6.3.16

Desafio de Escrita: Uma carta do futuro


É engraçado como as coisas mais fantásticas acontecem em dias comuns. Sempre temos a impressão de que coisas extraordinárias só acontecem com pessoas com vidas extraordinárias, mas a verdade, é que o acontece algo incrível na vida de todos nós, pessoas ordinárias, o tempo todo. Não percebemos, na maioria do tempo, mas em todo dia comum, em meio a rotina estressante ou ao tédio mortal, há aquele minuto, aquele segundo, em que pequenos milagres são ordenados.

Hoje, eu segurei o meu pequeno milagre em mãos e pela primeira vez em muito tempo, eu experimentei aquela paz indescritível em meio ao caos, quando o mundo parece desabar ao seu redor e, ainda assim, você sente que vai ficar tudo bem. Estava sendo um dia normal, eu me sentia miserável e inútil como sempre, preso em um lugar que eu odiava com pessoas que não davam a mínima se eu estava vivo ou morto.

Eu cheguei em casa, que não era mais um lar para mim e sim somente um lugar para comer e dormir, desejando estar em qualquer outro lugar, menos aqui. Eu estava exausto, me sentindo nojento debaixo das roupas que usei o dia inteiro, mas cansado demais para tomar banho. Havia apenas três coisas na minha mente agora: comida, televisão e cama. Talvez eu pulasse a TV e comesse direto na cama, para poder adormecer logo em seguida.

Mas aí, o pequeno milagre aconteceu. Quando fechei a porta de casa atrás de mim, percebi que pisava em algo. Implorei mentalmente para que o meu gato não tivesse deixado nenhum de seus presentes nojentos para mim, quando percebi que pisava sobre um envelope de carta. Peguei-o, lendo o meu nome debaixo da marca marrom que meu sapato deixara no papel e me perguntando quem fora o esquisito que enfiara uma carta por debaixo da minha porta (em vez de me mandar um e-mail como um ser humano normal).


Abri o envelope e comecei a ler a carta. Alguém não havia matado as aulas de redação e aprendera a começar uma carta escrevendo no topo o nome da cidade e data, mesmo que o nome do lugar me parecesse completamente estranho e a data estivesse errada, dando a impressão de que a carta tinha sido escrita cinquenta anos no futuro. Revirei meus olhos, já esperando que o resto da carta se revelasse uma pegadinha idiota ou um anúncio publicitário. Contudo, não consegui tirar os olhos depois que li a saudação. Lá estava escrito, “Querido eu do passado”, com uma letra idêntica a minha.

“Querido eu do passado,

eu sei o que você está pensando. Por que eu não mandei um e-mail? Bom, você sempre dizia quando mais jovem que cartas eram muito mais elegantes e que não há mesma emoção ao escrever um e-mail e, bem, aqui no futuro, eu compartilho da mesma opinião. Sem falar que lembrei como o Wi-fi da nossa casa é uma droga e fiquei com medo de você não ler minha mensagem no dia hoje, o que não pode parecer importante, mas que na verdade é.

Ah, eu sei que você deve estar dizendo para si mesmo que essa carta não passa de uma brincadeira de mal gosto de alguém, mas aqui vai uma garantia de que eu sou eu, bem, de que eu sou você do futuro. Eu não posso dizer muito, como você bem sabe (grande parte do que aqueles livros de ficção científica ensinaram sobre viagem no tempo é verdade), mas digamos apenas que você realmente encontrou sua alma gêmea (mesmo dizendo para todos que não acreditava nesse tipo de coisa) e não há quase nada que você não tenha divido com a pessoa da sua vida.

Mas, aqui vai um fato que você nunca compartilhou com ninguém, nem aí no passado, nem aqui, no futuro: você sempre chora como um bebê quando o casal finalmente fica junto. E sim, mesmo agora, cinquenta anos depois, você finge que não é um romântico e só lê suas histórias de amor no quarto, quando não há mais ninguém em casa. Sua alma gêmea aprendeu a não perguntar porque você compra livros de romance se não os lê e finge não saber que você os lê escondido, apesar dela realmente não fazer ideia que as manchas no papel são causadas pelas muitas lágrimas que você derrama.


Mas por que, você deve estar se perguntando, eu estou te mandando (me mandando?) essa carta? Eu estou nesse momento observando os Campos Verdes de Marte ao longe. Sim, nos colonizamos o planeta vermelho e descobrimos como plantar aqui. E não, não há problema em você saber disso porque em breve, muito breve, todos saberão também. Então sim, o você do futuro (eu) vive em uma das maiores cidades de Marte e está se sentindo muito nostálgico, por isso decidiu escrever essa carta. 

O futuro é incrível. Não é uma utopia, como você bem pode imaginar, mas é muito bom. E não somente o futuro e sim o seu futuro. O seu futuro vai ser brilhante, já posso adiantar, porque você sempre soube disso. Você passou anos sentindo que estava destinado a algo grande e, bem, você não estava errado. Eu sei, porque me lembro, de como você se sente péssimo nesse momento. Você vive um ponto sombrio da sua vida e, acredite, haverá muitos outros como eles.

Mas eu não estou aqui para apontar o óbvio, você é até bem esclarecido para a sua idade e sabe que a vida é feita de altos e baixos. Contudo, você está tão embaixo aí, no passado, que não consegue mais ver o melhor que te espera logo a frente. Eu vou ser honesto aqui e falar a verdade: você parou de acreditar. Em si mesmo. Nas pessoas. No mundo. Você deixou de ser o jovem sonhador que quer construir um mundo melhor. Você deixou de se importar. E eu preciso que você pare com isso agora mesmo. Você precisa disso.

Pare com a autopiedade. Enfrente o medo. Não é fácil e jamais vai ser. Mas como você bem escreveu uma vez, há muito tempo - naquelas folhas que você esconde debaixo do colchão pois colocou sua alma nelas -, “o homem perfeito é aquele que tenta suas imperfeições. O homem feliz é aquele que vive com elas”. E você vai ser feliz. Haverá tanta coisa incrível na sua vida que você sentirá que não merece nada daquilo. Mas você merece. 


Porque você vai lutar. Vai guerrear por cada pequena conquista, vai louvar cada pequeno milagre. Você vai aprender a vê-los, vai perceber que as coisas boas nos cercam o tempo todo, que basta olhar para elas e lhes dar o valor que merecem, nem a mais, nem a menos. Seus sonhos se tornarão realidade, porque você vai fazer com que se realizem. Você vai ascender, brilhar como uma estrela. Você vai queimar-se com seu próprio brilho, vai morrer e renascer, como uma fênix.

E o mais importante, você vai tentar. Acima de tudo e todas as coisas, você vai tentar. Você vai falhar ou conseguir, tudo depende de você. Eu dependo de você. Para que eu exista, para que o meu futuro brilhante seja realizado, eu preciso que você, nesse exato momento, saia da inércia e faça o que acredita que deve ser feito. Você sabe, em seu coração. Siga os seus instintos, porque mesmo que eles estiverem errados, você saberá que tentou e que falhou ou conseguiu sendo nada além de você mesmo. E a pessoa que você é, bem, ela é incrível, então seja fiel a ela. 

Eu poderia continuar por mais mil páginas, mas sei que você já entendeu. Você é inteligente, é forte. Você vai conseguir.

Adeus eu do passado, nos encontramos daqui cinquenta anos. Não me decepcione.”


Eu termino a carta sentado no chão, escorado contra a porta. Há lágrimas nos meus olhos, um sorriso nos meus lábios. Aperto a carta contra o meu peito, sinto o meu milagre de hoje contra o meu corpo. Isso é real? Está realmente acontecendo? Não importa, percebo quando me levanto. O futuro será real se eu o fizer assim. Coloco a carta no meu bolso e começo a me mover.


Esse texto faz parte do projeto Desafio de Escrita: 25 coisas sobre as quais escrever em 25 semanas, referente ao nº 11 da lista - Você recebe uma carta do seu eu futuro.

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Gostei de conhecer seu cantinho, belo post

    te seguindo aqui
    http://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Saudações Lady Ana Luiza,
    De todos que já postou, esse foi o meu preferido.
    Quem disse que daqui eu também não chorei?
    Eu queria MUITO participar desse projeto, mas sabia que uma crônica por semana eu não conseguiria. Já estou com medo do #MúsicaemCrônica hauahuahuahah (recebi vosso e-mail, muito obrigada!).

    De novo, texto incrível. Pense depois em reunir todos e transformar em ebook. Tenho certeza de que muita gente gostaria de lê-los!

    Venha visitar o Castelo
    Att Ana P. Maia ♛ The Queens Castle

    Entre Vidas - Kiara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana! Ah, que ideia bacana, não tinha pensando nisso! Mas estou postando todos lá no Wattpad, para quem quiser ler! E boa sorte no #MúsicaemCrônica!

      Excluir
  3. Oi, Ana!
    Mulher, que texto lindo! Senti como se a carta fosse direcionada para mim. Parabéns!
    Às vezes, eu tenho vontade de escrever uma carta para o meu eu do futuro, mas me acovardo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu, fico muito feliz com o seu comentário! E deixa de ser boba menina, escreva sim uma carta para você do futuro, é um projeto bem legal!

      Excluir
  4. Ei, Ana!
    Que texto incrível!
    Eu tava pensando em o que escrever, mas só consigo dizer: parabéns!
    Essa ideia do "eu" do futuro é muito boa.
    Gostei de conhecer.

    Abraços!
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Plinio, e boa sorte com o seu texto! Quero lê-lo depois!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)