Atenção: Essa resenha contém spoilers de Enfeitiçadas e Amaldiçoadas!
Cate Cahill seguiu seu arriscado plano e salvou muitas garotas e algumas bruxas do Hospício de Harwood e das garras da Fraternidade, o que lhe custou muito caro: a vida da tia e o amor de Finn. A Irmandade está dividida, com a morte de Cora, a líder e mentora de Cate, as bruxas se fragmentam em dois grupos: um que deseja um governo de bruxas tão cruel quanto o dos Irmãos e um que sonha com uma existência pacífica entre todos.
Entretanto, a paz parece algo impossível no momento. Maura e outras bruxas radicais atacaram e inutilizaram o Conselho da Fraternidade, o que lançou um novo Terror e uma nova e insana caça às bruxas por toda a Nova Inglaterra. Ainda não contente, Maura apagou Cate da memória de Finn, um aviso claro de que ela não deixará a irmã se intrometer em seus ambiciosos planos.
Entretanto, a paz parece algo impossível no momento. Maura e outras bruxas radicais atacaram e inutilizaram o Conselho da Fraternidade, o que lançou um novo Terror e uma nova e insana caça às bruxas por toda a Nova Inglaterra. Ainda não contente, Maura apagou Cate da memória de Finn, um aviso claro de que ela não deixará a irmã se intrometer em seus ambiciosos planos.
No meio da disputa das irmãs, e das bruxas e da Fraternidade, está a caçula Cahill, Tess, a bruxa mais poderosa dos últimos tempos, a poderosa Oráculo que salvará ou condenará a todos. Entretanto, quando alguém começa a mexer com a cabeça de Tess, levando-a beira da loucura, Cate sabe que terá que fazer de tudo para proteger sua irmã. A dor por ter perdido Finn é combustível para a garota, que resolve agir para mudar o destino não só das bruxas, mas de todas as mulheres da Nova Inglaterra.
Uma febre mortal está se espalhando rapidamente pelo país e ceifando a vida de muitas pessoas, o que enfraquece ainda mais o poder da Fraternidade. Um grupo rebelde, do qual Cate passa a fazer parte, vê na grande insatisfação popular o momento perfeito para acabar com o governo cruel, mas é Cate quem acaba sendo o estopim para a revolução. Apesar de não ser o Oráculo, a garota descobrirá uma força imensa dentro de si e lutará para unir bruxas e Irmãos, homens e mulheres, pobres e ricos em uma única causa: a de um mundo mais justo e livre.
Predestinadas é o último volume e um final perfeito para As Crônicas das Irmãs Bruxas. Estava ansiosa por esse terceiro livro, que me deixou com o coração na mão do início ao fim. Com uma trama ágil, recheada de tensão, ação, suspense e surpresas, Predestinadas foi uma leitura incrível e deliciosa.
Adorei os novos personagens apresentados, mas fiquei especialmente encantada com Cate, que finalmente encontrou toda a sua força e provou ser não só uma bruxa, mas uma mulher forte e inteligente. Tess também me deixou orgulhosa, é impossível não se cativar com essa menina fofa, que apesar de ser dona de um grande poder, sabe aproveitar e valorizar as coisas simples e não deseja nada além do que o bem de todos. Já Maura novamente provocou meus instintos assassinos, mas como as irmãs, ela também tem sua dose de lições e amadurecimento nesse volume.
O que mais amei em As Crônicas das Irmãs Bruxas é que, no fundo, não se trata realmente sobre bruxas ou sobre Cate, Maura e Tess e sim sobre liberdade feminina. A série é uma releitura fantástica, mágica, da conquista das mulheres por espaço, voz e direitos durante os séculos dezoito e dezenove. A Fraternidade é o governo patriarcal, machista e a Igreja, que cala, oprime e demoniza a mulher, enquanto a Irmandade é uma instituição educacional que, primeiramente em segredo, educa e ensina meninas a descobrir seu poder interior. Cate e seus aliados representaram belamente aqueles que se levantaram contra o machismo e a opressão e foi maravilhoso que a autora tenha demonstrado que não só mulheres lutaram, mas também homens, afinal o Finn, por exemplo, desde o princípio demonstra repúdio quanto a atitude da Fraternidade, uma mostra de que homens também podem e devem ser contra o machismo.
Como feminista, amo obras que trazem tando do poder feminino e que mostrem que não queremos soberania e sim igualdade. Predestinadas foi uma leitura maravilhosa e um final perfeito, que me levou às lágrimas, mas que me deixou com um sorriso no rosto. Toda a série me marcou de forma única e bela e já estou com saudades das irmãs Cahill. E claro, também fiquei mega ansiosa por mais obras da autora.
A edição estava perfeita, como nos outros volumes. Eu gosto bastante da capa de Predestinadas, ela é linda e combina com as outras. Entretanto, a minha favorita ainda é a do primeiro livro.
Título: Predestinadas
Título: Predestinadas
Título original: Sisters' Fate
Série: As Crônicas das Irmãs Bruxas
Volume: 3
Autora: Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413977
Ano: 2015
Leia também:
Esses livros são perfeitos né
ResponderExcluiras capas são simplesmente maravilhosas e a diagramação também,
tudo muito lindo
Mil beijocas
⋙ ♥ Blog Livros com café
Sim!! *-* As capas são divinas!
ExcluirOie, Ana!
ResponderExcluirEu ainda não li os dois primeiros, então pulei um pedaço bem grande da resenha. Mas o que li me deixou mais curiosa ainda, pois vai além da trama familiar e bruxa (que eu já amo). Só as lágrimas do final me preocupam, mas fazer o que se faz parte...
Beijos!
Letras & Versos
Oh, uma pena que teve que pular partes! Mas fez certo, já que eu não consegui escrever a resenha sem spoilers (e fiquei muito tentada de até mesmo contar o final, já que ele mexeu muito comigo kkk). Depois leia a série e me conte o que achou!
ExcluirOlá, xará. Até agora não li nenhuma resenha negativa a respeito deste livro, então estou com altas expectativas para lê-lo, espero gostar. Adorei sua resenha!
ResponderExcluirBeijo,
http://www.pactoliterario.com/
OI!!!!! ;D Só quero dizer que todas as pessoas que chama Ana são divas, ok? Mas você já sabia disso kkkk Predestinadas é muito bom e acho que não vai te decepcionar!
ExcluirTive que pular a resenha porque só li o primeiro livro até agora e já tô doida pra saber o que acontece as irmãs. Tenho lá meus palpites e intuições e mesmo que eu tenha achado a história com certos clichês tô doida pra saber como tudo termina. Espero pode ler e conferir em breve.
ResponderExcluirBeijos.
Oh, espero não ter te dado spoilers indesejados! Mas leia o resto da série sim, ela é muito boa, e depois me conte o que achou!
ExcluirOlha para vc ter uma ideia eu só tenho o primeiro livro em mãos e ainda não tive a iniciativa de pega-lo para ler. Preguiça sabe? Acho que estou esperando o momento certo para poder fazer a leitura e espero poder fazer assim que puder. Quanto a sua resenha, tenho que confessar que chamou bastante minha atenção e me deixou até curiosa, embora não tenha lido o primeiro né? Mas vou dar uma chance assim que tiver um tempinho. Parabéns amiga pela resenha =]
ResponderExcluirhttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-sombra-de-um-anjo.html
Oi Ana..
ResponderExcluirA série te conquistou mesmo hein.
Eu ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros, mas gosto da premissa e acho as capas lindas.
Que bom saber que os personagens são bem construídos.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Ana lindona sou fascinada por histórias de bruxas, e estava aguardando ser lançado o último livro para começar a ler, as capas são lindas, leio muitos elogios. E pelo visto algo vai tirar força da fraternidade já estou curiosa. Mas irei ler todos. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
depois que li sua indicação no blog acabei lendo os 3 livros e são maravilhosos, amei a Cate e o Finn do começo ao fim. Queria mais alguma coisa sobre eles, vai deixar saudades.
ResponderExcluirAh, fico feliz que aprovou minha indicação! Essa série é muito amor <3 E vai deixar saudades mesmo...
Excluir