21.1.16

7 livros que todo jovem deve ler

Foto do Flickr

Eu sei que a maioria dos jovens de hoje em dia, infelizmente,  não gosta de ler e, como uma exceção a essa regra, eu sei também que eles estão perdendo muita coisa boa! Eu já li muitos livros maravilhosos, entretanto, há alguns que ganharam um espacinho no meu coração e marcaram a minha adolescência e, inclusive, me ajudaram a passar por ela! Então é por isso que hoje resolvi trazer 7 dos meus livros favoritos que, eu acredito, todo jovem deve ler! Vamos conhecer essas obras maravilhosas?!



"A característica do homem imaturo é aspirar a morrer nobremente por uma causa, enquanto que a característica do homem maduro é querer viver humildemente por uma causa" - Leia a resenha completa do livro

E vou começar com o meu favorito dessa lista e um clássico jovem universal! A adolescência pode muito bem ser um período difícil e angustiante, onde nos sentimos completamente desanimados e perdidos. Quem está nessa fase de questionamento, sem a miníma ideia do que fazer consigo mesmo ou com a própria vida, vai se identificar plenamente com Holden, o protagonista de O Apanhador no Campo de Centeio, assim como eu me identifiquei. Ele tem 16 anos, notas ruins e nenhuma perspectiva para o futuro. 

O livro traz um final de semana da vida de Holden, que está perdido e tentando se reconectar consigo mesmo e com sua família, e o acompanhamos em várias tentativas de entender e explicar para as poucas pessoas com quem se importa sobre a confusão em sua mente. A obra é um grito pela adolescênciaO Apanhador no Campo de Centeio nos faz refletir e nos mostra, de forma bela e em certos momentos assustadora, como essa época de amadurecimento pode ser tão angustiante e devastadora. O livro também nos traz uma reflexão sobre independência (em todos os sentidos de nossa vida) e sobre rebeldia e o que realmente fazemos, de forma concreta, com ela (afinal Holden odiava o mundo ao seu redor, mas não fazia nada para mudá-lo).

Intenso, devastador e reflexivo, eu amo  O Apanhador no Campo de Centeio e a obra me marcou profundamente. Foi maravilhoso ler sobre Holden, senti-lo ao meu lado, e perceber que não era só eu que me sentia desconectada do mundo. Foi incrível encontrar um livro que me mostrasse que toda aquela angústia adolescente era normal e que eu podia sim encontrar o meu caminho, no tempo certo. O Apanhador no Campo de Centeio mudou o modo como eu encarava o mundo e a minha própria juventude e acredito que todo jovem, sem exceção, deve ler o livro!


“O único número que seria suficiente é 0. Zero quilos, zero vida, tamanho zero, zero duplo, zero e ponto. Zerado é sinônimo de estar pronto para tudo.” Leia a resenha completa do livro

Todo mundo passa por aquela fase da juventude em que o corpo fica estranho ou que ficamos super insatisfeitos com a nossa aparência. E é aí que entra a importância de Garotas de Vidro. A obra conta a história de Lia, uma garota anoréxica que acaba de perder a melhor amiga, que também era bulímica. Ao longo do livro acompanhamos a batalha de Lia contra a balança, o espelho e a família, que quer que ela se trate. Para quem acha que distúrbios alimentares são frescura, Garotas de Vidro pode abrir os seus olhos. 

Não vou mentir, essa não é uma leitura fácil. Garotas de Vidro incomoda, cutuca bem lá no fundo da alma. Mas a obra também nos faz perceber as consequências graves que a obsessão pela aparência (ou peso) perfeita pode ter. Apesar de não ser um livro gostoso de ler, Garotas de Vidro nos inspira a questionar padrões de beleza e de comportamento e também a perceber que somos perfeitos e bons do jeito que somos e que aparentamos ser. É um livro que todo jovem precisa ler para abrir sua cabeça e entender que aparência, peso, músculos, não é tudo na vida.

Foto do blog 500 Days of Sam

“O mal será bem quando Aslam chegar. Ao seu rugido, a dor fugirá. Nos seus dentes, o inverno morrerá. Na sua juba, a flor há de voltar.”Leia a resenha completa do livro

Mas quem disse que jovem só precisa ler livros questionadores e que falam sobre adolescência? Apesar de ser mais voltado para o público infantil, eu acredito que todos, todos, devem ler As Crônicas de Nárnia, independente da idade! Entretanto, a obra é perfeita para o público jovem por trazer histórias gostosas de ler, aventuras inspiradoras e mundos mágicos. As Crônicas de Nárnia pode inspirar os jovens a soltar sua criatividade e imaginação, além de os ensinar a não ter medo de fazer o que é certo e, o melhor, a seguir os seus sonhos! 


“Ele não poderia se imaginar confiando em mais ninguém de sua turma. Os que agiam com simpatia eram justamente aqueles que não titubeariam em matar os outros agora.”Leia a resenha completa do livro

Não suporta mais os seus colegas e a escola? Bem, pense bem antes de reclamar, pois você poderia ser da Turma B do nono ano do fundamental do universo de Battle Royale, livro onde o governo obriga, todo ano, uma turma de alunos a lutarem entre si até a morte. Quem gostou de Jogos Vorazes com certeza vai gostar dessa obra muito mais sangrenta e sombria que, claramente, foi inspiração para a história da Katniss. 

Apesar da violência explícita, Battle Royale pode ensinar boas lições aos jovens. Além de criticar governos totalitários, o livro nos mostra bem que as pessoas sempre podem surpreender e que, mesmo passando tanto tempo com nossos colegas, na escola, não os conhecemos verdadeiramente. O carinha chato que senta ao seu lado ou a menina bonita da cadeira da frente pode ser aquele que ceifará sua vida ou que a salvará. Battle Royale é uma leitura densa, mas que vale a pena.

Foto do blog Sometime Luv Blog

“- Mas será que a gente pode confiar nele? – perguntou.
- Eu, por mim, confiaria nele até o fim do mundo.
- Ah – disse Arthur. – E quanto falta para isso?
- Cerca de 12 minutos.”
Leia a resenha completa do livro

Esse é um livro leve e divertido, que inspira e faz qualquer jovem sonhar sobre se aventurar - especialmente galáxia a fora! O Guia do Mochileiro das Galáxias é o primeiro livro da série de mesmo nome que conquistou muitos nerds e geeks através do mundo. A história começa com Arthur Dent, uma cara completamente comum, que tem sua vida bagunçada ao descobrir que sua casa seria demolida. 

Entretanto, a verdadeira loucura começa quando seu amigo Ford Prefect revela ser um extraterrestre e conta que toda a Terra será destruída naquela mesma tarde. Assim, Ford leva Arthur em uma viagem insana pelo universo, recheada de confusões simplesmente hilárias. Além de nos divertir horrores, O Guia do Mochileiro das Galáxias até nos faz refletir e também imaginar tudo o que há de desconhecido pelo universo. Impossível não amar!


“- O que é melhor? Ser um bando de índios pintados como vocês ou ser razoável como Ralph? (...) Que é melhor? Ter regras e segui-las ou caçar e matar? (...) O que é melhor? A lei e o salvamento, ou caçar e destruir?” Leia a resenha completa do livro

Questionar é sempre bom, assim como saber quando aceitar as regras. Para os jovens que são loucos por liberdade, viver longe dos pais ou dos adultos chatos, não ir à escola e coisas assim, O Senhor das Moscas é uma leitura mais que necessária. Na obra, um avião que transportava um grupo de crianças para longe da Guerra cai em uma ilha e os pequeninos são os únicos que sobrevivem. Sem supervisão de adultos, eles se espalham pelo terreno desconhecido, mas logo o medo os une novamente. Alguns garotos assumem a liderança e começam a criar regras e tarefas, o que desperta a ira e inveja dos outros.

Cada vez mais os meninos vão perdendo o senso de comunidade e ganham um ar de tribo ou bando. A vida rude da ilha parece provocar nos garotos o despertar de seus instintos e comportamentos mais primitivos. Uma reflexão sobre a verdadeira natureza da alma humana, o autor explora, de forma genial, a fragilidade da índole humana e do nosso senso de civilização. O que nos separa dos animais? O que nos impede de machucar a quem amamos em beneficio próprio? O que separa a ordem do caos? A sanidade da loucura? O Senhor das Moscas é uma leitura fascinante e pode nos fazer perceber a importância de certas regras e também da educação e da cultura...

Foto do blog Serendipity

"Quando chegamos ao fim do túnel, Sam deu um grito muito divertido, e foi isso. Chegamos ao centro. As luzes nos prédios e todo o resto eram maravilhosos. Sam se sentou e começou a rir. Patrick também riu. Eu comecei a rir. E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos." Leia a resenha completa do livro

E termino a minha lista com um dos novos clássicos jovens mais amados e que, inclusive, conquistou as telas de cinema! Fofo, divertido e muito real, As Vantagens de Ser Invisível conta a história de Charlie, um garoto desajustado e solitário, que acaba fazendo amizade com Patrick e sua meia-irmã Sam. Os dois são super excêntricos e divertidos e acabam ensinando a Charlie a ver a vida de modo mais leve e a aproveitar as pequenas coisas. 

É impossível não se identificar com o protagonista em vários momentos e torcer para que ele encontre seu lugar no mundo. O livro nos faz refletir sobre a nossa própria vida e o modo como levamos as coisas. E se o leitor for um adolescente também (como eu era quando li o livro), vai gostar ainda mais e se ver nas páginas do livro. Para os jovens, As Vantagens de Ser Invisível mostra que sempre haverá pessoas incríveis na sua vida e que você deve valorizá-las, mas, também, que você deve valorizar a si mesmo e a prender a curtir a própria companhia e a enfrentar as dificuldades. A obra é muito encantadora e vocês, independente da idade, precisam ler!


E essa foram as minhas recomendações de 7 livros que todo jovem deve ler! Obras gostosas e ricas, que vão agregar apenas coisas boas para uma das épocas mais complicadas da vida! Gostaram das minhas indicaçõesw E me contem também, nos comentários, quais livros marcaram a adolescência e juventude de vocês! Beijos!

"Então, eu acho que somos o que somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas." -  As Vantagens de Ser Invisível

Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. Oi Ana, gostei muito dos livros indicados e dos quotes também.
    O livro que marcou minha juventude foi As Crônicas de Nárnia ,o primeiro livro que li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico muito feliz que tenha gostado! As Crônicas de Nárnia é realmente uma obra incrível!

      Excluir
  2. Oi, Ana!
    Acho muito bacana essas listas. Sempre temos as nossas preferências e indicações que queremos fazer para todo mundo.
    Tenho uma paixão louca pelo Charlie. Simplesmente amo "As Vantagens de Ser Invisível", então concordo plenamente com tudo o que você falou sobre ele. Sempre recomendo o livro quando posso.
    Coloquei "Garotas de Vidro" na minha lista de livro para ler desde o lançamento. Até hoje não li. Preciso fazer isso logo, logo.
    E ainda vou ler "O Apanhador no Campo de Centeio".
    Seu post está muito bacana!
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que goste de posts assim, eu amo fazê-los! rs Também sou apaixonada com o Charlie! E leia Garotas de Vidro e O Apanhador no Campo de Centeio assim que puder, ambos são maravilhosos! E mudam o leitor!

      Excluir
  3. Morro de vontade de ler O Apanhador no Campo de Centeio, pena que é tão caro pra ser um livrinho tão fino :(
    As Vantagens de ser Invisível também está em minha lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma obra maravilhosa, mesmo sendo bem curtinha! As Vantagens de ser Invisível também vale muito a leitura!

      Excluir
  4. Olá :)
    Adorei suas dicas, ainda não li "Battle Royal" porque tenho receio que fique impressionada, mas te confesso que morro de curiosidade de lê-lo assim como "O senhor das moscas", ótimas escolhas!

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;D Que legal que gostou! Ah, Battle Royal é muito bom, mas tem que ter estômago para ler! O Senhor das Moscas é bem bacana também!

      Excluir
  5. Oi, Ana!
    As Vantagens de Ser Invisível e As Crônicas de Nárnia serão livros que irei passar para os meus filhos.
    Eu comecei a ler Battle Royale no kobo, mas desisti. Logo vou adquirir o físico porque a história ébem interessante.
    Quero muito ler Garotas de Vidro. Quando mais nova, era obcecada com meu peso, mas grazadeus essa fase passou.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! As Vantagens de Ser Invisível e As Crônicas de Nárnia são obras que ainda vão marcar muitas gerações! Battle Royale é um livro extenso, então é bom mesmo ter o livro em mãos, mas é uma leitura que vale a pena. Leia Garotas de Vidro sim, acho que vai se identificar bastante! E ainda bem que a sua fase passou, pois obsessão com peso é uma coisa séria...

      Excluir
  6. Battle Royale! Esse livro é sensacional! Tem um spin off mangá que conta o que houve com as garotas do farol, chamado Angel's Border que também é muito bom. Taí um livro que eu super recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bacana, não sabia do mangá! Vou procurar para ler, obrigada pela dica!

      Excluir
  7. Amei os livros que tu indicou e realmente, "As Vantagens de ser Invisível", merece ser lido por todas as pessoas do planeta! <3
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito contente que tenha gostado! E As Vantagens de ser Invisível é muito amor! <3

      Excluir
  8. Hey flor!
    Achei fantástica essa lista porque eu ainda não li nenhum desses livros, mas estou exatamente nessa fase da adolescência heheh!
    Já tô salvando aqui nos favoritos :D

    Beijos da Luh!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que legal, espero que goste das indicações então! Depois me conta se gostou dos livros!

      Excluir
  9. Oi, Ana! Tudo legal?

    Amiga, adoreeeeei seu post! Vou fazer um igual à este mo Irmãos Livreiros, posso?
    Dos livros citados o que eu considero o melhor é As Crônicas de Nárnia! :)

    Beijos!
    Danny
    http://www.irmaoslivreiros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danny, eu fico muito feliz que gostou! E pode fazer sim, com certeza! Fiquei curiosa para ver os livros que vai indicar!

      Excluir
  10. O Apanhador no Campo de Centeio, assim como Laranja Mecânica (o qual eu recomendo para jovens também) é um livro no estilo "coming of age" (não sei se tem tradução para isso haha) que é um termo usado para definir livros, filmes, etc que focam na transição adolescência-vida adulta. Eu acho Laranja Mecânica bem interessante nesse sentido, porque o último capítulo do livro é bem realista. (para quem viu o filme, Stanley Kubrick cortou esse pedaço fora)
    Outra recomendação que eu faria é a trilogia Fronteiras do Universo de Phillip Pullman que me marcou MUITO quando eu li. A maioria só conhece o primeiro volume, A Bússola de Ouro, por causa do filme, mas no segunda livro a história muda completamente de dimensão e se torna muito mais profunda e impressionante.
    Alguns dos livros que você colocou na lista eu ainda não li, mas agora vou colocar na minha lista de leituras a fazer. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita! Laranja Mecânica também é puro amor, é um dos meus livros favoritos! E concordo que o livro é uma leitura interessante para jovens, mas não acho que é qualquer jovem que, infelizmente, tenha entendimento e estômago para o livro! Mas é uma leitura incrível, com certeza! Ah, já li a trilogia Fronteiras do Universo, é bem banaca mesmo! Entretanto, não gostei muito do terceiro livro, tanto que tenho vontade de ler a saga toda de novo para ver se deixei escapar algo que acabou prejudicando a minha leitura! E fico bastante feliz que gostou da lista e espero que goste das indicações!

      Excluir
  11. Oi Ana!
    Não sou mais jovem mas vou aproveitar as indicações!!
    Eu li Garotas de Vidro e foi uma leitura bem difícil, sentia uma agonia lendo o que a Lia estava passando.
    Narnia é mesmo ótimo, acho que pessoas de todas as idades irão gostar!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Sora, as indicações foram voltadas para jovens, mas acredito que valem para todas as idades! Depois me conta se gostou dos livros! Nárnia é maravilhoso, impossível não gostar!

      Excluir
  12. Bom dia, tudo bem?
    Gostei das indicações, vou incluir na minha lista de desejos literários.
    As vantagens de ser invisível eu me emocionei muito - Charlie S2
    Parabéns pelas escolhas literárias.
    bj
    www.dnabookz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado do post e das indicações! Depois me conta de gostou dos livros! As vantagens de ser invisível é puro amor <3!

      Excluir
  13. Desses eu li apenas As Crônicas de Nárnia, e apenas assisti o filme de As Vantagens de ser Invisível. Ótima dica :D

    Minha Fuga da Realidade 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;D Fico feliz que tenha gostado! O livro de As Vantagens... é muito bom!

      Excluir
  14. Desses eu li apenas As Crônicas de Nárnia, e apenas assisti o filme de As Vantagens de ser Invisível. Ótima dica :D

    Minha Fuga da Realidade 💕

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)