31.7.15

Resenha: Neve na Primavera - Sarah Jio


Vera Ray é uma mãe solteira de Seattle de 1933. Sua vida gira em torno do filho, o pequeno e fofo Daniel, cujo pai nem ao menos sabe de sua existência. Para sustentar o menino que tanto ama, Vera trabalha arduamente como camareira de um hotel de luxo e às vezes precisa deixá-lo sozinho durante a noite para trabalhar, algo que odeia. E é em uma dessas noites que caí uma nevasca fora de época intensa e Vera chega atrasada em casa, apenas para encontrar a cama de seu filho vazia.

Daniel desapareceu e ao encontrar o ursinho de pelúcia favorito dele jogado sobre a neve, Vera tem a certeza de que seu pequeno foi levado por alguém. Entretanto, a polícia a trata com descaso e afirma que a criança fugiu. Sozinha, Vera fará de tudo para encontrar o seu filho, até mesmo mergulhar de volta no seu passado e reencontrar o único homem que amou na vida e que partiu seu coração: o pai de Daniel.


Na Seattle de 2010, Claire Aldridge é uma repórter que também perdeu seu filho e está com o coração partido. A trágica morte de seu bebê, que nem mesmo chegou a nascer, tirou todas as cores da sua vida e afastou profundamente seu marido, Ethan. Nas ausências cada vez mais longas de Ethan, Claire mergulha na sua dor, mesmo que já faça quase um ano desde o acidente. Entretanto, um dia ela é acordada por um telefonema de seu chefe, que quer que ela escreva uma matéria sobre a repentina nevasca fora de época que atinge a cidade, evento que acontecera também em 1933.


Assim, a história de Vera e Claire e seus bebês se cruzam. Daniel nunca foi encontrado e Claire sente que resolver esse mistério trará de volta paz para sua vida. Mas, conforme mergulha cada vez mais na matéria, a repórter esbarra com segredos antigos e acaba descobrindo que ela e Vera têm muito mais ligações do que imaginava. Conforme passado e presente se enlaçam, uma trama irresistível é tecida e o leitor se vê tragado para dentro de uma história sobre perda e amor incondicional.


Confesso que não tinha altas expectativas para Neve na Primavera. Já esperava uma história emocionante, mas muito dramática, o que, felizmente, não foi o que encontrei. Com uma narrativa em primeira pessoa e capítulos que se intercalam entre a perspectivava de Vera e de Claire, a leitura de Neve na Primavera é muito cativante e ágil, do tipo que te suga para dentro da história. É impossível não se compadecer com a dor de Vera e, como Claire, ficar obcecada para saber o que realmente aconteceu com Daniel.


Apesar de algumas conexões entre as personagens terem parecido forçadas, adorei a trama bem estruturada e amarrada da autora. Em alguns momentos pude prever o que aconteceria, mas no geral Neve na Primavera é um livro bem surpreendente. Em determinado ponto da história eu não conseguia mais parar de ler, mas tive que o fazê-lo, já que quase não conseguia mais enxergar as letras por causa das lágrimas. Mas esse não é um livro triste e sim uma obra comovente e tocante. Fiquei bastante curiosa para conhecer outros livros da autora.


Falando um pouco da edição da Novo Conceito, a tradução estava perfeita e gostei da diagramação simples, que combina com a leitura rápida e descomplicada do livro. Eu amei a capa, ela é muito bonita e singela, como a obra, além de representar bem uma “personagem” secundária da trama, que é a nevasca que aconteceu tanto em 2010 quanto em 1933, que é o que primeiramente une as outras personagens. 
Título: Neve na Primavera
Título original: Blackberry Winter
Autora: Sarah Jio
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581637211
Ano: 2015
Páginas: 336
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito
Compre: Amazon - Submarino - Americanas

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi Ana!
    O bom que pegar um livro para ler sem expectativas é que a gente sempre se surpreende.
    Eu ainda não li nada dessa autora, mas já li tantas resenhas positivas que tenho vontade de ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. QUE LIVRO LINDO! *_*

    Seguindo o blog!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)