Oi amores! Como estão?
Hoje é Dia dos Namorados e o romance está no ar! Feliz dia para todos os namorados, casados e para os solteiros também, afinal nós também amamos, ok? rs
Mas se você está sozinho e não está em clima de comemoração, ou mesmo que esteja namorando você não faz muito o tipo romântico e sentimental, ou simplesmente gosta de ir contra a corrente, que tal escolher um bom livro para passar longe do clima de romance? Então deixem os coraçõezinhos e declarações fofas de lado e mergulhem comigo nessa lista com 10 livros para fugir do clichê no Dia dos Namorados!
E vamos começar de forma sangrenta! Nada de amor adolescente por aqui! Que tal conhecer os jovens mais fabulosos do Upper East Side de maneira que a série de TV não mostrou? Volte ao mundinho luxuoso de Gossip Girl, só que agora, entre fofocas e festas, eles ainda encontram algum tempinho para o bom e velho homicídio.
Com uma bela dose de humor negro, ironia e deboche, Cecily Von Ziegesar caçoa sem dó dos seus personagens mais famosos. Nesse remake do primeiro volume da série Gossip Girl, a autora nos presenteia com uma história muito divertida e gostosa de ler, mas também bastante macabra.
Ah, quando pensamos em romance, sempre pensamos em poesia, não é mesmo? Exceto quando se está lendo Augusto dos Anjos. Se você ama poemas, mas não quer saber dos odes ao amor e os sonetos de paixão, que tal mergulhar em temáticas mais incomuns? Entre muitos termos científicos, biológicos e médicos, Augusto dos Anjos aborda a questão do vazio das coisas (o nada) e a morte (finitude da vida) em seus estágios mais degradados: a putrefação, a decomposição da matéria. Simultaneamente, reflete em seus versos a profunda melancolia, a descrença e o pessimismo frente ao ser e à sociedade, elaborando, assim, uma poesia de negação: nega as falsas ideologias, a corrupção, os amores fúteis e as paixões transitórias.
O autor é meu segundo poeta favorito e para quem não quer saber de romance e suas fofuras, essa é uma pedida certa. Fica aí um gostinho com meu poema favorito dele:
Psicologia de um vencido
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Produndissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há-de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!
E quem disse que nosso Dia dos Namorados sem romance não pode ter contos de fadas? É claro que pode, mas nada de casalzinho fofo e perfeito e final feliz. Em Veneno, somos surpreendidos ao encontrar conhecidos personagens, como a Branca de Neve e o Caçador, sobre um olhar de muito realismo e ironia. Com cenas fortes, personagens de índole e ações questionáveis e final surpreendente, essa envolvente e impactante história de fantasia não tem nada de inocente e fofo como as histórias de amor da Disney.
Outra pedida perfeita é Esconda-se, que em vez de uma busca pelo amor, traz uma caçada por um serial killer. Pode ser que você até encontre entre crimes violentos e segredos antigos, um pouco de amor nesse livro, mas com certeza não um amor fofo e gentil e sim algo mais, digamos, obsessivo e mortal rs. Eu virei fã da Lisa Gardner e suas tramas muito bem construídas e amei os três livros que já li da série Detective D.D. Warren, sendo Esconda-se meu favorito.
Para quem quer fugir mesmo do clima de romance, minha indicação é pegar um avião junto com o Sávio Lopes e ir curtir um climinha inglês. É impossível não ficar absolutamente maluco para viajar após ler as experiências do protagonista de Deixe a Inglaterra tremer. E para quem também sonha em fazer intercâmbio e/ou quer conhecer Londres, a leitura ainda é mais gostosa.
E nada de jantarzinho a luz de velas nesse Dia dos Namorados. Que tal passar um tempo de qualidade com você mesmo e aproveitar para se descobrir e ir atrás do seus sonhos? Essa é a proposta de Se Joga!, uma excelente e proveitosa leitura que nos faz refletir bastante e nos incentiva a começar a mudar e correr atrás do que queremos. O livro não vai mudar sua vida, mas com certeza te deixará inspirado e confiante para ser quem você quer e tentar realizar seus desejos.
E é isso pessoal! Espero que tenham gostado! O que acharam do post? E dos livros indicados? Já leram ou ficaram com vontade de ler algum? Não deixem de comentar e dizer também qual livro estão lendo nesse Dia dos Namorados! Beijos!
oi flor, estes livros são anti-românticos srsrsrs
ResponderExcluiruma boa pedida para uma solteira
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
kkk Exatamente! Apesar de que sou solteira e também amo um romance, só ontem que não estava a fim mesmo! rs
ExcluirÓtimas dicas. Queria muito conhecer a escrita da Lisa Gardner.
ResponderExcluirMas uma coisa vou te falar ...eu li um poema de Augusto dos Anjos pro meu amor e estamos juntos até hoje quase 8 anos depois! :P
A escrita da Lisa Gardner é ótima, mas o que mais me encanta na autora são suas tramas extremamente bem boladas e surpreendentes! kkkkk Tá vendo? Que legal! E eu achando que Augusto dos Anjos era só para quem não gostava de romance! kkkk
ExcluirEu e outras poesias é maravilhoso. Gostaria muito de ler Deixe a Inglaterra tremer... ^^
ResponderExcluirbj, Ana
http://torporniilista.blogspot.com.br/
Eu também amo Augusto dos Anjos!!! <3 Deixe a Inglaterra tremer também é muito bom, excelente para quem ama viajar!
ExcluirEstou com Veneno pra ler, bom saber que foge a linha mamão com açúcar. ^^
ResponderExcluirAssim que puder, estarei iniciando a leitura da saga.Gostei da postagem, bem bolada para a solteirona que vos fala. haha
Ni
Cia do Leitor
Tem resenha nova no Cia! http://ciadoleitor.blogspot.com/2015/06/resenha-sobreviventes-de-james-phelan.html
Veneno é bem legal, ainda mais para quem busca fugir do "mamão com açúcar" dos clássicos infantis. kkkk Fico feliz que tenha gostado! Fiz pensando em mim mesma, a solteirona que vos escreve! kkkk
ExcluirOie, e olha que não tinha visto sua postagem mesmo..
ResponderExcluirTenho vontade de ler Gossip Girl - Psycho Killer, mas tenho receio com a narrativa da autora.
Beijos Mila
Psycho Killer é bem legal e eu gostei muito da narrativa irônica da autora! Tá recomendado viu!
Excluir