25.6.16

Resenha: No Mundo da Luna - Carina Rissi


A HISTÓRIA

Está tudo errado para Luna. Ela terminou com o namorado depois de descobrir que foi traída e está longe de ter dinheiro o suficiente para manter seu carro antigo, e caindo aos pedaços, funcionando. Apesar do diploma de jornalista, ela trabalha como secretária em uma revista feminina que está quase falindo e tudo porque queria trabalhar com Dante, um jornalista renomado e, como ela acaba descobrindo, um completo babaca. 

Apesar de a cumprimentar pelo nome errado todas as manhãs, Dante parece ignorar a existência de Luna, que está cansada de aguentar as grosserias do chefe e de viver anotando recados enquanto deveria escrever sua própria coluna, como uma jornalista de verdade. Para completar, sua avó vive a reprendendo por ela fugir da cultura cigana da família, seu tio quer lhe convencer a aceitar um casamento arranjado e seu pai vive em outro país com uma mulher da sua idade.


Contudo, um dia, a sorte sorri para a Luna. Após a revista perder mais jornalista para a concorrente, Luna acaba ganhando a coluna do horóscopo. Mesmo não entendo absolutamente nada de signos e mapa astral, Luna aceita o cargo, obviamente, e sente que finalmente é sua chance de provar que é uma jornalista. A jovem esperava que sua avó, que não perde a oportunidade de ler a sorte de qualquer pessoa, a ajudasse com o trabalho, mas a cigana se recusa e avisa Luna de que ela não deveria brincar com a magia assim, sem conhecimento.

Entretanto, Luna nunca acreditou em horóscopo, quanto mais magia. Ela compra um baralho supostamente mágico e o usa para bolar as previsões de cada signo. E, surpreendentemente, ela parece acertar todas as vezes. Entretanto, Luna continua completamente cética quanto a veracidade da astrologia e sua cabeça passa longe das cartas, já que ela tem com muito mais o que se preocupar. Após levar um bolo de um fotógrafo muito gato, Luna acaba esbarrando com Dante em um bar e os dois enchem a cara e acabam ficando juntos. Luna tenta se convencer que dormir com o chefe foi um erro de uma vez só, mas ela e Dante acabam se esbarrando muitas e muitas outras vezes. Entre disputas e beijos, Luna e Dante não sabem se se odeiam ou se amam, mas sabem que não vão conseguir ficar longe um do outro. 


A LEITURA, A NARRATIVA E A TRAMA

Após ler e amar Mentira Perfeita, também da Carina Rissi, fiquei bastante ansiosa por mais obras da autora. Sem ao menos ler a sinopse, comecei No Mundo da Luna com excelentes expectativas e a obra não decepcionou. Como em Mentira Perfeita, a autora já consegue nos fazer gargalhar nos primeiros parágrafos. A escrita de Rissi é muito leve e fluída. Com uma linguagem cotidiana, sua narrativa em primeira pessoa é recheada de uma ironia gostosa e diálogos provocantes. Contudo, se a narrativa hilária da autora me cativou novamente, dessa vez, a trama deixou um pouco a desejar. 

Eu amei como a autora conseguiu abordar diversos conflitos, como a questão das previsões da Luna, da sua ambição profissional, do relacionamento com sua família e do seu romance com Dante em uma trama só. Contudo, apesar de recheada de vários acontecimentos e pontos altos, senti que a história de No Mundo da Luna, no final, tomou vários caminhos clichês. Eu consegui prever muita coisa e senti que o livro se estendeu demais, pelo menos umas cem páginas da história poderiam ter sido resumidas. Também senti falta de um pouco mais de seriedade nesse livro, como encontrei em Mentira Perfeita. A outra obra da autora consegue ter um lado crítico sem perder o humor, mas No Mundo da Luna, infelizmente, é mais superficial e acontecimentos sérios, que poderiam gerar boas reflexões, como a gravidez inesperada da namorada do irmão da Luna, pro exemplo, acabaram se perdendo entre as disputas divertidas do romance de Luna e Dante.

Mas, para ser justa, algo que me agradou bastante e pelo qual a autora merece elogios é ter colocado um pouco da cultura cigana na obra. Adorei conhecer um pouco mais dos rituais e modo de ver a vida dos ciganos, principalmente a parte relacionada a magia. Também curti que, por causa da profissão da Luna e Dante, acabamos conhecendo bem o dia a dia dos jornalistas e de como é a produção de uma revista.

- Leia a resenha de Mentira Perfeita, outro chick-lit divertido da autora


OS PERSONAGENS

Se a trama deixou um pouco a desejar, os personagens foram melhores do que esperava. Divertidos e únicos, todos eles, dos protagonistas aos secundários, soaram muito reais e me cativaram profundamente. Começando pela nossa mocinha, a Luna é uma personalidade incrível. Bem-humorada, ela é até um pouco cínica, mas também é uma mulher forte, independente e ambiciosa. Achei bacana que a Carina tenha dado espaço para os conflitos profissionais da Luna, assim como os familiares e pessoais, foi bacana acompanhar seu desenvolvimento durante a história. O que mais gostei é que a Luna é bem “gente como a gente”, ela fica insegura e faz besteira, mas sonha com um grande futuro e um grande amor, e é muito carinhosa com todos.

O Dante soou um pouco mais clichê que a Luna, mas igualmente cativante. Eu adorei o jeitinho nerd do personagem e, o fato dele ser um chefe chato, mas dedicado, acabou tornando-o mais charmoso. Como mocinho, o Dante é um fofo. Ele é romântico e atencioso, além de carinhoso com todos e bem-humorado (quando quer). Contudo, senti falta de conflitos mais profundos na sua personalidade, o que fez soar um pouco menos real que a Luna. Mas, como casal, a Luna e o Dante são perfeitos. O início do relacionamento deles é recheado de brigas e discussões hilárias e a teimosia dos dois em aceitar que se gostavam acabou gerando ainda mais momentos divertidos e fofos ao longo da obra. Apesar do desenvolvimento da relação deles ter ficado um bastante clichê para o final, achei a história deles, assim como o casal em si, bastante cativante.


Os personagens secundários também são uns amores! Eu adorei o irmão teimoso da Luna e a melhor amiga super romântica dela. Também me diverti horrores com Bia e Nando, os vizinhos de Luna, principalmente durante os jantares e pratos pouco deliciosos do Nando! A avó da Luna, assim como toda a família dela, é figura incrível! O jeito intrometido e mandão da avó cigana da Luna acaba sendo muito fofo e amei a senhorinha que ama ler a sorte dos outros e dar um “empurrãozinho” no destino!

A EDIÇÃO

Quanto a edição, a diagramação é simples, mas o texto está sem erros e com uma boa fonte (apesar de que achei o tamanho das letras um pouco pequeno). Como sempre, amei as páginas cor de creme – o livro é extenso e elas ajudam a deixar a leitura mais confortável para os olhos. Eu gosto da capa de No Mundo da Luna. A modelo não combina em nada com a Luna descrita e acho que o título poderia estar em uma fonte maior, mas a capa é fofa e chama a atenção.Eu amo rosa e roxo e, logo, amei os tons usados na capa. Também gostei dos detalhes das cartas e símbolos do signos, já que ambos são importantes dentro da trama.


CONCLUSÕES FINAIS

Um chick-lit extremamente divertido e fofo, carregado com um ar de magia e mistério, No Mundo da Luna foi uma excelente leitura. Apesar de ter achado a trama clichê e um pouco superficial, a obra é muito cativante e os personagens são marcantes. Também adorei que o livro traga um pouco da cultura e dos costumes ciganos e aborde questões relacionadas a astrologia e signos. Para quem busca um romance moderno de leitura rápida e viciante, a obra está mais que recomendada! Eu estou apaixonada pelo estilo de escrita da autora e quero ler mais histórias dela para ontem!

QUOTE FAVORITO

— No amor e na guerra, vale tudo — apontei. 

Os cantos de sua boca subiram, os olhos se enrugaram, os dedos passearam pelos cabelos despenteados — por mim, dessa vez — e aquele brilho que significava que eu teria problemas se não me mandasse dali rapidinho iluminou todo o seu rosto. 
— É — ele concordou. — Só não estou certo de qual situação estamos vivendo." Pág. 209


Título: No Mundo da Luna
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
ISBN: 9788576863021
Ano: 2015
Páginas: 476
Compre:
Amazon - Submarino - Americanas

Leia também:
- Resenha de Mentira Perfeita, mais um chik-lit da Carina Rissi

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Oi Ana!
    Ainda não li nenhum livro da Carina, mas todos estão no wishlist!
    Que legal que esse aborda a cultura cigana, só lembro de um livro que falava disso... Parece ser bem diferente, então quero ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia os livros dela depois, são bem legais. Também achei bem interessante ela abordar a cultura cigana, eles possuem tradições riquíssimas, mas pouco registradas, por isso temos sim que ler um livro que fala sobre!

      Excluir
  2. Oi Ana Luiza!
    Tenho vontade de ler este livro, mas já ouvi de outras pessoas também que ele deixou a desejar se comparado aos demais livros dela. Mas acho que ainda assim darei uma chance qualquer hora, porque a parte de astrologia e cultura cigana me chamou a atenção.
    Um outro dela que é muito bom, aproveitando que você leu Mentira Perfeita, leia também "Procura-se um Marido". Mentira Perfeita é um spin-off dele, então creio que também vai amar.
    Beijo
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De todos os livros da autora, esse é o meu segundo favorito e quase não deixou a desejar para mim (já não posso dizer o mesmo, por exemplo, de Procura-se um Marido e Perdida). Sim, astrologia e cultura cigana são temas bem interessantes e foi legal da autora abordá-los nesse livro. Como disse, já li Procura-se um Marido e não curti muito...

      Excluir
  3. Olá!
    Tenho curiosidade em ler algo da Carina. Gosto muito da Marian Keyes e pelo o que foi dito no Mochilão da Record as suas são meio parecidas.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do ANIME FRIENDS <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, já ouvi falar da Marian Keyes também (e queria muito ler algo dela). Não sei se os livros da Carina lembram os dela, mas se você curte romances leves e divertidos, vai gostar das obras!

      Excluir
  4. Ana, amei sua resenha, pois eu amei esse livro, me diverti com o casal principal e também gostei da autora falar sobre a cultura cigana e o dia-a-dia de uma revista.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha! A cultura cigana e o dia a dia dos jornalistas são temas bem legais e foi mesmo bacana da autora os ter abordado!

      Excluir
  5. Olá. Eu fiz a resenha recentemente no blog e confesso que amei! Foi um dos melhores livros que li dela porque achei muito bem-humorado. Detalhe que também achei que deveriam ter diminuído as páginas, geralmente leio por epub e quando vi que tinha muitas ainda para vir, fiquei imaginando o que a autora colocaria para preencher tantas folhas, no mais o livro é muito divertido!
    Amei as suas fotos e a resenha! Tudo muito lindo, Ana.
    http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De todos os livros da Carina, esse foi o segundo que mais gostei (só perde para Mentira Perfeita). Sim, os livros da autora são bem longos mesmo e acho que poderiam sim ser um pouco mais breves, mas as histórias dela são mesmo super divertidas e acaba que a leitura passa bem depressa!

      Excluir
  6. Oi, Ana!!

    No Mundo da Luna é meu romance favorito da Carina Rissi! Só não li Mentira Perfeita ainda, mas adoro a Luna, toda a questão do misticismo e dos ciganos. Que mulher não olha na previsão do signos de vez em quando?! Hahahaha

    Achei ótimo, sem sombras de dúvidas e me identifiquei completamente com a personagem. <3
    Adorei a resenha!

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, nem eu que não acredito em signos também espio o horoscopo de vez enquanto kkk Leia Mentira Perfeita assim que puder, é o meu favorito da autora!

      Excluir
  7. Oláa!!

    Eu AMO esse livro! A Carina realmente me conquistou com suas personagens loucas e fortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é meu segundo livro favorito dela, também gosto de suas protagonistas femininas fortes e decididas!

      Excluir
  8. Oi Ana!
    Bom, esse sempre foi o livro da Carina que menos me atraiu, mas não sei bem o motivo. A premissa é interessante, mas já nela dá pra perceber que é permeada de clichês e não sou muito chegada nisso. É uma pena que tenha sido mais superficial e que você tenha sentido que "sobraram páginas". Realmente conhecer mais da cultura cigana deve ser bacana, mas essa não é uma leitura que eu faria no momento

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que pena! Ele é o meu segundo favorito da autora! Sim, esse livro e todos da autora são recheados de clichês, mas isso faz parte do gênero, a maioria dos romances tem essa previsibilidade. Uma pena mesmo que o livro não te atrai, mas isso acontece o tempo todo com todo mundo rs

      Excluir
  9. Tenho esse livro, mas ainda não consegui ler (preciso me organizar urgente, fico lendo só os de parceira e os que compro acabam esperando mais tempo do que eu pretendia quando os comprei).
    Amei saber suas impressões e que chato que em alguns momentos a história fica superficial e clichê =( mas como você mesma destacou no geral vale muito a leitura dos livros da Carina Rissi, eles sempre me fazem relaxar e embarcar em uma história divertida.
    Assim como você também sou louca por capas bonitas e por isso, concordo com suas sugestões. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, uma pena, leia assim que puder Aline! É uma obra bem divertida! Mas te entendo viu, tem horas que também fico sufocada nos livros de parceria, e não consigo ler outros livros que quero! Sim, apesar dos clichês, os livros da autora são super divertidos e valem a pena!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)