16.12.15

Resenha: Magimakía, A busca por Merlin - Rafael Lovato


A HISTÓRIA

Magimakía: A busca por Merlin começa com o autor relatando a visita inusitada que recebeu de um goblin e seu trol de companhia. O curioso visitante deu a Lovato uma missão: traduzir alguns livros que contam sobre Magimakía: A Grande Batalha dos Magos e Bruxas. Curioso, o autor traduz o livro e nos revela suas histórias.

Há mais de 500 anos, antes de desaparecer, o famoso Mago Merlin lançou uma magia poderosa para proteger sua raça, entretanto, isso acabou enfraquecendo-a e deixando a beira da extinção. Escravizados por outras raças, como anjos e demônios, os magos e bruxas correm ainda mais perigo agora que grande prêmio dos Duelos Élficos é a exploração do mundo deles.

A única chance de salvação dos magos e bruxas é o retorno de Merlin e o único capaz de encontrá-lo é Oliver, um descendente do grande Mago que não faz ideia de magia, magos, bruxas, anjos, demônios, goblins e trolls são reais. O pai de Oliver morreu tentando encontrar Merlin, mas o garoto acha que o perdeu para um acidente.

Oliver é um garoto franzino que sofre bullying diariamente. Suas maiores preocupações são manter boas notas e encontrar uma maneira de fazer Kim, a garota mais bonita do colégio, notá-lo. Entretanto, uma noite, Oliver é levado de sua cama por um goblin e seu troll e quase é morto por um anjo. 

Após ser salvo por Ben, um mago amigo do seu pai, e suas sobrinhas bruxas Every e Violet, Oliver acaba aceitando a missão de tentar encontrar Merlin e salvar todos os magos e bruxas. Entretanto, em meio a essa recente loucura, Oliver duvida que ele, um garoto magricela, possa ajudar tantas pessoas assim. Contudo, possuindo um espírito naturalmente nobre e a magia azul dos magos adormecida dentro de si, Oliver fará de tudo para cumprir sua missão e proteger aqueles que ele conhece a pouco tempo, mas com os quais se importa profundamente. 


A SÉRIE E EXPECTATIVAS PARA A OBRA

A busca por Merlin é o primeiro livro da série Magimakía, que contará com ao menos 3 volumes. Lançada aqui no Brasil pela Zap Book e em Portugal pela Chiado, A busca por Merlin também chegará nos EUA em 2016 e, dependendo da sua aceitação por lá, há possibilidades de que a série toda ganhe, no total, 7 livros.

Ultimamente tenho estado mais curiosa por obras de aventura e fantasia e fiquei bastante ansiosa por Magimakía: A busca por Merlin. Como uma fã eterna de Harry Potter, jamais resisto a tramas que tragam magia, bruxos e magos. E A busca por Merlin não me decepcionou.

A MITOLOGIA DO LIVRO E A TRAMA 

Apesar da leitura lenta (demorei metade do livro para ser cativada pela obra), Magimakía: A busca por Merlin possui uma história intrigante e muito criativa. Adorei que o autor tenha nos levado para um universo onde há diversas dimensões e seres mágicos - e Lovato soube aproveitá-los bem. Apesar de ter se baseado e feito referências a muitas outras histórias e lendas, a maioria delas bastante conhecidas, como a do próprio mago Merlin, Magimakía possui uma mitologia própria e fascinante.


Lovato nos presenteou com histórias profundas e ricas sobre esse mundo mágico de sua obra, apesar que tantas informações deixaram o início do livro bem confuso. Como disse, a leitura demorou a atingir um ritmo agradável, mas acredito que o começo bem explicativo foi necessário para entendermos melhor os aspectos da trama e da mitologia de Magimakía: A busca por Merlin.

Confesso que só comecei a gostar da obra depois de ter devorado mais da metade das páginas, mas a partir daí foram só surpresas e sentimentos bons. No geral, a trama de desenrolou de forma fluída e surpreendente, todos os acontecimentos estão de alguma forma interligados e há muitas reviravoltas

A CRÍTICA POR TRÁS DA FANTASIA

Eu amei que o autor tenha ido além da magia e fantasia e mostrado os conflitos culturais e políticos do universo de Magimakía, mostrando que as raças de magos, anjos, demônios e todos os outros são bem parecidas com a humana. É interessante observar que um dos pontapés da história é justamente a disputa pela exploração dos magos e de seu mundo. Já pararam para pensar que foi justamente a ganância, a corrupção e as guerras que acabaram com a “magia” do nosso mundo, que tornaram a vida recheada de problemas e tristeza? E quem seria o nosso Merlin, a pessoa a salvar todos nós? É algo a se pensar...


A NARRAÇÃO

Eu gostei de que o autor tenha se incluído na trama, como personagem-narrador, e que também, volta e meia, tivesse colocado alguns acontecimentos narrados por goblins, cujas observações pessoais são hilárias e acrescentam leveza e pitadas de humor a história. No geral, o livro é narrado em terceira pessoa e há muitos trechos em que nos deparamos com a primeira pessoa e os pensamentos íntimos do protagonista, Oliver.

A escrita do autor é boa, entretanto, ao usar uma linguagem mais voltada para o público-alvo de Magimakía: A busca por Merlin, ele acabou me desagradando. Por mais que um livro seja voltado para jovens, particularmente, não gosto quando há o uso excessivo de gírias e expressões populares. Isso não prejudica a obra em nada, é verdade, mas por questões pessoais, já que prefiro sempre uma linguagem mais formal, não gostei do toque e fiquei incomodada do início ao fim.


OS PERSONAGENS

Magimakía: A busca por Merlin traz um bom número de personagens, mas nada que confunda o leitor. É impossível não se cativar logo de início com Oliver, o garoto franzino e estudioso. Vítima de bullying e apaixonado por uma garota que ignora sua existência, o protagonista nos é apresentado como uma pessoa frágil, mas que amadurece bastante e descobre sua força ao longo da trama. 

Ser sequestrado por um goblin e seu troll de estimação e, de repente, saber que você é a única esperança para o mundo dos Magos – que você nem sabia existir – é incrível e assustador, e gostei bastante que o personagem tenha reagido a tudo de maneira convincente, mais ou menos como qualquer um de nós teria reagido (primeiro acreditando que é um sonho e depois demorando a confiar nas pessoas e nos seres mágicos que estão o rodeando).

Oliver soa bastante real, assim como todos os outros personagens. Dos secundários, Ben e suas sobrinhas Every e Violet conquistaram também um carinho especial. Também adorei absolutamente todos os goblins, que são sempre observadores e muito, muito divertidos. 


A EDIÇÃO

A diagramação de Magimakía: A busca por Merlin é boa, apesar de que encontrei alguns erros, principalmente palavras separadas ou juntas de forma errada – mas não é nada que atrapalhe a leitura. Eu gosto dessa capa, a predominância do amarelo e azul é atrativa e agradávl ao olhar. As ilustrações da capa e contra-capa são bonitas e retratam dois momentos importantes da história. Entretanto, gostaria de que a capa trouxesse o protagonista, Oliver.

Capa portuguesa da obra que, particularmente, acho meio bizarra.

CONCLUSÕES FINAIS 

Apesar de não ter gostado da linguagem utilizada e de ter demorado a terminar o livro, Magimakía: A busca por Merlin foi, no geral, uma excelente leitura. Uma obra de fantasia e aventura rica, cativante e divertida, e que também nos faz pensar, eu gostei bastante do livro e estou ansiosa para ler o segundo volume, Magimakía - O legado de Morgana.

Magimakía: A busca por Merlin é um livro voltado para o público jovem, em especial jovens e adolescentes, mas pode agradar a todas as idades. Fãs de Harry Potter e Senhor dos Anéis podem gostar ainda mais da obra.

Agradeço imensamente ao autor pela oportunidade de conhecer seu trabalho.

Título: Magimakía: A busca por Merlin
Série: Magimakía
Volume: 1
Autor: Rafael Lovato
Editora: Zap Book
ISBN: 9788567848198
Ano: 2015
Páginas: 280

Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi Ana!
    Que livro interessante! Não sei se eu leria, pela narrativa ser meio lenta no começo... Mas que bom saber que depois ela pegou!!!
    A capa da edição portuguesa é mesmo bem bizarra, prefiro a nossa.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Sora, pior que eu acho que você ia gostar da obra! É apesar do começo lento, vale muito a pena ler o livro!

      Excluir
  2. Oi Ana,
    Que livro bacana, adorei o universo dele, pela sua resenha e essa ideia do autor ter se inserido. Ainda explora um pouco do bullying! Deve ser uma ótima leitura.

    Super curti a fonte utilizada, também.

    Espero ler em breve :D
    Ótima resenha, adorei as ressalvas.

    tenha uma ótima sexta =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que também goste do livro! É uma obra muito rica! E fico muito contente que gostou da resenha!

      Excluir
  3. Amei a resenha, acho que esse livro é um dos primeiros que vou comprar em 2016.
    Abraços!
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que legal que gostou! E espero que tenha uma leitura incrível!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)