Por vinte anos George Foss esperou reencontrá-la. Procurou-a em outros rostos, confundiu-a com outras mulheres. Em sua mente, ele revivera os momentos ao seu lado de novo, de novo e de novo. Tentara entendê-la, decifrá-la. Tentara deixar de amá-la. Tentara seguir em frente. E agora ele é um homem de quarenta anos com um emprego que há muito tempo deixara de ser estimulante e com um relacionamento casual com uma mulher que há muito tempo deixara de acelerar seu coração.
Até que Liana volta a sua vida, tão repentinamente quando havia partido. Como George esperava, ela usa outro nome agora e continua em fuga, seja lá do que a persegue dessa vez: o passado familiar, a polícia ou suas ambições. Tudo e todos que Liana toca são sugados para seu universo confuso e sombrio, mas George simplesmente não podia resistir.
Depois de vinte anos de espera, ele pode tocá-la novamente, ouvir sua voz e sentir o gosto de seus lábios. Assim, George não pensa muito antes de aceitar ajudá-la. Tudo devia ser muito simples, na verdade. George devolveria um montante de dinheiro que a mulher havia roubado de um ex-amante perigoso. Ela queria sua consciência limpa e que parassem de persegui-la, e só George pode fazer com que isso aconteça. Mas nada é simples com Liana.
George devolve o dinheiro para o ex-amante da amada e descobre no dia seguinte que o homem fora morto logo após a transação e uma grande fortuna em diamantes fora roubada. E ele é justamente um dos suspeitos do crime. George quer esclarecer tudo, mas, novamente, Liana desaparece, provavelmente com os diamantes roubados.
Mas como George poderia saber? Afinal, apesar de ele saber seu nome verdadeiro, de tê-la encontrado no lugar em que nasceu e do qual ela tanto queria fugir, George nunca soubera realmente quais eram suas reais intenções e ambições. Liana é uma completa desconhecida e ela o usara, mas agora George não descansará enquanto não descobrir a verdade. Entretanto, será possível encontrar qualquer coisa real no universo de mentiras e ilusões de Liana?
EXPECTATIVAS PARA A OBRA
Fiquei curiosa por A Desconhecida desde o momento em que conheci o livro. A capa bonita, mas misteriosa e sombria, assim como o título instigante me deixaram louca pela obra. Com altas expectativas, li o livro rapidamente, em dois dias, e não me decepcionei.
A TRAMA E A LEITURA
A Desconhecida nos suga para dentro de seu universo nebuloso logo nos primeiros parágrafos. O reaparecimento de Liana na vida de George é tão súbito para ele quanto para o leitor, que não faz a mínima ideia de quem é ela e qual a sua história com o protagonista. Entretanto, nos capítulos seguintes, acompanhamos os dois em paralelo: no tempo atual, quando há a questão do dinheiro e dos diamantes roubados, e no passado, quando eles se conheceram e George se apaixonou, apenas para descobrir depois que ela não era quem dizia ser.
E durante toda a obra ficamos ansiosos para entender Liana e frustrados porque ela sempre consegue nos surpreender. A mulher é realmente uma completa desconhecida, quanto mais sabemos sobre ela, menos conseguimos a entender. O autor construiu uma trama intrigante e irresistível, além de muito inteligente. A vontade por entender Liana cria uma tensão gostosa que permanece do início ao fim. Os acontecimentos de A Desconhecida se desenrolam de fora rápida e inusitada, deixando o leitor sem ar e com o coração na mão durante toda a leitura.
OS PERSONAGENS
George não chama muita atenção no início. Entretanto, sua vida tranquila e previsível é abalada pela presença de Liana, tanto no passado quanto no presente, e é por causa dela que começamos a olhá-lo mais de perto e de forma diferente. Fiquei intrigada para entender seus sentimentos e seu comportamento. Por que ele continuava amando-a depois de vinte anos? Por que, mesmo tendo sido surpreendido e decepcionado diversas vezes, George ainda acreditava nela e tentava ajudá-la?
Se em parte me irritei com George e seu amor obsessivo e submisso a Liana, também me compadeci com o personagem. Afinal, não escolhemos quem amamos e não podemos simplesmente parar de amar, de uma hora para a outra. Entretanto, o personagem aprende e nos ensina que há um momento em que simplesmente devemos nos obrigar a olhar além das máscaras e das expectativas e tentar ver quem a pessoa que gostamos realmente é.
Como George, fiquei obcecada em entender Liana e mesmo esperando sempre o pior dela, ainda assim consegui me surpreender, em muito, com a personagem. Você começa e termina o livro com a mesma sensação: não faço ideia de quem essa mulher é – e isso é o mais legal de tudo. Liana me provocou intensas e diversas emoções, e, além disso, me fez pensar em todas as pessoas que cruzam a nossa vida, que de alguma maneira nos tocam e mudam tudo, mas que, no fim, continuam sendo estranhas, desconhecidas.
Além dos dois protagonistas complexos e profundos, A Desconhecida também conta com diversos personagens secundários igualmente bem construídos e intrigantes.
A EDIÇÃO
A edição de A Desconhecida está perfeita. Apesar da diagramação simples, há um detalhe interessante e cuidadoso, do qual gostei bastante. O texto dos capítulos narrados no passado estão em itálico, o que é muito bom, porque assim fica claro para o leitor que aqueles acontecimentos são lembranças.
Como já comentei, a capa de A Desconhecida foi um dos principais motivos para me fazer quer ler a obra. Adorei a fonte do título e os destaques em branco, assim como imagem no fundo de uma mulher de costas, o que combina perfeitamente com a obra. O contraste do preto, com o vermelho e o branco também ficou interessante e chamativo.
Outras capas da obra através do mundo.
CONCLUSÕES FINAIS
Um excelente thriller psicológico, A Desconhecida consegue mexer profundamente com o leitor, deixando-o intrigado e preso a história do início ao fim. Carregada de tensão, a obra traz uma trama sombria e surpreendente, de ritmo acelerado e muitas emoções, que deixa o leitor sem fôlego – e de uma boa maneira.
Quem gosta de um bom suspense, recheado de mistérios e que nos faz duvidar dos personagens e querer desvendá-los, com certeza vai gostar de A Desconhecida. O livro superou minhas expectativas, terminei-o com gostinho por mais e ansiosa para conhecer mais obras do autor.
E termino a resenha com o meu quote favorito do livro:
Título original: The Girl with a Clock for a Heart
Autor: Peter Swanson
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581638065
Ano: 2015
Páginas: 288
Eu amei a sua resenha, ficou e linda e super completa parabéns! Porém, eu não gosto muito desse clima de suspense. Então, eu leria esse livro não. Hahaha
ResponderExcluirMil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
Obrigada! Fico muito contente que tenha gostado! E uma pena que o livro não tenha despertado a sua curiosidade...
ExcluirOi Ana, tudo bem? Eu estou louca para ler esse livro, mas antes de ler minha colunista vai fazer isso. Espero gostar também, pois adoro suspense, thriller.
ResponderExcluirBeijos
Leitora Sempre
Se gosta de suspense, vai adorar A Desconhecida! Depois me conte como foi a sua leitura!
ExcluirOi Linda!
ResponderExcluirEstou lendo esse livro, bem no comecinho ainda, e já estou gostando bastante.
Ver uma resenha espetacular dessa, analisada sob tantos aspectos, foi um prato cheio!
Adorei suas percepções e agora não resta dúvida de que vou amar.
Depois de conto o que achei.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Depois que terminar, me conte mesmo o que achou! E fico muito contente que tenha gostado da resenha, só espero não ter dado nenhum spoiler rs!
ExcluirOlá Ana
ResponderExcluirTudo bem?
Já li outras criticas sobre o livro, e não foram muito agradáveis! Confesso que fiquei curiosa quanto ao livro em relação a capa que apesar de simples ela possuir um ar de mistério o que nos deixa bastante curiosos, mas devido as criticas anteriores estou meio receosa quanto ao livro, no final ao saber mais sobre o assunto perdi o interesse, mas apos ler sua resenha quem sabe? o fato de você ter gostado me possibilita a gostar também *u*
adorei as fotos.
Beijos
http://resenhaatual.blogspot.com.br/
A capa é mesmo muito bonita e sombria, a cara de A Desconhecida! E não deixe a opinião dos outros te influenciar! Leia o livro sim, se teve vontade, quem sabe não acaba gostando?! Depois me conte o que achou! E fico muito contente que tenha gostado das fotos! <3
ExcluirOi Ana,
ResponderExcluirSua resenha foi a primeira cinco estrelas, que li, sobre o livro.
Gosto muito do estilo, então a premissa me deixou curiosa.
Queria tanto ter recebido, mas os correios aprontaram comigo hahahaha
Esse George parece ter momentos bem trouxas durante a narrativa, certamente darei risada ou xingarei ele.
E gente, esse título enorme original? haha
Adorei a ideia do 'passado em itálico', gosto quando fazem isso. Fica organizado.
Ótima resenha.
Tenha um lindo 2016 \o
Nana - Obsession Valley
Eita Nana, é bem chato mesmo quando ficamos louca por um livro, e o correio nunca as entrega! rs Ah, o George faz umas besteiras, mas, no final, acaba que você fica torcendo para ele! rs
ExcluirAdorei seu blog :)
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, a história parece ser bem interessante, adoro os livros da Novo Conceito :D
www.vivendosentimentos.com.br
Bem-vinda Monique! Fico muito feliz que gostou do Mademoiselle e espero vê-la sempre por aqui! A NC realmente sempre trás lançamentos ótimos!
Excluir