3.8.16

Resenha: Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum


A HISTÓRIA

A vida de Jessie Holmes atingiu o fundo do poço, ou, pelo menos, é o que ela pensa. O mundo já é demasiadamente dramático para uma garota de 16 anos, mas tudo se complica quando a mãe de Jessie morre e, pouco mais de dois anos depois, seu pai resolve se casar com uma ricaça que conheceu pela internet e se mudar de Chicago para Los Angeles. Jessie deixa tudo para trás: a melhor amiga, Scarlett, a casa onde cresceu, a escola pública onde estudava… Tudo para morar na casa chique de Rachel, a nova mulher de seu pai, junto a Theo, o filho mal humorado dela, e para estudar em uma escola particular cheia de meninas louras malvadas e caras que nunca vão olhar para ela.

Jessie, que sempre fora tímida e que se importa mais com livros do que roupas da moda, não se encaixa no estilo de vida californiano e têm dificuldades para se adaptar. Sentindo-se uma estranha tanto em casa quanto na escola, a garota não têm amigos e fica cada vez mais distante do pai. Jessie não poderia odiar mais a sua vida quando recebe um e-mail anônimo. Assinado por Alguém Ninguém, o e-mail revela que seu autor esteve observando Jessie pela escola e que gostaria de ajudá-la, de forma completamente virtual, claro, a se adaptar e a fazer amigos.
“Eu: Três coisas. (1) Não sei quem você é. Gostaria de saber. […] (2) Nunca menti para você, acho que não. […] Sou uma péssima mentirosa. Acho fácil falar com você porque não sei quem você é. Será que é diferente pra você? (3) Não sei mais onde é o meu lar.
AN: talvez lar não precise ser um lugar.” Pág. 242
Um pouco assustada e morrendo de curiosidade, Jessie recusa a ajuda, a princípio, mas, cansada de ficar sozinha, logo recorre aos conhecimentos e mensagens divertidas de Alguém Ninguém como forma de ajuda. E tudo começa a mudar, aos pouquinhos. Por causa de AN, Jessie faz amigos na escola e começa a viver com menos receio, não se deixando intimidar pelas garotas populares que debocham dela, nem pelo misterioso e inteligente Ethan, seu parceiro para um trabalho de literatura, e começando a se enturmar, em casa, com Theo. Ela até mesmo arranja um emprego em uma livraria e começa a conversar com Liam, filho da dona do lugar e um dos caras mais populares da sua escola.

Mas, o melhor da vida de Jessie começa a ser trocar mensagens com Alguém Ninguém. No começo, eles só falam da escola e de futilidades, mas rapidamente começam a se abrir uma para o outro e revelar seus desejos, sonhos, medos, receios, alegrias e tristezas mais profundos. Sempre com muitas provocações e brincadeiras, Jessie e Alguém Ninguém se tornam grandes amigos e um pouco mais. Contudo, o garoto fofo e divertido por trás mensagens não quer revelar sua identidade e será que Jessie conseguirá não se apaixonar por ele?


A LEITURA, NARRATIVA E TRAMA

Eu tinha altas expectativas para Três Coisas Sobre Você, afinal, foi a maior aposta da editora Arqueiro no mês em que o livro foi lançado. Contudo, após ler uma resenha negativa sobre a obra, acabei pegando o livro com muita cautela e medo de não gostar. Contudo, logo me vi cativada pela história e personagens e devorei Três Coisas Sobre Você em apenas dois dias.

Três Coisas Sobre Você já começa bastante divertido, com uma narrativa em primeira pessoa, pelo ponto de vista observador, ácido e sarcástico da Jessie. A escrita da autora flui de forma gostosa e rápida, e ela conseguiu agregar muito personalidade da protagonista a sua narração, como se fosse realmente uma Jessie real que tivesse escrito o livro. Desde as primeiras páginas acompanhamos a troca de mensagens entre Jessie e Alguém Ninguém, assim como as conversas da garota com outros personagens. Além de ter acrescentado um ar moderninho a história (afinal, quem se comunica hoje sem o celular ou o computador?), essas conversas no mundo virtual são deliciosas e tornaram a obra ainda mais leve e a trama mais intrigante.

Apesar de o ponto principal da história ser, justamente, as conversas e o envolvimento entre Jessie e Alguém Ninguém, Três Coisas Sobre Você traz vários acontecimentos mais, a maioria previsíveis, mas alguns surpreendentes também. A trama, basicamente, se desenvolve ao redor do dia a dia de Jessie na escola e em casa, o que seria bem entediante se não fossem suas interações divertidas com Alguém Ninguém. Mas, em meio a realidade adolescente e repetitiva da protagonista, a autora consegue explorar de forma bem profunda as relações de Jessie com a família, amigos e seu jeito de pensar e ver o mundo. E, assim, Julie Buxbaum acaba conseguindo passar algumas mensagens legais sobre perda e luto, assim como a importância de criar laços significantes e de valorizar as coisas (e pessoas) boas da vida.


OS PERSONAGENS

Eles são clichês, mas muito cativantes. Como não se identificar de cara com a Jessie? Todo mundo já foi a pessoa nova em um lugar ou círculo de pessoas e sabe como é chato não conhecer ninguém e como é difícil se adaptar. Contudo, como uma apaixonada por livros, que demora séculos para fazer amizade com as pessoas e que odeia conviver com gente esnobe, eu me identifiquei e me cativei profundamente com a Jessie. Eu me vi bastante na garota, apesar de que, confesso, em certo ponto, comecei a me irritar com seu típico comportamento adolescente, sempre achando que as coisas eram o fim do mundo e que todo mundo estava contra ela.

Jessie é divertida, mas julga todos com muita facilidade. Apesar de ter amado a personagem, detestei o modo como ela tratou o pai e a Rachel, que, assim como o Theo, foram mal interpretados desde o início. Contudo, Jessie evolui bastante ao longo da trama e começa a perceber que as coisas nem sempre são o que aparentam ser, o que nos permite a fazer as pazes com ela. A Scarlett, a melhor amiga da Jessie, me causou sentimentos conflitantes. No início, amei a personagem por causa de suas mensagens e jeito fofo com a Jessie, contudo, quando a garota aparace em carne e osso na história, acabei achando-a super chatinha e fútil, além de uma péssima amiga – sentimento que permaneceu até o final da leitura.


Liam, como todos os outros personagens, é bastante clichê. Mas, diferente da Jessie e do Ethan, por exemplo, ele não toma atitudes e não parece mudar ao longo da trama, por isso eu basicamente preferi fingir que ele não existia na história. Ethan foi meu amorzinho, desde o início de Três Coisas Sobre Você. Ele é misterioso e inteligente, o tipo de cara que não joga conversa fora, mas cita poesia, e que todos amam. Contudo, apesar do seu jeito aparentemente rebelde, Ethan é bem conformado com as coisas, e, mesmo amando o personagem, fiquei um pouco decepcionada com sua falta de atitude. E temos também Alguém Ninguém, não se esqueça. O grande mistério do livro (apesar que logo na metade eu já tinha sacado quem ele era). Alguém Ninguém é sarcástico, inteligente e divertido, mas se esconde por trás de mensagens anônimas, por isso, como Jessie, me apaixonei pelo personagem, ao mesmo tempo em que temi o momento de descobrir quem ele realmente era.

A EDIÇÃO

Também só tenho elogios quanto a edição. A tradução estava excelente e o texto sem erros. A diagramação simples, sem detalhes, combina o estilo rápido e leve da história. A capa de Três Coisas Sobre Você é aparentemente simples, mas combina perfeitamente com a história. Além do tom de rosa incrível, amei a textura emborrachada da capa e as várias ilustrações, cada desenho representa alguma coisa que realmente aparece e tem certa importância no livro!


CONCLUSÕES FINAIS

Três Coisas Sobre Você em três palavras? Adolescente, divertido e muito fofo. É um livro para quem gosta de literatura jovem, com tramas e personagens clichês em um romance bobinho, mas muito cativante. Com muitas risadas e até mesmo algumas lágrimas, o livro até consegue ter momentos de reflexão e traz uma mensagem interessante sobre seguir em frente e construir um lar no lugar onde você está e com as pessoas com quem você está e de quem gosta.

Uma leitura despretensiosa e rápida, mas emocionante e muito gostosa, Três Coisas Sobre Você é um romance leve que me deixou com um sorriso no rosto e o peito aquecido. Eu amei o livro (que me lembrou muito O Caderninho de Desafios Dash e Lily, por causa dessa coisa de dois jovens se comunicando e se apaixonando através da escrita) e fiquei bastante curiosa para ler mais obras da autora.

QUOTES FAVORITOS

Nunca perguntei a ela [minha mãe]. Por quê? Uma das piores coisas com relação à morte é lembrar de todas as perguntas que a gente não faz, de todas as vezes que, idiotamente, a gente presumiu que teria todo o tempo do mundo. E isso também: como todo aquele tempo não parece tempo nenhum. O que resta parece algo fabricado. Os superexpostos fantasmas de lembranças.” Pág. 29

De repente me pergunto se é isso que acontece quando as pessoas se conhecem pela internet. Uma conexão sem contexto. Uma boa primeira impressão muito mais fácil de ser causada porque pode ser manipulada.” Pág. 120

Título: Três Coisas Sobre Você
Título original: Tell Me Three Things
Autora: Julie Buxbaum
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415483
Ano: 2016
Páginas: 288
*Esse livro foi uma cortesia da Editora
Compre:
 Submarino - Americanas

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Oiii Ana

    Estou até agora apaixonada com essa história. Foi uma das minhas melhores leituras do mês passado. Amei cada capítulo e me envolvi de verdade na história

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, tudo bem?
    Eu já vi uma resenha desse livro e ela foi bem positiva.
    Eu realmente quero ler esse livro, mas não vai dar certo se não for por físico.
    Adorei a sua resenha, os personagens parecem ser muito cativantes e a história parece ser interessante.
    Adorei também a edição, que parece ser incrível!
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana! Tudo bem?

    Eu tenho visto esse livro pela blogosfera e fiquei super curioso para ler. Sua resenha muito bem elaborada ressaltou isso, pois mesmo que seja um romance bobinho e clichê, mas ainda é muito bem interessante.

    Espero poder ler algum dia desses! :)

    Beijos,
    Danny
    www.irmaoslivreiros.com

    ResponderExcluir
  4. Oláá! Olha que modo de escrever resenhas mais interessante este seu, moça. Fiquei encantada. Só tinha lido apenas uma resenha deste lançamento e gostei da premissa. Imagino que esta pessoa misteriosa seja alguém que nós menos esperamos geralmente é assim, haha mas quem sabe desta vez não seja. A capa é linda e suas fotos ficaram maravilhosas!!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Vim conhecer o seu blog porque também o meu também selecionado como parceiro da Editora Rocco É incrível, não? Adorei o post =]

    Cintia,
    www.elefantevoador.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, Ana!!! <3
    Todo mundo está falando tão bem desse livro que estou LOUCA para lê-lo!!!! *-*

    Também adoro quando os personagens se comunicam por mensagens. Espero amar a história tanto quanto você!!

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana. Eu só vi resenhas positivas sobre este livro e quero muito ler ele, adoro um drama adolescente, sou apaixonada. Estou lendo o mais novo livro da Thalita Rebouças e ele me lembra muito este. A capa é linda também e as fotos perfeitas!
    Abraço, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  8. Uau que livro é este? Pelo que li na resenha ele realmente parece ser muito bom, com temas difíceis de lidar, como por exemplo, morte, perda, mudanças!! Fiquei curiosa para saber quem é o Alguém Ninguém!! Os personagens são bem construídos e trabalhados! Fiquei desconfiada de quem possa ser o Alguém Ninguém!! Porém, pode ser que eu esteja errada de quem seja!! Já quero ler!!

    ResponderExcluir
  9. 😍😍😍 Necessito ler esse livro ... <3

    ResponderExcluir
  10. Gentee preciso desse livro! Já vai para minha lista no skoob, adoro romancea juvenis, e ja quero conhecer quem é o fofo do Alguem Ninguem 💙

    ResponderExcluir
  11. Que legal!!! A leitura parece ser ótima, não vejo a hora de ter em mãos para começar essa história. Resenha maravilhosa ❤️

    ResponderExcluir
  12. Todo mundo falando bem desse livro.
    Tem pessoas completamente apaixonadas kkkk
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler, pois estou com uma pilha de livros na frente.
    Até curto historinha clicle...mas tem que haver um diferencial em algo.
    Parece ser uma leitura bem gostosa e fácil.
    Farei o possível para lê-lo.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)