A HISTÓRIA
Melanie Denison é uma jovem tímida de dezoito anos que guarda muitos segredos. Seu nome verdadeiro é Meg Miller e seu pai, Ramsey, assassinou sua mãe, Allie, há quinze anos e, em seguida, desapareceu. Melanie foi criada pelos tios e, junto com eles, vive escondida em uma pequena cidade – todos acreditam que pequena Meg também foi morta. As autoridades e os tios de Melanie têm medo de que o pai da garota ainda esteja atrás dela, por isso, a jovem segue uma rotina rígida, que a proíbe de ir a festas, de viajar, fazer a faculdade que queria e, até mesmo, de ter internet em casa, o que torna quase impossível ter amigos e namorar.
Melanie é uma boa garota, mas está cansada de cumprir tantas regras e namorar escondido. Quando descobre que está grávida, a jovem sabe que não poderá continuar desse jeito para sempre e não quer que seu filho seja criado da mesma forma que ela foi. Contudo, quando percebe que tanto seus tios quanto seu namorado não são capazes de protegê-la, Melanie decide encontrar o pai antes que ele a encontre. Assim, ela foge de tudo e de todos e volta para a cidade onde nasceu e onde sua mãe foi brutalmente assassinada.
Sem poder revelar quem é, Melanie recorre a ajuda de um jornalista aposentado obcecado com o caso de Ramsey Miller. Assim, junto do leitor, a garota embarca em uma verdadeira viagem no tempo. Em 1991, os Miller são uma família que encara a ruína. Ramsey e Allie se casaram por amor, mas já não são os mesmos de antes. Ele, um caminhoneiro, passa grande parte do tempo na estrada, lidando com seus próprios pensamentos perturbadores e teorias obscuras. Ela fica em casa, tentando lidar com uma filha pequena e um trabalho exigente. O que será que aconteceu entre os Miller naquela noite? O que levou Ramsey a dar uma festa e, supostamente, matar sua mulher e filha em seguida? Em 2006, Melanie está bem viva e sabe que nem tudo o que as pessoas acreditam sobre o caso é verdade, afinal, ela não morreu. Quais serão, então, as outras mentiras e segredos que essa história esconde?
A LEITURA
Eu estava bastante ansiosa para a leitura de A Garota Sem Passado. A sinopse da obra é intrigante e promete um suspense viciante. Contudo, apesar do suspense do livro ser bem construído e instigante, a leitura não foi tão fluída quanto eu esperava. A Garota Sem Passado começou muito bem, os capítulos se alternando entre a realidade de Ramsey, em 91, e a de Melanie, em 2006. A narrativa em terceira pessoa do autor é boa e simples, mas envolvente. Contudo, logo a trama perde um pouco o rumo e foca somente em Ramsey.
Nesse ponto, A Garota sem Passado se tornou uma leitura arrastada. O autor narra a infância, adolescência e vida adulta de Ramsey de forma muito detalhada, e grande parte disso poderia ter sido resumido ou mesmo suprimido sem alterar a história. A trama, como um todo, é bem surpreendente. O final, que, infelizmente, foi bastante acelerado, é incrível e me deixou sem palavras. Mas, como já comentei, o meio da obra deixou bastante a desejar e acabou fazendo com que o livro perdesse muitos pontos comigo.
OS PERSONAGENS
A Garota Sem Passado tem um bom número de personagens com bastante potencial, mas a maioria, infelizmente, não foi bem desenvolvida. Melanie, que era para ser a protagonista, acabou perdendo o papel mais importante para Ramsey. A garota tem uma personalidade interessante, o autor conseguiu mostrar bem tanto seu lado forte e sedento pela verdade assim como seu lado sensível, que temia o próprio pai e passado. Mas, o autor acabou não dando espaço suficiente para ela e o crescimento de Melanie, ao longo da trama, soou superficial. Ramsey acabou sendo a grande estrela do livro. Ele tem uma personalidade intrigante, desde o início ficamos loucos para saber o porque dele ter assassinado a mulher. Entretanto, o autor exagerou no desenvolvimento do personagem e nos mostrou pormenores de sua história que não eram necessários – apesar de que foi bacana ver que Ramsey não era exatamente o monstro que todos julgavam, apesar de não ser nenhum inocente.
Todos os personagens secundários têm papel na trama, mas muitos soaram superficiais. O que mais senti falta foi de um desenvolvimento maior para os tios e o namorado de Melanie, que são bem importantes no final da trama, mas que acabaram passando despercebido em grande parte dela.
A EDIÇÃO
Quanto a edição, não tenho reclamações. A tradução estava boa e o texto sem erros. A diagramação é simples, quase sem detalhes, e com páginas amareladas e uma fonte de bom tamanho. Eu adorei a capa, ela é bonita, chama a atenção e deixa o leitor curioso. Também gostei da adaptação do título. Em tradução livre do original, a obra se chamaria “Antes Que Ele a Encontre”. Mas, A Garota Sem Passado ficou bem mais intrigante e ainda faz sentido dentro da trama.
CONCLUSÕES FINAIS
Infelizmente, A Garota Sem Passado não foi tudo o que eu esperava. Do meio para o fim, a leitura ficou arrastada e ao autor perdeu o foco da trama. Contudo, como um todo, a história é intrigante e surpreendente. O final é de tirar o fôlego, ele mostra como as pessoas são imprevisíveis e que podem carregar, por anos, segredos e mentiras profundos. Para os leitores que gostam de suspense, e não se incomodam com uma leitura menos ágil, a obra está recomendada. Eu gostei do livro e da história, apesar do desenvolvimento ter me desagrado. Fiquei curiosa para ler mais do autor.
QUOTES FAVORITOS
“Então aqui está: há quinze anos, neste mesmo dia, houve uma festa, dois assassinatos e uma fuga de lancha. Fora isso, não sei de absolutamente mais nada, e jamais saberei.” Pág. 18
“Sua história era uma história de amor, mas o amor viria apenas mais tarde. Antes ele ainda teria longos anos pela frente.” Pág. 125
Título: A Garota Sem Passado
Título original: Before He Finds Her
Autor: Michael Kardos
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414912
Ano: 2016
Páginas: 304
* Esse exemplar foi uma cortesia da editora Arqueiro
Compre: Amazon - Submarino - Americanas
Título: A Garota Sem Passado
Título original: Before He Finds Her
Autor: Michael Kardos
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414912
Ano: 2016
Páginas: 304
* Esse exemplar foi uma cortesia da editora Arqueiro
Compre: Amazon - Submarino - Americanas
Oi, Ana Luiza! :D
ResponderExcluirFaz tempo que tenho visto resenhas sobre esse livro e tenho ficado cada vez mais curiosa.
Mesmo que a leitura seja arrastada no meio, fico tentando imaginar o que seria esse final surpreendente que todo mundo fala.
E eu também acho essa capa bonita e instigante.
Quero ler, mas não estou com tanta pressa assim, hehe.
:)
Beijoooos
www.casosacasoselivros.com
O final é mesmo surpreendente e isso desperta a sua curiosidade, leia o livro sim! Espero que goste mais do que! E essa capa é bonita mesmo! rs
ExcluirOiii Ana
ResponderExcluirInfelizmente já li muitas resenhas negativas desse livro e desanimei total de conferir a leitura dele. A Arqueiro sempre lança umas jóias, uma pena que desta vez eles não acertaram em cheio. A premissa até que era boa, a sinopse chama a atenção, mas pelas resenhas ja conclui que o autor falhou, uma pena mesmo
Beijos
naprateleiradealice.blogspot.com.ar
Ah, não deixe a opinião dos outros de impedir de ler a obra! Quem sabe você gosta mais do que a gente?!
ExcluirÉ uma pena que o livro não tenha sido aquilo que você esperou. Parece que a leitura foi um pouco densa e perdeu o prestígio. Eu estava até comovida com a história em ler mas acho que agora vou dar chance a novos livros.
ResponderExcluirAbraço!
http://leitoraencantada.blogspot.com.br/2016/06/resultado-do-sorteio-livro-felizes-para.html
Não deixe que a minha experiência ruim te desanime a ler a obra! Mas a leitura foi meio densa mesmo, é tão ruim quando o livro não corresponde a nossas expectativas ;C
ExcluirQue pena que o livro não foi tudo que tu esperava =( Pelo que vi, a história tinha muito potencial, mas o autor não soube dar o ritmo adequado e nem explorar todos os personagens direito...To com tanta leitura que não sei se vou ler rs
ResponderExcluirBeijos, Vickawaii
http://finding-neverland.zip.net
Ah, que pena que a obra não te chama a atenção... Mas ela realmente poderia ter sido mais bem desenvolvida.
ExcluirOi, Ana!!
ResponderExcluirEstou curiosa para saber o que é esse final surpreendente, mas fiquei um pouco desanimada quando disse que depois da metade do livro a história começa a se arrastar. Fico um pouco cansada com esse tipo de leitura.
Mas finais surpreendentes sempre chamam minha atenção! Hahahaha
Ficarei de olho na história! :)
Bjs
http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/
Leia o livro e tire suas próprias conclusões! Talvez a obra não seja tão arrastada para você como foi para mim e esse final foi mesmo chocante! rs
ExcluirJá estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história.
ResponderExcluirAh, fico feliz que tenha curtido minha resenha! Espero que tenha oportunidade de ler a obra e que goste mais do que eu rs
Excluir