Ninguém sabe de onde ele veio, nem mesmo para onde foi. Vango não é um fantasma, é um garoto de 19 anos de carne e osso, mas bem que poderia se passar por uma assombração ou ser mágico. Quem o conhece, se intriga ou se apaixona por seus mistérios, mas jamais os descobre. Vango passou grande parte da vida fugindo, ele acredita que sempre há alguém atrás dele, o perseguindo e o vigiando, por isso foi diagnosticado com paranoia.
E mais uma vez Vango está em fuga. Acusado de um crime que não cometeu, o garoto também quase foi atingindo por um tiro durante a cerimônia que o ordenaria padre. Agora que tem a certeza de que está sendo perseguido, e não só pela polícia, mas também por alguém que o quer morto, Vango recorre a ajuda de seu amigo Hugo Eckener, que o deixa escapar de Paris em seu dirigível, o Graf Zeppelin.
Entretanto, as aventuras de Vango estão apenas começando, já que seus perseguidores o seguem mundo afora. Assim, o garoto se vê obrigado a ir para um dos poucos lugares onde sabe que está seguro: o Mosteiro Invisível, localizado em uma das ilhas vizinhas do lugar onde Vango cresceu. Voltar para o lugar que mudou sua vida faz com que o garoto volte a questionar o seu passado e suas origens. Vango não sabe de onde veio ou quem são seus pais, mas teme que voltar para casa e reencontrar Mademoiselle, a babá poliglota que o criou como mãe e o ensinou a falar diferentes línguas, colocará a vida dela em risco.
E Vango não é o único que está tentando desvendar mistérios. Ethel é uma aristocrata escocesa incomum, que perdeu os pais muito cedo e que vive na companhia do irmão em um castelo, mas que volta e meia escapa e viaja para algum lugar inusitado sem deixar qualquer aviso. Em sua viagem mais recente, Ethel foi para Paris assistir a cerimônia que ordenaria padre o seu grande amor: Vango. Eles se conheceram alguns anos antes, em uma viagem no Graf Zeppelin, mas Vango partira da sua vida tão depressa quanto surgira. Ethel fora a única que vira o rosto do franco-atirador que quase matara Vango e está decidida a não só encontrar esse homem, mas também seu amado.
Em uma narrativa de ritmo alucinante, recheada de surpresas e mistérios, muitas histórias e personagens, alguns reais, se entrelaçam de forma quase que mágica em uma trama rica e muito envolvente. Fiquei curiosa por Vango - Entre o Céu e a Terra assim que li a sinopse da obra, entretanto, minhas boas expectativas não me prepararam nem um pouco para essa leitura maravilhosa e única.
Vango - Entre o Céu e a Terra se desenrola de forma bem própria e a princípio tive dúvidas quanto ao grande número de personagens e tramas secundárias. Mas, ao mesmo tempo em que alguns mistérios se revelam, novos vão sendo criados, e rapidamente vamos entendendo como uma história se liga a outra e vamos também nos apaixonando pela obra. Os capítulos curtos e de desenvolvimento ágil reforçam o ar cinematográfico do livro, que daria um maravilhoso filme de ação, mistério, com pitadas de fantasia.
Não que Vango tenha algum elemento mágico. Mas a maneira como a trama e os personagens se constroem é algo tão fascinante e único, que a obra ganha um pouco um gostinho de fantasia e magia que é simplesmente delicioso. A narrativa em terceira pessoa do autor é muito boa e fluída e ele me conquistou com sua trama muito bem amarrada e criativa.
Entretanto, a grande magia, talvez, de Vango - Entre o Céu e a Terra são os personagens incomuns e bem construídos. Todos têm papel na trama, mas senti que o protagonista ficou um pouco apagado durante grande parte da trama, afinal, todos procuravam Vango e falavam sobre Vango, e acabamos tendo muito pouco dele. Mas, no final vemos o personagem dar grandes passos quanto a suas misteriosas origens, então creio que teremos bem mais dele no próximo volume. E como os outros personagens, eu me encantei com Vango. Todos os mistérios que o envolvem me intrigaram do início ao fim e adorei seu jeito doce, de garoto meio inocente, sua coragem e lealdade.
Mas, minha personagem favorita foi a Ethel, e vocês não podem imaginar o quanto torci para ela e Vango ficarem juntos! A personalidade excêntrica da garota me conquistou logo de cara, mas a adorei quando percebi sua lealdade e carinho com a família e seu sentimento de proteção para com eles, mas também para com Vango, que era quase um desconhecido, mas o amor de infância que ela nunca esqueceu.
Mas, minha personagem favorita foi a Ethel, e vocês não podem imaginar o quanto torci para ela e Vango ficarem juntos! A personalidade excêntrica da garota me conquistou logo de cara, mas a adorei quando percebi sua lealdade e carinho com a família e seu sentimento de proteção para com eles, mas também para com Vango, que era quase um desconhecido, mas o amor de infância que ela nunca esqueceu.
Vango - Entre o Céu e a Terra foi uma leitura simplesmente maravilhosa e única, que me deixou sem fôlego, com os olhinhos brilhando e o coração aquecido. Essa obra excêntrica e mágica ficará na minha mente por um bom tempo ainda e estou mais que maluca pelo próximo volume (a obra não é uma série, e sim um romance único que foi dividido em dois volumes). Eu realmente amei a obra e espero que mais livros do autor sejam publicados por aqui.
A edição também é um luxo a parte. O primeiro detalhe que amei foi a fonte em um suave vermelho em vez do tradicional preto, um toque simples, mas que enriqueceu a edição. A tradução estava perfeita, assim como a diagramação como um todo, que têm alguns detalhes bem legais. No final da obra encontramos um apêndice com dados históricos sobre a época (o livro se passa nos anos entre a Primeira e a Segunda Guerra), além de informações sobre personagens reais que aparecem na trama e também fotos do Graf Zeppelin (o dirigível também existiu!).
Agradeço imensamente a editora pela oportunidade de ler a obra. Eu verdadeiramente amei Vango - Entre o Céu e a Terra, essa é uma obra fascinante, divertida e gostosa de ler que merece ser bastante conhecida e lida.
Título original: Entre ciel et terre
Autor: Timothée de Fombelle
Editora: Melhoramentos
ISBN: 9788506077481
Ano: 2015
Páginas: 360
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Melhoramentos
Compre: Amazon - Submarino - Americanas
Aaaah!!! Você marcou o livro!!! Brincadeira... kkkkk
ResponderExcluirBem, já tinha ouvido alguns comentários sobre o livro, mas ver o capricho da edição pelas fotos e tantos comentários positivos me animou. Sem contar que um livro cheio de surpresas e personagens excêntricos tem que estar na minha lista! :D
Bjus e que logo tenhamos os próximos!
Letras & Versos
kkkkkk Eu marco todos os meus livros! Eu sei que muita gente não gosta, mas eu acho legal ter os quotes que gosto destacadinhos! A edição é mesmo um luxo e a trama maravilhosa! Espero que goste da obra!
ExcluirEu vi taaanta gente recebendo este livro para resenha porém, ainda não havia visto nenhuma resenha dele, a sua é a pioneira e pelo visto o livro é muito legal, que bom, eu tinha mesmo a impressão de ser uma leitura bem fluida.
ResponderExcluirBeijo, Vanessa Meiser
http://balaiodelivros.blogspot.com.br/
O livro é maravilhoso! Se puder, leia!
ExcluirSaudações Lady Ana,
ResponderExcluirJá disse que vossas resenhas são um amor à parte não?
Fiquei encantada por tudo, e sim, não tenha escolha a não ser comprar o quanto antes "Vango"
Parabéns!
Venha visitar o Castelo
Att
Ana P. Maia ♛
The Queens Castle
;DD Fico muito feliz que goste das minhas resenhas! E leia mesmo Vango, acho que vai amar!
ExcluirAi Ana eu quero a sequência de Vango para ontem, como você me encantei com esse livro e a minha personagem favorita também é a Ethel e tenho um enorme carinho pela Gata e o seu par romântico. *-* To torcendo muito por esses dois!
ResponderExcluirA Editora Melhoramentos fez um maravilhoso trabalho nessa edição.
Beijo e até logo!!
Adorei! Mais um pra lista.
ResponderExcluirAh! Pessoas que grifam livros é outro nível o/