30.7.15

{Círculo dos Leitores} Clichês que nos Conquistaram


Olá amorezinhos do meu coração! Como estão? Curtindo bastante esse finalzinho de férias como eu?

Como vocês bem sabem, nós, viciados em livros, leitores vorazes, amantes da literatura, não resistimos a qualquer oportunidade de nos unir e falar, claro, sobre livros! Pensando em aumentar a interação entre blogueiros literários e também entre blogueiros e leitores, tudo em nome dos livros, 8 blogs, incluindo o MLB, se reuniram em um grupo que promete muita diversão e discussões bacanas: o Círculo dos Leitores! Conheçam nossos ilustres integrantes:

- Mademoiselle Loves Books (você está aqui! rs Obrigada pela visita e passe nos meus amiguinhos abaixo também! Eu e eles vamos te amar por isso!)
A Culpa é dos Leitores
Bio Livros
Minhas Escrituras
Clã das Sombras
Meu Meio Devaneio
My Queen Side
Mato por Livros

Mensalmente, eu e os seis lindos acima faremos uma blogagem coletiva sobre determinado tema, cada um dando sua opinião e dicas de livros, e o mais legal é passar em todos os blogs e conferir as semelhanças e diferenças entre a opinião de cada um!

E vamos ao tema do mês de Julho: CLICHÊS QUE NOS CONQUISTARAM!


Sabe aquele romance entre o bad boy e a doce mocinha? Ou aquela protagonista que, de uma comum humana, se tornou a salvadora do mundo? Ou aquele cenário cheio de dragões, elfos, duendes e outros seres tão conhecidos no gênero fantástico? Pois é, quem nunca gostou de um livro clichê, que atire a primeira pedra!

A intenção da nossa postagem é declarar que não devemos avaliar um livro pela sua proposta clichê. O fato de existirem elementos previsíveis em uma história não a torna um antecipado fracasso. E algo que eu amo são obras que começam recheadas de clichês que vão sendo destruídos ao longo da trama, quando o príncipe se mostra um sapo completo ou a mocinha indefesa acaba salvando todo mundo! 

Eu realmente não me importo, na maioria das vezes, com os clichês, desde que o autor traga aquele "algo a mais". E todos os livros abaixo são assim, trazem elementos que já vimos milhares de vezes, mas de um jeitinho novo que me conquistou logo, logo!

O clichê da menina comum que, do dia para noite, vira princesa


Toda garota, pelo menos uma vez na vida, já sonhou em ser princesa! Imagina, acordar um dia e descobrir que você é da realeza?! Um sonho perfeito, não? Bem, a Mia poderia discordar um pouquinho. Claro que ser princesa é ótimo e cheio de vantagens, mas a história da Mia mostra bem que nem tudo pode ser resolvido apenas tendo sangue azul e uma coroa de diamantes! 

Claro que a série O Diário da Princesa é recheado de clichês, mas um "algo a mais" que a Meg (uma das minhas escritoras favoritas) trouxe é justamente mostrar para as meninas que, às vezes, temos que resolver nossos próprios problemas. A Mia já se meteu em muitas confusões e livro após livro foi descobrindo-se cada vez mais forte. A garota enfrenta problemas pessoais (com a família, amigos e garotos) que muitos de nós já passamos também, o que desconstrói ainda mais a imagem de que ser da realeza é uma maravilha!


A Trilogia O Teste começou bem clichê, uma distopia com muitos elementos já vistou em outros livros do gênero e uma protagonista fraquinha. Mas ao longo dos três volumes, por mais que alguns clichês continuem, vemos a Cia transformar-se em uma heroína e essa distopia em algo único. Há o governo opressor, a revolução, a garota comum que apenas queria ficar com a família e que se junta aos rebeldes para proteger quem ama, mas que acaba sendo vital para a criação de um novo mundo (Jogos Vorazes feelings...), mas há aquele "algo a mais" também que me conquistou!


A série Casa de Segredos é cheia de clichês e a princípio não me pareceu nada mais que uma mistura de Nárnia e Desventuras em Série... Mas quem disse que essa mistura não seria deliciosa e muito cativante? É impossível não ser conquistado e se divertir bastante com as aventuras desastrosas e hilárias dos irmãos Walker


Bom amores, e esses foram os clichês e os livros que me conquistaram! Já leram algum desses? Concordam ou discordam de mim? E quais os clichês que vocês amam? Não deixem de comentar e, claro, de visitar também os outros blogs do Círculo dos Leitores e também de opinar sobre o nosso projeto! Quais outros temas vocês querem ver por aqui? Beijinhos!

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Uma vez eu li em algum lugar que o clichê só é clichê porque a fórmula funciona, e até acho que é por aí mesmo... Porém, às vezes os autores usam até a exaustão, né? Aí, pronto, a gente fica até com aversão àquele clichê em específico. Mas enquanto é um clichêzinho básico e saudável, eu não vejo problema. Especialmente, como você disse, quando adicionam um algo a mais.

    Quanto aos livros que você escolheu, não posso dizer muito, porque todos estão na minha lista de leitura. Dá para acreditar?! Haha.

    Beijos,
    Anna – Tecendo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Alguns clichês são inevitáveis e, para mim, se o autor conseguir inovar em outros aspectos da trama, um clichezinho ou outro não mata ninguém! rs

      Excluir
  2. Realmente, quando o clichê é bom e se transforma, dá SIM um ótimo livro.
    Mas tem alguns livros que não conseguem fugir disso e acabam se tornando chatinhos, ou meras "cópias" de outros livros.
    Eu amo a Meg e todos os seus livros, mas nunca li nenhum dos outros que você indicou, apesar de ter curiosidade sobre eles!

    vicioseliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, tem muitos livros, em especial os romances, que não conseguem fugir do clichê, o que acaba sendo ruim... Eu também amo a Meg, ela é uma rainha! rs Leia depois os outros indicados e me fale do que achou!

      Excluir
  3. Oi Ana, gostei bastante do Círculo dos Leitores.
    A série O Diário da Princesa esta na minha lista de livros, quem nunca leu um livro clichê que atire a primeira pedra, mas as vezes aqueles livros clichê realmente nos conquistam do início ao fim e até se mostrando com um algo a mais, como você disse e acabam nos surpreendendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Depois me conte o que achou de O Diário da Princesa, é uma das minhas séries favoritas até hoje! <3

      Excluir
  4. Aiii adorei sua postagem.
    Nossa verdade até esqueci do cliche das "princesas" eu amo a Meg e tenho essa mesma coleção que você, mas não consegui sair do primeiro livro, achei lento demais. Mas um dia quem sabe.
    Os outros infelizmente não conheço então não posso palpitar rs
    Ah e eu também estou na BC rs.

    Beijos
    Fer
    http://www.matoporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o clichê das princesas é muitoooo antigo, mas até mesmo eu não resisto a eles! Sério? Que pena, mas tente ler de novo outra vez, quem sabe você não estava com a "vibe" certa! Pois é, não sei porque não a coloquei! Mas já atualizei o post! rs Mil desculpas!

      Excluir
  5. Ahh estou tão feliz com nosso grupo de postagem coletiva ^^
    Acredita que ainda não li nenhum dos citados por você? Mas amo os filmes do 'O Diário da Princesa', quero ver se algum dia surge tempo e $ para ler e adquirir a série completa :)
    Adorei as dicas!
    Beijos!
    http://www.aculpaedosleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também estou amando nosso grupo! O filme de O Diário da Princesa é bem legal, mas os livros são melhores ainda! Mas haja dinheiro mesmo para ter todos, na época que li peguei todos em uma biblioteca! Fico feliz que tenha gostado das dicas!

      Excluir
  6. Estava pensando nisso essa semana!
    Acabei de ler um livro que teve um final MUITO diferente, mas, mesmo sendo diferente eu senti falta do clichê. rsrsrs
    Comentei isso com uma amiga que também leu o livro e ela disse: Vai te entender Nizete.
    O autor realmente surpreendeu, mas eu desejava no meu intimo que o final fosse o óbvio. Talvez por que eu não tenha decifrado os verdadeiros vilões, e tenha me sentido contrariada! kkkkkk
    Vai me entender!
    Amei a postagem.
    Bjoca
    Ni

    Tem postagem nova no Cia, visite! http://ciadoleitor.blogspot.com/2015/10/resenha-blackbird-de-anna-carey-editora.html

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)