26.7.16

5 livros incríveis, com temáticas tensas, que merecem ser lidos


Eu gosto de ler de tudo: desde uma propaganda que me entregam na rua até aquele livro bizarro que ninguém conhece ou aquele romancezinho best-seller que todos amam. Todo o tipo de livro tem vez na minha estante. Sim, ultimamente tenho lido um montão de romances, especialmente os de época, não consigo resistir a uma história de amor fofinha e divertida para descansar a cabeça. 

Contudo, também gosto de ler obras mais densas, com temáticas inusitadas e/ou pesadas que nos deixam desconfortáveis e inquietos, mas que também nos fazem refletir. E hoje vim justamente para falar de 5 livros incríveis, com temáticas tensas, que merecem ser lidos:


1 - Confissões de Inverno

Por quê é tenso? É uma história sobre abuso, tanto físico quanto psicológico, que traz a perspectiva de uma jovem vítima, abusada não só por um padre, mas por toda uma instituição e uma cultura que acobertaram o crime. Também aborda questões como fanatismo, fé, sexualidade, relações familiares e amorosas, além do abuso de álcool e outras substâncias pelos jovens.

Por quê merece ser lido? É uma obra brutal e profunda por causa da temática, mas também é uma leitura rápida, viciante e belíssima. O livro é instigante do início ao fim e toca o leitor de tal maneira que é impossível não se emocionar e não ficar marcado pela história e personagens. É uma trama sobre abuso, mas também sobre amizade, amor, autoaceitação e descobrimento da própria força. Confissões de Inverno é lindo, crítico e único, merece ser lido com certeza.

Conta a história de: Aidan Donovan, um adolescente de 16 anos, que, à medida que sua família se desintegra, procura consolo em estimulantes químicos, no estoque de bebidas do pai e nas atenções do padre Greg, o único adulto que realmente o escuta. O Natal chega e o mundo de Aidan entra em colapso quando ele reconhece o lado obscuro do afeto que o padre Greg lhe dedica. Enquanto tenta dar sentido à própria vida, Aidan conta com o apoio de um grupo de amigos desajustados: Josie, a garota por quem se apaixona; a rebelde e espontânea Sophie; e Mark, o carismático capitão da equipe de natação. Confissões de inverno mostra as formas pelas quais o amor pode ser usado como uma arma contra a inocência – mas também pode, nas mãos certas, restaurar a esperança e até a fé. O corajoso romance de estreia de Brendan Kiely expõe o mal que os segredos mais profundos que guardamos podem causar e prova que a verdade liberta e abre caminho para o amor.


Foto do blog Jaqueline Lima

2 - A Lista Negra

De certa forma, Nick estava certo: ás vezes, todos temos de ser vencedores. Mas o que ele entendeu foi que todos temos também de ser perdedores. Porque não se consegue uma coisa sem a outra.

Por quê é tenso? Fala sobre bullying, intolerância, violência e massacres nas escolas.


Por quê merece ser lido? A Lista Negra é um livro viciante do início ao fim e muito singelo. Consegue mostrar, simultaneamente, os dois lados de uma tragédia: as vítimas (que não eram de todo inocente) e o agressor (que não era completamente um monstro maluco). O livro expressa bem a complexidade da mente e das relações humanas e como algo aparentemente inocente, como uma brincadeira maldosa com o colega ou uma lista das pessoas que você não gosta, pode gerar consequências inimagináveis e trágicas. A Lista Negra também encanta por mostrar o após: como viver depois de sobreviver a tamanha violência? Emocionante e tenso, uma obra sobre autoconhecimento e perdão, que está mais que recomendada.

Conta a história de: Valerie Leftman. E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.



3 - Garotas de Vidro

Por quê é tenso? Fala sobre distúrbios alimentares, obsessão estética, padrões de beleza e comportamentos irreais, pressões sociais e suicídio - tudo isso na fase mais complexa (e dolorida) fase da vida: a adolescência. 

Por quê merece ser lido? Porque é uma leitura que incomoda, que cutuca bem lá no fundo da alma. Contudo, é também uma leitura libertadora, que te faz perceber que não devemos ser escravos da aparência, do peso ou do que os outros acham de nós. Garotas de Vidro merece ser lido por nos dar um retrato real e humanizado das pessoas que sofrem de distúrbios alimentares, tudo isso em uma história emocionante, viciante e inesquecível. Por favor, leiam esse livro!

Conta a história de: Lia e Cassie, amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.



Foto do blog Crícri-ticando

4 - Cruzando o Caminho do Sol

“O mundo podia roubar sua liberdade; podia acabar com a sua inocência; podia destruir sua família e arrastá-las por caminhos para além de seu entendimento. Mas não podia privá-las de sua memória. Apenas o tempo tem esse poder, e Sita iria resistir a todo custo.” 

Por quê é tenso? Fala sobre tragédias naturais, tráfico humano, abuso sexual e psicológico, prostituição, entre outras mais violências.

Por quê merece ser lido? Além de ser um livro crítico e chocante, que abre os nossos olhos sobre as situações terríveis pelas quais as vítimas do tráfico e abuso passam, essa também é uma leitura emocionante, sobre amizade, amor, perdão e bondade. Cruzando o Caminho do Sol é intenso e, muitas vezes difícil de engolir, mas é único e belo, ao mostrar que mesmo em meio a tamanha dor e tragédia, existe sim esperança e bondade. A obra se torna ainda mais interessante ao mostrar detalhes da cultura indiana e o lado obscuro da humanidade, onde crianças e mulheres são tratadas como meros objetos. Vale a pena a leitura,

Conta a história de:  Sita e Ahalya, duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um... Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou. Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos. Abrangendo três continentes e duas culturas, Cruzando o Caminho do Sol nos leva a uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano.


5 - Lavínia: no limite

Por quê é tenso? Fala sobre transtornos mentais, mais especificamente o Transtorno de Personalidade Borderline, suicídio, abuso de álcool, e ainda questiona convenções sociais, noções de normalidade e saúde mental.

Por quê merece ser lido? Traz um retrato humanizado do Transtorno Borderline, mostrando claramente que com ou sem síndrome, aquelas são pessoas, que têm desejos e sonhos como todos nós e que sofrem, e muito, por causa da doença. Através de Lavínia, conseguimos compreender melhor todos que são tachados de estranhos, anormais ou doentes. É muito interessante ver a síndrome por outro lado, o de quem a sofre, o que nós faz refletir o que realmente é “doença mental”, o que diferencia as pessoas que sofrem delas do resto de nós, os “normais”. O livro ainda questiona vários aspectos da vida moderna, em uma trama explosiva, envolvente e rápida. Mais que recomendado.

Conta a história de: um sentimento que chega sem se anunciar e gera uma solidão angustiante, um vazio que leva as pessoas a fugirem de si próprias. Assim é Lavínia, uma mulher que poderia ter tudo na vida. Jovem, 25 anos, rica, bonita, mas não aceita qualquer tipo de rótulo. Tem repulsa pelas pessoas que não a compreendem e ao mesmo tempo necessita de carinho, abraços e atenção. Em “Lavínia”, Nathalia Alvitos, a autora reflete sobre os valores atuais da sociedade e ainda recria com destreza a realidade interna de uma personagem vítima de um transtorno que a obriga a viver em uma montanha-russa de emoções.

Leia a resenha - Compre o livro

Bom amores, essa foi a lista de hoje, sobre 5 livros incríveis, com temáticas tensas, que merecem ser lidos! Espero que tenham gostado das minhas recomendações! Agora me contem: já leram ou ficaram com vontade de ler alguma das obras citadas? E quais livros que, mesmo com temas tensos, vocês recomendam para todos? Não deixem de comentar aí embaixo!

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Todos esses livros que você indicou aqui eu quero ler, principalmente Confissões de Inverno e A Lista Negra.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem??

    A Lista Negra vem chamando minha atenção há muito tempo. Não entendo o porquê de até hoje não tê-lo lido hahha Adorei suas indicações. Todos têm suas características e realmente merecem ser lidos. Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esses livros, mas eu acheis os enredos muito interessantes e adoraria conhecer melhor essa histórias.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,
    Adorei a lista, gosto desses livros mais 'pesados', mas me preparo antes haha
    Desses já li A Lista Negra, e adorei. Me identifiquei com algumas coisas na minha época de escola e fiquei com super vontade de ler outros da autora.
    Eu citaria Identidade Roubada. Achei bem tenso, também.

    tenha uma ótima quarta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Adorei a lista! Dela já li Garotas de vidro que é um favorito da vida entre os livros jovens e que sempre recomendo. Quero muito ler A lista negra e Cruzando o caminho do sol me interessou. Na época do lançamento não prestei muito atenção nele. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!
    Li dois da sua lista. Garotas de Vidro eu adorei, mas passei o livro em aflição, querendo por comida dentro da boca da menina. Já Cruzando o caminho do sol é um que chorei o livro inteiro, ficava pensando em todas as meninas naquela situação.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ana.
    Cruzando o Caminho do Sol é o livro que mais me chama a atenção. Na verdade, todos eles me interessam, pois gosto de assuntos tensos. Contudo, o que mencionei anteriormente me ganhou pela sinopse.
    Pretendo conferir em breve.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana. Uau, que lista considerável! Eu tento não ler nada muito complexo ou sinistro, que faça minha cabeça dar voltas e etc, mas gostei bastante das suas escolhas. Realmente são temas importantes para refletir. Grande abraço!
    http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana,

    Fiquei com muita vontade de ler "Lavínia: no limite", embora eu não conheça nenhum dos livros que você mencionou. Eu incluiria "Garota, interrompida" e "A Redoma de Vidro" (Sylvia Plath) na sua lista.

    Como sempre, uma ótima seleção de livros, post bem escrito e ótimas dicas de leitura. Cada dia que passa gosto mais do Mademoiselle.

    Beijos
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Uma amiga me indicou "A Lista Negra" e eu quase comprei esse livro semana passada, acho que vou tentar ler =)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  11. Confissões de Inverno e Cruzando o Caminho do Sol estão entre minhas leituras favoritas, realmente precisam ser lidos por muito mais leitores!!!
    Garotas de Vidro tenho e nunca li, mas a vontade sempre presente, hehe.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana!
    Adooooooooooooooro as suas listas! Sempre cheias de conteudo e boas dicas. Minha meta de leitura cresceu com essas sugestões e me interessei particularmente pelo A Lista Negra e Cruzando o Caminho do Sol.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DOS PAIS <3 Warcraft + A Princesinha de Vader

    ResponderExcluir
  13. Hey!
    Garotas de vidro está na minha lista há um tempinho, mas nunca vi em promoção pra comprar (sim, sou dessas que só compra em promoção haha)
    A lista negra troquei no Skoob há um tempinho e o coitado tá parado na minha estante por causa da loucura da faculdade. No entanto, tenho lido TANTA coisa positiva dele que vou fazer um esforcinho e lê-lo o quanto antes!

    Beijos,
    Kemmy|Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)