Em 160 páginas, Rossetti nos encanta com seus traços simples, mas extremamente expressivos. Em cada página encontramos uma mulher e uma história diferente, ambas, em sua simplicidade, guardando uma mensagem importante. Através de desenhos singelos e mensagens curtas, a ilustradora discutiu diversidade, beleza, preconceito, feminismo, empoderamento feminino, gênero, sexualidade e muito outros temas revelantes, e polêmicos até, mas com uma leveza e beleza única.
Mulheres foi dividido em cinco partes: corpo, moda, escolha, amores e valentes. No início de cada parte, assim como na Introdução, a autora fala um pouco sobre o projeto e sua visão pessoal sobre o assunto. Assim como seus desenhos, as palavras de Rossetti são em defesa da liberdade, da diversidade e da igualdade.
“São tantas mulheres diferentes no mundo que eu poderia continuar para sempre. Cada uma tem sua própria história, e acredito que todas elas merecem ser ouvidas e representadas.”
E eu me identifiquei muito com o posicionamento da autora sobre o próprio movimento feminista. Afinal, não se trata mais sobre poder votar e estudar, como queriam as primeiras feministas, mulheres brancas heterossexuais de classe média/alta. As conquistas delas foram de extrema importância, é claro, e agora que já conquistamos o básico, precisamos ir além e lutar pela liberdade de todas as mulheres: brancas e negras, hétero e homossexuais, ricas e pobres, cristãs, muçulmanas e ateias, jovens e idosas, deficientes ou não.
E o que mais me encantou em Mulheres é que a autora verdadeiramente representa a diversidade, tanto em questões físicas quanto psicológicas e políticas. A pluralidade de aparências, comportamentos, pensamentos e discursos é a grande beleza da obra. Rossetti conseguiu dar vida e voz a todas suas personagens e acho impossível que alguém não consiga se identificar com, pelo menos, uma delas.
“O que eu proponho nas ilustrações do projeto Mulheres é desconstruir essa ideia. Não há uma forma única de ser bonita nem a beleza deveria ser o foco da autoestima feminina.”
Mulheres é uma obra cativante, que apesar da leitura rápida, merece ficar sempre ali na cabeceira para quando precisarmos de inspiração. As ilustrações e as mensagens, além de belas, tocam o fundo da nossa alma e nos incentivam a ser não só mulheres mais corajosas e políticas, mas sim pessoas mais corajosas e políticas, que não fecham os olhos para as mazelas e que celebram sempre a diversidade.
Mulheres é um livro para todos os públicos, afinal todos merecem e devem buscar dignidade e respeito, sejam homens ou mulheres. Eu estou simplesmente apaixonada por esse livro, cuja leitura nos deixa mais leves e inspirados. Rossetti conquistou a minha admiração e repeito, e espero ver suas ilustrações e seus livros sempre por aí, espalhando mensagens de amor, empoderamento, igualdade e respeito.
E essa obra se torna ainda mais especial graças a edição bem caprichada da editora Sextante. As ilustrações da autora ficam mais belas e vivas nas folhas mais grossas e resistentes e a capa, maravilhosa por si só, tem uma textura diferente, meio aveludada, que apenas aumentou a minha vontade de segurar esse livro junto ao peito e nunca mais largar.
“O que proponho é isso: vamos conversar e aprender uns com os outros, mas sem colonizar o próximo.”
Subtítulo: Retratos de Respeito, Amor-próprio, Direitos e Dignidade
Autora: Carol Rossetti
Editora: Sextante
ISBN: 9788543102276
Ano: 2015
Páginas: 160
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Sextante
Compre: Submarino - Americanas - Shoptime - Amazon
Awn, queria tanto ler esse livro! A página no facebook da autora já era tão impactante e feita para quebrar preconceitos... Quero muito ler *-* Adorei sua resenha!
ResponderExcluir/Beijocas da Saroca!
Visite o Interesses Sutis!
Oie, Ana!
ResponderExcluirJá tinha visto esse livro da Carol e fiquei super interessada, pois conheço o trabalho dela no facebook e me identifico muito com as ideias defendidas por ela.
Bjus
Anna - Letras & Versos
Olá, Ana.
ResponderExcluirEu adoro o trabalho da Carol, os desenhos e a maneira linda que ela prega o respeito e a diversidade.
Esse livro já estava entre os meus desejados; só fiquei com ainda mais vontade de tê-lo.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.