A HISTÓRIA
Faz muito tempo que a vida de Emma Van Court começou a ruir. Tudo seguia perfeitamente quando sua grande paixão, Stuart, lhe pediu em casamento. Ele, um homem extremamente religioso que só queria ajudar os menos favorecidos, parecia o par perfeito para ela – uma jovem que não liga para títulos de nobreza e luxo. Contudo, a união foi desaprovada pelo conde de Denham, James Marbury, primo de Stuart e amigo de infância de Emma. Assim, o jovem casal foge e se casa na Escócia, onde passam a morar.
Pouco tempo depois, Emma vê a vida simples e dura ao lado de Stuart ficar ainda pior quando o marido morre. Viúva e sem parentes por perto, a mulher passa a viver da ajuda dos vizinhos, que não entendem em sua insistência em continuar lecionando, de graça, as crianças pobres da cidade enquanto ela mesma mal tem o que comer. Mas Emma não é do tipo que reclama das coisas, apesar que tudo muda quando James surge a sua porta, na Escócia.
Saber da morte do primo foi chocante, mas James se surpreendeu mais ainda quando descobriu que Emma não está segura com a sua família, em Londres. Ele fica chocado ao ver o quanto a garota amadureceu, mas não entende sua teimosia em ficar na Escócia e, mais preocupante ainda, o porque dela fazer tanto segredo quanto a morte de Stuart. James fica ainda mais intrigado quando descobre que Emma herdou uma fortuna que só poderá a receber quando se casar novamente.
Os mistérios cercam Emma e James decide ficar na Escócia para descobrir todos, contudo, a real razão dele permanecer ali é a paixão antiga que nutre pela garota. Nem um pouco ciente dos sentimentos que James nutre por ela, Emma fica incomodada com a presença de James e não sabe como não vai perder a cabeça com ele por perto, se metendo nas suas coisas e, pior ainda, a fazendo se apaixonar por ele! Será que os dois conseguirão encontrar as respostas que procuram, ou há segredos e verdades não faladas demais entre Emma e James?
EXPECTATIVAS E LEITURA
Eu estava ansiosa para ler Pode Beijar A Noiva. Sou fã da Meg Cabot há muitos e muitos anos e, por nunca ter lido uma obra sua sobre o pseudônimo de Patricia Cabot, fiquei ansiosa por esse livro. Contudo, assim que comecei a leitura, imediatamente pensei algo que se manteria na minha mente durante toda a história: “não parece que foi Meg Cabot quem escreveu isso”.
Pode Beijar A Noiva me desagradou desde o início. A história começa de forma extremamente confusa e se mantém assim em basicamente todo o livro. Não há explicações claras sobre quem são os personagens e quais são suas histórias pessoais, o que tornou quase impossível mergulhar na trama e ser convencida por ela. A narração se perde muito dos devaneios internos dos protagonistas e os acontecimentos do livro se arrastam, o leitor precisa lutar mentalmente para entender o que aconteceu. A trama consegue trazer alguns elementos pouco vistos em outras obras do gênero, contudo, além de confusa, ela soou forçada e pouco surpreendente. O final é completamento insosso e, Pode Beijar A Noiva, como um todo, deixou a desejar.
OS PERSONAGENS
Os personagens também me decepcionaram bastante. Emma é a clássica mocinha insegura, mas ela não amadurece ao longo da história, pelo contrário, de ingênua, a garota se torna tola e muito, muito chata. Emma se autodeprecia demais, não percebe aquilo que está logo diante de seus olhos e sua relutância em contar o que houve com Stuart se tornou, em certo ponto, simplesmente ridícula. James tinha tudo para ser um cavalheiro sedutor e fofo, mas acabou soando chato também, um homem mimado que se acha o dono do mundo. Ele faz apenas o que quer e trata todas as outras pessoas como se fossem burras, inclusive Emma. Os personagens secundários são um pouco mais legais, mas nenhum ganhou destaque suficiente a ponto de me conquistar,
A EDIÇÃO
Não há reclamações quanto a edição. Não encontrei erros de tradução e a diagramação é simples, mas boa. Eu amei essa capa, ela é maravilhosa, mesmo não combinando em nada com a história, já que a Emma não é do tipo que usa vestidos glamourosos e batom.
CONCLUSÕES FINAIS
Quanto mais penso sobre Pode Beijar A Noiva, mais decepcionada fico. O livro não me agradou em nada – a trama é confusa e forçada, os personagens são clichês e chatos. A leitura se tornou arrastada e praticamente me obriguei a terminar o livro, que não conseguiu me passar ou causar qualquer sentimento bom. O mais triste é que amo a autora, por isso não entendo como um livro com tão pouca qualidade pode ter sido escrito por ela. Ainda quero ler mais obras da Meg sobre o nome de Patricia Cabot, mas, vou pegar o próximo romance de época dela com menos expectativas.
Título: Pode Beijar a Noiva
Título original: Kiss the Bride
Autora: Patricia Cabot (pseudônimo de Meg Cabot)
Editora: Essência
ISBN: 9788542206760
Ano: 2016
Páginas: 240
Compre: Amazon - Submarino - Americanas
Título: Pode Beijar a Noiva
Título original: Kiss the Bride
Autora: Patricia Cabot (pseudônimo de Meg Cabot)
Editora: Essência
ISBN: 9788542206760
Ano: 2016
Páginas: 240
Compre: Amazon - Submarino - Americanas
Hey!
ResponderExcluirJá tinha visto esse livro aqui e ali, e confesso que não fiquei lá muito curiosa. Primeiro por que ainda não nada da Meg, e quero começar por O diário da Princesa. :)
Segundo que, ao ver a sinopse, me lembrou um outro livro que já li.
Beijos,
http://tordodemorango.blogspot.com.br/
Que pena que não gostou :-(
ResponderExcluirQuero muito ler algo da Meg, principalmente, escrevendo como Patricia, pois adoro romances de época. Talvez ela tenha sido infeliz apenas nesse livro (eu espero), pois muitos falam bem sobre Aprendendo a Seduzir, que espero ler em breve!
Abraço!
Olá, tudo bem? É uma pena que o livro não tenha te agradado em nada, pois eu tenho bastante vontade de ler ele. Pelo menos agora, se eu ler, irei sem expectativas. Adorei a resenha!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Olá!
ResponderExcluirQue pena que você não gostou... pensando bem nem eu gostaria de ler um livro assim. Odeio livros clichês e arrastados, gosto daqueles que tem mistério e te impressiona. Ótima resenha.
www.donadegato.com
Beijos.
Que pena que não gostou, Ana!!
ResponderExcluirEu adorei praticamente todos os romances da Patricia Cabot que li! Mas já faz anos, confesso.
Eu tenho esse livro Pode Beijar a Noiva, mas com outra capa.
Porém um dos meus favoritos dela é A Rosa do Inverno. Você deveria tentar esse. Eu o adoro. De verdade. Achei a história tão boa que até hoje recomendo.
Espero que dê mais uma chance!! ;)
Bjs!!!
http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br
Nossa, estou cm vontade de ler esse livro, mas ao mesmo tempo receosa.
ResponderExcluirLi primeiro Liberte o meu coração, que até é citado em O Diário da Princesa como sendo a própria Mia que escreveu e por isso que o comprei, e confesso que me surpreendi, gostei bastante da história e fui atrás de outros romances da Meg como Patrícia, tanto que parei aqui :P
Os outros que li foram Aprendendo a Seduzir, A Rosa do Inverno e Retrato do Meu Coração. Realmente gostei muito deles e indico, principalmente A Rosa do Inverno ;)
acabei de conhecer o blog e estou encantada. apaixonada amei. da autora como patricia so li aprendendo a seduzir. nao é meu historico preferido mas amei. este parece ser ainda mais envolvente que o que eu disse... a personagem parece ser bem forte e gostei disso
ResponderExcluir