A HISTÓRIA
Don Tillman tinha tudo para ser o cara perfeito. Ele é inteligente, um professor de genética bem-sucedido, que se exercita regularmente e até mesmo cozinha. Contudo, sua dificuldade em se relacionar com as pessoas o fez ter pouquíssimos amigos e nenhuma namorada. Don acreditava que tinha tudo acertado. Sua programação semanal o impede de perder tempo e ele vive seus dias de forma cronometrada, sempre seguindo a programação. Mas até mesmo Don, que não entende as pessoas e que fica desconfortável na companhia da maioria delas, sente falta de ter alguém na sua vida.
Assim, como faria para qualquer outro problema, Don bola um plano de ação, o Projeto Esposa. Para facilitar a procura pela companheira perfeita, ele elabora um questionário para excluir as mulheres que não combinariam com ele. Sua espoja jamais poderia ser uma fumante, vegetariana ou uma pessoa que se atrasa ou usa muita maquiagem. Ela tem que ser uma mulher inteligente, que goste de ciências, como ele, que saiba cozinhar, mas que não seja teimosa ou que tenha um sabor preferido se sorvete.
Os critérios de Don são insanos e inflexíveis, então seu amigo Gene, um professor de psicologia mulherengo, resolve ajudá-lo a selecionar as mulheres do Projeto Esposa. E logo Gene envia Rosie a Don. Rosie é mais nova que Don, mas é bonita e parece ser inteligente, então ele imediatamente a convida para sair. Mas o primeiro encontro deles não poderia ser mais desastroso. Rosie se atrasa e Don descobre que, além de fumante, ela é vegetariana, uma pessoa expansiva, que se apega aos detalhes, que não se importa com planos e que gosta de mudar as regras. Ou seja, totalmente inadequada.
Rosie é a mulher mais errada para Don, mas então porque ele não consegue ficar longe dela? Quando ela revela que suspeita que um antigo colega de sua mãe é seu pai biológico, Don encontra a desculpa perfeita para eles continuarem a se ver: o Projeto Pai. Don aceita ajudar Rosie a descobrir quem é o pai da garota (através testes de DNA) e mesmo achando-o um cara muito estranho, Rosie embarca com ele nessa aventura. Entretanto, Rosie só aceita a ajuda de Don porque acha que ele não tem qualquer interesse romântico nela, e ela nele. Mas, o destino mostrará para os dois que eles são perfeitos um para o outro e que é na imperfeição que o amor surge.
A LEITURA: TRAMA E NARRATIVA
Eu já tinha visto O Projeto Rosie por aí, mas foi apenas quanto ganhei a continuação, O Efeito Rosie, que tive curiosidade para ler esse livro. Só por causa da sinopse, esperei encontrar um romance fofo e muito divertido, e O Projeto Rosie não me decepcionou. O livro já começa recheado de surpresas: é impossível não se chocar, e ficar intrigado também, com o jeito único de Don. Ele é metódico, cheio de regras, mas também é muito divertido. A narração do livro é recheada de uma ironia ácida, mas hilária, sem falar que o autor consegue bolar as situações mais inusitadas e incríveis, que nos faz rolar de rir.
A escrita de Simsion é muito cativante e flui com agilidade. Eu li O Projeto Rosie em dois dias e fiquei sedenta por mais. A trama é extremamente surpreendente e apesar de alguns acontecimentos terem soado com coisas que só aconteceriam em um livro mesmo, a história conquista e soa crível, além de completamente apaixonante. As aventuras e desventuras de Don e Rosie são bastante divertidas e muito fofas, e a única coisa que eu mudaria era o final. O desfecho foi perfeito, não se enganem. Entretanto, os mocinhos só se acertam nas últimas páginas e gostaria de ter lido mais momentos deles como casal (mas para isso, felizmente, temos a continuação O Efeito Rosie)!
OS PERSONAGENS E A MENSAGEM DO LIVRO
Ah, como não amar o Don, logo de cara? Eu sou suspeita para falar, porque adoro personagens esquisitinhos e o Don é uma figura! Com mania de organização, de limpeza e de planejar tudo, é impossível não se divertir com as maluquices que o Don faz. Ele tem zero tato social, o que o coloca nas situações mais engraçadas e tensas. Nesse ponto, eu me identifiquei um pouco com a dificuldade do personagem para se relacionar com as pessoas, o que me fez amá-lo ainda mais. Também nos cativamos ao Don quando o autor explora suas fragilidades e vários de seus traumas passados. Um dos pontos cruciais do livro é como o comportamento de Don, muitas vezes, provoca o repúdio e o preconceito das outras pessoas, as mesmas pessoas que o machucam sem perceber que, apesar de ser frio em certos pontos, o Don é um ser humano que, mesmo não admitindo, tem sentimentos.
E para quem não curte o tipo de cara certinho (e com TOC), o Don amadurece bastante durante a história. Outro ponto interessante de O Projeto Rosie é que o livro mostra como é bacana mudar não para agradar uma pessoa e sim porque estar com essa pessoa te faz se sentir mais seguro e confortável para tal. Se eu amei o Don, adorei a Rosie também. Ela foge completamente dos esteriótipos: é a garota vegetariana que gosta de desafiar as regras, mas também é uma garota fofa que não maltrata o diferente (como Don) e que tem suas próprias fragilidades. Assim como faz com Don, ao autor explora os problemas de Rosie, como a aflição da garota quanto a identidade do seu pai, por exemplo. Rosie não muda tanto durante o livro, mas se desenvolve muito bem.
Como um casal, Rosie e Don são perfeitos um para o outro – eles tinham tudo para dar errado, mas conseguem fazer com as diferenças entre eles sejam o que os une. E é aí que O Projeto Rosie passa mais uma mensagem legal. Diferente do Don queria, é impossível encontrar um companheiro perfeito porque não existe pessoa alguma no mundo que seja perfeita. O livro consegue explorar bem essa temática, mesmo sendo um romance, O Projeto Rosie mostra que não existe relacionamentos sem dificuldades e que amar uma pessoa é aprender a amar tudo o que ela é de melhor e de pior também. Nesse quesito, Gene e sua mulher, Claudia, são super importantes. Todos os personagens do livro são bem desenvolvidos, mas dos secundários, são os melhores amigos de Don que mais recebem destaque e conseguem ajudar a passar a mensagem da obra. Confesso que não gostei muito de Gene, especialmente nele insistindo em continuar com um casamento aberto que, claramente, não estava funcionando, mas como casal, ele e a Claudia são uns amores!
A EDIÇÃO
Não a qualquer reclamação quanto a edição. A tradução estava perfeita e a diagramação é simples, mas combina com o ar leve e rápido do livro. Eu adoro a capa dessa nova edição. Ela é linda, minimalista, mas chamativa por causa desse tom de laranja maravilhoso. E a ilustração combina bastante com o livro, já que o Don sempre anda de bicicleta e o buque entrega o lado romântico da obra.
CONCLUSÕES FINAIS
Se eu pudesse definir O Projeto Rosie em uma palavra? Delicioso. O livro entrega o que promete: um romance divertido e rápido. A história é muito gostosa de ler, emocionante, e até mesmo consegue passar mensagens legais sobre relacionamentos e aceitação. Uma obra fofa e hilária, que me deixou com gostinho por mais. Terminei O Projeto Rosie apaixonada pela trama e pelos os personagens e feliz porque poderei os ver novamente na continuação, O Efeito Rosie, a qual estou louca para ler!
Título original: The Rosie Project
Série: Duologia Projeto Rosie
Volume: 1
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
ISBN: 9788501106988
Ano: 2016
Páginas: 320
Compre: Amazon - Submarino - Americanas
Oi, Ana.
ResponderExcluirEu já ouvi falar do livro há muito tempo atrás, mas nunca procurei realmente saber sobre a trama então fiquei muito feliz que ela tenha te impressionado. Gosto tanto de romances com todos os pontos nos is. Por isso, espero que O Efeito Rosie não seja apenas um livro que faz com que ambos se separem e voltem de novo, feito para vender... acho que ele não seria realmente necessário.
Eu vou procurar ler depois, e também prefiro esta capa.
Beijo, Leitora Encantada
Oii!
ResponderExcluirQue linda essa história, me deixou bem curiosa e já coloquei na minha lista do skoob. Gosto de personagens diferentes do convencional, ou seja, lindo, perfeito, pegador, cheio do dinheiro e outras coisas que estão por todos os livros.
beijos
http://doublehappiness2you.blogspot.com.br
Um romance fofo e divertido realmente define esse livro! O Don é um personagem muito interessante! Eu tbm quero muito conferir mais da relação dele com a Rosie em O Efeito ;)
ResponderExcluirBjs
hhtp://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Oi, Ana!! Tudo bem??
ResponderExcluirJá tinha visto falar desse livro por aí, mas nunca tinha me interessado realmente em saber mais sobre ele. Sua resenha foi certeira! De vez em quando, gosto de romances rápidos e água com açúcar hahah Queria conhecer o Don, gostei do que falaram dele. Ah, e será que ele não consegue se distanciar de Rosie porque as coisas proibidas são as mais gostosas? kkkkkk É o que dizem... Os opostos se atraem :p Bjs,
www.estranhoscomoeu.com
PROMOÇÃO NO BLOG: Ganhe um Livro da Jamie McGuire ---> http://estranhoscomoeu.com/2016/07/28/concurso-cultural-ganhe-um-livro-de-jamie-mcguire/
Olá Ana!
ResponderExcluirConhecia o livro de vista e curti muito a apresentação dele no Mochilão da Record. Fiquei ainda mais curiosa agora com a sua resenha, gosto de uns romances fofos de vez em quando <3
Bjs
EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO HOBBIT
Oi, Ana!
ResponderExcluirSou louca pra ler esse livro, mas já vi muitas resenhas falando mal e quase desisti!
Beijos, https://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/
Amei O Projeto Rosie, romance fofo e super divertido, gostei muito quando fiquei sabendo da continuação, estou doida pra ler O Efeito Rosie, parece ser ótimo também!
ResponderExcluirOi, Ana!!!
ResponderExcluirEstou muito curiosa sobre O Projeto Rose!! Ele parece ser muito legal mesmo.
Adorei sua resenha e fiquei querendo conhecer melhor esse livro!!
Vou dar uma checada nas próximas compras!!!
Bjs!!
http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br
Eu tenho o livro na edição antiga já faz um tempo, ainda não li pois sempre passo outros na frente :(
ResponderExcluirNão sabia que o livro tinha continuação, assim que eu ler o primeiro, irei comprar. Mas será que tem em outra edição? Eu tenho toque e não gosto de livros da mesma série em edições diferentes haha
Também amo personagens esquisitinhos, são os melhores kkkk ♥ Beijos
Li a resenha do segundo livro primeiro.
ResponderExcluirComo eu disse na outra resenha, parece ser bem fofo e eu amo dar umas boas risadas com livros cômicos.
Embora pareça interessante, eu li a outra resenha e não sei se quero ler os livros, pela jeito que ela começa a tratá-lo...enfim...
Já faz um tempo que eu queria saber do que se trata esse livro, adorei a resenha e já está na minha lista de leitura.
ResponderExcluirSou louca para ler esse livro! Em breve comprarei. Agora deu uma vontade a mais de ler. Obrigada pela resenha.
ResponderExcluir