19.6.16

Resenha: O Caderninho de Desafios de Dash e Lily - David Levithan e Rachel Cohn


A HISTÓRIA

Dash odeia o Natal. O consumismo desenfreado, a hipocrisia... o Natal representa para o jovem nova-iorquino tudo o que ele mais despreza, além de sempre traz de volta as lembranças de todos os seus natais horríveis. Mas, esse ano, Dash foi mais inteligente. Ele disse para o pai que ia passar o feriado com a mãe e, para a mãe, disse que ia passar o feriado com pai e, assim, ele garantiu um natal completamente sozinho e livre de dramas. Mas também bastante entediante. Dash pode ser escandalosamente cínico e crítico, mas é também um leitor voraz e um jovem romântico. Tudo o que ele queria era uma garota como ele, completamente nerd e estranha, que conseguisse entender todos os seus anseios e dúvidas.

Lily ama o Natal e só tem boas lembranças do feriado. Contudo, esse ano, tudo foi ralo a baixo. Seus pais decidiram viajar para o outro lado do mundo, em uma segunda lua de mel que não a incluía. O avó foi visitar a namorada na Flórida e o irmão mais velho, o único que lhe restou para fazer companhia, só quer aproveitar a distância dos pais para ficar com o seu namorado. Todos sabem que Lily é uma garota sensível e, mesmo assim, a abandonaram em uma de suas datas favoritas. Mas, irmão de Lily, louco para se livrar dela, cisma que tudo o que a garota precisa é de um namorado. Assim, ele a ajuda a bolar um plano brilhante.


Lily é uma garota fofa, completamente nerd e tímida. Assim, para arranjar um companheiro que seja parecido com ela, a garota deixa um caderninho recheado de desafios na sua livraria favorita. E é Dash quem encontra esse caderninho, enquanto matava o tempo em sua livraria mais querida. E o garoto imediatamente aceita os desafios de Lily, claro! O caderninho é uma aventura, daquelas dignas dos seus livros, e tudo o que Dash queria era viver algo tão fantástico assim, especialmente se isso lhe der uma chance com a criadora do caderninho. Lily fica surpresa que a história do caderninho realmente tenha funcionado e que ela tenha conseguido encontrar um cara tão legal como Dash. 
“Não havia nada escrito na lombada desse caderninho em particular. Precisei tirá-lo da prateleira para ver a frente, onde havia um pedaço de fita crepe com as palavras “VOCÊ TEM CORAGEM” escritas com caneta permanente preta. Quando abri a capa, encontrei um bilhete na primeira página.” Dash, pág. 10
A comunicação dos dois se resume apenas ao caderninho, mas, mesmo não tendo se conhecido pessoalmente ainda, Dash e Lily dividem todos os seus sonhos, desejos, anseios, lembranças e opiniões através dos desafios, que os levam para os cenários mais belos e divertidos de Nova Iorque. Entretanto, a coisa no papel é muito mais fácil que na realidade. Lily e Dash percebem que têm bastante em comum, mas também são diferentes em vários aspectos. E o caderninho acaba os transformando: Dash percebe que não precisa ser tão cínico e solitário o tempo todo, e Lily finalmente toma coragem para parar de se esconder e começa a viver suas próprias aventuras. O caderninho e seus desafios mudou a vida de Dash e Lily, mas será que tudo não irá perder a graça quando eles se encontrarem pessoalmente? Será que Dash e Lily vão encontrar seu “felizes para sempre” juntos?

Minha coleção dos livros maravilhosos do Levithan <3

A LEITURA

David Levithan é um dos meus autores favoritos e se um livro tem o nome dele na capa, eu já fico louca para ler E não foi diferente com O Caderninho de Desafios de Dash e Lily. O título gigante e intrigante despertou a minha curiosidade, mas só por causa do Levithan ser um dos autores, eu já sabia que ia amar o livro – e foi justamente o que aconteceu. Sem fazer ideia sobre o que o romance se tratava, sem nem ao menos ler a sinopse, comecei O Caderninho de Desafios de Dash e Lily no mesmo dia em que recebi o livro e já estava gargalhando nas primeiras páginas

Os capítulos são narrados em primeira pessoa, alternados entre a perspectiva de Dash e Lily, sendo que, creio eu, Levithan escreveu as partes de Dash e Cohn as de Lily. Apesar de ser perceptível que foram dois autores diferentes que escreveram a história, a narrativa deles combina bastante e ambas possuem o mesmo tom jovem e divertido. Com muita ironia, a trama se constrói de forma surpreendente, hilária e muito fofa. Algumas cenas, como a em que Dash é obrigado a enfiar suas mãos dentro da roupa do Papai Noel, são tão engraçadas ao ponto de fazerem minha barriga doer de tanto rir.

- Conheça mais obras do David Levithan: Dois Garotos se Beijando | Will & Will: Um nome, um destino | Invisível | Garoto Encontra Garoto


 OS PERSONAGENS E A MENSAGEM DO LIVRO

O mais interessante de O Caderninho de Desafios de Dash e Lily é acompanhar o desenvolvimento do relacionamento de Dash e Lily através do caderninho. E, nesse ponto, os autores estão de parabéns, porque não ficaram na superficialidade e conseguiram aprofundar a relação do casal ao fazê-los se encontrar cara a cara e perceber que eles poderiam sim ficar juntos, mas que o modo como se comunicavam pelo caderninho não funcionaria completamente em um relacionamento real. E essa é a mensagem que a obra consegue passar. 

De forma muito divertida e fofa, Levithan e Cohn nos mostram os desafios de um relacionamento de verdade. As coisas podem começar bem mágicas ou poéticas, como através de um caderninho, mas chega um ponto em que o casal precisa aprender a lidar com as diferenças e desafios e, principalmente, perceber que aquilo não é um conto de fadas e que o “felizes para sempre” precisa ser construído com esforço de ambos. A obra também nos fala bastante sobre as expectativas e impressões que temos sobre as outras pessoas podem atrapalhar a nossa vida.


Achei bacana quando, em determinado momento, certa pessoa alerta Dash de que, como as mulheres, os homens também sonham com um par perfeito e que, claro, esse par perfeito nunca vai existir. E um dos maiores conflitos para Dash é justamente esse: perceber que a vida não é como nos livros e que nem Lily, nem qualquer outra, seria uma namorada perfeita como as protagonistas da ficção. Já Lily tem que lidar com as expectativas da própria família, que sempre a viram como uma menina frágil e dócil, de fato, algo que me irritou bastante. Lily é tratada pelos familiares como uma boneca de porcelana que vive em uma bolha de vidro. Contudo, para a minha felicidade, a garota amadurece ao longo da trama e percebe que não precisa tentar fazer, sempre, apenas o que os outros desejam.
“ - (…) Sim, garotas querem príncipes, mas garotos também querem princesas. E não querem uma paquera muito longa. Querem saber de imediato.” Pág. 130 - Meu quote favorito!
Eu adorei o Dash desde o primeiro momento. Ele é cínico e irritante, e parece bastante comigo, se querem saber a verdade. Me identifiquei com sua mania de usar o sarcasmo para se defender e de ficar comparando a vida real com a ficção. Contudo, no fundo, o personagem acaba sendo um amor de pessoa, apenas um adolescente romântico que queria viver aventuras, e eu o amei bastante! Como disse, não curti o modo como a Lily era tratada e como se comportava no início do livro. Contudo, acabei adorando a garota, que descobre a sua força e para de agir como uma criança mimada. A Lily é uma romântica também, mas muito mais alto-astral que o Dash e eu amei o bom humor e modo fofo de ver a vida da garota. A obra ainda tem um bom número de personagens secundários, todos completamente hilários. Eu adorei a família da Lily, mesmo eles tratando a menina como criança o tempo todo, e o melhor amigo de Dash.


A EDIÇÃO

A tradução e diagramação, apesar de simples, estão excelentes. Achei o tamanho da fonte um pouco pequeno e não curto obras com páginas brancas, mas a leitura de O Caderninho de Desafios de Dash e Lily foi tão rápida que os dois detalhes não chegaram a me incomodar. Eu amo a capa do livro. Adorei os tons de azul e verde usados, eles ficaram lindos em contraste com o rosa bem fofo do título. A imagem também é uma fofura e combina na história, já que a trama se passa em Nova Iorque durante o Natal (o que mais que justifica o prédio e a neve presentes na capa).


CONCLUSÕES FINAIS

Mesmo para uma louca por romances, que lê o gênero aos montes, O Caderninho de Desafios de Dash e Lily conseguiu ser uma leitura extremamente surpreendente e muito, mas muito apaixonante. Li a obra em apenas algumas horas porque, simplesmente, não conseguia me desgrudar das páginas. A leitura é viciante e emocionante, além de hilária e super fofa. O livro me divertiu horrores, me fez suspirar e me apaixonar pelos personagens. Terminei O Caderninho de Desafios de Dash e Lily com um gostinho por mais e com muitas saudades dos personagens!

Mesmo para quem não curte romances adolescentes, a obra está mais que recomendada. Ela é doce, leve, divertida e rápida – e ainda consegue passar uma mensagem bacana, então vale a pena ler! Um dos melhores livros que já li nos últimos tempo, O Caderninho de Desafios de Dash e Lily me tornou ainda mais fã do David Levithan e me deixou bastante curiosa por mais obras da Rachel Cohn. E parece que o livro ganhou uma continuação (no exterior) esse ano, a qual mal posso esperar para ler também! Mas para quem não gosta de séries, não se preocupe, o final de O Caderninho de Desafios de Dash e Lily é totalmente satisfatório (e fofo)!

QUOTES FAVORITOS

“A família, assim como o arsênico, funciona melhor em pequenas doses… a não ser que você prefira morrer.” Dash, pág. 8

“- Como a maioria dos caras, você carrega por aí uma garota na cabeça que é exatamente como você quer que ela seja. A pessoa que acha que vai amar mais. E toda garota com quem fica é comparada com essa garota da sua cabeça. Então essa garota do caderninho vermelho… Faz sentido. Se nunca se encontrar com ela, ela nunca vai precisar ser comparada. Poderá ser a garota da sua cabeça.” Pág. 129

“Não sou perigoso. Só as histórias são perigosas. Só as ficções que criamos, principalmente quando se tornam expectativas.” Dash, pág. 191

Título: O Caderninho de Desafios de Dash e Lily
Título original: Dash & Lily's Book of Dares 
Série: Duologia Dash e Lily
Volume: 1
Autores: David Levithan e Rachel Cohn
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501105158
Ano: 2016
Páginas: 256
*Esse livro foi uma cortesia da Editora
Compre: Amazon - Submarino - Americanas

Leia também e conheça mais obras do David Levithan:

Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Nossa, já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste da obra tanto quanto eu, eu achei a leitura uma delícia!

      Excluir
  2. Oi Ana Luiza!
    Parabéns pela resenha, já vi que este é o tipo de livro pelo qual eu me encantaria! A premissa dele é muito fofa e eu adoro livros cujos personagens principais tenham assim tantas divergências e que as coisas aconteçam e se ajeitem de forma mais realista. Romances em que tudo dá certo o tempo todo não é a minha praia!
    Beijos
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Também gosto de romances mais bem trabalhados, onde o autor trabalhe as dinâmicas e dificuldades de um relacionamento real. E O Caderninho de Desafios de Dash e Lily arrasa nesse sentido viu! O livro é incrível e vale a leitura!

      Excluir
  3. Oie, tudo bem???
    Gente, não tem como não começar falando dessa capa. Ela é LINDA!! Já me apaixonei! Não costumo ler livros do gênero, mas gostei da premissa. Você disse que leu bem rapidinho, né? A leitura deve ser bem gostosa. Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é uma fofura mesmo! E o livro uma delícia, devorei a obra em uma tarde! Mesmo você não curtindo romances, acho que vai gostar de O Caderninho de Desafios de Dash e Lily.

      Excluir
  4. Oi Ana!
    Eu já li o livro em inglês e também gostei!
    Lendo sua resenha fui relembrando da história, já estava me esquecendo dela.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana que minha resenha te ajudou a relembrar a obra? Você já leu a continuação? Eu gostei tanto de O Caderninho de Desafios de Dash e Lily que preciso do próximo livro! rs

      Excluir
  5. Muito criativo e divertido este romance uma deliciosa leitura para um fim de semana agradável quero ler este livro assim que puder .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! O Caderninho de Desafios de Dash e Lily é um romance leve e fofo, excelente para curtir no final de semana! Espero que goste da obra tanto quanto eu!

      Excluir
  6. Olá!
    Vi esse livro no Mochilão da Record e, por mais que não seja muito o meu estilo, fiquei bastante curiosa. Parece ser uma leitura bem light e fofa. Vou conferir :)
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do ANIME FRIENDS <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mesmo se você não curtir muito romance, O Caderninho de Desafios de Dash e Lily vale a pena. Como você bem disse, é um livro leve e gostoso, vale a pena viu! Espero que goste tanto quanto eu!

      Excluir
  7. AMEI sua resenha, Ana!! <3
    Você já é a segunda ou terceira pessoa a se apaixonar por esse livro e estou cada vez mais precisando lê-lo!! Hahahaha

    Acho que os protagonistas devem ser fofos e apaixonantes e a história se passa no Natal. Quer época mais emotiva que essa?! Estou super desejando esse livro no momento! *-*

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar o livro então Carol, já que curte natal! E os personagens de O Caderninho de Desafios de Dash e Lily são mesmo uns amores! Espero que goste tanto do livro quanto eu!

      Excluir
  8. Ganhei esse livro num sorteio de blog mas ainda não o li, pois tenho varios na fila em espera. Gostei de ler sua resenha e tenho certeza que vou amar a leitura.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)