7.12.15

Resenha: O Resgate no Mar, Parte 2 - Diana Gabaldon


A TRAMA

Claire está de volta ao século 18 e aos braços do homem que ama, mesmo que Jamie já não seja o jovem rapaz pelo qual ela se apaixonou. Após 20 anos separados, eles estão novamente juntos, mas, por mais que o amor e o desejo ainda seja intenso, ambos sentem que estão ao lado de um completo estranho. Há muitas histórias, segredos e pessoas entre eles, fantasmas que não desaparecem completamente e que podem acabar de vez com tudo.

Entretanto, tanto Claire e Jaime estão dispostos a se redescobrir e o grande primeiro desafio se mostra quando o casamento de Jaime com uma antiga inimiga de Claire vem à tona. Jaime afirma que o relacionamento não significou nada e, mesmo magoada, Claire resolve ficar ao lado dele e descobrir uma maneira de concretizar o divórcio. Para isso, os dois vão atrás de uma grande fortuna escondida por Jamie e levam consigo o Joven Ian, sobrinho de Jamie. 

Entretanto, algo estranho ocorre e Ian é sequestrado por um misterioso grupo de piratas. Após descobrir o destino daqueles que levaram Ian, Claire e Jaime se colocam em uma verdadeira perseguição marítima até as Índias Ocidentais (as ilhas do Caribe). Entretanto, muitos problemas cruzaram o caminho da casal, que diversas vezes serão separados e colocados sobre risco de morte. Mas mais do que batalhar por seu relacionamento, Claire e Jaime lutarão para se manterem vivos e unidos, assim como para reencontrar Ian.


A SÉRIE

O Resgate no Mar é o terceiro volume, foi dividido em duas partes, da série Outlander, que até o momento conta com 8 livros lançados no exterior. Após a leitura desta segunda parte, confirmo a minha impressão durante a PARTE 1 (como vocês podem ler na resenha aqui) de que preferiria um volume único, mesmo que gigantesco. 

A série Outlander é uma das minhas preferidas, entretanto, o grande número de páginas e de livros estão realmente começando a me desanimar a ler a saga. Por mais que eu ame os personagens, as leituras dos volumes estão se tornando cada vez mais cansativas e as tramas, infelizmente, não tão convincentes assim.


A NARRATIVA, A TRAMA E A LEITURA

Eu amo a narrativa em terceira pessoa, com a voz da Claire, mas fiquei feliz de ter encontrado, como na PARTE 1, uma rápida troca de perspectiva, dessa vez pelos olhos de Jamie. Apesar da escrita de Gabaldon ser muito boa e extremamente cativante, a riqueza de detalhes na sua narração, desta vez, me irritou. 

A leitura como um todo foi extremamente cansativa e, durante essa PARTE 2, a trama, em muitas vezes, não me convenceu. Gabaldon poderia ter sido muito mais objetiva, tanto na escrita quanto na construção da história. Senti que em grande parte do livro a autora não sabia para onde correr, por isso bolou acontecimentos que soaram forçados e desnecessários. Mesmo grande parte da trama se encaixando no final, muita coisa poderia ter sido eliminada da história sem prejudicá-la. Mesmo surpreendendo o leitor, Gabaldon pecou pelo excesso e não conseguiu cativar completamente.


OS PERSONAGENS

Mesmo com a leitura cansativa, Ourtlander sempre vai nos encantar com seus personagens. Claire e Jaime mais uma vez brilharam e gostei muito, muito mesmo, que a autora tenha mostrado novos lados deles e, principalmente, tenha desenvolvido bem os dilemas de seu relacionamento, afinal, depois de 20 anos separados, um reencontro perfeito e sem problemas teria sido, no mínimo, ridículo. 

Os outros personagens também cativam, apesar de que o grande número deles me deixou bastante confusa em determinados momentos. Mesmo assim, amei os personagens novos e fiquei muito feliz de reencontrar rostos antigos, principalmente a Jenny, Ian e todos os seus filhos e fiqueI bem surpresa também (de forma muito positiva) com o reaparecimento de uma certa pessoa que eu jurava de pés juntos que estava bem mortinha.


A EDIÇÃO

A edição de O Resgate no Mar – PARTE 2 está excelente, igual a dos outros volumes. Diferente da PARTE 1, gostei bastante da capa desse volume que. Só achei engraçado que o “resgate no mar” propriamente dito aconteça nessa parte, sendo que na capa da 1ª o mar aparece e nessa não. Ainda sim, acho bonita e muito atrativa a capa de O Resgate no Mar – PARTE 2.


CONCLUSÕES FINAIS

O Resgate no Mar – PARTE 2 é um bom livro, mas diante as leituras maravilhosas dos volumes anteriores, terminei este muito cansada e frustrada. Não senti que, nesta PARTE 2, a autora tenha conseguido manter o nível de excelência dos outros. 

Entretanto, mesmo com todas as reclamações e detalhes que me incomodaram, ainda sou uma grande fã da série e quero ler os próximos volumes, apesar de não estar com a mesma urgência por eles que antes. Estou confiante de que o próximo livro será um pouco melhor, menos cansativo e mais bem desenvolvido.


QUOTE FAVORITO
“-Ter você e ser amaldiçoado por isso, eu acho – disse ele. Beijou minha testa ternamente. - Amar você me levou ao inferno mais de uma vez, Sassenach; mas eu correria o risco outra vez, se necessário.” Pág. 149
Título: O Resgate no Mar
Título original: Voyager
Série: Outlander
Volume: 3 (Parte 2)
Autora: Diana Gabaldon
Editora: Saída de Emergência Brasil
ISBN: 9788567296401
Ano: 2015
Páginas: 656
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Saída de Emergência Brasil

Compre: Amazon

Leia também:
A Viajante do Tempo - Série Outlander - Vol. 1
A Libélula no Âmbar - Série Outlander - Vol. 2
O Resgate no Mar, PARTE 1 - Série Outlander - Vol. 3

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Olá :)
    Eu tinha realmente muita vontade de ler a série toda, mas achei completamente desnecessário a autora deixar os separados por 20 anos e cada livro já um imenso tijolão, não precisava de 8 livros, por isso desanimo completamente de retomar a série!
    Sua resenha está ótima!

    Bjks,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas na história fez sentido a separação. Era isso ou a Claire ia morrer também! E realmente, oito livros de mais de 500 páginas desanimam qualquer um... Mas eu amo a série! rs

      Excluir
  2. Nossa, sempre que vejo a enormidade desses volumes me desanimo totalmente com essa série! #MeJulgue Eu estou aqui atolada até o pescoço com "As crônicas do gelo e fogo", cujos livros também são calhamaços bem escritos e envolvente, mas calhamaços... e sinto que não aguento mais um na minha vida ao menos não antes de Martin construir o fim dessa história.

    De toda forma adoro suas fotos, adorei a fraqueza em relação aos pontos negativos da série e a clareza que você escreveu, evitando da spoilers para quem não leu os outros livros e pode desejar ler no futuro.


    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também desanimo bastante com séries e livros enormes! kkk E também estou esperando o final de As crônicas do gelo e fogo para começar a ler a série! Fico feliz que gostou da resenha! E tento sempre ser honesta, honestidade é vida! rs

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)