Elias não era exatamente um estudante modelo, entretanto, quando ele é encontrado morto no banheiro do colégio, toda a pequena cidade de Engelsfors se comove. Apesar do que indica as evidências, Linnéa sabe que seu melhor amigo não se matou e a irrita ver até mesmo os estudantes que importunavam e praticavam bullying com ela e Elias de repente fingirem que se importam.
É em uma noite iluminada por uma lua vermelho-sangue que Linnéa conhece a verdade: Elias foi assassinado pelas mesmas forças malignas que agora perseguem ela e mais cinco colegas: Minoo, Vanessa, Rebecka, Anna-Karin e Ida. As garotas não poderiam ser mais diferentes, mas são as Escolhidas, o Círculo, um grupo de bruxas ligadas por uma profecia e poderes mágicos.
Com o auxílio apenas de Nicolaus, o zelador do colégio e o guia das Escolhidas, cujas memórias sobre sua missão ainda são vagas, as garotas devem aprender a manipular seus poderes, descobrirem o que exatamente diz a profecia e quem, ou o quê, está as perseguindo e, além do mais, se unirem, o que será a tarefa mais difícil.
“Seis pessoas que não têm nada em comum, unidas por algo enorme e incompressível. De repente é natural elas estarem juntas. Como se devesse ser assim desde sempre.” Pág. 79
Linnéa é órfã de mãe e vive sozinha. Apesar dos boatos horríveis sobre ela, sua aparência e comportamento agressivos escodem uma garota doce e dedicada, mas que agora está tomada pelo desejo de vingança. Ida é odiada por toda a escola, consequência de seu comportamento irritante e provocador. Entretanto, humilhar os outros é apenas o modo que ela encontrou para esconder seu próprio medo e defeitos.
Vanessa é a garota mais sexy do colégio e está louca para viver aventuras, motivo pelo qual começou a namorar Wille, um cara mais velho e totalmente irresponsável. Mas, no fundo, ela sente que sua vida é vazia e têm medo de acabar como a mãe: casada e submissa ao marido desprezível. Já Rebecka aparentemente tem a vida perfeita. Ela é linda e namora Gustaf, o astro de futebol da escola. Contudo, a garota luta com a sua própria aparência e sofre de distúrbio alimentar.
Minoo também têm ares de perfeitinha. De família rica e culta, a garota é a mais inteligente do colégio e tem um futuro promissor. Mas, todas as suas muitas horas de estudo não foram capazes de fazê-la ter mais amigos ou mesmo conquistar o seu professor gato, por quem é secretamente apaixonada. Anna-Karin também não tem amigos, mas, diferente de Minoo, ela odeia a escola e quer apenas tornar-se invisível diante os sussurros e as pessoas que a chamam de gorda e fedorenta.
As vidas de Linnéa, Minoo, Vanessa, Rebecka, Anna-Karin e Ida estão em risco, mas será que elas conseguiram superar as diferenças antes que mais alguém morra? O Círculo deveria ser a resposta, a salvação, mas quando ele não se mostra nada disso, as garotas resolvem procurar suas próprias soluções e sua força.
Eu desejei Círculo, primeiro livro da trilogia Engelsfors, desde o seu lançamento e fiz questão de não voltar da Bienal de São Paulo de 2014 sem ele. Entretanto, depois de adquirir o livro, acabei esquecendo-o na estante. Mas, recentemente, acabei tomando vergonha na cara e pegando esse livro para ler. O resultado? Amei e me arrependi de ter esperado tanto para conhecer as Escolhidas.
A partir de estereótipos típicos de romances adolescentes, Elfgren e Strandberg criaram seis personalidades únicas ao mesmo tempo em que desconstruíram os clichês iniciais das nossas protagonistas. Identifiquei-me bastante com Linnéa, por ser a mais rebelde, entretanto, minha favorita, que é a que mais parece comigo, foi a Minoo. Entretanto, todas elas provocaram em mim diversos sentimentos: de compaixão à raiva.
“Eu sou vocês. Vocês são eu. Somos uma. O Círculo é a resposta.” Pág. 79
Caramba, fique super afim de ler esse livro! Parece ser super interessante! Adoro histórias que tenham muita magia!
ResponderExcluirZona de Conspiração | Facebook da Zona
;D Se gosta de magia, vai adorar Círculo!
Excluir