A HISTÓRIA
Clio Whitmore teve sorte, ou todos assim diziam. Assim que debutou, foi pedida em casamento por Piers Brandon, um amigo de infância e futuro marquês. Mas, oito anos se passaram desde o pedido, Piers já herdou seu título e é um diplomata admirado por todos, enquanto Clio é a piada da sociedade. Cansada de ser humilhada e de esperar por um homem que nutre tão pouca consideração por ela, a jovem resolve assumir o controle de sua vida. Agora que herdou seu próprio castelo e tem um lar só seu, Clio está decidida a romper o noivado.
Entretanto, para acabar com o compromisso, Clio recorre ao irmão de Piers, Rafe, que é quem administra tudo enquanto Piers está viajando a trabalho. Enquanto o irmão mais velho é um perfeito cavalheiro inglês, Rafe é um homem desafiador, que deu as costas para a sociedade e se tornou uma lenda em campeonatos ilegais de luta. Depois de uma perda humilhante, Rafe está determinado a voltar para os ringues e reconquistar o título. Mas, toda a sua concentração no treino é testada quando Clio surge na sua porta, exigindo que ele a libere do compromisso com o irmão.
Rafe, que sente é um desapontamento em todos os sentidos para a família, não quer desagradar o irmão, com quem tem um relacionamento distante e difícil, ainda mais e por isso precisa impedir que Clio rompa o noivado. Mas, a garota está determinada a não se casar e Rafe tentará convencê-la do contrário. Para isso, ele viaja até o castelo dela e eles fazem um acordo. Rafe tem uma semana para deslumbrar Clio com os preparativos para o casamento, mas, se provar bolos e vestidos não a convencerem de manter o noivado, Rafe é obrigado a assinar os papéis que a liberam do compromisso.
Com ajuda de seu treinador, um homem bem-humorado e cheio de truques, Rafe faz de tudo para dar a Clio a semana mais divertida da sua vida. Ele acaba sendo auxiliado também pelas irmãs da garota, a espalhafatosa Daphne e a inteligente Phoebe, que não fazem ideia dos planos de Clio de acabar com o noivado. Contudo, mesmo que os dias ao lado do bruto e provocativo Rafe estejam sendo incríveis, eles só estão servindo para deixar Clio mais decidida a não se casar com Piers. A proximidade de Clio e Rafe torna impossível negar a atração imensa que os dois sentem, um pelo outro, há anos. Eles não têm coragem, claro, de assumir seus sentimentos assim, tão de cara, mas quem disse que a paixão vai pedir permissão dos dois para se instalar?
A SÉRIE
Diga Sim Ao Marquês é o segundo livro da série Castles Ever After de Tessa Dare, que, até o momento, conta com três obras no total. Cada livro da série é independente e conta a história de romance de uma garota diferente, todas afilhadas do mesmo Conde e que herdaram seus castelos.
Leia as resenhas dos outros livros da série:
- Romance com o Duque - Vol. 1
- A Noiva do Capitão - Vol. 3
Leia as resenhas dos outros livros da série:
- Romance com o Duque - Vol. 1
- A Noiva do Capitão - Vol. 3
A LEITURA E REFLEXÕES DO LIVRO
Depois de ler e amar Romance com o Duque, o primeiro volume dessa saga, fiquei bastante ansiosa por Diga Sim Ao Marquês. Apesar de o volume anterior ainda ser o meu favorito, esse livro foi tão gostoso e apaixonante quanto ele. Diga Sim Ao Marquês já começa bastante divertido, com Clio e Rafe trocando provocações e faíscas - já na primeira cena (quando Clio pensa, erroneamente, que Rafe iria suicidar-se, enquanto estava apenas usando uma corda no seu treino) eu ri horrores e me apaixonei pelo casal.
Diga Sim Ao Marquês se desenvolve de forma rápida e deliciosa. A trama do livro, mesmo com os clichês do gênero, consegue surpreender bastante. A história é divertida, mas também muito romântica e ainda tem umas pitadinhas de cenas mais quentes. A narrativa em terceira pessoa da autora é excelente, leve e bem-humorada. Eu amo os diálogos da Tessa Dare, eles são inteligentes, recheados de provocação e ironia. Como sempre, a autora trouxe uma ambientação perfeita e consegue passar a cultura e modos da época de forma incrível. Em Diga Sim Ao Marquês, Dare aborda, de forma crítica, os casamentos arranjados, comuns no período, e a visão machista a quais as mulheres eram submetidas.
“E você tem que querer se casar. O que mais pode esperar da sua vida?”
Ela riu com o copo de xerez na boca.
“O que mais, não é mesmo? Não é como se nós, mulheres, tivéssemos permissão para ter nossos próprios interesses ou carreiras.” Pág. 18
Através da Clio, principalmente, Diga Sim Ao Marquês critica os ideais opressivos e os padrões de beleza irreais aos quais as mulheres eram (e ainda são) submetidas, assim como a visão tosca de que o casamento era a maior conquista para o nosso gênero. A personagem ainda desafia o hábito do casamento por convivência e fiquei triste ao imaginar quantas mulheres da vida real sofreram como Clio, esperando por anos para se casar com um homem que não tinha o mínimo de afeto por elas.
OS PERSONAGENS
O melhor dos livros da Tessa são, definitivamente, seus personagens. Todos possuem personalidades fortes e cativantes, além de papel na trama. Eu me cativei com a Clio imediatamente. Afinal, ela esbanja coragem e determinação ao tentar se livrar de um noivado arranjado e controlar o rumo da própria vida. Algo que amo é que as mocinhas da autora sempre possuem algum talento e, diferente da maioria das protagonistas de outros romances de época, elas não pensam só em casamento e sonham em conquistar algo e criar sua própria história e legado. E Clio não é diferente. Não vou falar mais para não dar spoiler, mas o castelo inspirou um grande sonho em Clio, o que o torna quase que um personagem também.
Rafe é um pouco mais clichê do que Clio, mas é igualmente cativante e apaixonante. Ele também possui talentos e sonhos e foi bem marcante a relação dele com a luta, algo que nunca tinha visto em outro livro do gênero. Também adorei a devoção de Rafe quanto ao cachorro do irmão, uma figura super fofa que rendeu bons, e divertidos, momentos durante a leitura. Os outros personagens secundários foram igualmente incríveis: adorei o treinador maluco do Rafe e as irmãs de Clio (e estou torcendo para que a autora traga um livro só da Phoebe, a garota super inteligente e sem tatos sociais é uma personalidade incrível). Apesar de também ter me cativado com o fofo do Piers, o irmão de Rafe, me irritei como ele foi retratado como a perfeição em pessoa e também gostaria que ele protagonizasse um livro da série, só para mostrar que é um ser humano comum e que tem lá seus defeitos e inseguranças. Como um casal, Clio e Rafe também agradam bastante. Eles trocam muitas provocações e desafios, mas também muito romance e fofura. E eles também evoluem ao longo da trama, Clio fica ainda mais forte e determinada e Rafe aprende a deixar outras pessoas se aproximarem e conquistarem o seu coração.
A EDIÇÃO
Só elogios quanto a edição. A diagramação estava boa e adorei o detalhe das flores no início de cada capítulo. Eu amo essa capa, ela combina bem com a do volume anterior, mas consegue ser ainda mais bonita que a de Romance com O Duque. E a capa também combina com a obra, o castelo é bem parecido com o que imaginei e há uma cena em que a Clio aparece com um belo vestido verde, que a faz se sentir confiante e que faz com que Rafe precise encarar a verdade de que está atraído por ela.
CONCLUSÕES FINAIS
Divertido do início ao fim, Diga Sim Ao Marquês foi uma leitura rápida e muito gostosa. Com um romance leve, mas bem desenvolvido e apaixonante, a obra de Tessa Dare conquista com seus protagonistas de personalidade forte, diálogos inteligentes e até um pouco de crítica aos costumes da época em que se passa. Amantes de romance de época, com certeza, vão amar, assim como todos que curtem uma história engraçada e fofa. Tanto Diga Sim Ao Marquês quanto a série Castles Ever After estão mais que recomendados.
QUOTES FAVORITOS
“Os dois sempre se estranharam, desde quando eram crianças. Ela era o retrato da “rosa inglesa”, com o cabelo claro, os olhos azuis e as feições delicadas. Bem educada, acolhedora e refinada. Além de irritante de tão doce. Resumindo, Clio Whitmore era a encarnação da sociedade civilizada. Tudo que Rafe sempre desdenhou. Tudo que ele tinha jurado arruinar... E devia ser isso que tornava tão tentadora a ideia de arruiná-la.” pág. 17
“- É tão injusto! As mulheres só podem fazer um décimo do que os homens fazem, e ainda assim somos avaliadas com muito mais rigor.” Pág. 120
“E posso começar lhe dizendo que você é teimoso, impulsivo e orgulhoso”, disse. “E generoso, protetor e passional. Em público, cavalga como um demônio e é o próprio pecado, vestindo uma calça de camurça. Mas em particular você se comporta como se tivesse ingressado em uma ordem monástica. Você é gentil com cachorros feios e é paciente com irmãs esquisitas. Seus beijos são doces. E sua vida vale muita coisa.” Ela segurou a emoção que crescia em sua garganta. “Eu vou lhe dizer quem você é, Rafe. Sempre que estiver em dúvida. E não vou fazer você sangrar.”
“Não por fora, talvez”, ele disse, olhando para o horizonte. “Mas por dentro tem lugares que você está deixando em pedaços.”
“Ótimo.” Era mais que justo. Porque ele também estava rasgando em tiras o coração dela.” Pág. 133
Título: Diga Sim ao Marquês
Título original: Say Yes to the Marquess
Série: Castles Ever After
Volume: 2
Autora: Tessa Dare
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582353691
Ano: 2016
Páginas: 288
Compre: Amazon - Submarino - Americanas
Título: Diga Sim ao Marquês
Título original: Say Yes to the Marquess
Série: Castles Ever After
Volume: 2
Autora: Tessa Dare
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582353691
Ano: 2016
Páginas: 288
Compre: Amazon - Submarino - Americanas
Leia também:
Oi, Ana Luiza! Solicitei o primeiro volume dessa série semana passada. Então é bom saber que você gostou dele e também desse segundo. Eu estou começando agora a me aventurar pelos romances de época. Gosto dessas críticas sociais que você disse que estão presentes, dos personagens fortes, das mocinhas mais determinadas etc. Só estou com o pé atrás por conta das cenas mais quentes, mas acredito que não sejam muito parecidas com as dos livros NA, que eu não curto muito.
ResponderExcluirBeijos, Entre Aspas
Não conhecia esse livro, mas estou completamente encantada por essa capa e amei o enredo. Adoraria ler essa história! <3
ResponderExcluirMil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
Eu quase compro esse livro pensando que era o primeiro e, agora eu fiquei arrependida de não ter comprado. Essa resenha me deixou com muita vontade de lê-lo.
ResponderExcluirAbraços
Oi Ana. Estou com uma vontade imensa de ler um romance de época diferente e acho que será esse o da vez. Faz tempo que vi uma resenha sobre ele, enaltecendo a autora e os personagens. Fiquei bastante curiosa em relação ao enredo e gostei mais ainda ao descobrir como as coisas irão se desenrolar.
ResponderExcluirAbraços!
Leitora Encantada
Olá Ana. Eu sou muito apaixonada por romance de época, é meu gênero favorito. Diga sim ao marquês já está na minha lista e espero ler em breve. Amei a resenha!
ResponderExcluirBeijos
http://no-universo-dos-livros.blogspot.com.br/