do casal e terminei o livro já com saudade dos dois. 

Cilada para um Marquês acaba não dando muito espaço para os personagens secundários, mas eu também gostei da maioria deles – mesmo eles aparecendo pouco. Warnick, o amigo de Rei, é simplesmente maravilhoso e hilário (e escocês), então estou louca pelo próximo volume da série só para ter mais dele. Apesar de ter achado horrível o modo como a própria família de Sophie trata a garota, eu gostei bastante de todos os Talbot e quero muito que as irmãs apareçam mais no resto da série.

A EDIÇÃO

Como li Cilada para um Marquês em PDF, em uma versão não totalmente revisada, não posso comentar muito sobre a edição. Eu não curti muito a capa, mas ela é melhor que a primeira versão que a editora divulgou nas redes sociais. Contudo, um livro tão maravilhoso como Cilada para um Marquês merecia uma capa mais bonita, eu ficaria mais contente até mesmo com a capa da versão original.

Primeira versão da capa divulgada pela Gutenberg e capa original. 

CONCLUSÕES FINAIS

Com uma trama rápida e recheada de emoções, Cilada para um Marquês foi uma leitura deliciosa e viciante. O livro é divertido e fofo do início ao fim e todo amante de romances de época, com certeza, vai amar esse livro também. Eu estou ansiosa pelo próximo livro da série e por mais obras da Sarah Maclean, a autora mais uma vez se mostrou uma excelente contadora de histórias. Cilada para um Marquês é surpreendente, engraçado, romântico e até mesmo crítico – está mil vezes recomendado!


QUOTES FAVORITOS

Irmãs Perigosas era o segundo apelido. O rótulo era carregado por suas três irmãs mais velhas e solteiras, cada uma delas envolvida em um caso de amor extravagante, com pretendentes igualmente extravagantes – esses casos ficavam nos limites do escandaloso e permaneciam em risco constante de não se concretizarem.

Ele era tudo o que diziam ser. Escandaloso. Perverso. Um canalha total. Tudo o que a Sociedade rejeitava – ao mesmo tempo que louvava. Como seu próprio cunhado, e muitos outros homens e mulheres da aristocracia britânica. Um belo exemplo do que havia de pior naquele mundo em que ele tinha nascido. Para o qual ela tinha sido arrastada. Sophie o odiou no mesmo instante.

Título: Cilada para um Marquês
Título original: The Rogue Not Taken
Série: Escândalos e Canalhas
Volume: 1
Autora: Sarah Maclean
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582354018
Ano: 2016
Páginas: 320
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Muito legal. Eu nunca li nenhum livro desse estilo e agora também demorarei pra ler outra coisa. Mas é sempre bom conhecer novas histórias, mesmo que em resenhas.

    Beijos.
    www.chadefirulas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Ao contrário de você, eu amei a capa! Achei ela uma das mais fofas dos romances de época. Eu adoro o gênero e recentemente descobri que estou apaixonada pela Sarah MacLean. A mulher tem um talento imenso! Não vejo a hora de poder ler este livro!
    Beijo, Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ana

    Sarah é minha autora favorita em romances históricos. Adoro porque seus personagens tem sempre aquele toque de humor e acidez, são atrevidos e me fazem rir e suspirar. Tenho ainda inacabada a série dos Canalhas, mas Cilada para um Marquês ja esta na minha lista, quero conferir essa série.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  4. Acredita que eu ainda não li nenhum dos romances histórios que estão em alta? Incluindo esse. Adoro as resenhas que você faz, são super completas e precisas, sinto até uma invejinha hahaha. Gostei muito da abordagem do livro, principalmente porque traz algo a mais além do romance; quem é que não gosta de uma boa ação? Não estou certa se realmente quero ler, mas caso eu tiver a oportunidade, não vou deixar de lado.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A Edição do livro me pareceu muito linda, principalmente a capa, mesmo não me interessando muito pela leitura, por ser um gênero que não tenho costume de ler, até que a história me pareceu encantadora e envolvente, espero ter a oportunidade de ler essa serie.

    ResponderExcluir
  6. Capa linda...
    Eu não sabia que romance de época fosse tão bom kkkk
    Depois que li um, fico de olho nos novos lançamentos... São, de certa forma, impressionantes.

    ResponderExcluir
  7. Comprei esse e outros livros da Sarah MacLean na bienal e estou enlouquecida para começar esse em específico. A capa é linda e eu adoro a escritora.
    Resenha fantástica.
    Beijos
    no-universo-dos-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Suas resenhas sempre bem completas.

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler, ainda mais com essa capa linda 😱🍃💕

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)