23.2.16

Resenha: Vivian Contra o Apocalipse - Katie Coyle


A HISTÓRIA

Vivian Apple já não se lembra muito bem como era a vida antes de a Igreja Americana se espalhar como fogo pelos Estados Unidos. Após vários desastres naturais, conflitos, epidemias e crises, a população está em alerta e desespero, e começa a acreditar fielmente em Beaton Frick, autoproclamado profeta de Deus que previu tudo, inclusive a data exata do Arrebatamento (quando os bons e fiéis a Deus acenderão para os céus e o resto ficará na Terra para sofrer com o apocalipse).
“Então Deus desistiu da América. (...) Sabiam que aquele era o fim. Sabiam que não havia salvação.”
Vivian não sabe muito bem se acredita ou não no tal Arrebatamento, ela tornou-se especialmente descrente após ver os pais se converterem e mudarem da água para o vinho. A garota está especialmente ansiosa para que temida data chegue e espera que o Arrebatamento não aconteça justamente para poder esfregar na cara dos pais e de todos os religiosos fervorosos que eles estavam errados. Contudo, o impensável acontece. Chega o dia do Arrebatamento e milhares de pessoas desaparecem misteriosamente – inclusive os pais de Vivian. 


Sozinha, sem nenhuma supervisão ou dinheiro, Vivian só pode contar com a ajuda da sua vizinha e melhor amiga, a excêntrica e divertida Harp, que também perdeu os pais e, mais tarde, o irmão. Vivian assiste a sociedade entregar-se ao caos e ao fanatismo religioso, os boatos de um segundo Arrebatamento traz de volta as esperanças dos membros da Igreja Americana que foram deixados para trás, que acreditam que para merecer o seu lugar no céu, precisam perseguir todos que não acreditam ou vão contra a sua religião.

Além dos fanáticos religiosos vingativos, surge também os Novos Órfãos, grupos de adolescentes que se espalham pelo país, mas cujas reais propostas e ações são completamente obscuras. Vivian, que sempre foi uma garota boazinha, do tipo que segue as regras e fica na sua, está exausta de viver nas sombras desse novo mundo bizarro que surge diante dos seus olhos. Assim, a garota resolve embarcar em uma viagem de carro junto de Harp e Peter, um garoto misterioso por quem Vivian tem uma quedinha. Na sua busca por respostas, os três amigos enfrentaram desafios que os fará questionar suas próprias crenças e seu papel no mundo pós-Arrebatamento.


A LEITURA E AS CRÍTICAS DO LIVRO

A primeira coisa que me chamou atenção em Vivian Contra o Apocalipse foi a bela capa do livro. Comprei a obra sem grandes expectativas, esperando encontrar uma leitura adolescente com o apocalipse como pano de fundo. Contudo, por mais que seja uma obra voltada para jovens, Vivian Contra o Apocalipse é um livro intenso, rico e arrebatador, que amei do início ao fim.

Logo nas primeiras páginas fui cativada pela protagonista e pelo momento em que ela estava vivendo, me identifiquei muito com suas muitas dúvidas a cerca das crenças dos mais velhos, especialmente quanto a religião. Uma leitura fascinante, muito divertida e rápida (devorei o livro em uma tarde), Vivian Contra o Apocalipse também é uma obra extremamente crítica e atual. O livro representa bem o momento de muita incerteza, agitação e conflitos políticos, econômicos, sociais e ambientas em que vivemos. 

Vivian Contra o Apocalipse também aborda e critica, de forma leve e que conversa com a realidade dos jovens, sobre religiosidade e fé, fanatismo, extremismo, intolerância e preconceito, além de capitalismo exacerbado e injustiças sociais. O livro é um prato cheio de reflexões e instiga os leitores a fazerem como a personagem principal e criticar o mundo ao seu redor e as supostas verdades absolutas. 


A TRAMA E A NARRATIVA

A história de Vivian Contra o Apocalipse é muito cativante, além de bem construída e surpreendente. A trama é inteligente e crítica, mas também gostosa de ler. Com pitadas bem dosadas de romance, equilibradas com momentos de descoberta pessoal e também de amizade, o livro consegue ser leve e analítico ao mesmo tempo. Gostei que a autora não tenha forçado uma história de amor para os leitores e tenha desenvolvido o relacionamento de Vivian e Peter de forma natural, mas ao mesmo tempo fofa. 

Coyle também dá uma boa e necessária atenção para as interações entre Vivian e Harp, algo que me deixou bastante feliz – não há nada mais legal e bonito do que uma amizade, especialmente entre garotas (já que muitos livros e filmes perpetuam o imaginário estúpido de que mulheres só se relacionam para competir, especialmente por homens e por atenção).

O desfecho de Vivian Contra o Apocalipse deixa espaço para uma continuação, mas é bem satisfatório para quem quer encarar essa obra como um volume único. O final é muito surpreendente e, por mais que tenha sido perfeito, fiquei com um gostinho por mais por ter amado tanto os personagens. A narrativa em primeira pessoa, pela perspectiva da Vivian, consegue nos deixar ainda mais próximos dos personagens e da história. A escrita de Coyle é muito boa, do tipo que instiga o leitor a continuar lendo e também a pensar.


OS PERSONAGENS

Impossível não se apegar e amar as personalidades de Vivian Contra o Apocalipse. Com personagens únicos e bem desenvolvidos, a história soa real através deles. A protagonista, sem sombra de dúvidas, é a que mais cativa. Vivian amadurece bastante ao longo da trama e foi muito bom vê-la crescer e descobrir sua força, afinal, a obra também é uma jornada de autodescobrimento da personagem. 
“Não acredito em ódio. Não acredito em dinheiro. Não acredito em Deus. Não acredito que seja tarde demais.” Pág. 70 
Vivian passa de uma adolescente boazinha e insegura para se tornar uma garota confiante, determinada e corajosa. Além disso, ela para de aceitar verdades prontas e começa a buscar aquilo em que acredita, assim como o seu papel no mundo. Eu amei Vivian do início ao fim, me identifiquei e me apeguei muito a protagonista. É por causa dela que estou ansiosa pela continuação do livro, pois sinto que encontraremos uma Vivian ainda mais forte e brilhante em Vivian Contra a América


Impossível não gostar também de Harp e Peter. Apesar se serem secundários, ambos esbanjam personalidades incríveis e também suas próprias trajetórias de crescimento. Harp é espalhafatosa e divertida, mas uma amiga fiel e uma garota muito inteligente. Peter é calado e misterioso, mas igualmente sagaz e muito, muito fofo. Vivian não poderia ter encontrado amigos melhores para sua jornada e, durante a leitura, me senti bem juntinha aos três, vivendo tudo o que eles estavam vivendo.

CONCLUSÕES FINAIS

Três jovens amigos desbravando o país em busca de repostas, enfrentando religiosos fanáticos e órfãos rebeldes, tentando descobrir seu lugar em um mundo caótico cheio de incertezas. Uma obra rica e cativante, gostosa de ler e muito crítica, Vivian Contra o Apocalipse é uma leitura necessária. 

Extremamente atual, a obra faz o leitor refletir, mas também se divertir e surpreende. Como bem dito na capa, Vivian Contra o Apocalipse é delicado e poderoso e me deixou louca pela continuação. Uma obra pela qual não esperava muita coisa, acabei me apaixonando e recomendo Vivian Contra o Apocalipse aos quatro ventos. Por favor, leiam. 


A EDIÇÃO

A diagramação e a tradução estavam ótimas, não lembro de ter encontrado algum erro. Gostei do tamanho e tipo da fonte, além de amar sempre um livro com páginas amareladas. Como já disse, a capa de Vivian Contra o Apocalipse foi um dos motivos que quis ler a obra. Amei as cores usadas na capa, que combinam bem com o estilo da obra, assim com a história. 

QUOTES FAVORITOS

“Se o mundo acabar, eu acabo. E parece que mal comecei.” Pág. 20

“Digo a mim mesma: Deus. Então me corrijo. Universo, penso. Faça com que eu seja menos dócil. Menos medrosa. Universo, me transforme na heroína da minha própria história.” Pág. 21

Título: Vivian Contra o Apocalipse
Título original: Vivian Versus the Apocalypse
Série: Vivian Apple
Volume: 1
Autora: Katie Coyle
Editora: Agir Now
ISBN: 9788522031115
Ano: 2015
Páginas: 288

Compre: Submarino - Americanas - ShoptimeAmazon

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Nossa, depois da sua resenha fiquei realmente com vontade de ler o livro. Ainda não conhecia ele, mas agora já entrou para a minha lista de próximas leituras! <3

    www.itszabella.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    Eu nunca entendi muito bem do que se tratava essa história. Após ler sua resenha, vou classificar como distopia.
    São bem atuais os assuntos que você listou e que são abordados no livro. Curto quando autores fazem isso.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro é uma obra atual e mega envolvente! Tá mais que recomendada a leitura!

      Excluir
  3. Oi Ana,

    Fiquei muito feliz em ler sua resenha, tinha muita curiosidade pelo livro, o título me chamou atenção, eu também gosto muito dos livros da Editora.
    Adorei saber que ficou louca pela continuação, já vou colocar o livro nos desejados!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tinha lido uma obra da editora, mas gostei bastante da edição deles! Vivian Contra o Apocalipse é uma leitura incrível e espero que goste da obra tanto quanto eu!

      Excluir
  4. A capa desse livro é realmente linda e eu compraria facilmente só pela capa porque sou dessas haha. Saber que a estória é rica e você deu cinco estrelas me anima muito! Adoro livros que trazem críticas ao sistema social e etc.
    Beijos!
    Apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é maravilhosa mesmo! Sim sim, livros críticos são sempre muito bem-vindos!

      Excluir
  5. Oi Ana!
    Não conhecia esse livro, mas gostei de saber que vai além desse lance religioso e aborda vários temas.
    A capa é realmente incrível.
    Anotei a dica. Fiquei curiosa.
    Desejo que saia logo a continuação.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A continuação já saiu Rízia! A capa é mesmo incrível, assim como a história! Espero que goste do livro!

      Excluir
  6. oooi
    Realmente uma obra jovem e com tema apocalipse já nos faz criar várias coisas na mente, mas que bom que o livro é intenso, gosto quando a obra nos surpreende desta forma.
    Acho super bacana os autores conseguirem incluir assuntos tão importantes em livros tão gostosos de serem lidos.
    Muito boa resenha.
    P.S.: Também curti a capa!

    SIGA BIO-LIVROS | PÁGINA | Produtos Natura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é incrível quando os autores conseguem colocar críticas atuais e pertinentes em uma obra gostosa da ler e rica!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)