31.5.15

Resenha: Dark House - Karina Halle


Perry Palomina nunca foi do tipo garota comum. Diferente da sua irmã mais nova, uma blogueira de moda popular que se veste sempre de acordo com as tendências, Perry prefere roupas escuras e agressivas, além de um bom rock n’ roll e qualquer coisa que a faça se sentir viva. De aulas de guitarra até aulas de dublê, o passado de Perry foi agitado, principalmente em uma determinada fase bastante obscura da sua vida onde ela consumiu drogas.

Mas a Perry rebelde da adolescência já não existe mais. Apesar de ainda não ser a princesinha perfeita que sua mãe deseja, a garota está fazendo sua parte agora que já se formou na faculdade e, mesmo odiando o seu emprego de recepcionista, Perry não se arisca em pedir demissão, por mais que sonhe em fazer algo mais interessante e útil.

Entretanto, em uma vista a casa do tio, Perry encontra a aventura que estava procurando. É ao se arriscar em uma visita noturna ao antigo (e possivelmente assombrado) farol da propriedade que ela passa por uma experiência terrível e misteriosa, onde ela conhece Dex, um homem igualmente estranho e misterioso.


Perry tenta deixar aquela noite para trás, mas conforme continua tendo pesadelos horripilantes, ela sente que precisa dividir sua experiência com o mundo e usa o blog de sua irmã para desabafar. A internet vai a loucura com os post de Perry e eles chamam a atenção de Dex, que entra em contato com a garota e a propõe mais uma aventura. Dex é cameramen de uma produtora de séries online e quer voltar ao farol e gravar um piloto para um possível novo programa com Perry.
“O farol era familiar. Parecia que eu já havia estado lá antes, como se guardasse algum propósito da minha vida. Mas eu não conseguia me lembrar de como isso seria possível. Eu havia vindo do oceano, terras distantes. Esse lugar não podia ter existido na minha vida.” Pág. 123
Por mais interessante que seja passar mais um tempo ao lado de Dex, o que Perry quer mesmo é descobrir os mistérios por trás do farol e de seus pesadelos. Ela sente que precisa voltar ao farol, mas o que não sabe é que passará por uma experiência ainda mais assustadora que definirá o seu futuro, onde ela terá que encarar antigos medos e segredos.


Dark House é o primeiro volume dos nove da série Experimente o Terror. Eu amo histórias assustadoras, por isso fiquei bastante curiosa pela obra que, infelizmente, não fui tudo o que eu esperava.

A autora começa o livro de forma bastante intrigante, entretanto, o desenvolvimento foi clichê e em pouco fui surpreendida durante a leitura. A narrativa de Halle tampouco me agradou. A perspectiva na primeira pessoa é muito boa, pois nos faz entrar na cabeça do personagem, mas apenas quando é bem escrita. Infelizmente, a narrativa não me agradou e achei a escrita da autora um pouco pobre e não muito fluída.


Mas, o que mais me incomodou foram os personagens. Além de clichês, eles me soaram forçados e não me conquistaram. A Perry é extremamente chatinha e inconstante. A autora tentou construí-la como alguém forte e marcado por um passado sombrio, mas ela acabou soando como qualquer outra personagem feminina fútil, infantil e carente. A atração dela por Dex não é razoável e em um momento ela diz o quanto ele é estranho e no outro está caindo de amores pelo cara. Outra coisa que me desagradou é a autora mal fala sobre o passado de Perry com drogas, como se um histórico de vício fosse algo superado rapidamente e de forma tranquila. Dex me irritou ainda mais. Ele é visto como um cara incrível pela Perry, quando na verdade ele é um mentiroso, controlador e muito egoísta. O desenvolvimento do relacionamento deles soa estranho, rápido demais e muito forçado.


Eu tinha excelentes expectativas para Dark House, entretanto a autora não consegue fugir do óbvio ou mesmo criar um sentimento de terror ou medo no leitor. Não que eu esperasse sustos com o livro, mas nem mesmo aquela tensão gostosa, que faz um arrepiozinho surgir na nuca, encontrei na obra. Eu sei que pode soar estranho, mas, para mim, histórias de terror tem que soar um pouco real, como algo que um amigo ou um parente contaria a você. E por mais que Dark House não seja muito fantasioso, a trama e os personagens simplesmente não soaram naturais para mim. Não me identifiquei ou mesmo gostei dos protagonistas e fiquei até um pouco entediada com a história. Infelizmente, terminei Dark House frustrada, o livro não me cativou mesmo e não pretendo ler os outros volumes da série ou mesmo da autora.
“Assombrado pelo Velho Roddy ou amaldiçoado por algum demônio, eu sabia que havia algo naquele lugar que me queria desesperadamente. E o mais perturbador de tudo era que eu meio que o queria também.” Pág. 194
Quanto a edição, não há reclamações. A tradução e a diagramação estavam ótimas e adorei a capa do livro, que é bem mais bonita que as outras versões que a obra ganhou (abaixo).



Título: Dark House
Título original: Dark House
Série: Experimente o Terror
Volume: 1
Autora: Karina Halle
Editora: Única
ISBN: 9788567028392
Ano: 2014
Páginas: 352
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Única

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Amiga tenho visto o pessoal falar bem e outros não tão bem assim, mas sinceramente
    não faz muito bem meu gênero de leitura, embora eu tenha amado a capa do livro.
    Acho que só compraria por conta disso, mas não sei se pegaria para ler.
    Mas hiper amei a sua resenha e achei interessante a trama, mas não sei, ainda tenho minhas dúvidas sabe ?! hehehehe...Mas parabéns, pois gostei de como tu desenvolveu =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-centelha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado da resenha! :DD Infelizmente, o livro não foi o que eu esperava. Mas não deixe isso te desanimar, se têm curiosidade, leia sim a obra!

      Excluir
  2. Ana!
    Para um livro que promete terror e medo, me pareceu bem fraco mesmo, embora estivesse com grandes expectativas nessa série...
    Personagens sem profundidade e que não nos fazem identificar, é tão ruim, não conseguimos nos conectar com o livro.
    Muito boa sua análise e verdadeira.
    “Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os personagens foram bem sem gracinha mesmo, uma pena, pois também esperava bastante da série. :D Fico feliz que tenha gostado da resenha! Beijos!

      Excluir
  3. Oi Ana, que pena que i livro não foi tudo o que você esperava, assim como você eu também adoro histórias assustadoras e já pensei em solicitar esse livro para conhecer mais da história, mas no momento não fiquei mais tão curiosa kk' quem sabe mais para frente eu leia e vejo o que acho!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo, tinha boas expectativas para a obra. ;C Mas não deixe de ler só por causa disso, quem sabe você não tem uma leitura melhor que a minha?

      Excluir
  4. Sério que te decepcionou tanto? O inicio da sua resenha já tava fazendo com que o livro conquistasse minha confiança para a leitura. Agora já fiquei na duvida. Esse lance de personagens cliches e "robotizados" realmente incomodam bastante. Parabéns pela sincera resenha :)

    http://www.cantinadolivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Infelizmente sim, o livro me decepcionou bastante. Mas não deixe isso te desanimar, quem sabe você não aproveita melhor a leitura e acaba gostando da obra mais do que eu?

      Excluir
  5. Confesso que ainda eu não conhecia muito desse livro então curti a resenha pois soube mais.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bom?
    Não conhecia esse livro, mas depois de ler essa resenha tão sincera não sei se comprei o livro um dia ausiauisua
    Um beijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katrine! Há, uma pena que o livro não despertou sua curiosidade...

      Excluir
  7. Não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas a edição tá linda! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição tá linda mesmo! Leia depois se quiser, quem sabe não acaba gostando do gênero e passando a ler mais dele? rs

      Excluir
  8. Confesso que livros onde o autor não consegue fugir do óbvio eu não curto não, a leitura começa a ficar cansativa, mais pelo pouco que vi nas fotos a capa é um primor .. :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é meio chato quando o autor não nos surpreende, mas algumas histórias conseguem ser boas apesar disso. Infelizmente não foi o caso de Dark House... A capa é mesmo um luxo!

      Excluir
  9. Hello!
    Nossa, eu queria tanto ler esse livro, apesar de eu ficar com medo, qdo li a sinopse na epoca eu fiquei curiosa!
    Que pena vc nao ter gostado, me desanimou mesmo... a capa acho linda!
    mas te entendo qdo fala que a estoria nao te convenceu e nao se identificou com os personagens...as vezes acontece ne?
    Bom, vou ver se dou uma chance para o livro...
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as vezes acontece! E não deixe a minha experiência ruim te privar de uma possivelmente boa! Quem sabe você não goste do livro! Não deixe de lê-lo caso tenha vontade!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)