3.1.16

6 metas para 2016


Aí está! 2016. Não só mais um ano e sim O ano. Dessa vez eu não preciso prometer que tudo vai ser diferente, porque, de qualquer maneira, independente da minha vontade, muita coisa vai mudar, já mudou. A vida, às vezes, segue um roteiro próprio, que nós, infelizmente não podemos alterar. Algumas pessoas chamam isso de destino, eu prefiro acreditar que é apenas o curso natural das coisas.

A vida é feita de ciclos, depois do inverno sempre vem a primavera, depois da lua cheia sempre vem a minguante. Algumas coisas são simplesmente inevitáveis, outras nem tantos. Alguns ciclos são naturais, outros, criados por nós mesmos. Então, sim, a vida por si só proporciona alguns cenários e acontecimentos, mas quem escreve a nossa história, majoritariamente, somos nós mesmos.

Eu não prometo que 2016 será diferente, porque ele já está sendo, mas prometo que eu serei diferente. Prometo, pelo menos tentar, claro, quebrar alguns ciclos que não me fazem bem e dar início a outros melhores. Eu prometo não ter medo de sujar as minhas mãos de tinta e ser a pessoa que vai escrever a minha história. 

Porque sim, eu tenho medo. Tenho anseios e dúvidas para uma eternidade. Mas quem não tem? Mas eu também tenho esperança e força de vontade. E, bom, não é todo mundo que tem essas daí. Uma parte de mim está sim assustada, mas as outras partes nunca estiveram mais animadas e felizes. Eu, honestamente, estou feliz. Eu não faço ideia do que o futuro reserva para mim, não sei se os meus sonhos vão se realizar ou não. Entretanto, estou pronta para lidar com o que der e vier e estou determinada a fazer meus sonhos se realizarem. Estou determinada a escrever a melhor e a mais bonita história para mim mesma!

E é com esse sentimento de esperança e determinação que resolvi trazer para vocês 6 metas que tenho para 2016! Vamos conhecê-las?

Confiar mais

Eu sou uma das pessoas mais desconfiadas e pessimistas que eu conheço. Sempre estou procurando algo de errado ou estranho e, bem, quem procura sempre acha. Então, minha primeira determinação para 2016 é confiar mais - nas pessoas e em mim mesma. Não quero mais perder meu tempo e oportunidades incríveis tentando encontrar defeitos nas pessoas ou na vida e nunca mais quero dizer para mim mesma "você não é capaz". Todo mundo tem limitações, claro, mas com esforço próprio e um pouquinho de ajuda também (porque ninguém move montanhas sozinho) nós podemos fazer o que quisermos. E eu quero fazer um monte de coisas, por isso tenho que começar acreditando em mim mesma...

Dizer não para as pessoas e sim para mim mesma

Eu também sou o tipo de pessoa que não consegue dizer "não", pelo menos para as outras pessoas. E enquanto faço um monte de coisas pelos outros, acaba que vou deixando a mim mesma e os meus próprios desejos e sonhos de lado. Então, em 2016, eu quero dizer mais não para os outros e sim para mim mesma. Quero deixar claro que há limites para tudo e que eu posso sim ajudar, mas não me escravizar em nome dos outros. Nesse ano, quero parar de me preocupar tanto com quem está ao meu redor e focar em mim mesma. Em vez de fazer tudo para os outros ficarem contentes, eu vou tratar de encontrar as minhas próprias felicidades.

Não me preocupar tanto

Essa meta meio que faz parte da anterior. Eu quero sim parar de me preocupar excessivamente com as outras pessoas, mas também quero, no geral, me preocupar menos. Chega de ficar ansiosa o tempo todo, maquinando problemas e, na maioria das vezes, coisas que ainda nem aconteceram ainda. Eu jamais serei aquela pessoa que só vive o hoje e nunca pensa nas consequências. Por isso vou ficar de olho no futuro, mas os pezinhos bem colados no presente. Quero sim fazer os meus sonhos mais longínquos acontecerem, mas sem me esquecer  de viver o agora, afinal, o destino para qual estamos nos dirigindo pode ser maravilhoso, mas a jornada até ele é que acaba sendo o mais gostoso...


Levar uma vida mais saudável e mais leve

Essa é, talvez, a meta que preciso cumprir com mais urgência. Uns tempos atrás, vi que não estava satisfeita com meu corpo e fiz uma dieta bem reguladinha e acabei perdendo os quilinhos que tanto me incomodavam. E mesmo já tendo ganhado uns dois quilos de volta, ainda estou muito feliz com meu peso. Entretanto, a  minha alimentação está péssima, com muito açúcar e gordura e pouca coisa saudável. Então quero muito, em 2016, voltar a comer direitinho e, claro, praticar mais exercícios. Entretanto, mais que uma rotina saudável, eu quero também uma rotina mais leve - com mais momentos de lazer e descanso (o que quase não tive em 2015). E, espero conseguir unir as duas coisas, por exemplo, fazendo aulas de balé, uma das poucas atividades físicas nessa vida que tenho prazer em fazer.

Não abandonar as pequenas coisas que me fazem feliz

Em grande parte de 2015, resumi meu tempo, meus pensamentos e meus esforços em vestibular, vestibular, e vestibular. E quero mudar isso em 2016. Eu vou continuar estudando, claro, com afinco ainda maior, mas quero realmente cumprir o que tinha prometido ano passado e não fiz: equilibrar o que faço por dever e o que faço por amor. Então vai ter leitura, vai ter escrita e vai ter blog sim! Os livros e o Mademoiselle são partes essenciais da minha vida e quero me dedicar bastante a eles, assim como a minha escrita. Mas também quero ter tempo para outras coisas pequenas e simples que me fazem felizes, como séries e filmes, conversar com meus amigos, viajar, etc.

Parar de fazer metas 

A minha última meta é meio controversa, mas é isso aí, eu preciso parar de fazer tantas metas em 2016. Às vezes eu fico tão presa as milhares de coisas que eu quero fazer que acabo fazendo nenhuma delas. Então, em vez de ficar traçando mais objetivos, falando que vou fazer isso e aquilo, quero realmente fazer as coisas. Chega de "eu quero", "eu preciso", quero trocar tudo isso por "já foi feito". 


E essas são algumas das minhas metas para 2016! Espero que elas se tornem mais que palavras em um post e que virem realidade! E quais são os seus objetivos e sonhos para esse ano novo? Algum parecido com os meus? Me contem aí nos comentários! Beijinhos!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Eu também vou tentar me preocupar menos, até por questão de saúde.
    Parar de fazer metas é uma boa. A única que tenho nesse ano é me formar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E boa sorte com as suas metas! Temos que relaxar um pouco mais, esse mundo é muito estressante por si só!

      Excluir
  2. Boas metas para 2016, Ana. Aliás, metas que eu deveria assumir para mim também, visto que estou precisando delas. Porém, vou ficar apenas com a última como obrigatória. O resto deixarei acontecer.
    Ótima postagem.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E eu bem que queria ser mais como você e não fazer tantas metas assim... Mas vou tentar cumprir pelo menos as que já estabeleci.

      Excluir
  3. Oi, Ana! Tudo bem contigo, menina?

    Cara. Cara. CAAAAAAAAAARAAAAAAAAA.

    Parabéns. Sério. Me dá um abraço aqui!

    Amei a postagem toda, principalmente por ter MUITO em comum contigo. Cansei de fazer metas para não cumprir; nesse ano, quero ser diferente. Afinal, datas não têm poder de mudar as coisas sozinhas, né?

    Perder uns quilinhos com uma vida saudável também está nos meus desejos eternos que vou colocar em prática. E... disse tudo e mais um pouco!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E pode vir para o abraço! rs Fico muito feliz com o seu comentário e bom saber que temos tanto em comum! Sim, a data por si só não muda nada, nós é que temos que escrever nossa história e fazer a diferença! Boa sorte com suas metas! ;D

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)