22.3.16

Resenha: Angellore, Sussurro Noturno - Gabrielle Venâncio Ruas


A HISTÓRIA

Em 2008, Sophie perdeu toda a família em um trágico e estranho acidente de carro. A única sobrevivente, a garota foi tomada como louca por afirmar que tudo, inclusive o desaparecimento do corpo do padrasto, tinha sido causado por sombras malignas, as mesmas que continuam perseguindo-a e que só ela é capaz de ver. Três anos se passam e Sophie aprendeu a manter sua estranha habilidade para si mesma. Capaz de vez as almas humanas de pessoas falecidas que, por algum motivo, ainda estão presas no nosso plano, e as estranhas sombras, a garota tenta ao máximo ter uma vida normal, trabalhando de dia em uma livraria de obras raras e cursando História, a noite, na UFMG.

Mesmo com a dor da perda da família sempre presente, Sophie estava, aos poucos, conseguindo se restabelecer. Contudo, sem motivo aparente, as sombras que a perseguem ficam cada vez mais numerosas e audaciosas e a garota passa a sofrer constantes e sinistros ataques. Conforme começa a temer não só pela sua sanidade, mas também por sua vida, Sophie busca respostas desesperadamente. Suas suspeitas acabam voltando-se para Nicolae, seu mais novo colega de classe. Bonito e misterioso, a garota logo percebe que há algo de estranho nele, especialmente porque ele surgiu em sua vida na mesma época em que as sombras começaram a aumentar.


E Sophie não é a única buscando por respostas. Olívia Giacomelli é uma investigadora da polícia que acabara se mudando para Belo Horizonte por causa de estranhos crimes que ela jamais conseguiu resolver. Mortes suspeitas, com pistas contraditórias e bizarras, Olívia sabe que os casos estão interligados apenas porque, em todas as cenas de crime, ela acaba encontrando uma pena preta. Quando uma garota morre dentro da UFMG, um suposto suicídio que não pode ser comprovado, Olívia encontra mais uma pena e resolve se dedicar inteiramente a resolver essa história de vez.

É em um estranho acidente envolvendo um ônibus, que aparentemente não estava sendo pilotado por ninguém, que a história de Sophie, Nicolae e Olívia definitivamente se cruzam. De forma inacreditável, Nicolae salva a vida de Sophie e Olívia presencia tudo. O garoto continua se recusando a revelar qualquer coisa para Sophie, mas se torna cada vez mais presente na vida dela. Mais determinadas que nunca, Sophie e Olívia começam a encontrar respostas e mergulham de cabeça no universo caótico dos Angellores, seres responsáveis por conduzir a alma dos mortos e por combater os Khaos, criaturas sombrias que se alimentam das almas dos vivos. 


A SÉRIE E EXPECTATIVAS PARA A LEITURA

Angellore – A Divina Conspiração é uma trilogia escrita por Gabrielle Venâncio Ruas. Sussurro Noturno é o primeiro livro da série e nos introduz ao mundo dos Angellores, os ceifadores da morte. O segundo volume, Essência, será lançado em breve.

Fiquei bastante curiosa para conhecer o livro desde que li a sinopse. Nunca resisto a uma trama sobrenatural e fiquei ainda mais intrigada pelo fato da história se passar não só no meu estado lindo, mas também na capital mineira Belo Horizonte, e em alguns cenários da UFMG (onde vou começar estudar ainda esse ano).


A LEITURA – NARRATIVA E TRAMA

Comecei Angellore – A Divina Conspiração bastante animada. Li quase metade do livro em uma tarde e fui bastante conquistada pela escrita da autora. A narrativa em primeira pessoa de Ruas, que alterna entre a perspectiva de Sophie, Olívia e um personagem misterioso, é de fácil leitura e ágil. A escrita da autora é simples, mas consegue transmitir bem a personalidade dos narradores e os cenários e sentimentos descritos. Algo que gostei foi a mistura de gêneros, Sussurro Noturno mescla bem características de romances policiais com sobrenaturais, e de fantasia urbana, e os leitores que gostam de livros mais agitados vão gostar bastante das várias cenas de batalha e luta.

Apesar de bastante cativante, há a trama deixou um pouco a desejar. A história seguiu de forma previsível em grande parte do livro e só consegui ser surpreendida nos momentos finais. Também pude perceber várias cenas bem parecidas com outras obras do mesmo estilo. Contudo, Ruas merece bons elogios quanto a mitologia do livro. Baseando-se especialmente nas histórias bíblicas sobre anjos, a autora conseguiu criar uma mitologia própria, ao mesmo tempo única, interessante e que consegue convencer o leitor


OS PERSONAGENS

Os personagens também foram bem construídos e desenvolvidos. Apesar de ser parte importante da trama, Olívia exerceu mais um papel secundário ao longo da história, o que de maneira alguma prejudicou o desenrolar do livro ou da própria personagem. Eu gostei bastante dela, um pouco mais até que da Sophie. Olívia é inteligente e curiosa, uma investigadora nata que não teve medo de encarar desafios e respostas inesperadas. Espero que tenhamos mais momentos ao lado dela no próximo volume.

Sophie é clichê em alguns aspectos, mas consegue conquistar bastante. Muito inteligente, senti que faltou um pouco de coragem e independência na personagem, aspectos que espero que sejam desenvolvidos no segundo livro. Contudo, ela é uma fofa, sempre preocupada com os outros e atenta aos detalhes, então no fim acabei gostando dela. Nicolae também é bem previsível, o típico mocinho misterioso e bonito, mas também cativa a seu modo. Entretanto, senti que o relacionamento entre eles poderia ter sido um pouco mais bem desenvolvido, eles se acertaram, por assim dizer, rápido demais e soou um pouco forçado.

A EDIÇÃO

A diagramação de Sussurro Noturno é simples, mas estava ótima. Não encontrei nenhum erro durante a leitura e gostei do tamanho das letras um pouco maior do que costumo ver em outros livros, assim como das páginas de material mais grosso, resistente, e amareladas. Já a capa e contracapa são feitas de um material mais fino, o que não curti muito. Contudo, a capa em si é bastante bonita e combina perfeitamente com a obra, tanto por trazer um ar sombrio e misterioso que está presente no livro, como por trazer elementos da trama, como as penas pretas ao fundo.


CONCLUSÕES FINAIS

Um YA sobrenatural intrigante e cativante, Sussurro Noturno tem seus clichês, mas consegue conquistar desde as primeiras páginas e se tornar único em alguns aspectos. Eu gostei do livro e estou bastante curiosa pela continuação, o final desse primeiro volume de Angellore deixou ganchos que sugerem que o segundo livro será ainda mais emocionante e interessante. 

Para quem gosta de romances jovens, com pegadas de fantasia urbana, policial e sobrenatural, além de pitadas de ação, Sussurro Noturno está mais que recomendado.

QUOTES FAVORITOS 
“-Tenho a sensação de que vou encontrar alguma coisa.
- Policiais não vivem de sensações, agente [Olívia], mas, sim, de provas factuais e precisas.” Pág. 32

“Eis que os portões do universo foram abertos, selando o início do fim. O mal corre livre, cobrindo o mundo em desespero e escuridão. Fujamos para os confins da morte, lá encontraremos um lugar seguro." Pág. 120

“Esperei ver asas brancas e ofuscantes, mais radiantes que a própria luz, mas estava enganada. (…) percebi, com horror, que suas asas eram negras. Mais negras do que qualquer outra coisa que eu já tivesse visto na vida.” Pág. 127

“- Mas, afinal, o que são vocês? - perguntei, totalmente trêmula.
- Já fomos chamados de muitas coisas. (…) Deve nos chamar de angellores, pois foi assim que Deus nos nomeou quando recebemos O Perdão, e é isso o que nos tornamos desde então.” Pág. 236

“Deus piedosamente devolveu-lhes as asas, mas, a partir daquele momento, elas seriam negras, para indicar que o pecado recaíra sobre eles.” Pág. 238

Título: Sussurro Noturno
Série: Trilogia Angellore – A Divina Conspiração
Volume: 1
Autora: Gabrielle Venâncio Ruas
Editora: Selo Jovem
ISBN: 9788566701395
Ano: 2015
Páginas: 260

*Esse livro foi uma cortesia da autora

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Desde que você divulgou esse livro aqui, eu estou muito curiosa pra ler e sua resenha só aumentou essa curiosidade.
    Amei o cefeirozinho. Muito fofo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Caramba, que legal!! Adorei a premissa do livro, achei bem inovadora (diferente do que eu esperava, admito, pois pela capa eu esperava algo mais clichê, rs) e até meio sombria (e eu adoro isso), mas, como se não bastasse, o livro é nacional. <3
    Não sou muito fã de YA, mas esse realmente me chamou atenção. Adicionei à lista. :D

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A obra tem os seus clichês, mas é bem legal e vale a pena a leitura! Ainda mais por ser nacional! rs Acredito que mesmo não curtindo YA, você pode gostar do livro.

      Excluir
  3. Oi Ana!
    Puxa, este livro parece ótimo! Fala de temas mais sobrenaturais, é comigo mesmo! haha
    Amei sua resenha! Não conhecia este livro e fiquei ainda mais apaixonada por ele ser nacional!
    Sem falar que, quando ele se passa em um lugar que a gente conhece, nem que seja só de nome, parece que tudo fica ainda especial! Amei, amei, amei. Com certeza vou querer ler.
    Beijos
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha. E se curte sobrenatural, vai gostar bastante da obra. Sim sim, é bem legal mesmo quando o livro se passa em um lugar conhecido!

      Excluir
  4. Oi Ana, tenho este livro desde o lançamento e até hoje não li, tenho muita curiosidade, pena ter seus momentos clichês, não gosto muito disso.. Adorei ler sua resenha!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;D Fico feliz que tenha gostado. E depois dê uma chance para a obra Mila, apesar dos clichês, é bem legal.

      Excluir
  5. Oi Ana,
    Eu gostei da proposta e das ressalvas da sua resenha.
    Não conhecia o livro, mas fiquei animada, pois também curto sobrenaturais. Apesar, que faz tempo que não leio.

    Tão bom quando nossas cidades são destaque né? haha me sinto 'em casa' lendo.

    Ótima resenha, também tenho essa maguinha *.*

    tenha uma ótima quarta =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de sobrenaturais tanto quanto eu, aposto que vai gostar de Angellore. Sim sim, também me sinto em casa! kkkk Uma fofa essa maguinha, achei a cara do livro.

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Que legal! Eu nunca tinha visto este livro, a sua resenha ficou muito boa e o livro me pareceu ser bem interessante, e ainda mais se passa onde eu moro <3

    Beijos.
    http://garotadeallstart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, se você é de BH, acho que ia gostar de ler um livro que se passa na sua terrinha!

      Excluir
  7. A temática do livro é bem interessante, eu gostei que tem mistério, gostei da capa, até ia colocar na minha lista de leitura, massssssssssss me desanimei hahahahha falou pontos clichês já me dá agonia e sintoma de perda de tempo.

    Curti demais a sua resenha.

    http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Léa, dê uma chance a obra. Tem muito livro, esse incluído, que consegue nos superar mesmo com os clichês! E obrigada, fico muito contente que tenha gostado da resenha.

      Excluir
  8. Oi, Ana! Apesar de um clichê ou outro, achei que a história tem alguns pontos bem originais. Eu não sou super fã de sobrenatural, mas a forma como o assunto é trabalhado em alguns livros me atrai. Acho que curtiria a leitura!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a trama consegue surpreender em alguns pontos. Eu amo sobrenatural, mas até quem não gosta eu acho que gostaria desse livro. Espero que tenha uma boa leitura!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)