A HISTÓRIA
Dash odeia o Natal. O consumismo desenfreado, a hipocrisia... o Natal representa para o jovem nova-iorquino tudo o que ele mais despreza, além de sempre traz de volta as lembranças de todos os seus natais horríveis. Mas, esse ano, Dash foi mais inteligente. Ele disse para o pai que ia passar o feriado com a mãe e, para a mãe, disse que ia passar o feriado com pai e, assim, ele garantiu um natal completamente sozinho e livre de dramas. Mas também bastante entediante. Dash pode ser escandalosamente cínico e crítico, mas é também um leitor voraz e um jovem romântico. Tudo o que ele queria era uma garota como ele, completamente nerd e estranha, que conseguisse entender todos os seus anseios e dúvidas.
Lily ama o Natal e só tem boas lembranças do feriado. Contudo, esse ano, tudo foi ralo a baixo. Seus pais decidiram viajar para o outro lado do mundo, em uma segunda lua de mel que não a incluía. O avó foi visitar a namorada na Flórida e o irmão mais velho, o único que lhe restou para fazer companhia, só quer aproveitar a distância dos pais para ficar com o seu namorado. Todos sabem que Lily é uma garota sensível e, mesmo assim, a abandonaram em uma de suas datas favoritas. Mas, irmão de Lily, louco para se livrar dela, cisma que tudo o que a garota precisa é de um namorado. Assim, ele a ajuda a bolar um plano brilhante.
Lily é uma garota fofa, completamente nerd e tímida. Assim, para arranjar um companheiro que seja parecido com ela, a garota deixa um caderninho recheado de desafios na sua livraria favorita. E é Dash quem encontra esse caderninho, enquanto matava o tempo em sua livraria mais querida. E o garoto imediatamente aceita os desafios de Lily, claro! O caderninho é uma aventura, daquelas dignas dos seus livros, e tudo o que Dash queria era viver algo tão fantástico assim, especialmente se isso lhe der uma chance com a criadora do caderninho. Lily fica surpresa que a história do caderninho realmente tenha funcionado e que ela tenha conseguido encontrar um cara tão legal como Dash.
“Não havia nada escrito na lombada desse caderninho em particular. Precisei tirá-lo da prateleira para ver a frente, onde havia um pedaço de fita crepe com as palavras “VOCÊ TEM CORAGEM” escritas com caneta permanente preta. Quando abri a capa, encontrei um bilhete na primeira página.” Dash, pág. 10
A comunicação dos dois se resume apenas ao caderninho, mas, mesmo não tendo se conhecido pessoalmente ainda, Dash e Lily dividem todos os seus sonhos, desejos, anseios, lembranças e opiniões através dos desafios, que os levam para os cenários mais belos e divertidos de Nova Iorque. Entretanto, a coisa no papel é muito mais fácil que na realidade. Lily e Dash percebem que têm bastante em comum, mas também são diferentes em vários aspectos. E o caderninho acaba os transformando: Dash percebe que não precisa ser tão cínico e solitário o tempo todo, e Lily finalmente toma coragem para parar de se esconder e começa a viver suas próprias aventuras. O caderninho e seus desafios mudou a vida de Dash e Lily, mas será que tudo não irá perder a graça quando eles se encontrarem pessoalmente? Será que Dash e Lily vão encontrar seu “felizes para sempre” juntos?
Minha coleção dos livros maravilhosos do Levithan <3
A LEITURA
David Levithan é um dos meus autores favoritos e se um livro tem o nome dele na capa, eu já fico louca para ler E não foi diferente com O Caderninho de Desafios de Dash e Lily. O título gigante e intrigante despertou a minha curiosidade, mas só por causa do Levithan ser um dos autores, eu já sabia que ia amar o livro – e foi justamente o que aconteceu. Sem fazer ideia sobre o que o romance se tratava, sem nem ao menos ler a sinopse, comecei O Caderninho de Desafios de Dash e Lily no mesmo dia em que recebi o livro e já estava gargalhando nas primeiras páginas.
Os capítulos são narrados em primeira pessoa, alternados entre a perspectiva de Dash e Lily, sendo que, creio eu, Levithan escreveu as partes de Dash e Cohn as de Lily. Apesar de ser perceptível que foram dois autores diferentes que escreveram a história, a narrativa deles combina bastante e ambas possuem o mesmo tom jovem e divertido. Com muita ironia, a trama se constrói de forma surpreendente, hilária e muito fofa. Algumas cenas, como a em que Dash é obrigado a enfiar suas mãos dentro da roupa do Papai Noel, são tão engraçadas ao ponto de fazerem minha barriga doer de tanto rir.
- Conheça mais obras do David Levithan: Dois Garotos se Beijando | Will & Will: Um nome, um destino | Invisível | Garoto Encontra Garoto
- Conheça mais obras do David Levithan: Dois Garotos se Beijando | Will & Will: Um nome, um destino | Invisível | Garoto Encontra Garoto
OS PERSONAGENS E A MENSAGEM DO LIVRO
O mais interessante de O Caderninho de Desafios de Dash e Lily é acompanhar o desenvolvimento do relacionamento de Dash e Lily através do caderninho. E, nesse ponto, os autores estão de parabéns, porque não ficaram na superficialidade e conseguiram aprofundar a relação do casal ao fazê-los se encontrar cara a cara e perceber que eles poderiam sim ficar juntos, mas que o modo como se comunicavam pelo caderninho não funcionaria completamente em um relacionamento real. E essa é a mensagem que a obra consegue passar.
De forma muito divertida e fofa, Levithan e Cohn nos mostram os desafios de um relacionamento de verdade. As coisas podem começar bem mágicas ou poéticas, como através de um caderninho, mas chega um ponto em que o casal precisa aprender a lidar com as diferenças e desafios e, principalmente, perceber que aquilo não é um conto de fadas e que o “felizes para sempre” precisa ser construído com esforço de ambos. A obra também nos fala bastante sobre as expectativas e impressões que temos sobre as outras pessoas podem atrapalhar a nossa vida.
Achei bacana quando, em determinado momento, certa pessoa alerta Dash de que, como as mulheres, os homens também sonham com um par perfeito e que, claro, esse par perfeito nunca vai existir. E um dos maiores conflitos para Dash é justamente esse: perceber que a vida não é como nos livros e que nem Lily, nem qualquer outra, seria uma namorada perfeita como as protagonistas da ficção. Já Lily tem que lidar com as expectativas da própria família, que sempre a viram como uma menina frágil e dócil, de fato, algo que me irritou bastante. Lily é tratada pelos familiares como uma boneca de porcelana que vive em uma bolha de vidro. Contudo, para a minha felicidade, a garota amadurece ao longo da trama e percebe que não precisa tentar fazer, sempre, apenas o que os outros desejam.
“ - (…) Sim, garotas querem príncipes, mas garotos também querem princesas. E não querem uma paquera muito longa. Querem saber de imediato.” Pág. 130 - Meu quote favorito!
Eu adorei o Dash desde o primeiro momento. Ele é cínico e irritante, e parece bastante comigo, se querem saber a verdade. Me identifiquei com sua mania de usar o sarcasmo para se defender e de ficar comparando a vida real com a ficção. Contudo, no fundo, o personagem acaba sendo um amor de pessoa, apenas um adolescente romântico que queria viver aventuras, e eu o amei bastante! Como disse, não curti o modo como a Lily era tratada e como se comportava no início do livro. Contudo, acabei adorando a garota, que descobre a sua força e para de agir como uma criança mimada. A Lily é uma romântica também, mas muito mais alto-astral que o Dash e eu amei o bom humor e modo fofo de ver a vida da garota. A obra ainda tem um bom número de personagens secundários, todos completamente hilários. Eu adorei a família da Lily, mesmo eles tratando a menina como criança o tempo todo, e o melhor amigo de Dash.
A EDIÇÃO
A tradução e diagramação, apesar de simples, estão excelentes. Achei o tamanho da fonte um pouco pequeno e não curto obras com páginas brancas, mas a leitura de O Caderninho de Desafios de Dash e Lily foi tão rápida que os dois detalhes não chegaram a me incomodar. Eu amo a capa do livro. Adorei os tons de azul e verde usados, eles ficaram lindos em contraste com o rosa bem fofo do título. A imagem também é uma fofura e combina na história, já que a trama se passa em Nova Iorque durante o Natal (o que mais que justifica o prédio e a neve presentes na capa).
CONCLUSÕES FINAIS
Mesmo para uma louca por romances, que lê o gênero aos montes, O Caderninho de Desafios de Dash e Lily conseguiu ser uma leitura extremamente surpreendente e muito, mas muito apaixonante. Li a obra em apenas algumas horas porque, simplesmente, não conseguia me desgrudar das páginas. A leitura é viciante e emocionante, além de hilária e super fofa. O livro me divertiu horrores, me fez suspirar e me apaixonar pelos personagens. Terminei O Caderninho de Desafios de Dash e Lily com um gostinho por mais e com muitas saudades dos personagens!
QUOTES FAVORITOS
Mesmo para quem não curte romances adolescentes, a obra está mais que recomendada. Ela é doce, leve, divertida e rápida – e ainda consegue passar uma mensagem bacana, então vale a pena ler! Um dos melhores livros que já li nos últimos tempo, O Caderninho de Desafios de Dash e Lily me tornou ainda mais fã do David Levithan e me deixou bastante curiosa por mais obras da Rachel Cohn. E parece que o livro ganhou uma continuação (no exterior) esse ano, a qual mal posso esperar para ler também! Mas para quem não gosta de séries, não se preocupe, o final de O Caderninho de Desafios de Dash e Lily é totalmente satisfatório (e fofo)!
QUOTES FAVORITOS
“A família, assim como o arsênico, funciona melhor em pequenas doses… a não ser que você prefira morrer.” Dash, pág. 8
“- Como a maioria dos caras, você carrega por aí uma garota na cabeça que é exatamente como você quer que ela seja. A pessoa que acha que vai amar mais. E toda garota com quem fica é comparada com essa garota da sua cabeça. Então essa garota do caderninho vermelho… Faz sentido. Se nunca se encontrar com ela, ela nunca vai precisar ser comparada. Poderá ser a garota da sua cabeça.” Pág. 129
“Não sou perigoso. Só as histórias são perigosas. Só as ficções que criamos, principalmente quando se tornam expectativas.” Dash, pág. 191
Título: O Caderninho de Desafios de Dash e Lily
Título original: Dash & Lily's Book of Dares
Série: Duologia Dash e Lily
Volume: 1
Autores: David Levithan e Rachel Cohn
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501105158
Ano: 2016
Páginas: 256
*Esse livro foi uma cortesia da Editora
Leia também e conheça mais obras do David Levithan:
Nossa, já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece excelente!
ResponderExcluirEspero que goste da obra tanto quanto eu, eu achei a leitura uma delícia!
ExcluirOi Ana Luiza!
ResponderExcluirParabéns pela resenha, já vi que este é o tipo de livro pelo qual eu me encantaria! A premissa dele é muito fofa e eu adoro livros cujos personagens principais tenham assim tantas divergências e que as coisas aconteçam e se ajeitem de forma mais realista. Romances em que tudo dá certo o tempo todo não é a minha praia!
Beijos
www.blogleituravirtual.com
Obrigada! Também gosto de romances mais bem trabalhados, onde o autor trabalhe as dinâmicas e dificuldades de um relacionamento real. E O Caderninho de Desafios de Dash e Lily arrasa nesse sentido viu! O livro é incrível e vale a leitura!
ExcluirOie, tudo bem???
ResponderExcluirGente, não tem como não começar falando dessa capa. Ela é LINDA!! Já me apaixonei! Não costumo ler livros do gênero, mas gostei da premissa. Você disse que leu bem rapidinho, né? A leitura deve ser bem gostosa. Bjs,
www.estranhoscomoeu.com
A capa é uma fofura mesmo! E o livro uma delícia, devorei a obra em uma tarde! Mesmo você não curtindo romances, acho que vai gostar de O Caderninho de Desafios de Dash e Lily.
ExcluirOi Ana!
ResponderExcluirEu já li o livro em inglês e também gostei!
Lendo sua resenha fui relembrando da história, já estava me esquecendo dela.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Que bacana que minha resenha te ajudou a relembrar a obra? Você já leu a continuação? Eu gostei tanto de O Caderninho de Desafios de Dash e Lily que preciso do próximo livro! rs
ExcluirMuito criativo e divertido este romance uma deliciosa leitura para um fim de semana agradável quero ler este livro assim que puder .
ResponderExcluirExatamente! O Caderninho de Desafios de Dash e Lily é um romance leve e fofo, excelente para curtir no final de semana! Espero que goste da obra tanto quanto eu!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirVi esse livro no Mochilão da Record e, por mais que não seja muito o meu estilo, fiquei bastante curiosa. Parece ser uma leitura bem light e fofa. Vou conferir :)
Bjs
EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do ANIME FRIENDS <3
Ah, mesmo se você não curtir muito romance, O Caderninho de Desafios de Dash e Lily vale a pena. Como você bem disse, é um livro leve e gostoso, vale a pena viu! Espero que goste tanto quanto eu!
ExcluirAMEI sua resenha, Ana!! <3
ResponderExcluirVocê já é a segunda ou terceira pessoa a se apaixonar por esse livro e estou cada vez mais precisando lê-lo!! Hahahaha
Acho que os protagonistas devem ser fofos e apaixonantes e a história se passa no Natal. Quer época mais emotiva que essa?! Estou super desejando esse livro no momento! *-*
Bjs
http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br
Você vai amar o livro então Carol, já que curte natal! E os personagens de O Caderninho de Desafios de Dash e Lily são mesmo uns amores! Espero que goste tanto do livro quanto eu!
ExcluirGanhei esse livro num sorteio de blog mas ainda não o li, pois tenho varios na fila em espera. Gostei de ler sua resenha e tenho certeza que vou amar a leitura.
ResponderExcluir