13.3.16

Resenha: O Lado Feio do Amor - Colleen Hoover


A HISTÓRIA

Tate Collins troca San Diego por São Francisco para se dedicar inteiramente a seu mestrado em enfermagem. A garota pede ao irmão, Corbin, para morar com ele enquanto não encontra um emprego e um apartamento só para ela, algo que ele aceita a contragosto. Corbin é piloto de avião e raramente está em casa, como acontece no dia em que Tate se muda. Assim, ela é “recebida” no apartamento do irmão por um estranho bêbado que dormia contra a porta. Após alguns minutos de pânico, Tate descobre que o cara embriagado é Miles, o vizinho e amigo de Corbin, que também é piloto. 

Miles é um cara mal-humorado e grosseiro, o que não impede Tate de ficar bastante curiosa quanto a ele. O belo piloto claramente carrega um passado complicado e doloroso, que ele não está disposto a dividir com ninguém, muito menos Tate. Contudo, o jeito gentil e divertido da garota acaba conquistando-o o suficiente para que ele admita a grande atração que sente por ela, sentimento que é retribuído por Tate. Contudo, Miles não quer dividir nem o passado nem o futuro com a garota e propõe que o relacionamento deles se baseie apenas em sexo. Já ciente de que acabaria se arrependendo, Tate se sente dominada pelo desejo e incapacitada de dizer não.


Quando estão na cama, Tate e Miles parecem outras pessoas e demonstram uma sintonia perfeita. Contudo, fora dela, ele se recusa a se abrir, mesmo que pareça tentado, e ela não sabe como fazer para não se apaixonar. As coisas se complicam ainda mais rapidamente. Enquanto tenta esconder o relacionamento do irmão, Tate tenta descobrir como libertar o verdadeiro Miles, o homem fofo e atencioso que vive por debaixo das cicatrizes emocionais e medo de se abrir novamente. Por mais que não queria admitir, quando está com Tate, Miles se sente infinitamente melhor do que sozinho, tanto que ele não consegue fazer outra coisa a não ser tentar fugir de tanta felicidade. Será que o casal conseguirá encontrar o seu final feliz?


A LEITURA: TRAMA E NARRATIVA

Apesar de ouvido e lido muito bem sobre O Lado Feio do Amor, eu peguei a obra para ler com um pouco de receio. Pela sinopse, a história parecia ser aquela velha história, com pitadas eróticas, da moça inocente que se apaixona pelo bad boy. Contudo, mesmo não conseguindo fugir muito desse clichê, O Lado Feio do Amor conseguiu me surpreender e me agradar bastante. A narrativa da Colleen Hoover é muito gostosa e até mesmo poética em alguns momentos. A escrita da autora é divertida e fluída, tanto que devorei o livro em apenas um dia.

O Lado Feio do Amor me conquistou logo nas primeiras páginas, a previsibilidade da obra é compensada por seus muitos momentos divertidos e diálogos inteligentes e cativantes. Algo que amei foi a autora ter colocado, em capítulos (narrados em primeira pessoa pelo Miles) alternados com a história principal, o passado de Miles que tanto o machucou. Também gostei que Hoover tenha dosado bem tanto o lado dramático como erótico da obra. Apesar de explorar bem as sensibilidades dos personagens e toda a dor e momentos ruins de sua história, assim como as cenas de sexo bem descritas (mas na medida certa), O Lado Feio do Amor acaba sendo mais um romance fofo e divertido, que agrada diferentes tipos e idades de leitores.


OS PERSONAGENS

Hoover sabe criar personagens divertidos, cativantes e únicos. Meu favorito foi, sem sombra de dúvida, o porteiro idoso de Tate e Miles, o honesto Cap, que acaba virando amigo da garota, enchendo-a de bons conselhos e presenteando os leitores com momentos hilários. Contudo, o casal também me agradou bastante. O relacionamento de Tate e Miles se desenvolveu em forma e ritmo perfeitos. Tate é uma garota fofa, animada na maioria do tempo, mas também muito inteligente e bondosa. Eu gostei que mesmo fazendo o tipo de “garota perfeitinha”, a Tate não faz como outras protagonistas de romance e se torna submissa ou dependente a Miles só porque se apaixonou por ele. Tate não tenta mudar o homem e sim mostrar a ele que eles podem ser felizes juntos, o que é bem bacana.

Miles também é clichê em alguns sentidos, mas gostei que a autora não tenha criado um bad boy cheio de segredos super previsível. Na verdade, Miles é meio nerdizinho (algo que amei), o tipo de garoto bonzinho que teve o coração partido de forma horrenda. Foi importante e interessante conhecer o passado de Miles nos capítulos em ele narrava e conhecer a primeira paixão e grande decepção do personagem ajudou-o a parecer real (até um pouco mais que a Tate).


A EDIÇÃO

A tradução e diagramação estavam boas. Contudo, não gostei das páginas brancas e achei a letra um pouco pequena – duas coisas bem desagradáveis para a vista, não concordam.? A capa de O Lado Feio do Amor é simples, mas belíssima. Contudo, quando chegamos quase no final do livro é que compreendemos a relação da capa com a história e, assim, ela se torna ainda mais bela.

CONCLUSÕES FINAIS

O Lado Feio do Amor pode ter seus clichês, mas consegue entregar para o leitor uma história divertida, única e muito bonita, além de personagens bem construídos. Uma leitura cativante, emocionante na medida certa e bastante gostosa, acredito que todos os fãs de romance gostarão da obra, que está mais que recomendada. Não esperava terminar o livro com uma opinião tão positiva, mas adorei a obra de Colleen Hoover e estou ansiosa para ler mais da autora.

Título: O Lado Feio do Amor
Título original: Ugly Love
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501105738
Ano: 2015
Páginas: 336

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Da autora só li Um Caso perdido e amei, quero muito ler os livros dela e esse é ´primeiro da lista haha
    Bom com a escrita da autora é boa né? E ainda mais quando a gentes e surpreende com ela.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a escrita dela é bem gostosa! E é ótimo quando o livro nos surpreende!

      Excluir
  2. Gostei muito do livro. Já tinha ouvido falar dele. Amei a resenha ♥
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já está na minha lista de desejo e será o primeiro que pretendo ler dessa autora mega elogiado. Foi ótimo saber suas impressões!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro depois de ver um teaser trailer do filme. Fiquei curiosa. Fiquei um pouco surpresa porque a história é bem diferente da ideia passada pelo trailer, melhor sem dúvida. Gostei, bem escrito. Um pouco apelativo, mas o drama compensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho que vai ter um filme desse livro Lorena, talvez por isso o trailer seja tão diferente do livro kkkk Mas a obra compensa, vale a pena ser lida!

      Excluir
  5. Oi ...
    Bom ainda nao li o livro a resenha ache bem parecida com a maioria dos livros , apesar de gostar muito de romance as vezes fica aquela coisa repetitiva, mas como vc disse que te surpreendeu resolvi tentar le-lo pra ver se e bom , espero que eu goste..
    Bjo queria ate ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a obra tem seus clichês, mas é bacana! Vale a pena a leitura. Depois me conte se gostou dela!

      Excluir
  6. Estou doida pra ler esse livro, curto muito a escrita da Colleen Hoover e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A obra é bem bacana, espero que curta a leitura! Também gostei da escrita da autora e estou curiosa para ler mais coisas dela...

      Excluir
  7. Um livro incrível,adorei ler ele,muito surpreendente.E quanto a seu livro grafado¨O MY GOD¨!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também curti bastante a leitura! kkkk Eu sei que tem gente que não gosta, mas eu amo marcar os trechos que eu curto!

      Excluir
  8. Gostei desse livro muito interessante e surpreendente;uma história linda. E quanto a seu livro grafado ¨O MY GOD¨!!!

    ResponderExcluir
  9. Terminei de ler esse livro recentemente (na verdade falta mais um capítulo, fiquei sem vontade de continuar), comecei a leitura do primeiro capítulo em pdf, e logo nas primeiras páginas me fisgou, não resisti e logo fui correndo até a Saraiva. Mas infelizmente me decepcionei com ele. No começo achei que Tate fosse uma garota mais forte, que ela seria finalmente uma personagem feminina que fugia do cliché de garotinhas apaixonadas, mas no com passar das páginas ela foi me decepcionando, a garota forte e independente foi se tornando submissa e na minha opinião foi degradante a forma que ela deixou que ele a tratasse. Eu sei que as regras foi estipuladas, mas mesmo dessa forma foi... triste, como uma garota como ela se tornou indefesa contra os encantos dele. Eu esperei uma garota que fugia dos padrões garota submissa, mas so encontrei mais uma garota que deixa o homem domina-la.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)