A HISTÓRIA
Isla nunca pensou que Josh iria notá-la. Os dois estudam na mesma escola em Paris e passam as férias em Nova Iorque, e apesar de terem o mesmo gosto para quadrinhos, nunca tiveram uma conversa decente ou passaram mais que um minuto ao lado do outro. Mas nada impede a garota de ter uma paixão platônica por Josh, o que é completamente reprovado por seu amigo Kurt. Com sua própria maneira de ver o mundo, Kurt é inteligente, obcecado por mapas e gosta das coisas claras e lógicas. E, logo, ele não compreende por que Isla continua sonhando com um relacionamento que nunca terá.
Entretanto, apesar das perspectivas, o inesperado acontece e Isla e Josh acabam na mesma cafeteria em Nova Iorque. Só que, por causa de um precedimento dentário, Isla estava completamente maluquinha por causa dos remédios e acaba não se lembrando de muita coisa no dia seguinte, apenas que pagou o maior mico. Três meses depois, ela está de volta a Paris e pretende se desculpar com Josh pela noite esquisita no verão, mas quem está agindo de forma estranha é justamente o garoto.
Josh parece estar sempre triste e solitário, mas, curiosamente, acaba se aproximando de Isla e eles começam a ficar amigos. Contudo, nenhum dos dois quer somente amizade e, quando Josh descobre que a garota e Kurt não são namorados e ela descobre que Josh sempre teve uma quedinha por ela, a vida de ambos se transforma em um conto de fadas. Na cidade mais romântica do mundo, Isla e Josh começam sua história de amor. Mas nem tudo são flores. Kurt não está nada feliz em estar sendo deixado de lado e a relação complicada de Josh com sua família acaba ficando entre ele e Isla. Será que a garota conseguirá encontrar o seu final feliz?
A SÉRIE
Isla e o Final Feliz faz parte de uma trilogia, cujos volumes são completamente independentes. Contudo, os personagens estão todos interligados de alguma forma: Isla e Josh estudam na mesma escola que Anna e St. Clair (casal do primeiro livro) frequentaram, e Josh é amigo do casal. Por sua vez, lá em São Francisco, Anna e St. Clair fazem amizade com Lola e Cricket (casal do segundo livro) e os quatro aparecem também em Isla.
A LEITURA E TRAMA
Após ter amado Anna e o Beijo Francês e gostado bastante de Lola e o Garoto da Casa ao Lado, eu tinha muitas expectativas para Isla e o Final Feliz, que, infelizmente, me decepcionou. Tudo começou logo no início do livro, com a paixão platônica de Isla. Eu não suporto, seja na vida real ou em livros, pessoas que ficam suspirando pelos outros, sem nunca fazer nada sobre isso. E Isla é justamente assim, eternamente apaixonada por Josh, sem coragem de fazer nada a respeito. E tudo só piorou mais para frente, quando Josh admitiu sempre ter gostado dela também. Eu não pude evitar revirar os olhos nesse momento ou em muitos outros pela frente.
Sim, desde o primeiro livro, Anna e o Beijo Francês, reconheço que as histórias da autora são recheadas de clichês. Contudo, tanto em Anna quanto em Lola, Perkins conseguiu ir além do óbvio e nos conquistar. Fosse através dos personagens divertidos ou dos cenários incríveis, os livros conseguiam proporcionar uma história de amor que não parecesse mais um filme bobo da Seção da Tarde. Mas, no terceiro livro da série, Perkins apelou para a clássica e entediante fórmula de "conto de fadas moderno" e não conseguiu me agradar.
A trama é completamente previsível e os acontecimentos do livro não consegue nos prender. O desenvolvimento do relacionamento dos personagens foi acelerado e não me convenceu. Os sentimentos do casal soam falsos e, seu comportamento, forçado. Diferente dos outros livros, a autora não conseguiu trazer nada que compensasse os muitos clichês da trama.
OS PERSONAGENS
Isla é meiga e gentil, mas insegura ao extremo e sem qualquer perspectiva para o futuro. Me irritou sua falta completa de autoestima e sua ausência de planos e sonhos para o futuro. Contudo, o que me fez chegar a odiar a personagem foi o modo como ela tratou o melhor amigo. Assim que começou a se envolver com Josh, Isla jogou Kurt para escanteio e começou a tratá-lo com completa indiferença e impaciência. E depois, ao se afastar de Josh por um momento, ela volta para Kurt com se nada tivesse acontecido, como se nunca o tivesse tratado mal e ainda reclama por ele ter feito outros amigos.
Josh também não me agradou em nada. Ele é o típico rapaz abastado e rebelde, que não se dá bem com os pais e tenta fugir das pressões sociais, mas acaba sempre fazendo o que os outros querem. Contudo, Josh ainda é um pouquinho melhor que Isla, pois tem grandes sonhos para o futuro e realmente tenta conseguir o que quer, apesar de que ele me desagradou profundamente ao tentar encaixar Isla – quase que a força – ao futuro que já tinha sonhado, algo que a garota acaba aceitando tranquilamente, o que me fez odiá-la mais ainda.
Kurt é um raio de esperança em meio a decepção. O personagem mais incrível do livro e de toda a série da autora, o garoto me conquistou profundamente e amaria se a autora trouxesse uma obra só para ele. Inteligente e fofo, Kurt é um amigo fiel e não deixa seu autismo atrapalhar em seu jeito de ser, e por isso odiei ainda mais como Isla o tratou. Sempre honesto, mas sensível, o personagem é único e gostaria que a autora tivesse dado mais espaço para ele.
A EDIÇÃO
Quanto a edição do livro, não há reclamação. A tradução e a diagramação estavam boas. E mesmo não combinando com os outros livros, a capa de Isla e o Final Feliz é muito bonita e eu a adoro – apesar que não entendo porque Nova Iorque que é retratada, sendo que grande parte da história se passa em Paris.
CONCLUSÕES FINAIS
Isla e o Final Feliz, infelizmente, não foi nem um pouco como eu esperava. O que era para ser um romance fofo e divertido, acabou soando como uma obra adolescente clichê, entediante e quase que infantil. O livro não me conquistou em nada e terminei a obra frustrada, especialmente porque adorava a autora.
Título original: Isla and the Happily Ever After
Série: Trilogia Anna, Lola e Isla
Volume: 3
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580577396
Ano: 2015
Páginas: 304
Compre: Amazon
Leia também:
Oi Ana, que chato heimmm, acho que depois da sua resenha eu nem quero ler o livro, só li dela Lolo e o garoto da casa ao lado e adorei, tenho que ler Anna ainda..
ResponderExcluirSuas fotos estão lindas e seu blog também!!
Beijos Mila
Daily of Books
Sim, é uma pena quando esperamos muito para ler um livro e acabamos decepcionados. Mas não deixe minha resenha te assustar, pode ser que você acaba gostando da obra! Obrigada, fico muito, muito contente que tenha gostado!
ExcluirOi, Ana!
ResponderExcluirQue coisa menina! Sério que este livro é assim?
Estou cho-ca-do! :o
É muito ruim quando um livro nos decepciona, principalmente quando você o analisa a ponto de deixar uma única estrela...
Beijos!
http://www.irmaoslivreiros.com/
Sim, é bem chato quando uma obra deixa a desejar... E, infelizmente, Isla e o Final Feliz não me agradou em nada...
ExcluirHelloo, Ana! Tudo numa nice?!
ResponderExcluirPrimeiro quero dizer que o blog ficou super lindo. Meus olhos se encheram devido a esse novo template super fofo e delicado, eu sou viciada em templates ahaha.
Desde que vi a nota que tinha dado para o livro no skoob - somos amigas na rede social - eu estava esperando que você postasse logo a resenha aqui para eu averiguar a sua opinião sobre, porque parece que só eu que não gostou do livro, queria ver alguém mais que não tinha curtido. Eu li esse livro no ano passado e apesar de ter só lido Lola e o Garoto da Casa ao lado e não ter gostado, eu decidi dar uma chance para essa obra. Eu não curti, nem gosto da autora também, mas fiz a leitura de mente aberta. A Isla foi detetável e muito egoísta, no meu ponto de vista, o livro todo. Concordo com você que é o Kurt é o salvador, mas como já acho que essa obra não foi boa, eu nem tentaria ler outro livro da autora para não acabar me decepcionando mais e achando que perdi meu tempo. Vai que ela peida na farofa com o livro imaginário do Kurt também!
Eu fiquei muitooo irritada com a obra. As tiradas que eram para ser engraçadas, não surtiu efeito algum em mim, acho que de verdade não foram eficientes. Eu tentei realmente gostar, mas fiquei aliviada depois que terminei a leitura, porque eu terminei.
Ótima resenha.
Beijin...
Pieces of Alana Gabriela
Obrigada Alana, fico muito feliz que tenha gostado do visual novo do blog! <3 E bom saber que não fui a única a não gostar da obra também! kkk Eu adorei os outros livros, mesmo clichês, eles tinham algumas particularidades, sabe? Mas não consegui engolir a Isla, chatinha e egoísta sem fim, como você disse. Mas eu ainda não perdi as minhas esperanças com a autora e ainda quero um livro do Kurt rs
ExcluirOie Ana
ResponderExcluireu não poderia concordar mais com a sua resenha.
Amo os livros da Perkins, mas esse foi decepcionante. O que foi a dependência da Isla pelo garoto que ela mal tinha acabado de começar a se relacionar? E o ciúme doentio pelo passado dele? Passei o livro inteiro querendo bater na Isla rs
Decepcionante. Deu uma saudade da Ana
bjos
www.mybooklit.com
Os livros dela são bons, mas Isla realmente deixou a desejar. Tipo isso mesmo kkkk A protagonista é infantil e tolinha de mais, com certeza dá saudades da forte e decidida Anna!
ExcluirOi Ana,
ResponderExcluirQue lindo o novo layout, adorei.
Eu só li o do Anna, até que curti e fiquei curiosa com a Isla.
Mas, infelizmente, as resenhas não costumam ser positivas mesmo.
Não gosto quando os autores desenvolvem relacionamentos com pressa, não dá nem pra sentir expectativa haha
Ótima resenha!
tenha uma ótima quarta.
Nana - Obsession Valley
Obrigada Nana, fico muito contente que tenha gostado! Sério que gostou de Isla? Eu não consegui engolir a personagem... Sim, é um saco quando os escritores correm com o romance.
ExcluirNossa que pena que você não gostou da leitura.
ResponderExcluirAssim como vc gostei muito dos dois livros anteriores e pretendo ler Isla no próximo mês. Agora fiquei mais curiosa, preciso saber se irei ou não concordar com você.
Amei suas fotos, lindonas!!!
P.s. Não sei se já elogiei, mas seu novo Layout está muito fofo =)
Leituras, vida e paixões!!!
Obrigada ALine! ;DD Sim, uma pena que o livro não me agradou tanto! Mas espero que você goste também, como gostou dos primeiros (eles são ótimos mesmo)
Excluir