3.6.15

Resenha: Jardim de Espelhos - Veridiana Maenaka


É no ano de 1880 que Henrieta, uma jovem mimada da alta sociedade, dá luz a uma menina, fruto de um relacionamento proibido. A garota é convencida por sua mãe, Ivone, a abandonar a criança, já que de maneira alguma seria desposada por qualquer homem rico tendo uma filha bastarda. Matilde, uma empregada da família, aceita ficar com a menina apenas por causa do dinheiro oferecido por Ivone e persuade o marido para que mudem de cidade e assumam a criança como sua, que chamam de Cristina.

E na próspera Fazenda Redenção que Cristina cresce sem saber de sua origem e desde pequena trabalhando como criada ao lado de Matilde, que a cria sem afeto algum. Desprezada por quem acredita ser sua mãe, Cristina encontra afeto nos donos da fazenda, uma família muito rica, mas que vive de forma simples e trata todos com respeito e carinho. Assim, apesar dos trabalhos árduos, Cristina tem uma infância relativamente feliz ao lado de André, filho dos donos da propriedade, por quem acaba desenvolvendo uma paixão.


Cristina se torna uma belíssima moça, mas de temperamento forte e atitudes impulsivas que encantam André. Assim, eles se entregam a um relacionamento secreto, sem pensar nas consequências, e logo o amor infantil dá lugar a uma paixão avassaladora. Cristina acreditava profundamente que André iria desposá-la, mas o rapaz não parece querer saber de compromisso e, assim, a garota cai em desgraça. Rejeitada por quem amava e agora ciente de que também foi rejeitada ao nascer, Cristina abandona a Fazenda e vai para São Paulo

Entretanto, as esperanças de Cristina são novamente frustradas quando ela é novamente rejeitada pela mãe e pela avó. Henrieta se casara e tivera outra filha e, apesar de até querer ter contato com Cristina, ela teme pela reputação da família. Completamente desamparada e ambiciosa demais, Cristina aceita ajuda de Olívia, uma famosa e bela alcoviteira, que a transforma na acompanhante de luxo mais bela e cobiçada de São Paulo. 

Rapidamente Cristina se transforma em uma mulher madura e independe, mas a vida luxuosa e sedutora que leva é igualmente solitária e infame e não a faz esquecer-se do passado e das rejeições sofridas. Quando por acaso reencontra com André, os antigos desejos despertam em Cristina, que fica decidida a reconquistá-lo. Entretanto, seu caminho também se cruza com o de Eduardo, o filho de Olívia, um homem que a atrai na mesma medida em que a irrita. Em conflito, o que será que falará mais alto em Cristina: o amor, o desejo ou a ambição? 


A primeira coisa que me atraiu em Jardim de Espelhos foi a belíssima capa. Entretanto, quando li a sinopse imediatamente pensei “PRECISO LER ESSE LIVRO!”. Eu amo romances de época e não me lembro de já ter lido algum que se passasse no Brasil. A curiosidade de conhecer o nosso país da época se somou a vontade de ler um romance onde a mocinha não é nenhuma coisinha virginal. Entretanto, Jardim de Espelhos superou de longe qualquer expectativa que tinha para a obra

O livro já me conquistou no prólogo, onde já conhecemos a Cristina prostituta sendo agredida por um cliente. A narrativa em terceira pessoa da autora imediatamente me conquistou. A escrita de Maenaka é gostosa e fluída. Entretanto, ela brilha mesmo é com sua trama e personagens extremamente bem elaborados. A história de Jardim de Espelhos é bastante surpreendente e cativante. Os acontecimentos se conectam maravilhosamente bem na trama bem tecida e muito inteligente. E que o mais me agradou é que, além de uma história de amor, Maenaka nos traz uma narrativa sobre rejeição, superação, obsessão, ambição e vingança. 


Todos os personagens são profundos, complexos e muito humanos. A autora explorou todos muito bem, expondo seus pensamentos mais íntimos, seus desejos, suas virtudes e defeitos. Ninguém aqui é perfeitinho, não há mocinhos ou vilões, apenas pessoas como quaisquer outras, que entre erros e acertos tentam encontrar o amor, a felicidade e a paz. É interessante acompanhar a trajetória de cada um deles e sofri com as escolhas erradas, torci pelas atitudes certas e comemorei e me emocionei em ver alguns deles amadurecendo. Achei bastante sagaz por parte da autora mostrar, com seus personagens, que nem tudo mundo cresce e muda, e que algumas pessoas são do jeito que são, boas ou ruins, egoístas ou benevolentes, para sempre. 

Algo que amei foi a protagonista que, que como os outros personagens, foge do comum. Cristina não é nenhuma dama sensata e recatada. Uma garota tempestuosa e ambiciosa, Cristina vai atrás do que quer e de quem quer, mesmo que para isso tenha tomar atitudes egoístas e cínicas. Algo que amei foi a autora explorar e mostrar como é tênue a linha entre desejo e ambição, entre querer muito algo e obsessão. É um dos mais importantes conflitos do livro é se Cristina realmente ama André ou se deseja a sua posição ou se ambos ao mesmo tempo. Eu gostei da protagonista por sua força e coragem para enfrentar os problemas que surgiam, mas me irritei com suas escolhas erradas e ambição desmedida e me compadeci com sua busca (inconsciente) por aceitação e amor.


Um romance de época único e profundo, Jardim de Espelhos foi uma leitura maravilhosa e de tirar o fôlego. Intrigante do início ao fim, a obra diverte e emociona, além de nos fazer refletir. Além de uma história de amor, Jardim de Espelhos é um ensaio sobre a índole humana, seu comportamento e escolhas. Até onde devemos ir por desejo de triunfar? Será que amamos as pessoas só pelo o que são ou também pelo o que elas têm e o que representam? Status e dinheiro valem mais que o amor? 

Jardim de Espelhos foi uma leitura surpreendente, intrigante e emocionante. Amei a obra e estou curiosa por mais obras da autora, que já demonstrou muito talento nesse livro.


Quanto a edição, tenho apenas elogios também. A diagramação estava perfeita, assim como o tipo e tamanho da fonte. Como sempre, as páginas amareladas me fazem uma leitora feliz e deixam a leitura mais confortável. E, como já comentei, eu simplesmente amei a capa, que é divina e combina perfeitamente com a história. 


Título: Jardim de Espelhos
Autora: Veridiana Maenaka
Editora: Giz Editorial
ISBN: 9788578552367
Ano: 2014
Páginas: 352
*Esse livro foi uma cortesia da Giz Editorial

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Gostei muito do livro dos personagens e fiquei admirada com a força e a garra que Cristina tem, tudo lhe foi tomado, o amor da mãe, da Avó a fortuna que era sua por direito e o seu grande amor, porém tudo lhe foi devolvido em situações que sua coragem foi fundamental. :D Ótima resenha ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a personagem tem muita garra mesmo! Ela é do tipo de protagonista que adoro: forte e independente! Obrigada!

      Excluir
  2. Oi Ana!
    Que livro lindo! Também acho difícil encontrar romances de época que se passem no Brasil... Só estou lembrando de "As Sete Irmãs" da Lucinda Riley, e olha que a autora não é brasileira.
    Quero muito ler esse livro!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, os romances de época não são muito populares entre nossos escritores! É mesmo, nem lembrava de "As Sete Irmãs"! Vou lê-lo depois!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)