Desde criança, Sydney se acostumou a ver o irmão mais velho, Peyton, sendo o centro das atenções. Contudo, quando ele deixou de ser uma criança charmosa para se tornar um adolescente rebelde e problemático, a vida da garota e da sua família mudaram completamente. Peyton se envolveu com drogas e crimes repetidas vezes, e sempre ganhou segundas chances até que, após quase um ano inteiro andando na linha, ele provoca um acidente, por dirigir bêbado, deixa um outro garoto paraplégico e vai para a cadeia.
Como, na própria casa, não pode fugir dos problemas de Peyton, para os quais sempre é arrastada pelos pais, que ainda tentam proteger o irmão mais velho e o veem como inocente, Sydney começa a gostar cada vez mais da sua nova escola – um colégio enorme, onde ninguém a conhece ou se importa com todo o drama do seu irmão. A garota também começa a passar muito tempo em uma pizzaria perto da escola, que pertence aos Chatham, uma família barulhenta e gentil. Sydney acaba ficando muito amiga de Layla Chatham, mas também do irmão dela, Mac, e dos amigos dos dois.
Diferente das outras amigas de Sydney, Layla entende como é difícil lidar com irmãos mais velhos problemáticos e chamativos, já que a sua própria irmã também é assim. As garotas se entendem de maneira profunda e viram companheiras fiéis. Além de confiar a Layla seus sentimentos e segredos mais profundos, Sydney começa a se inspirar na amiga e não deixar mais que os outros sempre lhe digam o que fazer. Se por um lado, a força recém-descoberta de Sydney começa a irritar os seus pais, que temem que seu novo comportamento a leve pelo mesmo caminho perigoso de Peyton, a garota está amando ser mais confiante e não precisar esconder sua personalidade. Essa Sydney mais segura de si também é adorada pelos amigos, em especial por Mac, com quem a própria garota começa a desejar mais do que amizade.
EXPECTATIVAS PARA A OBRA
Apesar de já ter visto os livros da Sarah Dessen por aí e ter lido e ouvido vários elogios a suas obras, eu nunca tive curiosidade de ler algo da autora. Contudo, ganhei Os Bons Segredos em um sorteio, e, depois me alguns meses esquecido na estante, resolvi pegar o livro para ler sem qualquer expectativa e acabei me surpreendendo bastante.
A LEITURA: TRAMA E NARRATIVA
A escrita Dessen é excelente. Não muito detalhista e com diálogos longos, mas rápidos e divertidos, a leitura de Os Bons Segredos e leve, cativante e flui com agilidade. O livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista da Sydney, o que me ajudou a me identificar ainda mais com a personagem. A trama é muito bem construída e apesar de ser não muito surpreende, não chega a ser clichê. O que mais gostei em Os Bons Segredos é que o livro consegue nos passar um sentimento de familiaridade. Os acontecimentos e situações narrados são muito cotidianos, os personagens são “gente como a gente”, e o leitor acaba se sentindo dentro da história, como se Sydney fosse uma amiga próxima.
Fiquei impressionada com a habilidade da autora em conseguir abordar situações da vida comum com uma sensibilidade que, talvez, apenas quem já passou por aquilo conseguiria exprimir. Dessen consegue, através da sua história, mostrar bem como as famílias não são perfeitas e como todo mundo têm problemas e limitações. Os Bons Segredos também aborda o uso de drogas e álcool na adolescência, assim como criminalidade juvenil, mas de forma extremamente sutil, que consegue dialogar e atingir leitores mais jovens.
OS PERSONAGENS
Assim como a trama, os personagens nos soam comuns, ao mesmo tempo em que únicos (e muito reais). Todos são bem desenvolvidos e têm papel na trama, além de personalidades marcantes. Minha favorita, claro, foi a protagonista e narradora. Sydney é uma garota inteligente e sensível, que sempre viveu a sombra do irmão mais velho e com medo de ser quem ela era. É incrível acompanhar o crescimento da personagem ao longo do livro, vê-la, aos poucos, descobrindo sua força e suas vontades e sendo fiel a elas. Eu me identifiquei muito com a Sydney por diversas razões e acabei torcendo muito por ela, e amando a personagem!
Os Chatham são uma família incrível, que impressiona e cativa pela harmonia e carinho que há entre os membros, mesmo todos eles tendo problemas e dificuldades. Meus favoritos da família, claro, foram os irmãos Layla e Mac, dois fofos, cada um a sua maneira. É impossível acabar não desejando uma amiga como Layla, que te incentiva e te encoraja, mas que não te força a nada, e também um cara como Mac, calmo e inteligente, um amor de pessoa. Também curti bastante o desenvolvimento do relacionamento de Sydney e Mac. O romance entre eles surge de forma sutil, e mesmo crescendo rapidamente, não ficou forçado e sim muito fofo!
Por outro lado, me irritei bastante com os pais de Sydney e sua insistência em ver o irmão dela como um santo e tentar controlar a garota o tempo todo. Mas, felizmente, eles também amadurecem ao longo da história e acabei gostando bastante deles no final. Peyton também me provocou uma dualidade de sentimentos, mas se comecei o livro não gostando dele, terminei a obra um pouco mais simpatizada com a situação em que ele se encontrava. Mas um personagem que desgostei do início ao fim foi Ames, amigo de Peyton que a mãe de Sydney praticamente adotou como filho, e que foi um nojento com a garota durante toda a história. Entretanto, o personagem teve o destino que mereceu no final, e fiquei feliz por isso...
A EDIÇÃO
Não há nenhuma reclamação quanto a edição de Os Bons Segredos. A diagramação é simples, a tradução do texto estava perfeita e não encontrei nenhum erro. Eu gostei bastante da adaptação do título da obra. Apesar de “Santo Qualquer Coisa” (tradução literal do original Saint Anything) não ficar tão ruim, “Os Bons Segredos” ficou bem mais poético e também faz muito sentindo dentro da história. A capa da obra ficou simplesmente divina. Além de linda, a capa é divertida e também remete a um elemento presente e importante na trama.
CONCLUSÕES FINAIS
Sem muitos floreios ou situações inacreditáveis, a autora presenteia o leitor com a história não só de uma garota em busca de si mesma e de um sentido para sua vida, mas também uma narrativa sobre famílias imperfeitas (como todas são, no fundo), sobre a força que há dentro em cada um de nós, sobre amizades verdadeiras e ainda sobre o poder do perdão. Os Bons Segredos é um livro sensível e tocante, mas igualmente divertido e gostoso, que agrada tanto jovens quanto adultos. Eu amei a obra e estou ansiosa para ler mais da autora.
QUOTES FAVORITOS
“Estava acostumada a ser invisível. As pessoas raramente me viam e, se viam, nunca me olhavam de perto. (…) Mas essa é a questão. Você sempre acha que quer ser notada. Até ser notada.” Pág. 9
“Nos acostumamos com o jeito de ser das pessoas; contamos com ele. E quando o comportamento delas surpreende, para o bem ou para o mal, é capaz de mexer profundamente conosco.” Pág. 395
Título original: Saint Anything
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765763
Ano: 2015
Páginas: 408
Compre: Amazon - Submarino - Americanas
Helloo, Ana! Tudo numa nice?!
ResponderExcluirEu já conhecia a escrita da Sarah, tinha lido Just Listen e gostado bastante da narrativa e da maneira como ela trabalhou, e, apesar de não sentir vontade de conferir todos os outros, fiquei ansiosa para conferir essa obra. Eu amei por demais, achei tocante e bem fluída. Li rápido apesar de o livro ser um pouco grossinho. Eu amei os Chatham de verdade, fiquei com água na boca com todas aquelas pizzas que eles faziam e comiam. Queria também para mim ahahah.
Eu favoritei, mas não dei nota máxima ao livro porque achei que faltou alguma coisa. A maneira como de repente a mãe de Sydney a enxergou não me convenceu. Durante todo o livro ela foi cega e só enxergava o irmão da menina e depois, do nada, ela "viu". Eu queria que essa parte fosse um pouco mais trabalhada. Mas eu gostei por demais da obra. *-* Tô pensando em ler os outros livros da Sarah ahaha! É tão bom quando nos deparamos com um livro que nos surpreende, né?! Acho que sem expectativas é a melhor maneira de começar uma leitura.
Ótima resenha.
Beijin...
Pieces of Alana Gabriela
Não li Just Listen, mas estou curiosa agora, já que adorei esse livro da autora! Sim sim, também me senti assim com Os Bons Segredos! Ah, eu achei essa parte tranquila, entendi que a mãe dela, na verdade, sempre viu o que acontecia, mas que só no final aceitou a verdade e entendeu que aquilo não era OK. Também quero muito ler mais dela!
ExcluirOi Ana, com vai?
ResponderExcluirEu já havia visto esse livro em outros blogs mas realmente nunca me interessei. Acabei gostando muito da sua resenha e tenho certeza que esse livro nos passa algo bom e é muito agradável de ser ler. Estou louca para começar!
A capa com certeza me chamou atenção e é uma gracinha. Amei e amei!
Beijos
http://oreinoencantadodeumaleitora.blogspot.com.br/
Obrigada, fico feliz que tenha gostado da minha resenha! A capa é mesmo linda e a história muito boa, espero que goste da obra!
ExcluirOi, Ana!
ResponderExcluirQuando vi esse livro, eu jurava que era uma história envolvendo gente mais adulta e tals... Me surpreendi quando soube que era YA.
Eu vi algumas resenhas bem controversas sobre a história, que me deixaram com pé atrás, mas, como curto livros com a temática que a autora abordou, vou dar uma chance.
Beijos
Balaio de Babados
Sim, a capa ter um ar um pouco infantil, mas o livro é muito maduro! Espero que goste da obra tanto quanto eu!
ExcluirOlá! Nossa, já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece ser excelente.
ResponderExcluirFico feliz que a resenha te animou a ler o livro, espero que curta tanto quanto eu!
ExcluirOlá, Ana!!
ResponderExcluirTe falei no Twitter, mas eu também me apaixonei completamente pela obra! Não conhecia a autora até então - apenas por nome - e fiquei louca para ler outros títulos dela! *-*
Me identifiquei totalmente com você nesse texto porque senti as mesmas coisas com relação à Sidney, aos pais dela e à toda situação que estavam vivendo.
Quero mais livros da autora pra já!! Hahahaha
Bjs
livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br
Também quero muito ler mais da autora! E fico feliz que tenha curtido a resenha e que concorde com o que achei! rs
Excluir